Olga Benario Prestes

Olga Benario Prestes Anita Leocádia Prestes

Resenhas -

NIMSAY 11/04/2024

Vai pro kara lh0 Getúlio Vargas
Esse foi um dos livros mais incríveis e tristes que eu já li as cartas que ela fez pro carlos contando como se sentia...ela e Carlos sempre pondo a filha em primeiro lugar...

Kay 21/03/2024

Para todos que tombaram na luta contra o facismo
É importante conhecermos nossa historia para que determinadas coisas jamais se repitam. O nazismo foi um dos momentos mais tristes da humanidade e, com esse livro, podemos analisar a história de uma das várias vítimas, não só do nazismo, mas do facismo brasileiro. Olga Benario Prestes é um símbolo de resistência, uma lembrança de nunca, em nenhuma circunstância, abrir mão do que se acredita ou deixar de lutar pelos seus princípios.

"Se outros se tornaram traidores, eu jamais o serei"

Olga Benario Prestes, a mulher que teve seu marido e filha tirados de si, e ainda assim, persistiu. Até ser assassinada em um campo de concentração, com outras centenas de mulheres inocentes, mostrando mais uma vez o quão longe pode chegar a maldade humana.

Phen0 10/03/2024

Um livro muito bem feito pra um resumo! Mesmo sendo resumido, ele apresenta detalhes muito importantes e não é o tipo de resumo que joga informações que podem ser esquecidas a qualquer momento, eles reforçam essas informações ao longo do livro para que o leitor não se perca. Eu gostei muito do fato de que o livro apresenta cartas para o leitor ler, adoro livros com cartas. Além disso, foi muito interessante saber algumas coisas extras sobre a segunda guerra mundial, como o fato de que a Campanha Prestes foi extremamente necessária para as manifestações na época da guerra, entre outras coisas. Muito contente com o livro!

Agata28 16/09/2023

De alto valor histórico
Uma leitura eletrizante, uma história riquíssima sobre pessoas relevantes, que te faz pensar muito, este livro me trouxe muitos conhecimentos, independente de concordamos ou não com questões políticas de Olga, é inegável a força e resiliência dessa mulher, que ainda adolescente largou uma vida fácil para se dedicar a causa de transformar o mundo, todos mereciam ler esse livro algum dia da vida, muito espetacular!

Maria7958 18/04/2023

Para quem leu a biografia da Olga, não acrescentou muita informação nova e considerando que o público que procura essa obra ja deve ter lido ou assistido algo sobre ela, nada inovador

Yasmin.Pedroso 30/01/2023

O nazismo só trouxe dor.
Apesar de seus ideais comunistas, Olga foi uma mulher extremamente forte nos anos que ficou presa pela Gestapo. Um livro escrito por sua filha com Luiz Carlos Prestes, mas que deixa uma reflexão importante.

Kassiely1 28/11/2022

"Se os outros se tornares traidores, eu jamais serei"
O livro traz a história da Olga, judia e comunista, que foi presa grávida pela polícia alemã. O livro retrata com base em documentos da Gestapo, os acontecimentos de antes e durante o anos na prisão e no campo de concentração.
As cartas entre ela e Prestes, são bem tocantes e mostra que mesmo eles terem ficado juntos por cerca de 1 ano, como o amor entre eles perdurou durante os anos dos dois presos.
Essa obra é uma forma de manter viva a memória de Olga e mostrar, principalmente nos tempos atuais, as coisas crueis feitas durante o regime nazista de Hitler e como Olga apesar de todo o sofrimento foi valente em frente a isso.

Carol 15/11/2022

Te faz pensar
Quando eu era pré adolescente minha prima me emprestou o livro sobre a vida de Olga e desde então venho admirando a vida dedicada a defender suas causas que ela teve. Sempre pensei que ela foi extremamente forte lutando por seus ideais e humana defendendo seu marido e filha. Com esse livro, escrito por sua filha podemos ter acesso a alguns pormenores de sua vida na prisão, porém nada tão profundo. Talvez com o acesso liberado aos arquivos da Gestapo no futuro surjam estudos sobre a prisão de Olga. Me peguei pensando durante o livro como deve ter sido para a filha ler os horrors que a mãe passou.
MarcosK 02/01/2023minha estante
A vida de Olga deve ser referência para todos aqueles que querem lutar contra a opressão. Viva Olga!

lia 13/07/2022

eu tô muito indignada pq eles deveriam ter tido um final juntos, amei a história dela e fiquei p da vida o livro inteiro. olga você é uma das mulheres mais fortes que eu conheço

Maria 10/03/2022

Nada como um soco
A história serve pra gente nem sonhar em deixar ela se repetir.
Anita encontrou um arquivo inédito sobre sua mãe e esse livro é fruto de parte de seus estudos.

Sarah Ramos 07/10/2021

É um ótimo livro para ver arquivos e complementos sobre a história da Olga e do Prestes! Ainda mais incrível por ter sido escrito pela filha deles :)

Vivi 22/08/2021

Uma obra incrível . Alguns relatos da prisão de Olga e Prestes pós denúncia do Governo Getúlio.
A forma nada dentro dos padrões jurídicos em que o caso foi tratado.
Fotos, cartas e cópias de documentos da Gestapo que só foram surgir depois da queda nazista.
Além de todos os sofrimentos que Olga passou ela ainda foi obrigada e ficar longe de sua filha.
Anita Leocádia Prestes infelizmente não teve o direto de crescer com a mãe.
Acredito que esse livro serve de apoio junto a história completa de Olga. Livro esse que me devo.
Olga foi fiel aos seus ideais apesar de todo o seu sofrimento. Realmente foi uma grande guerreira.

"Preparar-me para a morte não significa que me renda, mas sim saber fazer-lhe frente quando ela chegue."

"Se outros se tornaram traidores, eu jamais o serei."
Fernanda 22/08/2021minha estante
Maravilhoso!

Vivi 22/08/2021minha estante
Vdd?

Amanda Guelso 30/04/2021

"Meu pai e eu sempre entendemos que Olga fora uma entre milhares de outras vítimas do fascismo e que seu martírio deveria servir de exemplo para que não se permita que tais horrores venham a se repetir." Anita Leocádia Prestes

" Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo" Olga Benário Prestes

Luana 25/02/2021

Os arquivos que contam História
O curto livro escrito por Anita Leocadia permite conhecer mais de uma das grandes personalidades da história brasileira e alemã: Olga Benario. Desta vez, pela ótica de seus assassinos, os nazistas alemães. É interessante poder conhecer mais profundamente o período em que Olga esteve aprisionada na Alemanha (quase cinco anos), toda as provações sofridas e toda a coragem com a qual ela enfrentou. A parte mais bonita são as cartas trocadas entre ela e Carlos Prestes. Esperançosos apesar da separação e de todo o período aprisionados, a leitura das cartas é especialmente melancólica ao saber como a crueldade de dois governos autoritários fizeram com que eles jamais se reencontrassem entre si e nem Olga com a filha. Uma leitura necessária!