O Projeto Desfazer

O Projeto Desfazer Michael Lewis

Resenhas - O Profeto Desfazer

Pati Rocha 25/03/2021

"A história de uma amizade e da teoria revolucionária que rendeu a uma psicólogo o prêmio Nobel de economia."

Pateta 22/06/2019

LEITURA A REFAZER
Os especialistas das áreas de psicologia e de economia provavelmente vão compreender de forma muito melhor a relevância da história contada no livro. Eu alcancei apenas um entendimento mediano sobre tudo o que foi narrado. Então, ao final da leitura, fiquei com um sentimento de frustração, o qual devo debitar sem dúvida às minhas próprias limitações na matéria. Talvez uma futura releitura solucione tudo.

Gleiciana 25/02/2020

A relação entre impulso e razão
Um livro incrível que apresenta a história de dois grandes psicólogos e as descobertas que realizaram através de seus estudos e por meio da contribuição de mais profissionais da área ou não.
O livro nos leva a repensar as situações do nosso dia a dia e a nossa tomada de decisão mediante a elas, apresenta teorias comprovadas e teorias desfeitas, a partir do questionamento de Daniel Kahneman e Amos Tversky que desenvolveram novas teorias, as quais tiveram impacto em setores além da Psicologia.
Uma das áreas alcançadas por eles foi a Economia com o impacto tão positivo ao ponto de render a um psicólogo o Prêmio Nobel da Economia.

Leo Vieira 01/01/2022

Michael Lewis é meu ídolo
Se você é um investidor ansioso e obcecado por resultados, desacelere. Decisões precipitadas diminuem nosso tempo de vida também. Esse livro apresenta aspectos interessantes sobre as formas de pensar e de agir diante de atividades administrativas e psicológicas.

eudeferraz 26/02/2023

O Projeto Desfazer
Por não ter conhecimento nos assuntos de psicologia e até mesmo economia, acredito que posso não ter absorvido a genialidade das descobertas desses dois psicólogos.

Matheus 28/12/2017

História sobre dois Revolucionários
Dan Kahneman e Amos Tversky são dois psicólogos que revolucionaram todos os campos das ciências com estudos sobre as "falhas" em nossos modos de pensar e tomar decisões. Seus estudos impactaram, e continuam impactando, as diversas áreas do conhecimento. Por coincidência, comecei a ler "O Projeto Desfazer" simultaneamente ao livro de Daniel Kahneman e o que ocorre em nossas cabeças é um festival de luzes, clareando aqueles pontos mais escuros da mente humana, sem estragar as maravilhas dos seus mistérios. E o autor, Michael Lewis, como sempre, passando uma história real como um belo filme de cinema.

Luiza.Glaciete 27/02/2020

O Projeto Refazer
Profissionais da área de psicologia poderão ter um melhor entendimento do livro.

Márcia 22/07/2022

O Projeto Desfazer - Michael Lewis
O título é a tentativa de recuperar as individualidades em um trabalho criado em dupla. No caso, a dupla de psicólogos israelenses Daniel Kahneman e Amos Tversky, cujas teses são uma das principais fontes para o surgimento do campo da economia comportamental – que valeram o Prêmio Nobel de economia a Kahneman, em 2002 (Tversky já havia morrido, e o Nobel não é concedido postumamente).
O livro de Michael Lewis pode ser interpretado de quatro maneiras diferentes. A primeira é como uma sintética história da economia comportamental. Um segundo sentido do desfazer, do título do livro, é a reversão de alguns equívocos da teoria econômica, especialmente nas premissas sobre a racionalidade na tomada de decisões.
Como a história é centrada nos dois protagonistas, Kahneman e Tversky, perde-se algo do contexto. Antes dos dois psicólogos israelenses, um economista e psicólogo americano já havia desferido o primeiro golpe no modelo de racionalidade das decisões. Herbert Simon ganhou o Nobel de 1978 por sua tese da racionalidade limitada – segundo a qual a realidade é complexa demais para que possamos tomar decisões ótimas.
O trabalho de Kahneman e Tversky, no entanto, tornou-se a espinha dorsal da economia comportamental, e Lewis apresenta uma síntese competente de seu significado. O grande insight da dupla foi desafiar a noção de que as pessoas pensam como estatísticos. Em seu lugar, os dois israelenses criaram os primeiros modelos de como as pessoas efetivamente pensam. Chamaram isso de heurísticas, ou regras práticas.
A segunda possibilidade de interpretação do livro, ele apresenta o funcionamento do mundo acadêmico e, particularmente, um quadro peculiar da história de Israel. Tanto Kahneman quanto Tversky lutaram em três guerras – a da independência, a dos Seis Dias e a guerra do Yom Kippur – que Israel travou com seus vizinhos.
Uma terceira chave para a leitura do livro é a biografia. Trata-se, porém, de uma biografia parcial. Kahneman e Tversky são retratados primordialmente em sua relação. Tudo o mais – divórcios, viagens, filhos, empregos, guerras – aparece em segundo plano. Não se trata de uma biografia dupla, e sim da biografia da dupla.
Por fim, a quarta maneira de interpretar o livro de Lewis é a ode em homenagem a uma amizade, já desgastada, mas ainda viva e interrompida pela morte de Amos. Com exceção do primeiro capítulo, uma vinculação pobre da psicologia comportamental ao seu livro Moneyball, Lewis faz uma brilhante ode a uma das amizades mais espetaculares da ciência, talvez da história humana.
O início do livro é muito chato e, não entendi através da narrativa, qual era o objeto do livro. Quando começa a descrever a biografia dos protagonistas e como eles se tornaram amigos, e como essa amizade desenvolveu uma teoria revolucionária, o livro começou a ficar interessante.
A teoria da dupla é muito interessante mas como ela é descrita no livro não é atrativa para leigos. Uma escrita arrastada.

Douglas.Castro 07/10/2022

Bacana a leitura
O livro mostra vários estudos de dois pesquisadores sobre como tomamos nossas decisões e selecionamos coisas, bacana a leitura.

GuidoBR 06/06/2021

“As imagens do futuro são moldadas pela experiência do passado”
> “As imagens do futuro são moldadas pela experiência do passado”, escreveram, virando de cabeça para baixo as famosas palavras de Santayana sobre a importância da história: aqueles que não se lembram do passado estão fadados a repeti-lo.

Livro maravilhoso, conta a história da amizade entre Danny e Amos (autores de "Rápido e Devagar"). Tem partes muito comoventes e é uma boa introdução as ideias de economia comportamental.

O livro começa nos apresentando a Daniel Kahneman vivendo sua infância na França ocupada por nazistas. No breve relato o autor conta o que foi viver com a incerteza e a dor de ser judeu durante a Segunda Guerra Mundial.

"Danny não estava pronto para abandonar a ideia de que o universo tivesse alguma força zelosa e invisível por trás. “Eu dormia sob o mesmo mosquiteiro dos meus pais”, contou. “Eles ficavam em uma cama grande. Eu, numa pequena. Estava com nove anos. E rezava para Deus. E a oração era: sei que o Senhor está muito ocupado e que os tempos são difíceis e tudo o mais. Não quero pedir muita coisa, mas gostaria de pedir só mais um dia.”

Depois nos apresenta a Amos Tversky e logo passa a comparar a personalidade e o desenvolvimento da carreira intelectual de ambos. Os dois tiveram passagens importantes pelas Forças de Defesa de Israel, por onde participaram de várias guerras (tanto como acadêmicos ajudando aos militares com alguma questão complexa, como quanto soldados atuando em batalhas).

O ponto principal do livro, o motivo de ser, é a colaboração que ambos tiveram no desenvolvimento da "Teoria do Prospecto" (explicada no livro "Rápido e Devagar"). Eles partiram do que era a então aceita Teoria da Maximização (Teoria da Utilidade Esperada) que dizia que os seres humanos são racionais, pesam probabilidades e que buscam "maximizar a utilidade" ao tomar decisões. Kahneman rejeita essas ideias no seguinte comentário:

"Ele escutara um economista americano falar sobre como fulano era idiota e sicrano era um tolo, então disse: “Todos os seus modelos econômicos partem da premissa de que as pessoas são inteligentes e racionais, e, no entanto, todos que o senhor conhece são idiotas.”"

Os dois trabalham juntos criando diversos experimentos para entender como nós pensamos e tomamos decisões. Esses experimentos levam à vários insights, onde os dois pesquisadores entendem que usamos regras do polegar (rule of thumb) e heurísticas para decidirmos, não somos bons em pensar em termos de probabilidade e estatística.

Na parte final do livro foca bastante na amizade entre os dois, e como foi um relacionamento descrito como se fosse um casamento. Eles tem personalidades muito diferentes, e são reconhecidos de forma diferente pelo mundo -- Amos era considerado o gênio e principal autor da dupla, o que Danny recentia. Isso vai levando à diversos problemas entre os dois e torna o livro ainda mais especial e humano. Todas as pessoas tem suas falhas, suas questões e suas complexidades, e até nos relacionamentos mais intensos podem existir problemas.

O final é bem comovente da forma como o Michael Lewis sabe fazer seus finais de livros.

Excelente para quem quer procurar um livro humano, sobre amizade e de quebra aprender sobre como pensamos e tomamos decisões.

site: https://www.guidopercu.dev/library/o-projeto-desfazer/

Jéssica 04/02/2023

Tenho que confessar que esse livro meu deu sono rs
Mas as partes que prestei atenção rs gostei de ler sobre a construção de dois genios da psicanálise