Praticamente Inofensiva

Praticamente Inofensiva Douglas Adams

Resenhas - Praticamente Inofensiva

Leo 22/10/2010

The end!
Louco, insano, perfeito, realmente as maluquices e dobras mentais exigidas neste livro extrapolam toda a capacidade do leitor, afinal que raio de livro é esse que voce está nas ultimas 30 paginas e ainda não sabe do que se trata?

A ironia, e as piadas do Ford faz dele com certeza um dos meus personagens favorito entre minhas andanças nas bibliotecas.

Para quem é fã do estilo fora de qualquer estilo do autor é um livraço. Lí em alguns lugares que este é o pior livro da série, mas isso acreditem, vem de pessoas que não gostaram do final, pois o livro é doido, deixa qualquer um doido e no final, a impressão que fica é que o autor pensou, "quem não gostou que fale mal a vontade".

Eu gostei, foi um susto daqueles que voce lê, fecha o livro, pensa um pouco, não consegue absorver direito o que leu, então volta ao livro de novo para ter certeza do que leu, lê outra vez, pensa mais um pouco e fala.

Caracas não acredito que o cara fez isso ...
A partir daí é gosto de cada um, uns como eu acham demais, outros odeiam, mas é isso mesmo, gostando ou não.

Em tempo: Estava vendo o episódio 3 da 3ª Temporada de Fringe e alí mostrava um homem com a capacidade de ver 10 passos à frente as conseqüências matematicas do evento que estava ocorrendo.

Não tive como não pensar nos Vogons quando assistí aquele episódio e isso me fez lembrar que não tinha escrito a resenha do último livro do Arthur Dent. Agora escreví, missão cumprida!
filipefreeman 31/12/2010minha estante
Mais do que me animou a ler o último capítulo da série, mal posso esperar!

Guilherme Vieira 20/01/2011minha estante
"...foi um susto daqueles que voce lê, fecha o livro, pensa um pouco, não consegue absorver direito o que leu, então volta ao livro de novo para ter certeza do que leu, lê outra vez, pensa mais um pouco e fala."
Concordo com tudo! Só não concordei com o começo pq eu não gostei haha

Mihh :) 14/01/2012minha estante
Não entendo como tem gente que não gosta desse livro. (Talvez por ser um dos mais malucos,)Eu achei um dos melhores da série! *-*

Bárbara 17/05/2013minha estante
Terminei de ler o livro hoje. Concordo com tudo que você disse. Também tive que voltar para o livro pra ter certeza do que tinha lido kk E concordo sobre Fringe tbm. Impossível não associar... Pensei que fosse só eu.

dharihq_ 26/05/2013minha estante
Eu gostei.. apenas fiquei MUITO revoltada com o final .____. e fiz exatamente o que você descreveu hahaha mas no desenvolvimento gostei mais desse livro do que dos outros.

Rodrigojean 28/01/2016minha estante
quando terminei o livro fiquei pensando e entao voltei ao trecho final do livro e reli novamente e disse so isso eu esperava mais......mais 4 livros ou mais ah um autor novo poderia continuar a historia

Crisna @tinyowl.reads 01/06/2020minha estante
Engraçado que você deu 3 estrelas tendo amado e eu dei 3 estrelas achando que é o pior da série. E nem foi pelo final, o final é a melhor parte do livro. É todo o resto dele que não se compara aos outros.

Matheus Wichinieski 28/12/2022

Final de uma das melhores sagas da literatura
Douglas Adams fecha com chave de ouro essa que é a jornada mais maluca e engraçada de todos os tempos. Esse último livro demora um pouco pra pegar o ritmo mas depois que engaja, minha nossa senhora. É risada atrás de risada.

Flavinha 04/07/2011

Praticamente Inofensiva - www.chatadoslivros.blogspot.com
ALERTA SPOILERS!!!!!

Ahhhhh o final. Como é bom finalmente ter terminado essa saga!
O que dizer deste livro enfim? Acabei de lê-lo agora e estou realmente sem palavras!

Não sei muito bem por onde começar, mas vou tentar, vamos lá!
O volume final da trilogia de cinco de Douglas Adams teve todos os elementos dos livros anteriores e mais um pouco. Nos deparamos com várias descobertas de Ford Prefect a cerca do Guia do Mochileiro da Galáxias e de uma maneira realmente absurda, presenciamos que o Guia foi realmente um dos fatores mais importantes pro desfecho da história.

Trillian agora tem uma versão de si mesma vivendo numa dimensão paralela, onde ela nunca embarcou na nave de Zaphod e atua agora como âncora numa emissora de TV. Essas duas personalidades são na verdade a mesma pessoa só que em momentos diferentes do espaço tempo e com o grande diferencial de que Trillian agora tem uma filha! Uma filha maluca adolescente chamada Random que também tem um papel muito importante no desfecho da trilogia de cinco.

Arthur vive em busca de um lugar novo no qual ele se adapte para sobreviver, já que na dimensão que ele está, a Terra foi demolida pelos Vogons. Ele passa por muitos planetas onde vive as situações mais adversas e imprevisíveis, até que se estabelece como fazedor de sanduiches em Lamuella graças a um acidente que sofreu em uma das suas muitas viagens de procura por um planeta habitável.

Tivemos muitos momentos cômicos como quando Ford se joga duas vezes da janela da sede do Guia confiando no improvável e também quando Ford e Arthur se reencontram e têm aqueles diálogos cômicos e sem noção, típico da amizade dos dois.

Tivemos cavalgadas em Bestas Perfeitamente Normais, porcos selvagens que mordem, uma nova espécie de extraterrestres desmemoriados, muita confusão a cerca das explicações sobre o tempo, espaço e dimensões paralelas, e, acreditem se quiserem, a descoberta do paradeiro de Elvis Presley!!!

Posso dizer que este foi o livro da saga que mais me prendeu, não sei se por ser o final ou se por eu já ter me habituado ao estilo do autor, mas ainda sim, gostei bastante.

Eu não esperava que o final fosse esse, realmente fui pega de surpresa, e fiquei me perguntando pra que tanta confusão, pra que tanta enrolação se ninguém conseguiu fugir ao seu próprio destino? Será que foi essa a mensagem que o autor quis nos passar? Que não importa quantas vezes tentemos desfazer uma determinada situação ou evento, se o destino estiver traçado, não há nada que possa mudá-lo?

É uma coisa a se pensar vocês não acham? Aliás, como muitas outras observações inesperadas que o autor faz em seus livros, essa é mais uma situação na qual ele nos envolve sem que percebamos, nos fazendo questionar as questões básicas que qualquer ser humano gostaria de responder, como de onde viemos e pra onde iremos.

Finalizo esta resenha seguindo os relatos e pensamentos de Douglas Adams, dizendo que a não ser que descubramos qual a pergunta que tem como resposta 42, nada vai realmente fazer sentido neste universo cheio de mistérios nunca desvendados.

www.chatadoslivros.blogspot.com
Lucas 19/07/2017minha estante
Putz, quero conversar com você, porque estou louco tentando entender esse final. kkk

nath191 16/01/2024

Praticamente inofensiva
Vi muita gente falar que esse livro é um dos mais fracos da saga. Eu não sei se é porque minhas expectativas estavam muito baixas por causa do quarto livro, mas eu realmente gostei muito desse livro.
Das loucuras nada a ver do Ford, com a lógica e ética próprias.
A história da Tricia também foi muito cômica, ela tendo o maior furo de reportagem que se fosse uma fraude teria uma qualidade melhor.
O plot nada a ver do Arthur com a Random(?)
Foi uma mistura de um monte de coisas sem sentido e um final que conectou alguns acontecimentos anteriores e realmente finalizou a história daqueles personagens.

Tudo isso escrito pelo gênio do Douglas Adams então é muito bom de ler.

Bea 26/04/2021

Sentimento agridoce
Esse livro tem momentos muito interessantes e engraçadíssimos, dando destaque para as Bestas Perfeitamente Normais, o planeta EAgora, a velha fedorenta, etc... A criatividade de Douglas Adams é invejável, ele construiu um universo inteiro rodeado das coisas mais absurdas que alguém poderia imaginar desde o primeiro o primeiro volume da coleção e o último mantém o nível de nonsense (que foi perdido um pouco no livro anterior).
Mas o final... ele me pegou completamente desprevenida, nem sei o que pensar, só acho triste saber que Adams nunca conseguiu terminar de escrever a continuação.

Mayara Kulka 12/03/2021

Praticamente inofensiva
Tive uma leitura um pouco mais lenta neste livro devido a muitos personagens, lugares e confusões, quase me perdi. Não gostei do final, se é que foi um final pra história. Recomendo por fazer parte e ser o volume cinco.

M. K. Nascimento 07/02/2022

Como sempre, história sem fim
Apesar de eu achar que as aventuras acabam no quarto livro, este aqui traz uma trama bem diferente. Ford não mudou, isso deu continuidade no peculiar jeito de viver brincando com a sorte.

Leiam... Não custa nada deixar sua cabeça mais confusa, caso o último livro não tenha dado conta disso.

Daniele 26/02/2021

Se eu tivesse que definir guia em uma frase, faria uma referência ao próprio autor dizendo que é "uma mistureba generalizada de todas as coisas".
É uma leitura doida, sem dúvidas, mas ao mesmo tempo muito divertida e sarcástica, poderia colocar vários trechos que me arrancaram muitas risadas.
Eu curti bastante, a peculiaridade do livro chama atenção, de um modo ruim? alguns diriam, mas eu gostei.

JoAo 13/03/2023

PRATICAMENTE INOFENSIVA
Cara o desfecho da história me surpreendeu bastante não esperava isso de verdade sksksksksksksks todo o desenvolvimento da história é muito muito boa a forma como tudo se encaixa no fim é incrível

ArthurBueno 13/04/2024

Fim da trilogia de cinco
?Uma coisa encorajadora que o Guia tem a dizer sobre os universos paralelos é que você não tem a menor chance de compreender-los.?

O parágrafo acima já é uma pista ao leitor do tipo de enredo que o livro terá. Se você ler este livro e não ficar confuso, leia de novo, porque você deve ter lido errado.
Piadas a parte, esse livro é um quebra-cabeças onde faltam algumas peças, e me parece que esses furos no roteiro são propositais. Douglas Adams brinca com a complexidade do que são universos paralelos, e com a nossa total incapacidade de entende-los plenamente.
Para mim, o ponto forte desse livro é a volta daquele humor nonsense e das piadas com contradições lógicas, tão característicos dessa saga, mas que foram deixados um pouco de lado no quarto livro.
Bom, se você espera respostas ao ler esse livro, ficará tão desapontado quanto os criadores do super computador Pensador Profundo ao receber a resposta para a Vida, o Universo e tudo mais.

camila 05/06/2009

clareza e melancolia
é o livro mais claro, as críticas são as mais diretas. e finalmente explica o quê diabos são e como funcionam as tais fissuras no espaço-tempo \o/

é também o volume mais melancólico, dá pra perceber uma certa nostalgia, de tempos mais simples, talvez. quase tive esperanças de que iríamos escapar, mas a verdade é que o final não poderia ser outro.

Maria4556 27/11/2020

Nossa, esse realmente foi o volume mais chato até agora. Mas, finalmente acabei a série.

Allife 02/07/2020

Minha mente deu um nó!
Esse livre levanta diversas questões importantes, com muito humor e situações que você não imaginaria, porém a mais relevante foi sobre onde nos sentimos em casa sabe. Você pode ter o universo todo ao seu dispor e mesmo assim não saber qual é o seu lugar.

Marco Rabelo 02/07/2021

Enfim, a trilogia de 5 livros termina.
Vai deixar saudades.
O final da história foi muito melancólico. Fiquei um pouco triste com ele.
Os personagens vão deixar saudades, principalmente Arthur Phillip Dent, um dos personagem mais inexpressivos que já vi em algum livro e talvez seja por isto que gosto tanto dele.
É um cara ranzinza que só queria ficar na dele, quieto, vivendo sua vidinha de merda, mas que por um acaso do destino, é levado a viver várias aventuras galáxia afora. E tudo contra sua vontade.
No decorrer dos 5 livros alguns personagens deixam de existir de uma forma injusta e inesperada até, no meu ponto de vista, mas é a vida, né? No mundo real as coisas também são exatamente assim.
Douglas Adams tem um humor muito peculiar. Recomendo a leitura dos livros APENAS se vc estiver de bom humor e se vc for uma pessoa que tem um bom senso de humor. Caso contrário vc vai achar que o autor é um idiota.
Futuramente irei ler de novo. Se não todos os 5 livros, ao menos o primeiro.