Educação Clássica e Educação Domiciliar

Educação Clássica e Educação Domiciliar Douglas Wilson

Resenhas - Educação clássica e educação domiciliar

Jeová 07/02/2024

Bom.
O livro não se aprofunda na temática, mas serve como uma boa introdução. Dá para ter uma ideia inicial.

Sarah.Morais 22/09/2023

Quem quer fazer o Ensino Domiciliar
Muito bom. O autor deixa no final do livro uma lista grande de livros que devemos ler.
Até mesmo nos exorta a lermos muito em pouco tempo. Não para sermos apenas intelectuais, mas para sermos incentivo aos nossos filhos, e sermos nós mesmos o próprio instrutor de nossos filhos.

Rafael1548 30/06/2023

Inicia as discussões
Martinho Lutero disse para nunca enviarmos nossos filhos para uma uma escola onde a Bíblia não reina.

Num cenário catastrófico da educação brasileiros (os números do PISA provam isso), onde só tem lacraçâo inútil nas escolas e "emburrecimento programático", muitos pais querem uma alternativa, mas não sabem onde procurar. Não adianta tirar a criança da lacrosfera e não colocar nada o lugar porque o "buraco" estará expostos.

Tendo em vista isso, este opúsculo se compromete a "lançar sementes" sobre essa temática. Percorrendo desde retórica, oratória até o estudo de latim.

Contudo, a raiz se demonstra no dever bíblico dos pais assumirem o dever de educar os filhos. O estudo denso começa com os pais na escolha de ótimas obras, estudo de longa vida.

Mel 17/04/2023

Tota et sola Scriptura.
Uma breve apresentação sobre o Trivium, me chamou muita atenção a conversa sobre linguagem e imaginação. A introdução a lógica e a retórica são ótimas, é bom saber mais sobre a educação cristã clássica, ainda que não pretenda realizar todas as partes que ela propõe, creio que ela é boa para ter um norte sobre a criação de filhos numa aliança com "toda a Escritura e só a Escritura".

Rychard S. Paes 15/03/2023

Razoável
Para aqueles que querem iniciar nos clássicos e na educação clássica, as leituras recomendadas no fim do livro são de ótimo auxílio (tanto que vou me empenhar a lê-las). Mas, particularmente, não gostei muito do livro em si, que, por mais que tenha sido simples e objetivo, não foi tão esclarecedor, e a tentativa dos autores de, em alguns momentos, introduzir de forma breve o leitor a assuntos que se estudam na educação clássica (como lógica, retórica e latim) acabou sendo superficial demais e funcionou mais como um argumento contra o estudo das matérias do que a favor, sendo uma escolha melhor omitir a apresentação dos princípios do tema a fim de expor apenas sua definição e importância, como fizeram antes de explicar os rudimentos das matérias.
É preciso deixar claro que, por mais que não esteja explícito no livro, este é um livro para cristãos, que não vai funcionar para aqueles que não praticam a religião, pois o objetivo da educação cristã é completamente diferente do objetivo da educação que busca o indivíduo não religioso.
Além disso, em sua essência, não é um livro para se autoeducar, mas para educar os filhos, diante de um péssimo sistema educacional. Portanto, por mais que possa ser proveitoso, este não é um livro feito para aqueles que buscam a autoeducação clássica, sendo muito melhor a leitura de livros como "A Vida Intelectual", de Sertillanges, ou outros do mesmo assunto.

Vy Gllenda 27/12/2022

Uma breve viagem pela educação clássica.
O livro apresenta de forma breve os conceitos básicos da educação clássica cristã, apresentando os motivos pelas quais essa deveria ter maior espaço no ensino. O autor apresenta em cada capítulo de forma bem resumida os princípios da educação clássica, quais os conceitos estudados e nos capítulos finais a cosmovisão cristã que norteia toda a educação.

De forma sucinta é uma ótima leitura para quem deseja ter um contato inicial com o tema, além de que o autor disponibiliza ao fim do livro, uma lista de textos norteadores para iniciar esse processo. A mensagem central do livro é o incentivo a educação clássica, chamando os pais para a responsabilidade de educadores, não somente através dos livros, mas com a própria vida, direcionando esse esforço para construir uma educação que vise glorificar e amar ao Senhor.

Cranudo 08/12/2022

Reto e direto
Embora tenha me interessado pelo tema do homeschooling no Brasil, sou daqueles vagarosos na busca por referência e por isso a grata surpresa em receber um livro que fundamenta e estimula toda a prática.

JAPA 03/11/2022

Introdução essencial
45º de 48 > 2022
??????????

Pax e bem irmãos!

Como alguns pais falam e ensinam, "Educação vem de casa".

Neste livreto é apresentado uma ótima introdução do tema e no final são indicados vários livros sobre a Educação Clássica e Educação Domiciliar.

A batalha se desdobra, matando e mutilando, esmagando e rugindo, mas parte do cristianismo contemporâneo luta com adesivos de para-choques e seminários de autoestima. O inimigo sorri e planeja aniquilar nossos filhos e destruir nossas igrejas, mas tentamos minimizar nossas diferenças com quem nos ataca e usamos as instituições deles como modelos para as nossas.

Eles zombam de Cristo na nossa cara, mas aprendemos a relaxar, fazer uma piada e criar uma atmosfera de adoração mais divertida.

A única coisa pior que ser esquartejado no meio de uma guerra é nem perceber a ação.

Ei pais, vocês sabem qual é a nossa vocação?

A palavra vocação vem do verbo latim voco, que significa "eu chamo". A vocação de uma pessoa representa seu chamado; a vocação de um pai é aprender a fim de ensinar.

A educação das crianças para Deus é uma das tarefas mais importantes desempenhas sobre a terra.

Eduquemos nossa geração com AMOR, verdade e justiça.

Vida longa a Jesus e Salve Maria!

#Emunah
#Vamoooo
#EditoraMonergismo
#????

Giovanna.Campos 19/04/2022

Ótima introdução ao tema
Um livro curto, que busca trazer os aspectos gerais da educação clássica. É um ótimo livro para se iniciar os estudos no assunto, ainda mais por contar com diversas indicações de livros com a mesma temática em seu apêndice.

Thayna.Brune 24/03/2022

Uma boa introdução ao estudo da educação clássica
Importante ressaltar que o objetivo da obra é ser exatamente isso: uma introdução ao estudo. O autor cumpre este propósito com primor e leveza.
O texto aborda desde os motivos pelo qual se deveria optar pela educação clássica até o currículo acadêmico a ser utilizado - onde percebe-se a decadência do sistema de ensino brasileiro.
Admito, também, que ao ler me deparei com as minhas deficiências intelectuais, o autor cita o estudo de lógica, argumentação, latim e retórica, coisas que não tive em minha formação. Isso inspira os pais e educadores a passarem mais conhecimento aos seus educandos.

_vahrodrigues 15/03/2022

Uma preocupação chamada Educação
Há um tempo tenho buscando ler sobre a educação clássica e cristã, o que difere completamente do que se tornou a educação atual brasileira, por isso me causa encanto. Acredito que a educação é papel central dos pais e não do estado. Então se busca um livro que introduz o tema de educação clássica esse é um bom livro. De forma clara e objetiva o autor introduz o tema. Além de indicar algumas leituras no final do livro.

brendasnb 27/01/2022

Relevante
Ótima introdução a respeito do Trivium e da educação clássica cristã. Comentários bastante relevantes e reflexivos.

Mateus Guarnieri 24/01/2022

Bom livro para introduzir o tema
É um livreto bem curtinho, mas conciso e ótimo para quem quer entender o que é a Educação Clássica, não se aprofunda muito em nenhum tema, embora ainda exemplifique algumas das matérias na E. Clássica, como por exemplo a identificação de falácias.
Bom livro.

Drico do contra 25/07/2021

Um pequeno guia para uma Educação de verdade!
Livro maravilhoso!
Dicas preciosas para os pais (e futuros pais) de como educar seus filhos com uma educação verdadeiramente cristã e clássica baseada nas 7 Artes Liberais, especialmente ficando no Trivium (Gramática, Lógica e Retórica). No final há um apêndice com uma breve e valiosa lista de leituras básicas que o autor considera essenciais para capacitar os país e começar a educar os filhos corretamente. E ainda há um segundo apêndice com uma pequena mas importante compilação de sites de organizações e iniciativas nos EUA (o autor é americano) de educação clássica cristã e domiciliar.
Sobre o apêndice B, precisamos complilar iniciativas cristãs de educação clássica cristã que existem aqui no Brasil para ajudar pais e famílias que optam por educar seus filhos de forma sólida e genuína, longe das escolas, especialmente as seculares.
Livro curto, mas muito precioso. Amei a leitura e recomendo para quem deseja, ou está educando seus filhos em casa. Recomendo para professores cristãos também.