Cosmovisão

Cosmovisão David K. Naugle

Resenhas - Notas da Xícara Maluca

Haralan 06/02/2021

Vai explodir a sua cabeça
Cosmovisão é um conceito complexo. Sua definição parece simples, mas entender suas implicações é uma tarefa árdua, que implica transitar adequadamente por várias disciplinas e dialogar com muitos autores ao longo da história.

O que David Naugle fez neste livro é descomunal. Como o próprio James Sire disse: "David Naugle nos deixa todos em dívida com ele." E deixa mesmo, porque a profundidade e a amplitude que Naugle apresenta na obra fazem dela não apenas um livro texto sobre o desenvolvimento histórico do conceito mas, fundamentalmente, uma obra de referência à investigação do conceito.

A erudição do autor e a abrangência do conceito de cosmovisão, tornam a leitura relativamente difícil dependendo da formação de base do leitor. Quem não tem formação em filosofia lerá os capítulos dedicados à história filosófica da cosmovisão com maior dificuldade, uma vez que os autores abordados são em si mesmo difíceis (Kant, Dilthey, Hegel, Jaspers, Heidegger). Da mesma forma, a ausência de familiaridade com as ciências humanas e naturais causará alguma dificuldade ao leitor nos capítulos em que a cosmovisão é abordada em relação a estas ciências.

Feitas estas considerações que devem estimular uma leitura cuidadosa, o livro é fantástico na tarefa de ampliar os horizontes de qualquer um que esteja interessado em dialogar melhor com as diversas cosmovisões existentes mas, acima de tudo, ampliar sua compreensão sob inúmeros aspectos da cosmovisão cristã.

Aconselho, especialmente, a leitura dos capítulos sete a nove onde são abordadas as ciências humanas (Sociologia, Psicologia e Antropologia) e a teologia. No final, o autor ainda insere dois apêndices excelentes que ajuda o leitor a continuar caminhando pelo conceito em outras obras de referência.

Leia, não há arrependimentos.

Franciele143 20/03/2021

A visão do autor sobre o tema cosmovisão é um conjunto de períodos filosóficos e suas problemáticas, ele trás artigos de formas resumidas, a visão de cada filósofo, seu período histórico e o modo que cada um enxergava o período vívido com a perspectiva que ciência e física são o ponto principal dessa filosofia de vida que de forma direta unem os seres humanos a Deus, ele também explica que cada indivíduo tem sua própria cosmovisão pois depende do meio que o mesmo está inserido, de forma que cultura, tecnologia, estética são fatores diretos a retroceder a religiosidade, contudo ele resume o declínio humano sobre influência do egoísmo dualista sobre os prazeres carnais, pois o homem não só compromete o caráter e sim é um rompante direto com o intelecto, a busca dos prazeres da carne definitivamente afastam o homem da assenção da virtuosidade.

Minha compreensão sob resumo dos 5 capítulos lidos!

Epílogo
Nesse volume informativo localiza a origem da cosmovisão, examina a proliferação de seu uso em todo o mundo, fornece a fundamentação bíblica e teológica com conceito de grandes filósofos ocidentais sobre o tema de análise da cosmovisão, explorando as maneiras que tem sido usadas nas tradições cristãs e ortodoxas.

Rodrigo.Dias 25/02/2022

Um dos mais completos
Esse livro te leva a viajar pela história do conceito de cosmovisão.
Muito completo, e talvez o melhor no mercado brasileiro sobre o assunto de cosmovisão.
É muito legal ver a evolução do conceito até o autor afirmar que cosmovisão é ligada ao coração.

Léo_Martins 30/03/2022

Cosmovisão A história de um conceito
Neste livro, David Naugle fornece a melhor discussão sobre cosmovisão e o seu uso contemporâneo como uma abordagem totalizante para a fé e a vida.

Neste volume informativo, David Naugle localiza a origem da cosmovisão nos escritos de Immanuel Kant e examina a rápida proliferação de seu uso em todo o mundo de fala inglesa.

David Naugle então fornece o primeiro estudo jamais realizado dos insights de grandes filósofos ocidentais sobre o tema da cosmovisão e oferece uma análise original do papel que esse conceito tem desempenhado nas ciências naturais e sociais.

David Naugle dá a fundamentação bíblica e teológica do conceito, explorando as maneiras únicas em que a cosmovisão tem sido usada nas tradições evangélica, ortodoxa e católica.

marcelinho 20/08/2021

QUAL A SUA WELTANSCHAUUNG?
Todos nós, humanos, temos a nossa Weltanschauung, a nossa Cosmovisão. Ela é a responsável por dizer quem nós somos, como pensamos e agimos. Cosmovisão, sendo bem direto, é o modo como enxergamos o mundo e como respondemos as questões da vida. A Cosmovisão não é simplesmente visão de mundo, ela é uma manifestação de grupos ou até de nações inteiras, o famoso "espírito do século".

Não temos nada comparado, em português, sobre o estudo da cosmovisão como a obra de David Naugle. Obra importantíssima para quem quer estudar os diferentes movimentos que usaram o termo alemão Weltanschauung (Cosmovisão).

Naugle discorre longamente o desenvolvimento do termo Weltanschauung em diferentes áreas do conhecimento. Ele faz um desenvolvimento histórico do termo em disciplinas variadas ? teologia, filosofia, religião, ciências naturais, ciências sociais (psicologia, sociologia e antropologia) e etc.

Naugle, após desbravar varias disciplinas e seus proponentes que desenvolveram em suas respectivas áreas o termo Cosmovisão, ele faz uma reflexão teológica e filosófica do termo.

Ele aponta que Cosmovisão não é algo teórico, algo empírico. Na verdade, cosmovisão, é uma questão de coração. Nossa Cosmovisão começa no que cremos. Nas nossas ideias pré-teóricas. Cosmovisão é algo que já temos no íntimo do nosso ser. Podemos ter consciência dela, ou não. Ela pode ser consistente, ou não. Todo verdadeiro, ou mentira. A cosmovisão fornece o fundamento sobre o qual vivemos, nos movemos e existimos.

Joy 03/08/2022

Sem dúvidas um dos meus livros favoritos da vida!
O Nathan, usa um pouco de uma escrita incrível para falar da forma mais poética e envolvente sobre ?esta xícara maluca que nos mantém girando?.
Recomendo demais essa leitura ?.