Como Escrever Bem

Como Escrever Bem William Zinsser

Resenhas - Como Escrever Bem

Diefso 02/04/2024

Como escrever bem.
Um bom livro, transpassa conceitos que por vezes não damos importância ao transmitir uma informação por escrito.

Ótima leitura para o aperfeiçoamento teórico e prático da escrita.

Karla 18/01/2024

William Zinsser usa tudo o que ensina em seu próprio texto. É possível conhecer a personalidade do autor por seu tom em cada frase. Me senti abraçada por encontrar mais uma pessoa que ama escrever, mas não leva o ofício de forma romântica. Encarar as páginas brancas e as ideias espalhadas pode ser angustiante. Em alguns dias o texto flui automaticamente. Em outros, caos completo. O livro traz ótimas dicas para seguir em frente e se tornar um escritor melhor.

barbosa_ana 09/01/2024

ótimo livro para quem busca se tornar um escritor ou ter uma comunicação escrita mais efetiva. dicas que fazem a diferença no dia-a-dia.

Ana 09/10/2023

"Reescrever é a essência de escrever bem."
William Zinsser foi um escritor e professor estadunidense. Nasceu em 1922 e faleceu em 2015. Esse livro Como escrever bem foi publicado originalmente em 1976. É um resumo de suas lições em sala de aula e se preocupa mais com questões de organização e estrutura do que com regras gramaticais.
Aborda várias dicas sobre como escrever textos jornalísticos e não ficcionais de forma coesa e coerente com identidade, segurança e paixão. Tem técnicas para deixar o texto mais direto, informativo e atraente para o leitor. Mas todas essas dicas são para textos curtos. Não são para dissertações ou outros textos acadêmicos.
Tbm ensina toques para fazer entrevistas e escrever sobre histórias de famílias e memórias assim como reportagens sobre viagens e ele defende a escrita não ficcional como literatura.
É um bom livro sobre escrita jornalística e de entretenimento.

Matheus656 01/10/2023

Como escrever bem
É um manual completo para a criação de textos de não ficção. O autor entrega ótimas dicas que permite ao aspirante a escritor escrever textos sem perder a sua personalidade e estilo próprio.
Essa obra é essencial, apesar dos capítulos finais serem enfadonhos.

Ramond 10/09/2023

Que escrevedor bão
Fui totalmente preconceituoso pra leitura, achando que era um puta papo coach, mas me enganei! Aprendi muito com esse livro, e sinto que realmente peguei a manhã de escrever bem #Fazuely

LimaJr 02/09/2023

Não à toa é um clássico
O clássico manual americano de escrita jornalística e de não ficção é um livro essencial para quem deseja melhorar a escrita de não ficção e também de ficção. Apresenta o leitor aos princípios e métodos que o autor advoga para a escrita. Fala ainda de gêneros e de atitudes. Uma verdadeira sala de aulas. Gostei e recomendo.

Hugo 21/06/2023

Essencial
Considerado a Bíblia da prosa límpida e atrativa, o livro é um trabalho primoroso com dicas relevantes de escrita de não ficção.

Bele 25/05/2023

As pessoas que precisam de um direcionamento maior sobre escrita e querem descobrir seu próprio estilo como escritor vão adorar esse livro.

ToniBooks 05/03/2023

"...ninguém detém o monopólio de um passado comum..."
Em "Como Escrever Bem", William Zinsser apresenta vários recursos que irão auxiliar os escritores de não ficção. Segundo o autor, a escrita ideal é a mais direta possível; a que se livra da voz passiva e das figuras de linguagem desnecessárias, assim como do uso excessivo de adjetivos e de advérbios inoportunos. Clareza e simplicidade, para Zinsser, não significa perda de criatividade, mas um aperfeiçoamento da arte de escrever.

Andre.Arruda 22/01/2023

Menos é mais
O livro versa muito que sempre há uma forma de falar sobre o assunto de forma clara. Que o resultado de um texto bem escrito é o trabalho e retrabalho do escritor em analisar o que é essencial, o que é redundante e o que é apenas presunção do escritor.
Mas, ao fim, uma boa escrita é balizada em: ser sincero em sua forma de escrever, não tentando copiar a forma de alguém; escrever e reescrever o texto por diversas vezes em busca da perfeição; e, por fim, constância.
Como em qualquer área, não existe perfeição sem muita dedicação.

Recomendo!

Thais645 31/08/2022

Escrever é um trabalho árduo.
Certo dia, zapeando pelo feed do instagram, vi um post de um professor - advogado renomado e leitor voraz - indicando o livro em questão. Corri na amazon e comprei. Certeza que aquele ali resolveria meu problema, pensei. Achava escrever dificílimo. Vi na dica do professor uma solução para um problema que me acompanhava desde a alfabetização.

Comecei a William Zinsser como quem procura solução para um problema prático e acabei sendo consolada, depois de ter sido informada que "Escrever é um trabalho árduo. Uma frase clara não é acidental. Poucas frases surgem prontas logo de cara, ou mesmo depois de duas ou três vezes. Lembre-se disso nos momentos de desespero. Se você acha difícil escrever, é porque é mesmo difícil." Zinsser, ao dizer com todas as letras que escrever é mesmo difícil, nos aproxima do problema e nos encoraja a não apenas enfrentá-lo, mas a resolvê-lo da maneira menos crível para aquele leitor que, como eu, busca uma solução mágica: escrevendo.

Lembra do Antônio Machado? "Caminhante, não há caminho, o caminho é feito ao andar". Pois bem.

O autor esclarece que não existe fórmula mágica, talento nato (e nos conta as histórias de bastidores dos grandes jornalistas norte-americanos) e nem receita de bolo, mas seu manual, repleto de bons conselhos e exemplos do que fazer - e, mais que isso, do que não fazer -, auxilia no desenvolvimento dos textos.

Apesar de um pouco cansativo em alguns momentos (assim como o próprio processo de escrita), o livro é dividido, didaticamente, em quatro partes: I) princípios; II) métodos; III) gêneros e IV) atitudes. Muito do que nele consta é o resultado de anos de aulas ministradas nas principais universidades estadunidenses, o que implica em exemplos e referências da própria cultura norte-americana (discursos de ex-presidentes, grandes ensaístas e jornalistas ianques). Tal experiência, para além da sua própria prática como escritor, permitiu que William notasse o que funciona e o que deve ser evitado em um texto de não ficção, lições que ele compartilha com o seu leitor que, com as retinas já fatigadas e escrita cheia de vícios e clichês, tomará mais cuidado ao iniciar o próximo texto. A grande valia do livro, para mim, é exatamente essa: expor diante de nós, justificadamente, os excessos e o pouco zelo com as histórias que contamos.

Fica a recomendação para quem pretende aprender mais um pouco sobre o universo da escrita, seja porque tem curiosidade, seja por necessidades de ofício.

@aloeliane 07/08/2022

Uma visão gentil, bonita e elegante sobre a escrita.
Não é um livro para iniciantes. Ele é técnico, cheio de pormenores, e por vezes cansativo. Capítulos inteiros cheios de trechos de outros autores e livros - e muitas vezes do próprio autor.
Mas nos capítulos em que o autor se dispõe a falar sobre a sua visão sobre a escrita e passa a orientar sobre o que pode nos ajudar a escrever realmente melhor, tudo vale a pena.
Acredito que ter lido ele me ajudou a aumentar a minha produção de conteúdos no Linkedin e também a aumentar a minha visibilidade por lá. Passei a ver a escrita como um trabalho, e não mais como diversão ou um hobby. Passei, também, a acreditar que um dia será possível viver de escrever. ???

Edu 05/08/2022

Tem os seus pontos
É um livro que eu gostaria de ter lido no primeiro período da faculdade de jornalismo. Uma linguagem fácil, clara e com bons exemplos.

O livro não traz técnicas fundamentais e indispensáveis para uma boa escrita jornalista. Se eu tivesse 18 anos, teria me empolgado mais.

Hoje vejo o livro purista demais e peremptório. Apesar disso, ele tem excelentes pontos para você buscar a excelência na escrita.

Rafael 29/07/2022

Muito mais que um guia prático
Quem lê bastante uma hora vai querer escrever também. Esse livro da dicas e técnicas muito interessantes sobre como potencializar suas habilidades e tirar o melhor proveito delas na hora de escrever um texto. começando, claro, como não ficção.