O Destino do Poseidon

O Destino do Poseidon Paul Gallico

Resenhas - O Destino do Poseidon

Flavio Assunção 24/01/2012

"O Destino do Poseidon" possui uma das histórias mais fantásticas de todos os tempos e que inclusive contou com uma adaptação para o cinema. O livro fala sobre quando o gigantesco navio, Poseidon, é atingido por um maremoto, simplesmente vira de cabeça para baixo e que, por algum motivo, permance assim, sem afundar. Obviamente todos os que estavam nos conveses superiores morrem e muitos outros também. Mas uma pequena dezena de passageiros sobrevive na sala de jantar e, liderado por um certo reverendo Scott, eles acreditam que a sobrevivência só pode ser alcançada se chegarem no casco do Poseidon. Então iniciam uma corrida contra o tempo, tentando ultrapassar obstáculos como escadas ao contrário, dezenas de pessoas mortas e mutiladas pelo caminho, alagamentos e muitas outras coisas, para subir para onde antes era o final do navio. Sem contar que ainda convivem com a incerteza sobre se realmente se salvarão ao chegar no casco.

Como se pode observar, a história é absolutamente incrível, digna de um clássico. Mas se perde totalmente em personagens fracos, um desenvolvimento meia boca e uma receita de bolo para cada situação. É de praxe: sempre quando os aventureiros encontram um obstáculo (seja escalar algo, nadar etc.), um do grupo diz que não vai conseguir e que podem deixá-lo para trás; e sempre aparece um com palavras de apoio e lição de moral para a pessoa se reerguer e enfrentar o que tiver que ser. No final das contas, tudo vai dando certo. E essa fórmula chata se repete durante todo o livro. Chega a dar nos nervos a previsibilidade das situações.

Um outro ponto extremamente negativo é a falta de situações dramáticas, de tensão extrema. É tudo desenvolvido de uma forma bem tranquila. Claro, há momentos difíceis para todos os que participam da jornada mas, tirando uma ou outra coisa, o livro se foca em sua maior parte em conversas, briguinhas entre as pessoas e dramas pessoais que no final das contas não influencia em nada.

Um certo momento que me irritou profundamente - Não acho spoiler pois não significa nada para a história - foi quando em meio a um certo caos, uma das adolescentes do grupo é pega por alguém e estruprada. Após o ato, a adolescente ilumina o rosto do rapaz e descobre que era só um garoto assustado e chorando. E a reação da garota? "Ah, tudo bem, não fique assim, você só estava assustado e precisava fazer algo". Parei.

"O Destino do Poseidon" poderia ser realmente incrível, mas o autor não trouxe boas situações para a história. Tem coisas que não me entraram nesse livro de forma alguma. Então só resta mesmo a lembrança da ótima história. Isso deve bastar.

P.S E sobre o filme, por incrível que pareça esse indico de verdade. Para perceberem o quão fraco é o livro, pelo menos 70% dele não foi aproveitado na versão hollywoodiana. Tudo o que faltou por aqui está lá, o que é ótimo. Confiram e tirem suas próprias conclusões.

Lucas Muzel 12/06/2012

O primeiro
Há muito tempo atrás, me emprestaram esse livro, que foi o primeiro "livro de verdade" que eu li. Eu me lembro de poucos detalhes, mas ele foi lido rapidamente, capítulo a capítulo. Foi graças a essa história que eu leria centenas de outras obras posteriormente, com o passar dos anos.

João 04/03/2016

UM bom livro,O autor conseguiu prender minha atenção com a tragédia do navio.
Gostei dos personagens também,o drama de cada um é interessante e conforme fui seguindo com a leitura minha curiosidade aumentava pra saber como ia terminar.
Porém faltando umas trinta páginas pra acabar o autor perdeu a mão.Começou com a especulação dos personagens sobre Deus(perdeu-se muito tempo com isso),o ocorrido com Susan,completamente sem pé nem cabeça.Scott começou tão bem e estou até agora tentando engolir o destino que o autor deu a ele e Paul Gallico lançou várias sementes de dúvidas e não explicou nenhuma.Estou até agora pensando por que ele fez isso e a única solução que encontro é preguiça de resolver o destino dos personagens.Se tem uma coisa que detesto é ler um livro e chegar ao fim e ficar as escuras.
Um bom livro com um final duvidoso e sem graça.
Ainda assim vale a leitura.

Moises Celestino 22/04/2024

"Poseidon, Uma História Fantástica"...
Como thriller de ação e sobrevivência que segue a linha "gênero catástrofe", "O Destino do Poseido", de Paul Gallico, é uma produção literária muito bem elaborada que cumpre com a proposta de prender a atenção do leitor, do início ao final. O conteúdo é literalmente tenso, melodramático, profundo e impactante. Da presente obra, originou o roteiro para o clássico cult de 1972 e um remake de 2006, ambos impactantes.