Mas Não Se Mata Cavalo?

Mas Não Se Mata Cavalo? Horace McCoy

Resenhas - Mas Não Se Mata Cavalo?

Lia Trajano 11/01/2024

11/01 2024
Poderia ser melhor, talvez se desenvolvesse mais os personagens, mesmo sendo um livro pequeno poderia ter sido feito isso.
O desejo de morte de Glória é um claro exemplo de suicídio como afirmação da vida...ela não queria deixar de viver só não queria aquela vida e ela julgava impossível conseguir outra.
Não era bonita o suficiente, não conseguiria o tipo de marido de queria, não conseguiria a profissão que queria. Não era uma negação da vida mas um afirmação dela.
Ela simplesmente se achava sem saída, que é a sensação de quase todo suicida (e não simplesmente a depressão como a maioria pensa) e foi exatamente a causa de suicídios de muitas pessoas nesse período histórico, as pessoas sem saída com seus desejos frustrados preferiam a morte do que a vida contrária ao que queriam e esperavam dela.

Ivan.Carmo 17/11/2023

"Agora?" "Agora."
Leitura rápida e maravilhosa. Não tem como não se apegar ao casal N° 22.
Gloria, o retrato de uma alma em depressão
Sem sonhos, sem lembranças boas, se agarrando a tudo mas sem criar raízes.
O que fazer quando tudo dá errado?

Isa 15/10/2023

Recomendo muito!!!
Esse é um livro curtinho que me fez ter várias crises existenciais, ou seja, amei! A história é original, a narrativa é fluída, os capítulos curtinhos. Mas fica o aviso: não é um livro para menores, tem muito palavrão e tem algumas coisas bem violentas, principalmente com mulheres.

jubspspsps 06/09/2023

Não quero mais ser pedante
Me espanta saber que essas coisas realmente aconteciam. Loucura né

Peguei na estante da biblioteca, li a primeira página e levei no impulso. Nunca tinha ouvido falar desse livro antes e acho que deveria fazer mais isso (junto com ser menos pedante, meta pra 2024)

Ediany 05/09/2023

Triste
Refletimos sobre realities e a obsessão da sociedade pelo esforço, pela humilhação do outro. Como se isso a tornasse melhor.
Muito bom livro.

América 02/09/2023

Mas não se mata cavalo?
Achei o contexto importante para a literatura, tratando da crise de 29 em meio a depressão nos EUA, em como o sistema capitalista também trouxe realidades de estresse e sonhos que continuarão sendo apenas sonhos.

Mostra o lado marginalizado da sociedade em meio a um reality show com objetivo de alguma dupla ganhar a quantia de dinheiro do prêmio e serem notados como talentos.

Não gostei muito da forma de escrita e na minha opinião não teve tanto foco nos personagens citados ao longo da história, o que na minha opinião tornou a leitura dispensável em relação à adaptação em filme "Noite dos desesperados", de 1969.

Em geral o livro é realmente muito bom e gostei bastante da mensagem que nos traz.

Afinal, não se mata cavalo?
E.

mayara.marinheiromartinelli 04/03/2023

Uma maratona de dança onde um prêmio em dinheiro é disputado por casais que estão à beira do desespero, pessoas marginalizadas que buscam um sonho em Hollywood são os animais de circo da sociedade aos moldes dos reality shows que vemos hj na Tv mas q na época era feito em locais públicos! Passaram-se os anos mas a exploração da miséria humana continua!

Marina 08/10/2022

Um livro que eu amo, mas quase ninguém conhece. A história de Robert, Glória e seus concorrentes na maratona de dança me toca demais!

Lusia.Nicolino 25/09/2022

Uma preciosidade
A história de como chegamos aos livros que lemos, muitas vezes, uma crônica! Em um app de leitores alguém perguntava: existe algum livro que você ama, mas que (quase) ninguém conhece? O meu é Mas não se mata cavalo? Título instigante e desconhecido. Como se resolve? Com os sebos descobri essa preciosidade dos anos trinta. Tudo é o que parece ser, Robert Syverten e Gloria Beatty, são aspirantes à Hollywood. Ela nem sabe bem o que é isso e ele sonha em ser um grande diretor. Mas, acabam em uma maratona de dança, tentando ganhar uns trocados e serem descobertos como talentos. A descrença dela, a amargura da alma lhe pesa os pés e os movimentos. Tudo vai acabar em um tribunal. E não, não se mata cavalo! Uma relíquia, Marina, obrigada!

Quote: "O juiz está sentado muito teso ali na minha frente, pronunciando o seu discurso, olhando para mim através das lentes de seus óculos, mas suas palavras estão fazendo a meu corpo a mesma coisa que sua visão está fazendo às lentes dos óculos: atravessando-as sem parar, afastando-se rápida de cada olhar, de cada palavra que se sucede. Não estou ouvindo o juiz com os meus ouvidos e meu cérebro, assim como as lentes de seus óculos não estão prendendo e aprisionando cada olhar que as trespassa. Ouço-o com meus pés e minhas pernas, e meu torso e meus braços, com todo o meu corpo, menos com meus ouvidos e meu cérebro."

J_Piexak 16/06/2022

Livro esquecido mas que me chamou atenção pelo título. A história se passa no período da Depressão e é protagonizada por dois jovens que ambicionam ser estrelas de Hollywood e pra isso ingressam em um campeonato de dança onde os competidores precisam dançar horas a fio até restar apenas um par na pista. A competição dura por dias e o final é melancólico.
História forte que mostra seres humanos sendo transformados em cavalos de corrida em troca de comida, pouso e um prêmio ínfimo.

Wellington Carneiro 24/07/2021

Mas Não se Mata Cavalo?
É um bom livro, uma leitura rápida.
A estrutura de iniciar cada capítulo com um pedaço da sentença é algo bem interessante.
Senti uma certa falta de um maior aprofundamento dos protagonistas e do contexto da época, mas é um detalhe.
O fim do livro traz uma reflexão bem interessante.
Foi uma boa leitura.

Nalu 18/12/2020

Digno de nota
Horace McCoy é contemporâneo de uma geração de grandes estrelas da literatura, tais como Ernest Hemingway. A velocidade da narrativa é empolgante onde os diálogos são poucos e curtos. Somente é necessário "assistir" a história e saboreá-la.

Maria16577 24/07/2020

Achei o livro ok. Tive, porém, a impressão de que esse livro existe mais como uma forma cômoda de contar uma história, e que, se o autor tivesse se deparado com o tema em algum momento diferente da História, ele o poderia ter feito de qualquer outro modo disponível. É que eu não senti qualquer atenção específica na escrita em si. Não falo, aqui, em um modo objetivo e "sem floreios" de se escrever, como encontramos em autores como Graciliano Ramos, por exemplo, mas sim uma abordagem corrida e excessivamente prática. No fim das contas, ter assistido a adaptação pro cinema (filme "A Noite dos Desesperados", de 1969) para mim já teria sido suficiente.

Natália 19/03/2020

Fiquei interessada quando percebi que o livro interpola o julgamento do personagem principal com as cenas de uma maratona de dança, achei a premissa inusitada, porém a leitura se revelou arrastada, superficial. Na minha opinião, achei a leitura dispensável.

Laura 15/01/2020

Analisando essa brilhante obra de Horace McCoy é possível enxergar como o cenário que nos cerca pode vir a influenciar nossas ações e nos fazer nos perder.
Na década de 30, no contexto da crise de 29, A Noite dos Desesperados é uma leitura rápida que ilustra o desespero, as crises existenciais e o quanto o capitalismo e suas falhas desumanizam a sociedade, colocando-a em situações de extremo stress físico e mental com o pressuposto de alcançar sonhos inalcançáveis.
Gloria se mostra uma personagem insuportável, mas com um pouco de abstração é possível ver que também se trata da personificação pura do desespero que há em enxergar o caos normatizado que envolve a trama.