[In]contadas

[In]contadas Danieli Hautequest...

Resenhas - [In]contadas

Lethycia Dias 14/09/2022

Multiplicidades
Fazia tempo que eu tinha vontade de ler esse livro e passei bastante tempo procurando por um exemplar físico. E depois de ler, entendo o motivo de "[In]contadas" ser uma referência em literatura lésbica brasileira. As histórias aqui contadas, todas escritas e protagonizadas por mulheres lésbicas, representam mulheres com diferentes vivências relacionadas a ser lésbica.
Gostei mais de alguns contos, menos de outros, como é normal acontecer em antologias. Mas preciso destacar o último, "Dina", escrito por Wind Rose. É a história com o narrador mais incomum que já encontrei (não vou dizer aqui, para não estragar a experiência de outras pessoas), e é uma história GENIAL e ao mesmo tempo MUITO SIMPLES! Reli a partir do início imediatamente depois de ter concluído a leitura e amei!

site: https://amzn.to/3Sm6191

Tainateixeira92 26/09/2021

Mulheres são incríveis
Amei o livro. Nem todos os contos me tocaram, mas a maioria me sensibilizou. É importante fazer essa leitura com calma. Ler e contar para si próprio, para conseguir apreciar a profundidade de alguns contos. Algumas histórias me fizeram praticar o exercício da empatia. A capacidade do ser humano de amar, sofrer e perdoar vai sempre além do que eu cogito.

Camis 30/05/2021

Representatividade, resistência e coerência
Nesse livro você se depara com vários contos retratando sentimentos, sensacões, situações que envolvem o universo do que é ser mulher lésbica nesse país. De uma forma simples, outras poética, e sobretudo bastante verossímil.
Exorto à todes: LEIAM ESSE LIVRO!
Ele é tão essencial quanto brilhante nas abordagens e problemáticas.
Impossível não gostar dessa leitura.
Apenas desfrutem dessa experiência literária.?

Michelle Pagura Festa 06/10/2020

Gostei, mas esperava mais
Um livro de contos lésbicos brasileiros era tudo o que eu queria!!! Sem Kates ou Hannas em NY, mas várias Marinas (as autoras realmente gostam desse nome haha) em diversos lugares do Brasil. Bem melhor.

São 15 contos que retratam os desafios, dificuldades e confusões de ser uma mulher que gosta de mulher. São contos que falam de coisas EXTREMAMENTE importantes e necessárias de serem escritas e lidas! Meu único porém é que focou muito nos problemas e de quinze contos quase nenhum foi um conto "feliz", vejo isso em grande parte dos filmes lésbicos também... Às vezes os acontecimentos acabavam tendo uma resolução boa, o casal acabava junto, as mulheres acabavam bem, mas foram várias páginas descrevendo problemas e insatisfações pra UMA frase do tipo "e demos uma chance para nós". Eu queria saber essa parte também!! Queria saber os detalhes dos momentos felizes também e senti falta disso. Mas não muda o fato de que é um bom livro.

Thainá - @osonharliterario 17/01/2020

Contos sobre mulheres lésbicas escritos por mulheres lésbicas
[in]contadas é uma antologia nacional composta por 15 contos escritos apenas por mulheres. Com escritas diferentes, mas repletas de poesia, as autoras transbordam em seus textos assuntos que intercalam entre o primeiro amor, as paixões da vida, o conhecimento da sexualidade, o preconceito vivido todos os dias, as perdas inevitáveis e a auto descoberta de si mesma.

Os contos, mesmo que diferentes entre si, trazem a semelhança do protagonismo lésbico – ou, em um caso específico, bissexual – retratado de forma real e crua através de autoras que também já passaram por tais situações, sejam elas boas ou ruins. É por isso que os textos têm um misto de emoções, fazendo com que os leitores ao mesmo tempo em que deem risadas também parem para refletir sobre a vivência dessas protagonistas.

Decidi não me estender sobre cada um dos contos, pois como alguns são relativamente curtos, tendo apenas uma ou duas páginas, acredito que a experiência de leitura será mais completa com você descobrindo as histórias por si só. Apenas deixo como aviso que algumas histórias têm cenas mais picantes, classificadas para maiores de 18 anos. Porém, não são cenas que incomodam, constrangem ou que estão ali apenas para sexualizar, mas, sim, são momentos necessários para tais narrativas.

Demorei muito para ler esse livro, anos na verdade, mas acredito que o li no momento certo. Eu adorei conhecer cada personagem e sentir as suas emoções, sentimentos e sensações. Foi uma leitura excelente, emocionante e cheia de amor, que me deixou com vontade e curiosidade em conhecer ainda mais outras histórias das autoras.

É incrível como a escrita de cada autora tem sua dose única e intensa de poesia e como os contos, de alguma maneira, conseguem se conectar e complementar. A leitura fluiu tão rápida e leve que quase o terminei em apenas um dia, de tão conectada que fiquei com as protagonistas. Mas, mesmo assim, consigo dizer que aproveitei cada texto, cada personagem e cada vivência.

[in]contadas foi uma leitura incrível que, inclusive, já recomendei para muitas mulheres. Acima de você ser LGBTQI+ ou não, a leitura se faz necessária para todos por se tratar de mulheres, que mesmo tão singulares e diferentes entre si carregam um pouco de nós leitoras.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2020/01/17/resenha-incontadas-varias-autoras/

skuser02844 05/04/2019

Amei todos os contos!
todos escritos por mulheres, com personagens lésbicas ou bissexuais em suas mais diversas fases da vida e descobertas.
Aqui, temos narrativas sobre negação, aceitação, empoderamento, relacionamentos, preconceitos e claro, muito amor💙
Todos os contos foram escritos com maestria e sensibilidade, mas confesso que tenho os meus favoritos e, vou contar quais são eles pra vocês🙆
O primeiro se chama "Touro na Arena" da autora Ana Paula Enes. Esse conto é sobre uma mulher casada e bem sucedida, com um filho e uma vida de encher os olhos de qualquer um. O que ninguém sabe, é que todos os dias, ela confronta seu "touro" interior para mantê-lo aprisionado, porém, uma colega de trabalho acaba por tornar o "touro" ainda mais forte e feroz na briga por sua liberdade.
E o outro conto que, para mim, é o melhor: "Do Amor (E seus opostos)" da Manuela Neves. A história contada é sobre o fim anunciado de um relacionamento onde claramente houve muito amor, mas acabou. A escrita da autora é de uma profundidade de arrepiar a pele a cada palavra. É triste, sensível e tão doloridamente real! Eu fiquei completamente sem palavras ao concluir a leitura dele e passei algumas horas pensando e refletindo sobre com um pesar tão grande por esse casal, que vocês não tem noção :'(

Muninn - IG @corvosdeodin 13/07/2017

O livro [in]contadas é uma coletânea com 15 contos de literatura lésbica, escritos por 15 autoras que tinham como missão representar a pluralidade de ser mulher e lésbica.

A coletânea tem intenção de dar voz a mulher lésbica, mostrar sua força, mostrar que ela merece e deve ser ouvida, dar um espaço, deixá-la expor seu ponto de vista, seus sentimentos. Os contos abordam diversos temas como: a descoberta, as primeiras experiências, o processo de aceitação própria, a aceitação da família, o preconceito da sociedade, a saudade, o desejo, entre outros.

Leia a resenha completa em:

site: https://clubedofarol.blogspot.com.br/2017/05/resenha-incontadas.html

Priscila Cruz 02/05/2017

[In]contadas é um livro belo
Como autora participante da coletânea, talvez minhas palavras não sejam capazes de convencer o leitor. Mas, acreditem, estou sendo imparcial.
Conheço o trabalho de algumas das outras autoras, de outras não. Sim. Sou amiga de algumas. Mesmo assim, estou sendo imparcial.
Simplesmente porque nosso processo criativo se deu de maneira individual. Eu, pelo menos, não fazia ideia do que os contos das colegas tratavam.
Para minha surpresa, os contos dialogam. Falam de amor, de renascimento, de saudade, de autoconhecimento, de aceitação, de recomeço, de perdão e, é claro, de sexo. Quem não gosta de sexo? 😎
Adorei cada um, pela sensibilidade e beleza. Pela força e coragem. Pela dor e o prazer.
[In]contadas é um livro belo e vale a pena ser lido.
Se você não pode pagar pelo frete (pois o livro está sendo distribuído gratuitamente), procure no Google Books e leia.
Leia e se emocione. Leia e se apaixone. Leia e chore. Leia e sorria.
Seja qual for a razão, leia!