O Mundo Mágico de Harry Potter

O Mundo Mágico de Harry Potter David Colbert

Resenhas - O Mundo Mágico de Harry Potter

1 | 2 | 3 | 4 | 5

amanda 03/01/2023

odeio a j.k por ser tão horrivel e escrever tão bem.
eu amo esse livro, só adicionei aqui porque só apareceu livro velho, mas enfim, minha infancia e meu primeiro traço de personalidade
Letícia 03/01/2023minha estante
Sinto o mesmooo

amanda 03/01/2023minha estante
queria nunca amar algo daquela mulher mas hp é inevitavel

Jairo Ferrer 03/01/2023minha estante
A J.K Rowling é uma pessoa maravilhosa.

amanda 03/01/2023minha estante
Jk e pessoa maravilhosa na mesma frase..... mds.....

Beatriz Gosmin 29/04/2011

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.blogspot.com
O livro é nada menos que revelador. A Rowling sempre foi e sempre será uma diva pra mim. Eu sempre a via como uma escritora fabulosa e muito inteligente, mas eu estava errada: ela é uma super escritora e MEGA inteligente.

Este livro coloca os leitores e fãs de HP a par dos segredinhos que a escritora usou para escrever a série, como os animais que são citados no decorrer dos livros. Eles não são inventados por ela, alguns vêm de séculos e séculos atrás, de lendas, superstições, histórias contadas, etc.

O que mais me chocou foi a habilidade de como ela foi introduzindo estes seres, nomes de personalidades que existiram, características de alguém em personagens, e a utilização do Latin. Isso de um modo bem escondidinho que o leitor nem sequer nota.

Vejamos, os feitiços – a maioria – são derivados do Latin! Veja alguns exemplos:

Crucio: em latin quer dizer tortura, suplício.
Impero: em latin significa nova ordem ou comando.
Lumos: luz.
Nox: escuridão.
Accio: chamar, convocar.
Aparecium: vem de appareo, tornar-se visível, aparecer.

Os nomes dos personagens/lugares também são tão bem elaborados que fiquei surpresa em descobrir alguns. Exemplos:

Dursley: Uma cidade próxima à terra natal de Rowling
Snape: é o nome de um vilarejo na Inglaterra.
Beauxbatons: palavra francesa que significa “belas varinhas”
Cedrico Diggory: um dos livros favoritos de Rowling é “As crônicas de Nánia”, onde há um personagem com o nome de Diggory Kirke.
Remo Lupin: Lupus em latin significa “lobo” e os lendários fundadores de Roma que foram amamentados por uma loba, chamavam-se Rômulo e Remo.
* Os Potter ganharam esse nome em homenagem a vizinhos de J. K. Rowling.

E vocês sabem em que ano o Harry nasceu?

No livro diz que alguns fãs dizem que foi em 1980, calculando a partir do 500º aniversário de morte de Nick Sem-Cabeça, em A Pedra Filosofal. Nick morreu em 1492. Dessa forma, A Pedra Filosofal se passaria em 1992 Harry tem 12 anos nessa ocasião. Apesar de alguns pequenos detalhes no livro contradizerem essa conclusão, ainda é um bom palpite.

No livro há diversas coisas super interessantes, que me fizeram venerar a Rowling. A sua inteligência e criatividade são excepcionais! O.O

“Um dos prazeres de ler J. K. Rowling é descobrir as divertidas referencias à história, às lendas e à literatura que ela esconde em seus livros”
O que posso dizer, vale muito a pena ler este livro!
No final dele contem fontes e bibliografias com site e livros bem legais, que podemos usar para aprofundar nossos conhecimentos sobre as diversas criaturas mágicas (entre outros) assim como J. K. fez.
marciad2 27/04/2020minha estante
Não consigo ler nenhum livro aqui só vejo mas ler que é bom nada

Beatriz Gosmin 27/04/2020minha estante
Oi, vc não consegue ler pois nao acessa livro ou por outro motivo

Mimica 13/09/2021minha estante
Eu tenho uns livros que gosto,como esse mas eu acho que para as madrugadas em clara fica melhor ler no cell. Pq se eu ligar a luminária de madrugada minha mãe vai brigar, mas no meu cell não tem problema

Vamlirynna 03/05/2022minha estante
J. K. Rowling só é boa quando não tá escrevendo merda pros outros. ?

Isa 03/09/2021

Funciona como um almanaque, é bem interessante e legal pra ganhar informações caso vc já seja fã da saga

Ranna.Alves 31/10/2021

Cumpre o que promete
Não é um livro extraordinária, mas cumpre o que promete, falar um pouco sobre a origem dos significados que circulam o mundo de Harry Potter, é uma leitura bem legal pra quem é fã, e ainda mais se gostar de mitologias do mundo como egípcia, grega e nórdica, recomendo sim!!

A.Maia 21/07/2022

O Mundo Mágico de Harry Potter
Este exemplar engloba várias curiosidades e desmembramentos de todo o universo criado por J.K. Rowling. O livro deixa claro que não teve aprovação da autora, mas o que consta nele tem tudo para ser extremamente certo a respeito do mundo mágico de Harry Potter. Alguns detalhes eu já conhecia, outros achei bem interessantes. Como sou apaixonada por este universo, o livro me intrigou.

A leitura é simples leve e rápida, conta com especulações e informações a mais, dá aquele gostinho de não termos nos despedido do mundo mágico. Possui diversas imagens e cada capítulo abre um tema específico.

Aborda a jornada do herói que o protagonista percorre ao longo de todos os livros e filmes; também percebemos alguns seres que apareceram muito antes em mitologias antigas, já mencionados por outros autores; assim como o significado do nome de feitiços e as adivinhações, entre outros.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

larissa viana 26/06/2021

É bom. Não chega a ser tão informativo, é mais um complemento pra quem tá lendo a saga. Mas a leitura é leve e dá pra ler rapidinho.

Damien 07/07/2020

Eu não gosto de espalhar esse tipo de pensamento, mas eu preciso dizer q eu me senti perdendo muito tempo lendo esse livro. Entendo que possa ser interessante para alguns leitores, mas para mim a leitura foi, extremamente, maçante.
Todas as informações compiladas nesse livro, são muito facilmente encontradas na primeira pesquisa q vc fizer sobre o tema na internet ou até mesmo nos livros originas de Harry Potter. O livro deixa uma sensação de "resumo" no leitor e devo dizer que achei algumas escolhas bem preguiçosas, por parte do autor. Por exemplo, tá tudo indo "bem" na leitura e do nada ele acrescenta três parágrafos enormes do livro de Senhor dos Anéis para "acrescentar" alguma informação sobre a criatura abordada no capítulo. É ridículo e isso acontece mais de uma vez, sobra até pro Julio Verne no capítulo sobre lulas gigantes...

Enfim, não recomendo.

Victória Guimaraes 13/07/2021

Mundo Bruxo Curioso
Um mundo cheio de curiosidades nos aguarda nesse livro! O Mundo Mágico de Harry Potter: Mitos, Lendas e Histórias Fascinantes nos mostra algumas curiosidades sobre o mundo bruxo, como a origem de diversas criaturas, a origem dos nomes de vários personagens que amamos e até mesmo curiosidades que ligam essa obra a nossa realidade como comparações religiosas e culturais.

OBS. Deixando claro que é um livro não aprovado pela autora, mas é gostoso imaginar de onde eles vieram e esse livro é como se fosse uma portinha pras curiosidades do mundo bruxo que tanto amamos.

David (o autor) separa o livro por cada criatura e personagem contando um pouco de sua história e origem, alguns personagens mencionados são: Os Malfoy; Minerva; Severo Snape; Albus Dumbledore e vários outros.

A Leitura é bem fluida e se você não for atrasado como eu rsrsrsrs sei que lerá rapidinho e se for um curioso do mundo bruxo como eu sei que vai amar esse livro mesmo ele não sendo oficial!

É isso pessoal espero que vocês tenham gostado da resenha

site: https://www.instagram.com/p/CRSfaCoDmC-/?utm_source=ig_web_copy_link

Mari_Finco_Favero 16/04/2020

Esta que vos escreve nunca negou seu amor pelo universo de Harry Potter, então quando me deparei com o livro 'O mundo mágico de Harry Potter' não resisti e o adquiri.
Este é um livro para os fãs mesmo. Sendo que o autor David Colbert analisa de forma bem particular as singularidades das palavras que J.K. Rowling utiliza na série de livros Harry Potter e tenta desvendá-las mediante pesquisa dos termos.

O livro é bem curto, mas consegue convencer pela curiosidade que vai incitando. É muito bacana perceber por ele que a autora do bruxinho querido se deu ao trabalho de ir longe em suas pesquisas para colocar o nome dos personagens mediante sua personalidade e o significado reais deles.

Para quem é fã ou simplesmente curioso, vale a pena.
marciad2 18/06/2020minha estante
Não consigo ler nenhum livro aqui escolho mas pra ler tá difícil. Você poderia me falar como faço para ler?

Mari_Finco_Favero 18/06/2020minha estante
Márcia, te respondi por mensagem.

Isadoleleo 25/12/2022

É interessante e ajuda imenso quem quer aprender um pouco mais sobre o mundo de HP, no entanto é cansativo de se ler, tem uma vibe meio parada, sei lá. Recomendo para ?vocês? amantes de HP e do mundo bruxo.

Márcio 27/07/2022

Pra quem tem o interesse em conhecer sobre a mitologia e a relação da magia com o nosso mundo, o livro é super recomendado. Tem uma linguagem fácil e bem explicativa, com exemplos de textos onde comprovam que a magia já fazia parte do nosso mundo real, antes mesmo de Harry Potter.

Helaina 01/07/2021

É realmente incrível perceber quantos mitos e lendas estão presentes na série Harry Potter. Eu não tinha ideia até ler esse livro.
“Antes de tudo, um escritor é um leitor. Depois de devorar suas histórias, podemos notar que JK Rowling deve ter sido uma grande leitora antes de se tornar escritora. Tão impressionante quanto o seu conhecimento sobre mitos e lendas é a sua habilidade de aproveitá-los de modo tão original e de atualizá-los.” Pág. 180

A primeira coisa a ser levada em consideração para quem conseguir encontrar e for ler esse livro é saber que ele foi publicado em 2001 e as informações contidas nele consideram apenas até Harry Potter e o Cálice de Fogo, então ainda há muito no mundo mágico que sequer foi mencionado aqui.

Como eu disse antes, não tinha ideia do quanto a JK Rowling se inspirou em mitos e lendas para povoar o mundo bruxo deixando tudo aparentemente mais real. Se os livros dela fossem entregues às pessoas que viviam na época onde essas histórias eram consideradas verdades absolutas e orientavam a vida das pessoas, o povo certamente acreditaria que as aventuras vividas por Harry Potter realmente aconteceram.

"Na Inglaterra, sempre que alguém está confuso ou desnorteado, dizem que foi “guiado por um duende”. O feitiço desorientador pode ser quebrado se a vítima tirar o casaco e tornar a vesti-lo pelo avesso". Pág.68

"Os grindylows são demônios da água, tirado das lendas da região inglesa chamada Yorkshire. JK Rowling os apresenta em Azkaban: “um bicho de cor verde, com chifrinhos pontiagudos, comprimia a cara contra o vidro, fazendo caretas e agitando os dedos longos”. Pág. 118

A leitura é rápida, pois cada assunto ocupa em média duas páginas. São bruxos, criaturas, locais, feitiços e objetos, todos organizados em ordem alfabética.

"JK Rowling não inventou os kappas. Como está dito em Animais Fantásticos, eles são demônios da água tirados das lendas japonesas. | Também são conhecidos como Kawako, que significa “filho do rio”. | A descrição feita em Animais Fantásticos, mesmo que soe estranha, é fiel à lenda." Pág. 126

"Edwiges: Uma santa que viveu na Alemanha nos séculos XII e XIII. É a padroeira de uma ordem de freiras que acolheram como missão cuidar da educação de crianças órfãs - como Harry." Pág. 152

O autor também explica no livro a “Jornada do Herói” e mostra a forma perfeita e bem estruturada com a qual as partes da história se encaixam nela.

"A jornada do herói segue três etapas, que Campbell nomeia de Partida, Iniciação e Retorno. Entre essas etapas há pontos em comum com as aventuras de Harry. Uma olhada rápida nos livros revela a constância desse padrão." Pág. 16

O livro foi uma leitura interessante apesar de um pouco superficial. São muitos mitos e lendas e eu gostaria de ter lido mais sobre cada um. Para isso, contudo, acho que precisarei recorrer a uma pesquisa no Google. No final do livro há uma lista de 3 fontes de pesquisa e 10 sites brasileiros, porém como disse no princípio a publicação é do ano de 2001 e só encontrei um da lista funcionando.

Recomendo O Mundo Mágico de Harry Potter para quem gosta de ler sobre lendas e mitos, e principalmente para quem quer saber onde a JK Rowling se inspirou para nos presentear um mundo tão fantástico.

"Embora Rowling costume inventar a maioria de seus feitiços e maldições, a expressão “Avada Kedrava” tem origem em uma antiga língua do Oriente Médio chamada aramaico. A frase abhadda kedhabra quer dizer “desapareça com essa palavra” e era utilizada por antigos feiticeiros para fazer doenças sumirem. Não há provas de que tenha sido usada para matar ninguém." Pág.45

site: https://hipercriativa.blogspot.com/2018/11/resenha-o-mundo-magico-de-harry-potter.html

Babi 13/06/2021

Interessante? Sim. Necessário? Depende.
Não é um livro NECESSÁRIO, mas é bastante interessante se você estiver disposto a absorver uma penca de informação!
Esse livro é antigo, e não aborda a saga inteira, mas é como um compilado de informações sobre referências usadas pela autora para criar seus personagens e o enredo da saga.
Leitura rápida e esclarecedora.

Bia 22/11/2021

O mundo mágico de Harry Potter
Achei que seria mais legal coloquei expectativa dms enfim tem bastante curiosidades que eu não sabia mas leitura é bem cansativa

Miguel 28/10/2021

Fantástico conhecimento
O conhecimento da estrutura de uma história pode ser enriquecedor não apenas pela ótica de conhecimento em si, mas, sobretudo, da experiência de leitura que alguém faz. Colbert mostra que sabe daquilo que fala a tal ponto de, mesmo tendo acesso apenas aos quatro primeiros livros da série Harry Potter, ser capaz de vislumbrar desfechos e desvios que realmente se encontram nos volumes seguintes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5