Todas as Estrelas do Céu Enderson Rafael

Resenhas - Todas as Estrelas do Céu

Adriana 26/09/2011

Este é um livro nacional que eu desejava fazia muito tempo. Fiquei super curiosa depois de ler uma resenha ótima da Camila, no Leitora Compulsiva. A partir daí, li muito mais sobre a obra e também sobre o autor, que a escreveu quando tinha apenas 19 anos.

Tenho uma coisa importante pra dizer: o livro é lindo! A edição e a capa são super bem feitas, muito bem graficadas e com ótimas ilustrações em cada página e no início dos capítulos. Foi amor a primeira vista!

Sobre a história, eu confesso, me apaixonei! Sou uma romântica incurável, e a história de dois amantes separados pelas circunstâncias do destino sempre mexe comigo. O livro me lembrou bastante a tragédia de Shakespeare, Romeo e Julieta. Não que Carol e Leandro, os protagonistas, sejam de famílias inimigas. Muito pelo contrário, o problema deles é serem da mesma família: serem irmãos!

Calma! Antes de vocês se assustarem, deixo claro que eles não são irmãos de sangue! Leandro é adotado. Mesmo assim, o que importa realmente na trama e cria todo o dilema moral é que a criação dada aos dois sempre foi de irmãos. Eles se viram desde crianças como tal, até que cresceram e amadureceram, percebendo que se amavam.

Só que este é um amor fadado ao desastre, porque a sociedade em geral rejeita este tipo de relacionamento. E este é o mote central da trama, como lidar com uma situação destas? Será que o amor pode vencer a todas as barreiras, até mesmo as impostas por aqueles que amamos?

A forma como Enderson Rafael conduz a obra é muito leve e extasiante. Com uma linguagem muito mais simples e acessível do que a que estou acostumada, o autor consegue dar a narrativa um clima mais jovial. Adorei ler algo com tantas referências à cultura brasileira, os programas de TV que assistimos, nossos hábitos e costumes, tudo que geralmente acompanhamos meio “de fora” nas obras estrangeiras. Assim podemos nos identificar com os lugares e situações vividas no livro.

Eu, que sou do sul, simplesmente amei a alusão ao sotaque dos “manezinhos da ilha” de Santa Catarina, porque com certeza quem é de Floripa tem um jeito todo especial de se expressar, quem já foi pra lá vai me entender. Também achei muito legais as confusões de todo mundo com Petrópolis e Teresópolis, eu não saberia distinguir um do outro, até porque não conheço nada do Rio de Janeiro. Mas enfim, o que eu quero dizer é que é sempre ótimo poder ler algo em que podemos nos reconhecer.

É um livro que recomendo com certeza, uma obra em que você vai sorrir e chorar! Todas as Estrelas do Céu tem poucas páginas, 155 apenas. Mas nelas cabe uma história de valor inestimável: uma história de amor! Leiam.

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/09/26/enderson-rafael-todas-as-estrelas-do-ceu/

Nina 18/07/2011

Desde que comecei meu blog, tem sempre alguns nomes que eu escuto sempre. Novos autores que vejo se esforçando para divulgar seu trabalho e conquistar seu espaço. Dentre eles está Enderson Rafael, companheiro de twitter, integrante do Novas Letras e sempre presente em eventos. Posso falar que ele é o campeão das críticas positivas. E eu morria de vergonha de não ter lido o livro dele ainda. Ainda, pois esse mês o tema do Desafio Literário 2011 é Novos Autores, e eu guardei esse momento para fazer uma homenagem merecida a esse querido autor.

Acho que todo mundo conhece a história do Enderson, né? Não? OK...
Todas as Estrelas do Céu foi escrito há uns dez anos, ainda na adolescência do autor, mas só agora foi publicado por uma editora, depois de muito esforço e dedicação. Ele fez várias cópias do seu manuscrito e saiu distribuindo pelo país, para conseguir divulgação. Assim, o livro foi conquistando espaço e acabou se tornando queridinho da blogosfera.

O livro fala sobre a história de Leandro e Caroline, ou Lê e Carol, irmãos, filhos de Lúcia e Marco. Carol é filha biológica do casal, uma menina doce, linda, inteligente, perspicaz e com alma de poetisa, mas Lê é adotado, foi deixado ainda bebê na porta do casal, que o criou com muito amor e consideração.
Quando eles entram na adolescência, junto com todas as dúvidas e ansiedades típicas da idade, eles descobrem um no outro o apoio e a compreensão que buscam, até se perceberem apaixonados.

E agora? Eles não são irmãos de verdade. Biologicamente falando, eles não são nem parentes. Aliás, ainda falando em biologia, um casamento entre primos seria mais incestuoso (oops!). Juridicamente, eles só precisavam localizar os pais verdadeiros de Leandro para resolver a documentação. Mas como enfrentar seu pais? Como explicar para Marco e Lúcia que estavam apaixonados e dispostos a tudo para viver esse amor? É claro que para eles não é tão simples assim, como aceitar seus dois filhos apaixonados? E é claro que eles fariam tudo para impedir essa loucura.

Preciso muito parabenizar a coragem do Enderson Rafael em tratar de um tema tão delicado e polêmico. Porque esse assunto mexe com nossas crenças, nosso hábitos, e faz com que a gente repense certos pré-conceitos. E é justamente esse o tema central - nossos preconceitos. A atitude dos pais chega a ser revoltante, por mais que eu entenda que eles exerguem Lê como um filho, nada explica tanto radicalismo.

E eu torci muito por esse casal. OMG, eu ri, chorei, esbravejei pela casa, emocionada com cada lance dessa história. Os personagens são muito carismáticos e tão bem construídos que passa a sensação de que eles são pessoas do nosso dia-a-dia.
Eu lia e me lembrava de uma outra história: Os Maias, de Eça de Queiroz. A diferença é que Carlos e Maria Eduarda eram realmente irmãos. E ainda sim eu torcia para que houvesse um jeito para eles ficarem juntos, afinal eles foram criados separados, não tinha amor de irmão entre eles.
Agora imaginem minha torcida por Carol e Lê, que nem irmãos de verdade são.

E o final?
É épico, romântico e inacreditável.
Você lê e diz: "é sério? é sério? É SÉÉÉRIOOOO???"
Bom, pelo menos foi o que aconteceu comigo, depois que passou o susto.

Resenha postada no meu blog Pronto.Falei! http://ninattavares.blogspot.com/2011/07/todas-as-estrelas-do-ceu-enderson.html

Ioná 13/07/2011

Corajoso!
Tenho que reconhecer que abordar um tema destes, eh muito corajoso.
Tentei me imaginar na situacao da Carol, mas pra mim eh beeeeeem dificil pois nao tenho irmaos, soh irmas.
Adorei a parte conclusiva ter se passado em Florianopolis. Amo Floripa.
A obra eh intensa, cheia de emocao. Achei as atitudes dos personagens bastante verossimel, pois adolescentes sao mesmo imprevisiveis e ousados.
O final foi pesado mas nao me chocou, imaginei que a historia nao pudesse terminar diferente.
Valeu a pena cada pagina.
Recomendo.

talita 04/06/2011

...
Eu estava dormindo quando ouvi uma buzina... Era uma moto dos correios, com o que eu eu já estava esperando ansiosamente: o livro "Todas as estrelas do céu".
Eu não sei explicar o que me fascinou nele. Pode ter sido o cheiro, pode ter sido a capa, pode ter sido os personagens, a história, mas provavelmente foi tudo.
Não vou contar a história para não estragar a emoção de quem vai lê-lo pela primeira vez, mas já vou avisando para preparem seus corações para uma viagem, não só na história, mas dentro de si. É um daqueles livros que enquanto você lê, pensa: e se fosse eu?
Um livro que conta uma situação possível, e não é só isso, é uma reflexão, um choque de realidade, uma briga entre moral x imoral.
Leiam, vocês com toda a certeza ficarão pensando ao terminarem: O que eu faria? Eu pensei, pensei, e ainda não sei.

Gi 30/05/2011

Interessante...
O livro nos faz refletir sobre a família e sobre regras impostas pela sociedade.
O Autor soube escrever de forma delicada e amavel um tema tão intragante e polêmico.
Aconselho a leitura desta livro e com certeza lerei outros títulos do Autor.

Amanda Ariela 04/05/2011

Todas as Estrelas do Céu
Vocês não sabem como esta difícil para mim, escrever(mesmo que mentalmente) esta resenha para mim! Não por que não gostei do livro, muito pelo contrario, eu amei tanto, gostei tanto e ‘’mexeu’’ tanto comigo que eu não sei se vou conseguir expressar bem o ‘’turbilhão de emoções’’ pelo qual eu passei! Se eu não conseguir me crucifiquem! , comprem o livro, e entendam do que eu estou falando!

Continua em : http://agarotadocasacoroxo.wordpress.com

Núbia Esther 23/04/2011

Todas as Estrelas do Céu foi escrito pelo Enderson Rafael há mais de 10 anos e depois de esforços bem sucedidos empreendidos pelo autor o livro foi publicado por uma editora e tem feito muito sucesso. Para quem não conhece a história, o Enderson fez várias cópias do seu manuscrito e saiu distribuindo-as por todo o Brasil assim ele pretendia que o seu livro se tornasse conhecido e quem sabe assim chamar a atenção das editoras e alçar vôos mais altos. Eu ganhei a minha cópia em uma promoção no twitter, então tive a chance de conhecer a história da Carol e do Lê antes de todo o sucesso que o livro está fazendo hoje, sucesso merecido é claro.

A história criada pelo Enderson cativa aos pouquinhos e literalmente nos pega desprevenidos. Adorei conhecer a Carol e o Lê e sua história de amor impossível. Quer dizer, impossível não a história é bem possível todas as impossibilidades são plantadas pelo preconceito arraigado, preconceito com alma de erva daninha, daquelas que quando se acha que conseguiu se livrar dela lá está novamente. É assim que enxergo o papel dos "pais" dos garotos. "Pais" pois para os desavisados de plantão o livro conta a história de amor entre dois irmãos Leandro (filho adotivo) e Carol. Sempre se tratando como irmãos e confidentes, os dois não percebem os sussurros provocados pelo sentimento latente e acabam sendo despertados pelos rugidos de um amor sublime, total e forte. Com força o suficiente para carregar os personagens em suas aventuras em prol desse amor, desde o inicio destinado a ser suplantado e calado por aqueles que os cercam. Será que o amor dos dois conseguiu ser ouvido, ou será que foi silenciado? Não contarei o final para não estragar a surpresa.

Mas já vou avisando que é um romance adolescente, então, não espere uma leitura muito profunda e com tramas complexas. A história é simples, e é justamente sua simplicidade que cativa e torna a história leve e divertida de se ler. Ler sobre os receios da Carol e o Lê a descoberta do amor pela “irmã” nos faz voltar aos bons tempos da adolescência, quando as miríades de emoções afloram com força total e nos deixam em meio a um vendaval de sentimentos. É sempre bom ler um livro que nos remeta a uma boa fase de nossa vida, ainda que seja a vida de outros e os lugares e histórias sejam diferentes. Se você gosta de um bom romance adolescente irá gostar de Todas as Estrelas do Céu.

Ah, e já ia me esquecendo de mencionar o bônus que contribui e muito para enriquecer a história: as descrições geográficas! Lendo o livro visitei Teresópolis, Búzios e Floripa. Reconheci muitos dos lugares lindos que visitei nesta última. Uma agradável leitura para uma tarde.

[Bookaholic World]-http://abookaholicworld.blogspot.com/2010/09/sexta-do-leitor-14-todas-as-estrelas-do.html

Gabi 13/04/2011

Meu grande problema, ao ler esse livro, foi ter expectativas. Talvez seja por isso que dei somente duas estrelas, por esperar mais e me decepcionar.
Apesar de grande parte das resenhas dizendo que o livro fala sobre amadurecimento, eu não vi isso em parte alguma do livro.
Concordo que o Leandro foi uma parte madura porém a Carol deixou a desejar.
Ela desistiu facilmente do Leandro e ainda dizia que amava ele, logo depois ela disse que queria aproveitar as baladas, sair mais, ou seja, trocou o Lele por B A L A D A S !
E não é só ela que é perturbada, o pai dela, Marco, ora diz que eles erraram em tomar atitudes drasticas contra o Lele e logo após vai furioso atrás da filha.
Em meio a essas idas e vindas, fico me perguntando se perdi algo que tenha causado essas mudanças tão drásticas.

Esse livro me lembrou A Marca de uma Lágrima de Pedro Bandeira, pois aconteceu o mesmo quando o li, me senti completamente perdida. Então, novamente, sou minoria ao achar Todas as estrelas do céu como um livro "não tão bom".
Minha sina.

Micaela Borges 27/03/2011

Um livro muito comovente, realmente o final me surpreendeu, é tipo romeu e Julieta da mesma familia, e os pais quiseram proibir tanto que ficaram sem os dois.
È uma lição de vida.

Nanda Meireles 11/03/2011

A primeira coisa que me chamou atenção referente ao "Todas" foi, incontestavelmente, o empenho, a dedicação e confiança do autor. Enderson escreveu esse romance aos 19 anos e, desde então, foi divulgando no boca a boca, na distribuição gratuita de exemplares e passando por cima das palavras negativas e de depreciação, que eu suponho tenham tentado desanimá-lo. E após 10 anos, Enderson conseguiu a tão merecida publicação do seu romance.

Sobre a obra, eu tive o privilégio de ter em minhas mãos uma das centenas de cópias espalhadas pelo Brasil durante o processo de divulgação, prova do esforço do autor e de várias outras pessoas que acreditaram no potencial do livro.

O resultado foi que não desviei meus olhos das páginas até o último ponto final. Eu tenho uma forma peculiar de me envolver com a trama que leio, sentindo na pele cada emoção passada a nós, leitores. E confesso que teve partes que me emocionaram junto de Lê e Carol.

"Todas" é um bom livro pra ler ouvindo música, viajando e conhecendo trechos do Rio de Janeiro e de Floripa, já que a paisagem fora narrada de forma concisa e deslumbrante.

As referências ao que no ano de 1999 era sucesso me fizeram dar boas risadas e me martirizar por um dia ter curtido tanto Britney e Dawson's Creek... (rs)

Esse livro me fez lembrar de"Três Metros Acima do Céu" de Federico Moccia, ambas as obras tratam de jovens e seus amores conturbados com fins surpreendentes. Porém eu prefiro mil vezes o "Todas", talvez por sua narrativa mais entusiasmante ou pelo suave e doce romance por Enderson criado. Na verdade, eu me decepcionei um pouco com o livro de Moccia, entretanto fiquei agradavelmente surpresa com Enderson.

Gostaria de dividir com vocês alguns trechos que faço questão de frisar:

"Ela queria, como qualquer adolescente, o mundo, mas não sabia quais armas usar, nem se as possuía"
"Ela começava a perceber que Leandro era justamente quem ela esperava há tanto tempo. Mas ele era seu irmão, adotivo, tudo bem... Seus pais nunca aceitariam isso... A luz da ciência, da biologia, da genética eles poderiam muito bem ficar juntos mas e a sociedade, sua família, e Deus?"
"...a felicidade chega sem bater, se instala, mas nunca se deixa compreender."

Não deixem de fazer parte dessa história, conheçam Carol e Lê, se apaixonem e se surpreendam com a intensidade de um amor julgado e condenado pelo mundo.

Ligia Paulino 05/03/2011

Fiquei conhecendo o "Todas" através do Twitter, alguns blogs na qual sigo começaram a divulgar o trabalho desse autor super simpático, li algumas resenhas, a sinopse e isso só fez a minha vontade de lê-lo aumentar cada vez mais, participei de algumas promoções e adivinhem? Isso mesmo não ganhei, e assim ele foi para a minha listinha de desejados e a vontade crescendo, bem criei vergonha na cara e no bolso rsrsrs ... e em um dia no twitter o Ederson anunciou que a 2AB estava vendendo o exemplar e quem comprasse o End estava no loja nesse momento e mandaria o livro autografado =), então não pensei duas vezes e comprei na mesma hora.

Começo falando da estrutura do livro, a capa é linda gente! o livro todo em sim foi muito bem trabalhado, pude ver no decorrer da leitura, que todos aqueles que ajudaram o "Todas" a chegar em nossa mãos lindo como está agora fez com muito carinho e agradeço por isso, Obrigada!. Em cada capitulo vemos algo novo, adorei os detalhes das constelações em cada página e no começo de cada capitulo temos o nome de uma constelação e o seu formato!! eu amei cada detalhe presente no livro!

Não tem como largar o livro antes que ele chegue a seu fim, no dia que fui ler o "Todas" ele foi único, foi a primeira vez que fiz algo diferente. Sempre que leio ou é no meu quarto ou na casa da minha avó, mais nesse dia me deu uma vontade de fazer algo diferente, quando ia começar a ler me deu vontade de não lê-lo em casa, peguei o ónibus e fui para um lugar em que eu sempre quis separar um dia para ler e nunca fui, na praia. Era mais ou menos 14:00 horas quando sai de casa, só vim chegar em casa novamente aproximadamente 18:00 horas. Assim que terminei de ler o livro o por do sol foi iniciado e não resisti em apreciar a linda paisagem e foi assim um dia que fiz algo que gostaria de fazer e que combinou bastante com o livro que li! eu amei.

A história, o romance, a lição de vida, a reflexão que ele nos faz ter é maravilhoso o End sob colocar em apenas 160 páginas um obra surpreendentemente linda! Não terei como esquecer o Léo e a Carol! Enderson você está de parabéns!

O "Todas" é o primeiro romance lançado pelo Enderson, uma linda história de amor, que nos faz refletir bastante noque achamos ser o certo ou o errado, temos mesmo esse poder de julgar? conceitos, crenças presentes na sociedade, será que o que pensávamos está colocando as coisas no lugar, não estaríamos assim desajustando tudo?

Em "Todas as Estrelas do céu" presenciamos uma obra polêmica mais que é doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado (primeira obra que leio sobre o assunto), é um livro adolescente, mais não necessariamente só para os adolescentes, a descoberta do primeiro amor, um romance cativante que nos mostra os obstáculos da vida, nos faz refletir questões do tipo, até que ponto os pais podem tomar decisões pelos filhos? Tudo é valido quando o amor está em jogo? questões essas que eu não refletia até o momento que terminei de ler o livro. Recomendo sim e afirmo que esse foi um dos melhores se não o melhor livro da Nossa Literatura Nacional que mais gostei.

beijocas ;**

Patrícia 15/02/2011

Todas as Estrelas do Céu
Hey pessoal, hoje venho falar sobre um romance que em 2010 foi considerado o melhor romance do ano: “Todas as Estrelas do Céu”, do autor Enderson Rafael. A estória levou dez anos para ser publicada, mas sem exagero algum, valeu muito a pena esperar.
O livro conta a estória de Leandro e Caroline, ou simplesmente Lê e Carol, que são irmãos sendo que Leandro é adotado, mas desde sempre foi criado com todo amor e carinho por Lúcia e Marco. Carol é filha biológica do casal, uma menina doce, linda, inteligente, perspicaz e com alma de poetisa.
Ambos estão no auge da adolescência onde tudo é demasiadamente levado ao extremo, principalmente quando o assunto é o coração. Lê e Carol foram criados juntos, mas em determinado momento se vêm apaixonados um pelo outro. Eles se viram em uma situação onde não sabiam o que fazer. Entre as opções estavam: viver esse amor de forma intensa e verdadeira ou esquecer a loucura e continuar como os irmãos que sempre foram. Quem já foi adolescente sabe como tudo isso é vivido de forma intensa e exagerada, e posso lhes garantir que em alguns momentos me enxerguei em Carol.
Não posso falar muito sobre a estória sem soltar um spoiler, mas meus queridos não percam a oportunidade de apreciar está obra. Enderson a escreveu de forma inteligente e delicada e a cada pagina você sente a necessidade de ir até o fim junto com o casal, em busca de uma solução para tudo. A estória emociona pelo amor lindo que eles sentem um pelo outro. É um amor cheio de descobertas e amadurecimento, como há muito tempo não se via na literatura nacional. Um amor tão lindo e trágico como os romances de William Shakespeare, mas que nos traz a lição de que sempre vale a pena amar, não importando os obstáculos que serão encontrados em sua jornada.

bizinhavieira 06/02/2011

Todas as estrelas do céu
Desde sempre adoramos livros protagonizados por casais impossíveis, amores proibidos. Romeu e Julieta que o digam. Mas ao contrário deste casal os protagonistas de "Todas" não são de famílias inimigas. O problema é muito maior: eles são irmãos. Leandro, filho mais velho do casal, foi adotado ainda bebê depois de ser abandonado na porta da casa deles. Alguns anos depois nasceu Carol e mais tarde Maria Eduarda.

O livro já começa com Leandro e Carol apaixonados um pelo outro, mas ainda inconscientes desse fato, acreditando que o que sentiam se devia ao fato de serem irmãos e grandes amigos. Mas aos poucos vão descobrindo essa nova face do sentimento que nutriam um pelo outro. E a confusão ao descobrir que era recíproco.

E o que fazer quando se é refém de um amor condenado pela sociedade, proibido pela justiça e incompreendido por todos? Alguma coisa pode acabar com um sentimento desses? O autor nos carrega pelos medos, inseguranças e certezas desses dois adolescentes em frente a um amor tão intenso quanto tudo que acontece nessa fase da vida. Um romance que faz o leitor sorrir, chorar, torcer e pensar. Como todos os adolescentes, Carol e Lê são puro sentimento e isso se espelha no leitor. Recomendadíssimo.

FRASES
"Sabe, minha filha: os homens se gabam de mandarem no mundo, só que se esquecem que as mulheres se gabam de mandarem neles..." p.48

"Minha irmã, minha amada, meu anjo: nenhum amor é amaldiçoado, esta é justamente a face mais perfeita do imperfeito ser humano." p.61

"- Cara, este teu sotaque de 'manezinho da Ilha' é muito maneiro...
- Ah, Leandro, vai tirar sarro da cara de outro, vai! Tu és tão catarina quanto eu, e ilhéu ainda por cima... Pelo menos não fui eu que fui morar no Saco dos Limões quando nasci...
- Só faltava essa, tirar onda porque era um recém-nascido que morava no Itacorubi... Você é incrível, Luiz..." p.122

-- Mais resenhas em http://bizinhavieira.blogspot.com

@apilhadathay 12/01/2011

Arrebatador
"Qual opção se deve escolher, quando não se tem nenhuma?"

Li o TODAS em algumas horas. E foi uma experiência fascinante. Devia-me esta leitura desde o ano passado e, finalmente, pude matar a vontade de conhecer a história de Leandro e Caroline Fraga.

E a resenha foi concebida ao som de Alanis Morrissete (No pressure over cappucino), como não poderia deixar de ser – a belíssima música tema do casal protagonista.

"O tempo cura as feridas, mas não as cicatrizes."

Leandro (Lê) é o filho de criação de Marco e Lúcia Fraga. O casal adotou-o ainda muito menino e depois tiveram duas filhas, Caroline (Carol) e Maria Eduarda (Duda).

Lê foi criado como irmão das duas e, de fato, ele tem um carinho até paternal por Maria Eduarda. Mas, numa dessas Inexplicáveis que a vida apronta com o coração da gente, ele passou a ver Caroline com outros olhos.
E o melhor, ela também.
E o pior, os pais não gostaram nada: receberam a notícia como parte da sociedade receberia, com olhos cínicos e egoístas de quem só consegue ver um palmo à sua frente.

"Isto é ser humano... criar verdades mentirosas, para satisfazer de mentira a verdade que nem verdade é."

É possível dois irmãos de criação se apaixonarem um pelo outro?
Gente, isso dá tanta discussão que nem sei por onde começar.

É sabido que sendo os dois registrados com o mesmo sobrenome e a mesma filiação, não há possibilidade jurídica de eles, digamos, se casarem. A não ser que Leandro reencontre sua família e, com o devido processo judicial, mude sua filiação.

Até aí, tudo bem.
E, sem o impedimento jurídico, podem continuar negando o romance?

Dizem que pai/mãe não é quem põe no mundo, mas quem cria.
Marco e Lúcia veem Lê como um filho – uma vez que só não o viram nascer - e consideram aquela relação dele com Carol incestuosa. Errada. Não natural. Contra a moral.

E por que as pessoas não veem com o mesmo grau de dificuldade o relacionamento entre primos? Da última vez que chequei, primos compartiam mais DNA do que irmãos adotados!

Veja bem, “o coração tem razões que até a razão desconhece”, você não pode decidir quem vai amar, porque o amor decide o que quer, na hora que quer, e pode surgir do nada. No fim das contas, se pararmos pra pensar, ele surgiu mesmo de onde não parecia possível.

É aquela questão: na condição de humanos seres tolos que somos, se procurarmos motivos para NÃO ficar com alguém, sempre vamos encontrar! O que muda é até onde você está disposto a ir pela pessoa que cativou seu coração. E quem é esta pessoa, não no mundo, mas na sua vida.

Eu achei Lê o máximo, embora um pouco louquinho, e me identifiquei com Carol – a veia poética que toda garota já desenvolveu na adolescência, as playlists com Britney Spears, Pink Floyd, Alanis Morrissete...

É algo que a gente sente próximo, quase como se estivesse acontecendo na casa ao lado, só que é em Teresópolis e Floripa, nessa atmosfera de sonho em que eles se viram envolvidos em dado momento do tempo!

"Os homens se gabam de mandarem no mundo, só que se esquecem que as mulheres se gabam de mandarem neles."

Achei este trecho, de Marco Fraga, engraçado e interessante. Certos casais, não importa quanto tempo passaram casados, são simplesmente, uma gracinha de se ver: Marco e Lúcia deveriam saber que o amor resiste a muita coisa.

Depois que veio à tona aquele romance - à primeira vista, impossível - Leandro foi separado à força de Carol, por ordem dos pais, e precisava reconstruir a sua vida em Floripa, sua cidade natal. Talvez assim fosse mais fácil... mas quem disse que o coração escolhe o caminho mais fácil?

"Talvez lá ele tivesse sido feliz, sem saber, e isso é característico dos humanos: desconhecer a própria felicidade quando se tem uma."

Eu esperava uma narrativa mais densa, até porque as tramas que geralmente leio costumam ser bem enroladas, psicológicas, aterradoras, tentam nos fazer ligar pontos aqui e ali, mexem com a cabeça da gente e, às vezes, dão pane no sistema.

O texto do TODAS não é assim: é enxuto, delicioso de se ler, com uma linguagem jovial e expressões típicas catarinenses, descrições breves - porém precisas - e, quando você começa a se empolgar, depois de já ter chorado um bocado, lá vem o último capítulo.

Um final...
Como definir aquele final, além de inesperado? Épico, romântico (falo do movimento Romantismo), com aquela leve pitada do inacreditável.
Você diz... “Sério? SÉRIO??”
Ao menos foi a minha reação, depois de alguns minutos de aturdimento.

Durante a leitura, sempre que os dois mencionavam “o irmão” ou “a irmã” na conversa, eu rebatia baixinho “Mas eles não são irmãos!”.
É complicado. É uma obra polêmica, que me surpreendeu bastante.

Não gostei de uma coisa, apenas: foi muito breve!
Eu queria ter conhecido mais da vida prévia deles, talvez cenas da infância, que condensassem nas nossas mentes o tipo de amor que sempre houve ali. Ou dar mais destaque aos pais, Marco e Lúcia, que parecem ser um casal muito lindo, mesmo.

No entanto, estou mais que feliz de ter lido este livro e só me arrependo de não ter lido antes. Leitura recomendada!

PALAVRAS NOVAS

Complacente = benigno, benevolente