Wonder Women

Wonder Women Sam Maggs

Resenhas - Wonder Women

giugiu3 23/09/2023

Muito bom saber a história de todas essas mulheres incríveis! Tantas histórias escondidas que eu nem sabia que existiam, incrível

Nat 16/10/2022

Wang Zheni, Ada Lovelace Alice Ball, Jacqueline Felice de Almania, Ogino Ginko, Noor Inayat Khan, Brita Tott, Mary Bowser, Bessie Blount Griffin, Ynes Mexia, Annie, Londonderry... Esses são alguns dos nomes de grandes mulheres da história que, dentro dos seus campos de trabalho, deixaram trabalhos e descobertas muito importantes e conseguiram coisas impensáveis para as mulheres de seu tempo.

Eu cobiçava esse livro desde o lançamento, lá em 2017 quando estreou o filme da Mulher-Maravilha. Finalmente encontrei com um preço acessível, e foi mais um que tive que me segurar pra não ler logo. A cada capítulo sobre uma mulher notável, o livro também traz algumas ilustrações bem fofas, além do apêndice com informações adicionais e uma bibliografia dividida de acordo com os temas. Muito indicado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2022/10/wonder-women-sam-maggs-dll-2022.html?m=1

Beatriz2594 27/07/2022

Eu gostei da proposta do livro: nos apresentar mulheres competentes, inteligentes, determinadas que fizeram história, mas na maioria das vezes não tiveram destaque nela. Enfrentaram dificuldades enormes, preconceito e tiveram suas ideias roubadas muitas vezes, mas foram em frente. Porém, acho que o livro serve mais como um portfólio, já que como são muitas mulheres, as informações sobre elas são bem resumidas.

Loch 12/05/2022

Muito legal e interessante aprender sobre outras mulheres importantes porém dei 3 estrelas por gírias e dialetos que perduram durante todo o livro e parecia ser narrado por uma tia de 40 anos.

Raissa 26/02/2022

Muito bacana conhecer a história e a jornada de tantas mulheres incríveis e que contribuíram muito com a história, muito inspirador! Leitura mais do que recomendada!

rfalessandra 29/01/2022

Terminei!!!
Esse é daqueles livros que eu queria ter quando era criança. Crescemos e estudamos e dificilmente aprendemos os nomes destas mulheres pioneiras, corajosas, decididas, que desafiaram convenções e tiveram sucesso em áreas onde sua presença não era tolerada. Pois deixe o preconceito de lado, e se jogue nessa leitura.
rfalessandra 12/04/2023minha estante
Depois de um ano alguém viu o que tinha escrito rsrs... vi uma frase escrita sem nexo e pude melhorar o que eu realmente queria escrever

Bia Ponti 15/01/2022

moças inteligentes podem pisar em mim
o que é melhor do que um compilado de várias histórias de mulheres maravilhosas e f*das que fazem coisas maravilhosas e f*das? nada!
fadinhas sem defeitos que revolucionaram e seguem sendo inspirações até hoje! ?

Isadora 11/01/2022

Livro super interessante!!!
Eu amei esse livro! Super rápido a leitura e eu gostei muito de conhecer a história de muitas mulheres incríveis e inspiradoras

Clara 29/06/2021

um livro muito inspirador, foi ótimo conhecer mais aprofundamente sobre a vida das mulheres nas áreas de ciencias e exatas, uma coisa que está se tornando comum atualmente, mas que era completamente impensável antigamente.

pattymulder 21/03/2021

É muito bom conhecer a história e suas lutas destas mulheres incríveis, super recomendo.

Maju 24/02/2021

Inspiração para jovens mulheres
Este livro é incrível! Me deu a oportunidade de conhecer a história de mulheres que mudaram o mundo e muitas vezes são esquecidas. Além de ser incrivelmente inclusivo, contando a histórias de mulheres LGBT+ em campos que muitas vezes são ditos como ?masculinos?

Nat 17/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
O livro traz a biografia de várias mulheres (mais do que as 25 citadas no subtítulo) que foram pioneiras ou se destacaram em áreas que largamente “dominadas” por homens. A ideia do livro é ótima, mas só ler biografias curtas das mulheres é um pouco chato (como seria ler pequenas biografias de qualquer pessoa para alguém que não é fã de biografias). Muitas biografias foram super interessantes e fiquei com vontade de saber mais, por isso senti falta de fotos (quando possível) de descobertas, invenções, desenhos etc. Algo que fosse além dos desenhos (as ilustrações são bonitas, só queria mais visual além delas).

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Pandora 22/07/2018

Confesso que não conhecia a maioria dessas mulheres e foi muito interessante saber um pouco sobre elas, de épocas e origens tão distintas. Porém, acho que o livro serve mais como um portfólio, já que como são muitas mulheres, as informações sobre elas são bem resumidas. Vale a pena ir atrás de dados complementares e se aprofundar na vida de algumas delas.

Infelizmente, a revisão foi um tanto sonolenta: na página 55, por exemplo, consta que Emily Blackwell nasceu em 1926(!) e morreu em 1910, entre outros erros ao longo do livro. Outro ponto negativo é a linguagem um tanto coloquial demais; acho que a autora quis se aproximar mais dos leitores, deixando a narrativa descontraída, mas não funcionou muito bem, na minha opinião.

Ponto positivo: o projeto gráfico é super bacana, com capa dura colorida, uso bem colocado da cor alaranjada ao longo do livro e ilustrações divertidas.

Delirium Nerd 29/01/2018

25 mulheres incríveis ignoradas pela história
“A história é escrita pelos vencedores”. A frase já tão ouvida por aí nada tem de mentira. Os livros de história contam apenas uma versão da história, aquela oficializada pelos grupos dominantes. Todavia, o caráter ordinário dessa frase faz com que muitas pessoas ainda ignorem as histórias que ficaram ocultas, em uma alienação histórica e social. Isto não significa que não se possa correr atrás das versões deixadas à margem. Wonder Women – 25 Mulheres Inovadoras, Inventoras e Pioneiras que Fizeram a Diferença vem justamente fazer isto.

Publicado pela Primavera Editorial, Wonder Women possui ideia semelhante à da obra Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes – com o qual compartilha algumas das personagens apresentadas. Traz, assim, histórias de grandes mulheres e seus feitos. A principal diferença está na profundidade com que explora as personagens históricas. Não somente os relatos são mais ricos em detalhes, como o livro traz entrevistas com mulheres que ainda fazem a diferença na atualidade, cujos nomes não aparecem na mídia constantemente.

Escrito por Sam Maggs, uma escritora norte-americana geek e feminista, e ilustrado por Sophia Foster-Dimino, ilustradora e cartunista também norte-americana, Wonder Women reúne nomes, muitas vezes desconhecidos, sobre mulheres que se destacaram no campo da ciência, inovação e tecnologia, sobretudo. A intenção não é ignorar os feitos femininos nas áreas das ciências humanas, mas dar destaque à atuação das mulheres em um campo considerado majoritariamente masculino.

Leia a resenha completa no link abaixo:

site: http://deliriumnerd.com/2017/08/30/wonder-women-25-mulheres-resenha/

Laura Brand 26/01/2018

Nostalgia Cinza
Wonder Women me conquistou logo de cara com uma capa maravilhosa e uma proposta mais incrível ainda. Felizmente está sendo cada vez mais fácil encontrar livros que contam histórias reais de mulheres reais e que buscam inspirar as próximas gerações de meninas que, com certeza, se sentirão mais seguras de serem quem são, sem se preocupar com o crivo masculino. Wonder Women se tornou um dos meus livros favoritos e uma linda surpresa literária que 2018 já me trouxe.
Wonder Women é um livro que dá voz a mulheres que foram obrigadas a se calar e a abaixar a cabeça para os homens da época simplesmente porque eram mulheres. É um livro que veio para fazer um pouquinho de justiça para mulheres simplesmente incríveis que quase foram apagadas pela história. Quase.

É escandaloso pensar que até as mulheres ganham menos que os homens exercendo as mesmas funções e que Joanne precisou assinar os livros de Harry Potter como J.K Rowling porque várias pessoas talvez se recusassem a ler um livro de fantasia escrito por uma mulher. E a realidade do machismo se torna ainda mais assustadora ao pensar no que algumas mulheres sofreram apenas por serem mulheres, não importando o quão capazes elas foram no seu ramo.

Lise Meitner, por exemplo, teve que publicar artigos científicos usando apenas o sobrenome porque editores da época se recusavam a publicar materiais escritos por mulheres. Emmy Noether teve que trabalhar de graça por sete anos na universidade enquanto fazia suas pesquisas e concluía sua tese porque os homens da época acreditavam que ela era privilegiada o suficiente só por "ter o direito de estudar com eles naquele lugar". Essas são apenas algumas personagens relembradas por Sam Maggs, que conta suas histórias e exalta as contribuições de mulheres para a ciência, tecnologia, medicina, biologia e muitas outras categorias. São mulheres que desafiaram seu tempo em nome de grandes realizações que contribuíram e ainda contribuem para nosso presente.
Sam Maggs faz um trabalho primordioso na escrita de seu livro. Com uma linguagem extremamente clara ela leva o leitor a fazer um passeio através dos séculos. Seus comentários sarcásticos são um deleite à parte. Ela faz várias referências e menções à pessoas, personagens, series e filmes atuais, o que torna a leitura ainda mais divertida. Os comentários da autora funcionam como uma aula e, ao mesmo tempo, como se ela estivesse conversando conosco, contando curiosidades e histórias de um jeito crítico, mas extremamente descontraído.
As aberturas dos capítulos são outro ponto a ser destacado. Além de ilustrações lindas de cada uma das mulheres com informações sobre seu tempo de vida e sua área de atuação, cada capítulo começa com uma frase marcante dita por elas ou sobre elas. Ao final de cada categoria a autora ainda faz uma entrevista com alguma mulher que superou os obstáculos do sexismo e se destacou em sua área de atuação. A primeira entrevista, por exemplo, é com uma mulher trans que precisou esconder sua condição para não sofrer retaliações e ser vítima de preconceito no trabalho. Definitivamente um livro inspirador e real.

Wonder Women um livro que pode ser lido de uma vez, mas também pode ser aquela leitura para apreciar. É possível ler um capítulo por dia, descobrindo cada dia uma mulher incrível que mudou para sempre os rumos da ciência, medicina ou tecnologia, ou fazer como eu, mergulhar de cabeça nesse livro que parece apresentar um universo paralelo, onde as histórias de mulheres incríveis são valorizadas e dadas destaque.
É muito divertido passar as paginas do livro, não só pelas histórias incríveis que Sam Maggs nos apresenta, mas também por todo o projeto gráfico e diagramação do livro. Sempre começando com uma frase dita pela mulher a ser abordada no capítulo ou por alguém se referindo a ela, as ilustrações de cada uma das mulheres, as entrevistas que concluem cada área de atuação, tudo compõe um livro extremamente cativante, dinâmico e lindo. É possível perceber todo o cuidado em tornar esse livro um pequeno tesouro que garante uma experiência fantástica para o leitor, independente de idade e gênero. Em nenhum momento a leitura se torna maçante e acredito que o projeto gráfico tenha um papel fundamental para garantir essa fluidez.
Ao final do livro, Sam Maggs ainda faz uma lista com diversas ONGs que apoiam projetos dedicados inteiramente àquelas mulheres que têm interesse nos ramos abordados no livro para colaborar ou até mesmo fazer parte de alguns cursos e workshops, além de dar dicas de sites que se relacionam aos assuntos tratados. Algumas são realmente bem interessantes e fiquei com vontade de correr atrás tanto para talvez fazer alguns dos cursos quanto para colaborar com instituições tão inspiradoras quanto as mulheres tratadas no livro.
A bibliografia selecionada também é um tesouro à parte. Como é impossível abordar de forma muito profunda a história de 25 mulheres num livro de 220 paginas, é muito legal ter acesso a todas as fontes que Sam Maggs utilizou para seu livro. São referências para conhecer ainda mais sobre algumas mulheres incríveis e ajudar a divulgar suas histórias e invenções incríveis.

Uma frase interessante creditava a Annie Smith Peck diz: "nenhuma mulher pode representar todas as mulheres mais do que nenhum homem pode representar todos os homens". E é exatamente o que esse livro faz. Sam Maggs não escolhe uma personagem caricata para dar destaque e falar em nome de outras mulheres. Ela apresenta 25 mulheres incríveis, pioneiras e apaixonantes, de todas as mais diversas áreas de atuação para mostrar que existem vários exemplos femininos que a história, felizmente, não vai apagar. São várias mulheres completamente diferentes, mas igualmente incríveis que têm muito a ensinar mesmo que algumas delas tenham vivido há 2 mil anos. É um alívio ter exemplos femininos para mostrar para garotas que têm o sonho de serem astronautas, por exemplo, que não importa se isso é considerado "coisa de homem", porque isso não existe. Os limites estão na boca de quem quer limitar e não nas capacidades de cada uma.
Wonder Women já é uma surpresa literária maravilhosa de 2018 e conquistou um lugar mais que especial como um dos meus livros favoritos, não só do ano, mas de todos. É um livro que, com toda certeza, retornarei e folhearei as páginas com carinho e vontade de relembrar algumas pioneiras se tirar o fôlego. É uma leitura não apenas para apreciar o legado de mulheres incríveis ou para se divertir com um livro delicioso, mas também para me sentir inspirada por mulheres que vieram antes de mim e mostraram que é possível ser original mesmo num mundo que tenta te puxar pra baixo a qualquer custo.

site: http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/2018/01/resenha-wonder-women.html