Wonder Women

Wonder Women Sam Maggs




Resenhas - Wonder Women


19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


rfalessandra 29/01/2022

Terminei!!!
Esse é daqueles livros que eu queria ter quando era criança. Crescemos e estudamos e dificilmente aprendemos os nomes destas mulheres pioneiras, corajosas, decididas, que desafiaram convenções e tiveram sucesso em áreas onde sua presença não era tolerada. Pois deixe o preconceito de lado, e se jogue nessa leitura.
rfalessandra 12/04/2023minha estante
Depois de um ano alguém viu o que tinha escrito rsrs... vi uma frase escrita sem nexo e pude melhorar o que eu realmente queria escrever




pattymulder 21/03/2021

É muito bom conhecer a história e suas lutas destas mulheres incríveis, super recomendo.
comentários(0)comente



Nat 17/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
O livro traz a biografia de várias mulheres (mais do que as 25 citadas no subtítulo) que foram pioneiras ou se destacaram em áreas que largamente “dominadas” por homens. A ideia do livro é ótima, mas só ler biografias curtas das mulheres é um pouco chato (como seria ler pequenas biografias de qualquer pessoa para alguém que não é fã de biografias). Muitas biografias foram super interessantes e fiquei com vontade de saber mais, por isso senti falta de fotos (quando possível) de descobertas, invenções, desenhos etc. Algo que fosse além dos desenhos (as ilustrações são bonitas, só queria mais visual além delas).

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat
comentários(0)comente



Cláudia - @diariodeduasleitoras 18/09/2017

Wonder Women
Wonder Women traz histórias de grandes mulheres e seus feitos. Escrito por Sam Maggs, escritora norte-americana geek e feminista, e ilustrado por Sophia Foster-Dimjno, ilustradora e cartunista também norte-americana.

A obra reúne nomes de mulheres que se destacaram no campo da ciência, inovação e tecnologia. A intenção é dar destaque à atuação das mulheres em um campo considerado majoritariamente masculino. É incrível a profundidade com que foi explorado as personagens históricas. Os relatos são ricos em detalhes e o livro traz entrevistas com mulheres que ainda fazem a diferença na atualidade, cujos nomes não encontramos na mídia constantemente. De acordo com dados da escritora, desde o século XVIII, apenas 5% das patentes nos EUA foram concedidas em nomes de mulheres. Na verdade, muitas mulheres, se não foram as protagonistas das inovações, foram contribuidoras importantíssimas no processo. Wonder Women faz uma tentativa de trazer histórias diversas, há personalidades negras, orientais, homossexuais e transexuais.

A obra é dividida em cinco capítulos: Mulheres da Ciência, Mulheres da Medicina, Mulheres da Espionagem, Mulheres da Inovação e Mulheres da Aventura. Cada capítulo, conta com a história de cinco mulheres diferentes da área, o que no meu ponto de vista ficou um pouco cansativo, dado a quantidade de histórias. Mas sem dúvidas, fiquei admirada em saber de tantos feitos femininos - principalmente os mais históricos.

"O mito de que as mulheres não foram historicamente atuantes é aos poucos desconstruído. A opressão nunca impediu por completo que o gênero feminino exercesse sua capacidade de ser. Enfrentaram proibições, violências, preconceitos, restrição de recursos, e fizeram mais pelo mundo. As mulheres lutaram e ainda lutam. Todavia, precisam lutar ainda mais arduamente que os homens para alcançar o mesmo reconhecimento, quando todos deveriam ter as mesmas chances e os mesmos direitos de ter seus nomes em livros de história. E por isso, ainda é preciso lutar".
comentários(0)comente



Raissa 26/02/2022

Muito bacana conhecer a história e a jornada de tantas mulheres incríveis e que contribuíram muito com a história, muito inspirador! Leitura mais do que recomendada!
comentários(0)comente



Laura Brand 26/01/2018

Nostalgia Cinza
Wonder Women me conquistou logo de cara com uma capa maravilhosa e uma proposta mais incrível ainda. Felizmente está sendo cada vez mais fácil encontrar livros que contam histórias reais de mulheres reais e que buscam inspirar as próximas gerações de meninas que, com certeza, se sentirão mais seguras de serem quem são, sem se preocupar com o crivo masculino. Wonder Women se tornou um dos meus livros favoritos e uma linda surpresa literária que 2018 já me trouxe.
Wonder Women é um livro que dá voz a mulheres que foram obrigadas a se calar e a abaixar a cabeça para os homens da época simplesmente porque eram mulheres. É um livro que veio para fazer um pouquinho de justiça para mulheres simplesmente incríveis que quase foram apagadas pela história. Quase.

É escandaloso pensar que até as mulheres ganham menos que os homens exercendo as mesmas funções e que Joanne precisou assinar os livros de Harry Potter como J.K Rowling porque várias pessoas talvez se recusassem a ler um livro de fantasia escrito por uma mulher. E a realidade do machismo se torna ainda mais assustadora ao pensar no que algumas mulheres sofreram apenas por serem mulheres, não importando o quão capazes elas foram no seu ramo.

Lise Meitner, por exemplo, teve que publicar artigos científicos usando apenas o sobrenome porque editores da época se recusavam a publicar materiais escritos por mulheres. Emmy Noether teve que trabalhar de graça por sete anos na universidade enquanto fazia suas pesquisas e concluía sua tese porque os homens da época acreditavam que ela era privilegiada o suficiente só por "ter o direito de estudar com eles naquele lugar". Essas são apenas algumas personagens relembradas por Sam Maggs, que conta suas histórias e exalta as contribuições de mulheres para a ciência, tecnologia, medicina, biologia e muitas outras categorias. São mulheres que desafiaram seu tempo em nome de grandes realizações que contribuíram e ainda contribuem para nosso presente.
Sam Maggs faz um trabalho primordioso na escrita de seu livro. Com uma linguagem extremamente clara ela leva o leitor a fazer um passeio através dos séculos. Seus comentários sarcásticos são um deleite à parte. Ela faz várias referências e menções à pessoas, personagens, series e filmes atuais, o que torna a leitura ainda mais divertida. Os comentários da autora funcionam como uma aula e, ao mesmo tempo, como se ela estivesse conversando conosco, contando curiosidades e histórias de um jeito crítico, mas extremamente descontraído.
As aberturas dos capítulos são outro ponto a ser destacado. Além de ilustrações lindas de cada uma das mulheres com informações sobre seu tempo de vida e sua área de atuação, cada capítulo começa com uma frase marcante dita por elas ou sobre elas. Ao final de cada categoria a autora ainda faz uma entrevista com alguma mulher que superou os obstáculos do sexismo e se destacou em sua área de atuação. A primeira entrevista, por exemplo, é com uma mulher trans que precisou esconder sua condição para não sofrer retaliações e ser vítima de preconceito no trabalho. Definitivamente um livro inspirador e real.

Wonder Women um livro que pode ser lido de uma vez, mas também pode ser aquela leitura para apreciar. É possível ler um capítulo por dia, descobrindo cada dia uma mulher incrível que mudou para sempre os rumos da ciência, medicina ou tecnologia, ou fazer como eu, mergulhar de cabeça nesse livro que parece apresentar um universo paralelo, onde as histórias de mulheres incríveis são valorizadas e dadas destaque.
É muito divertido passar as paginas do livro, não só pelas histórias incríveis que Sam Maggs nos apresenta, mas também por todo o projeto gráfico e diagramação do livro. Sempre começando com uma frase dita pela mulher a ser abordada no capítulo ou por alguém se referindo a ela, as ilustrações de cada uma das mulheres, as entrevistas que concluem cada área de atuação, tudo compõe um livro extremamente cativante, dinâmico e lindo. É possível perceber todo o cuidado em tornar esse livro um pequeno tesouro que garante uma experiência fantástica para o leitor, independente de idade e gênero. Em nenhum momento a leitura se torna maçante e acredito que o projeto gráfico tenha um papel fundamental para garantir essa fluidez.
Ao final do livro, Sam Maggs ainda faz uma lista com diversas ONGs que apoiam projetos dedicados inteiramente àquelas mulheres que têm interesse nos ramos abordados no livro para colaborar ou até mesmo fazer parte de alguns cursos e workshops, além de dar dicas de sites que se relacionam aos assuntos tratados. Algumas são realmente bem interessantes e fiquei com vontade de correr atrás tanto para talvez fazer alguns dos cursos quanto para colaborar com instituições tão inspiradoras quanto as mulheres tratadas no livro.
A bibliografia selecionada também é um tesouro à parte. Como é impossível abordar de forma muito profunda a história de 25 mulheres num livro de 220 paginas, é muito legal ter acesso a todas as fontes que Sam Maggs utilizou para seu livro. São referências para conhecer ainda mais sobre algumas mulheres incríveis e ajudar a divulgar suas histórias e invenções incríveis.

Uma frase interessante creditava a Annie Smith Peck diz: "nenhuma mulher pode representar todas as mulheres mais do que nenhum homem pode representar todos os homens". E é exatamente o que esse livro faz. Sam Maggs não escolhe uma personagem caricata para dar destaque e falar em nome de outras mulheres. Ela apresenta 25 mulheres incríveis, pioneiras e apaixonantes, de todas as mais diversas áreas de atuação para mostrar que existem vários exemplos femininos que a história, felizmente, não vai apagar. São várias mulheres completamente diferentes, mas igualmente incríveis que têm muito a ensinar mesmo que algumas delas tenham vivido há 2 mil anos. É um alívio ter exemplos femininos para mostrar para garotas que têm o sonho de serem astronautas, por exemplo, que não importa se isso é considerado "coisa de homem", porque isso não existe. Os limites estão na boca de quem quer limitar e não nas capacidades de cada uma.
Wonder Women já é uma surpresa literária maravilhosa de 2018 e conquistou um lugar mais que especial como um dos meus livros favoritos, não só do ano, mas de todos. É um livro que, com toda certeza, retornarei e folhearei as páginas com carinho e vontade de relembrar algumas pioneiras se tirar o fôlego. É uma leitura não apenas para apreciar o legado de mulheres incríveis ou para se divertir com um livro delicioso, mas também para me sentir inspirada por mulheres que vieram antes de mim e mostraram que é possível ser original mesmo num mundo que tenta te puxar pra baixo a qualquer custo.

site: http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/2018/01/resenha-wonder-women.html
comentários(0)comente



Pandora 22/07/2018

Eu gostei da proposta do livro: nos apresentar mulheres competentes, inteligentes, determinadas que fizeram história, mas na maioria das vezes não tiveram destaque nela. Enfrentaram dificuldades enormes, preconceito e tiveram suas ideias roubadas muitas vezes, mas foram em frente.

Confesso que não conhecia a maioria dessas mulheres e foi muito interessante saber um pouco sobre elas, de épocas e origens tão distintas. Porém, acho que o livro serve mais como um portfólio, já que como são muitas mulheres, as informações sobre elas são bem resumidas. Vale a pena ir atrás de dados complementares e se aprofundar na vida de algumas delas.

Infelizmente, a revisão foi um tanto sonolenta: na página 55, por exemplo, consta que Emily Blackwell nasceu em 1926(!) e morreu em 1910, entre outros erros ao longo do livro. Outro ponto negativo é a linguagem um tanto coloquial demais; acho que a autora quis se aproximar mais dos leitores, deixando a narrativa descontraída, mas não funcionou muito bem, na minha opinião.

Ponto positivo: o projeto gráfico é super bacana, com capa dura colorida, uso bem colocado da cor alaranjada ao longo do livro e ilustrações divertidas.
comentários(0)comente



Maju 24/02/2021

Inspiração para jovens mulheres
Este livro é incrível! Me deu a oportunidade de conhecer a história de mulheres que mudaram o mundo e muitas vezes são esquecidas. Além de ser incrivelmente inclusivo, contando a histórias de mulheres LGBT+ em campos que muitas vezes são ditos como ?masculinos?
comentários(0)comente



Nat 16/10/2022

Wang Zheni, Ada Lovelace Alice Ball, Jacqueline Felice de Almania, Ogino Ginko, Noor Inayat Khan, Brita Tott, Mary Bowser, Bessie Blount Griffin, Ynes Mexia, Annie, Londonderry... Esses são alguns dos nomes de grandes mulheres da história que, dentro dos seus campos de trabalho, deixaram trabalhos e descobertas muito importantes e conseguiram coisas impensáveis para as mulheres de seu tempo.

Eu cobiçava esse livro desde o lançamento, lá em 2017 quando estreou o filme da Mulher-Maravilha. Finalmente encontrei com um preço acessível, e foi mais um que tive que me segurar pra não ler logo. A cada capítulo sobre uma mulher notável, o livro também traz algumas ilustrações bem fofas, além do apêndice com informações adicionais e uma bibliografia dividida de acordo com os temas. Muito indicado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2022/10/wonder-women-sam-maggs-dll-2022.html?m=1
comentários(0)comente



Beatriz2594 27/07/2022

Eu gostei da proposta do livro: nos apresentar mulheres competentes, inteligentes, determinadas que fizeram história, mas na maioria das vezes não tiveram destaque nela. Enfrentaram dificuldades enormes, preconceito e tiveram suas ideias roubadas muitas vezes, mas foram em frente. Porém, acho que o livro serve mais como um portfólio, já que como são muitas mulheres, as informações sobre elas são bem resumidas.
comentários(0)comente



Lene Colaço 12/07/2017

Que livro maravilhoso! Sim, não consigo começar essa resenha de outra forma que não seja já tacando um elogio. Há muito tempo eu não lia nada tão bom e tão rico em conteúdo.

Esse ano, no dia da mulher, li em algum lugar sobre a falta de autoras nas nossas estantes. Na hora refutei esse dado. Como assim? Eu leio muitas autoras – foi o que pensei. Mas a matéria também propunha um desafio de enumerar dez autoras, e foi nesse ponto que comecei a ter noção de que não lia tantas autoras. Não satisfeita, contei todos os meus livros separando por gênero, e o resultado foi: 181 títulos escritos por homens, contra apenas 86 títulos escritos por mulheres. E foi assim que eu decidi ler mais mulheres. Então imagina a minha alegria ao receber Wonder Women, escrito por uma mulher, ilustrado por uma mulher, e recheado de mulheres que fizeram e ainda fazem a diferença por aí ♡

Preciso começar corrigindo uma informação, porque o livro não fala de 25 mulheres inovadoras, inventoras e pioneiras. O livro na verdade fala de 60(!!!) mulheres, e conta com cinco entrevistas com mulheres da atualidade. As 25 mulheres que o subtítulo informa são aquelas que têm maior destaque. O livro é dividido em cinco capítulos: Mulheres da Ciência, Mulheres da Medicina, Mulheres da Espionagem, Mulheres da Inovação e Mulheres da Aventura. Nesses capítulos vamos conhecer, por exemplo, a primeira progamadora de computadores, a mulher que descobriu tratamento para hanseníase, a única mulher admitida no Grande Exército da República, a primeira mulher a quem foi concedida uma patente nos Estados Unidos, e a primeira aviadora negra do mundo.

"Representatividade é importante. Críticos usam essa frase o tempo todo. Nós dizemos isso para enfatizar o fato de que todo mundo – não importa o gênero, sexualidade, raça, habilidade nem nenhuma parte de sua identidade – merece se identificar com personagens nas páginas e nas telas. Por quê? Porque quando a mídia estiver repleta de heróis diversos, toda garota, inconscientemente, aprenderá que ela também pode ser a estrela da história, que o status de "herói" não está reservado para pessoas que se pareçam com o Superman, que ela não está presa em uma condição de donzela em apuros. Se ela quiser derrotar o inimigo, salvar o dia ou salvar a sim mesma, ela pode."

Ler esse livro me causou alegria e tristeza. Alegria por saber que centenas de anos atrás mulheres brigavam por sua liberdade, por seus direitos, e graças a isso hoje nós podemos ir à faculdade e ocupar cenários que antes eram só masculinos. A tristeza veio pelas injustiças, pelos constrangimentos, que ainda faz parte do nosso cotidiano. Imagine que você estudou muito e começou a trabalhar em algo difícil, que exige horas de sono e lazer comprometidas para ser concluído. Então você finalmente termina, e está feliz e ansioso para apresentar o seu trabalho ao mundo. Mas chega um espertinho, muda uma vírgula ou duas, ou até mesmo não muda nada, apresenta seu trabalho e ganha todo o credito, todos os cumprimentos e pagamentos também. É revoltante, não é mesmo? Mas isso acontecia com freqüência. Muitas mulheres desse livro não são amplamente conhecidas graças a atitudes como essa. E tinha os casos das mulheres negras também, que acabavam deixando que homens apresentassem suas invenções por medo que a classe branca não quisesse usar ao saber que a ideia veio de uma pessoa de cor.

Resenha completa no blog Bala de Limão

site: http://baladelimao.blogspot.com.br/2017/07/resenha-wonder-women-de-sam-maggs.html
comentários(0)comente



Paula 10/09/2017

Sabe aquelas histórias que te fazem querer saber ainda mais sobre cada personagem abordado? É isso que acontece no livro Wonder Women, com uma diagramação simples e clara, nos sentimos parte da história de cada mulher que é retratada.
O livro é dividido em cinco capítulos, que apresentam ao leitor mulheres da ciência, da medicina, da espionagem, da inovação e da aventura. As ilustrações simples dão um toque a mais de delicadeza, sem rebuscamentos, deixando claro que quer ser valorizado pelo seu conteúdo, assim como cada personagem do livro, que ofereceu muito além do que a sociedade achava que elas eram capazes.
comentários(0)comente



Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 25/01/2018

Wonder Women
Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

2017 foi um ano em que o empoderamento feminino falou mais alto, tanto que a DC Comics trouxe para os cinemas no mundo inteiro o remake de Wonder Woman e, para fidelizar este poder feminino, a Primavera Editorial nos brindou com seu lançamento “Wonder Women”, um dos livros mais incríveis que li e trago para vocês a resenha a seguir:

“Wonder Women” conta a história de 25 mulheres que fizeram a diferença na história que por questões (incabíveis) seus feitos foram ofuscados por homens machistas e levaram os méritos pela tal descoberta ou criação; aliás, 60 mulheres, tendo uma ênfase nestas 25 mulheres.

O livro é dividido em cinco capítulos sendo eles: Mulheres da Ciência, Mulheres da Medicina, Mulheres da Espionagem, Mulheres da Inovação e Mulheres da Aventura nos quais esses capítulos conhecemos mulheres que mudaram o rumo da humanidade que assim como a autora Sam Maggs, norte-americana geek e feminista uma heroína por presentear com esta obra rica de história e ilustrações vintages que deixaram o livro muito fofo.

Ao receber este livro em parceria com a Primavera Editorial, fiquei encantado e logo que consegui li. E o que havia visto se confirmou: Wonder Women é um livro necessário para qualquer pessoa; um livro valioso e que pude perceber quão profundo a pesquisa que Maggs fez, explorado as personagens históricas mantendo os relatos ricos em detalhes que moldaram todo o contexto da obra.

“Wonder Women” ainda traz entrevistas com mulheres que ainda fazem a diferença na atualidade, cujos nomes não divulgados na mídia com frequência e, raramente se falam delas. Este livro fez com que assim como a heroína do cinema desse a volta por cima e mostrasse seu poder, o poder feminino, “Wonder Women”, trouxe histórias com mulheres guerreiras, sejam brancas, negras, orientais ou homossexuais; trouxe a verdadeira essência feminina.

(resenha completa no blog Irmãos Livreiros

site: http://bit.ly/SamMaggs
comentários(0)comente



giugiu3 23/09/2023

Muito bom saber a história de todas essas mulheres incríveis! Tantas histórias escondidas que eu nem sabia que existiam, incrível
comentários(0)comente



Clara 29/06/2021

um livro muito inspirador, foi ótimo conhecer mais aprofundamente sobre a vida das mulheres nas áreas de ciencias e exatas, uma coisa que está se tornando comum atualmente, mas que era completamente impensável antigamente.
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR