P.S. Eu Te Amo

P.S. Eu Te Amo Cecelia Ahern

Resenhas - P.S. Eu Te Amo

Leitora Viciada 10/02/2013

Eu já havia tentado assistir a adaptação cinematográfica algumas vezes, mas foram sempre tentativas frustradas. Apesar de eu admirar o enorme talento de Hilary Swank, acho que Holly não foi uma boa personagem para ela. Sempre achava todos no filme caricatos, exagerados e forçados. O filme é melodramático demais e tenta encaixar o bom humor sem acertos. Não soube equilibrar os momentos de luto, com a lenta superação da perda e a busca por uma nova felicidade.
Portanto, não nutria muitas expectativas sobre o livro da Cecelia Ahern. Pensava se o livro seria falso como o filme. Foi um tremendo engano! O livro é perfeito, maravilhoso!

Apesar desse casal ser famoso por outras capas (eu já os vi em uma capa estrangeira e não era em P. S. I Love You) eu gostei do resultado. É um dos poucos casos em que ver um casal apaixonado realmente emociona, não é apenas pela moda "Sparks"; essa capa sim possui um significado especial mostrar um casal feliz.
O título é inquestionável: Todas as cartas deixadas por Gerry a Holly possuem esse P. S. Eu te Amo. As letras são em relevo brilhoso e a fonte do título é cursiva. O resultado final parece um título realmente escrito à mão, totalmente de acordo, como se escrito por Gerry. As cartinhas abaixo em transparência complementam muito bem a parte gráfica e a ideia. Internamente o livro é romântico, com enfeites na diagramação. É um livro convidativo.
Ele é dividido em cinquenta e um capítulos e um epílogo.
Pensei em como desgostei do filme e em como o tema da perda de uma pessoa íntima que mora com você mexe comigo, olhei para o casal na capa e criei coragem para lê-lo.

O caso de Gerry é delicado. A forma como ele faleceu é muito triste, ainda mais por ele ser tão jovem e alegre. Ele morreu com o mesmo problema que minha mãe, porém de forma diferente. Então eu já me emocionei muito com isso, porque sei na pele como é ter a pessoa querida sofrendo com aqueles sintomas, aquelas dores. E se eu achava que minha mãe foi embora jovem, com quarenta e sete anos de idade recém-completados, Gerry se foi aos trinta.
A autora não foca nesse sofrimento. Em flashes ela narra algumas situações do momento em que Gerry esteve doente, é nítida a tristeza nas páginas, porém Cecelia não se fixa nessa dor, ela não exagera na dramatização. É como se ela estivesse preservando Holly e Gerry, tentando mostrar dessa fase somente o essencial.
Quando Holly relembra os fatos, a autora mostra mais a rotina do casal. Como foi o relacionamento deles, como era o cotidiano, como eram as brigas bobas e os incontáveis momentos de amor e felicidade. Achei muito bonito o retorno ao passado quando a autora realiza esse procedimento, pois é de forma gradual e lenta.
Apesar de a narrativa focar o presente, a perda de Holly e seu luto por Gerry, a história não é totalmente linear. A cronologia é mantida mês a mês e a cada momento oportuno e acertado a autora encaixa uma lembrança, saudades que Holly sente da vida com Gerry. Sempre de forma bem feita. Não existe um retorno ao passado desnecessário, seja no momento da doença como anterior a isso; todas as lembranças são de grande valia ao desenvolvimento do enredo.
A narrativa em terceira pessoa é outro ponto positivo, focando no ponto de vista de Holly. Se fosse narrado por Holly certamente o livro cairia no dramalhão desnecessário, pois ela está sozinha, deprimida e desorientada.

Mesmo com uma família numerosa e amigos verdadeiros, Holly se sente sozinha. Mesmo com todos tentando ajudá-la e alegrá-la, ela não consegue sair da depressão. Mesmo sabendo o que deve ser feito em cada situação, Holly se perde.
Até receber um pacote deixado por Gerry com dez envelopes, um para cada mês até o término do ano. Holly respeita a orientação de abrir cada envelope no dia primeiro de cada mês. Ela segue as instruções à risca e Gerry, mesmo não estando mais vivo - o motivo de toda a dor de Holly é justamente a única pessoa capaz de ajudá-la na superação da dor, do luto e da depressão.
Essa é a grande ironia da história: Logo quem faleceu e deixou a dor é quem vai ajudar a deprimida a superar isso. Os amigos e familiares ajudam, claro, mas ninguém a conhece tão bem como Gerry conhecia. Ele deixou cartas e planejou um guia para salvar Holly do luto.
A princípio, isso me pareceu meio macabro, um pouco doloroso, mas na realidade é lindo, doce, admirável. A preocupação de Gerry em tentar deixar uma orientação para Holly, e a forma como ela segue de coração e alma cada envelope aberto é fabuloso, embora melancólico.
Ela chega a realizar inúmeras coisas que não deseja, mas que no fim percebe que era necessário; ela faz muitas coisas que ainda não se sentia preparada para fazer, e depois percebe que foi a melhor decisão.

A preocupação do leitor é se Holly conseguirá aprender a viver com a falta de Gerry e seguir sua vida. O que acontecerá com a moça quando todos os envelopes forem abertos, lidos e as instruções seguidas? Será que Holly estará mesmo pronta para viver novamente feliz? Será que Gerry, além de deixar as lembranças de sua vida ao lado de Holly conseguirá depois de falecido ajudar sua amada?

As personagens são reais e complementam bem a trama, seja com suas personalidades diferentes ou com os acontecimentos em suas vidas. Vidas paralelas que não desviam a atenção do tema principal, e sim ajudam a ampliar os horizontes do enredo.
Holly vê que a vida de todos segue sem Gerry, e que a dela é a única que verdadeiramente parece parar sem ele. Ela não consegue ver a felicidade nas vidas ao seu redor. Ela se sente frustrada e egoísta, tenta superar esse detalhe e demonstrar ser uma mulher corajosa, forte e recuperada, quando na verdade ainda possui momentos de desespero.
O que ela demora a perceber é que Gerry faz falta para outras pessoas, não apenas para ela. É claro que ela é a viúva, mas todos sentem a dor da perda, em diferentes níveis.

A autora soube criar a atmosfera das tentativas de superação da perda de forma real e plausível, iniciando com o ápice do luto e fazendo a protagonista ir se acostumando com a falta do marido muito lentamente. Em vários momentos ela sofre com recaídas e de repente se ergue novamente. Entre tropeços e passos firmes Holly vai enfrentando o buraco em seu coração e em sua vida.
Como citei no início dessa resenha, perdi minha mãe com o mesmo problema de Gerry e cinco anos depois o meu pai. Então já passei pela situação de perder um ente querido muito próximo duas vezes, que mora com você, que preenche sua rotina, que cuida de você e sei exatamente como esse processo atinge nosso psicológico e nosso organismo para sempre.
Recuperar a rotina, enfrentar o fato de que a vida continua, mesmo sem aquela pessoa tão essencial para você é uma das coisas mais difíceis desse mundo. Ainda mais quando vemos a pessoa morrer aos poucos, enfraquecer, definhar. Você sente que sobrevive, que existe por obrigação, não se sente com vida. E é difícil ver que a vida de alguém se resume a lembranças e poucos objetos.
A autora foi realista ao mostrar toda a trajetória de superação de Holly, entre lágrimas de sofrimento e saudade e risos de memórias lindas e inesquecíveis.
O luto é superado; cada um da sua forma, em seu momento; mas a saudade é eterna, apenas aprendemos a administrar isso e a seguir com a vida. Nesse livro acompanhamos essa batalha íntima de Holly.

P. S. Eu te Amo é emocionante e diferente porque Holly sofre como tantas pessoas nesse mundo que perdem alguém íntimo, querido, amado e importante, mas possui a ajuda e apoio da própria pessoa que perdeu a vida e a deixou.
O livro emociona, mas também diverte e faz rir. Não é cômica, nem possui humor negro, mas a leitura faz chorar e rir ao mesmo tempo, porque acompanhar a dura jornada de Holly comove em todos os sentidos. Você sente vontade de segurar a mão da moça e ajudá-la; você comemora cada avanço, sorri e segura as lágrimas em vários momentos, lágrimas de felicidade e de tristeza, às vezes tudo misturado.

Refleti muito sobre as minhas perdas e em como eu fiquei me sentindo abandonada e com medo. E eu tinha quase dez anos a menos que Holly quando meu pai se foi e metade de sua idade quando perdi minha mãe. Por outro lado, chorei imaginando o que seria de mim se eu perdesse o meu marido. Não teria a garra que ela tem. Holly acha que não é corajosa, mas ela é da primeira à última página!!

Recomendo o livro para quem busca por uma história real e que apesar do tema ser o luto, o foco é a superação. Não é um drama forçado. É uma bela história de amor, verdadeira e que chega ao fim de forma triste e drástica. Holly demora a perceber que sua perda não é o fim de sua vida.
É uma mudança brusca e Gerry jamais será esquecido ou substituído por outra pessoa. No entanto Holly precisa descobrir que precisa seguir em frente, pelos amigos, pela família, por si própria e por... Gerry!
Sam Puckett 10/02/2013minha estante
Aiiiin eu queero, assisti o filme, nem sabia que tinha o livro, descobri por causa da minha amiga, o filme é lindo *0*

Jessyca Magalhães 10/02/2013minha estante
sempre quis ler esse livro ^^

Suzi 10/02/2013minha estante
Quero muito ler esse livro!O filme é o meu preferido..e tenho a impressão que o livro é mais emocionante e envolvente ainda!!Amei a resenha!! Bjus

Bandeira5 10/02/2013minha estante
Aiiiiiiiiii adorei sua resenha
Chega fiquei arrepiada ...
Quando a editora lançou o livro, eu queria muitooo,mas sabendo da história e tudo mais tive um pouco de medo de ler e chorar horrores. Não gosto muito de livros assim sabe?! Eu entro no personagem e choro ainda mais!
Eu vi o filme e é lindo,mas chorei do início até o fim
Beijos

Fernanda @condutaliteraria 10/02/2013minha estante
Linda resenha, fiquei emocionada lendo. E me fez pensar também.
O filme e assisti e é lindo, e agora acho que o livro deve ser melhor ainda. Quero ler!

meiriellen 10/02/2013minha estante
O livro é muito bem escrito e a estória foi bem elaborada. Amei sua resenha. nota 10. meire :D olá, você pode curtir minha página?! Meire :)

Gabi 10/02/2013minha estante
Adorei a resenha e estou muito ansiosa para ler o livro.
Já vi o filme e adorei,agora eu quero ler.

Pathy 10/02/2013minha estante
O livro é sensacional! E a descrição feita aqui é pontual e precisa! Vale muito a pena ler, é emoção na certa! Parabéns pelo excelente trabalho!

Letí­cia 11/02/2013minha estante
òtima resenha! mas não sei se tenho vontade de ler esse livro já que não gostei muito do filme :(

Karen 11/02/2013minha estante
Ótima resenha! Me deixou mais curiosa pelo livro em questão. Sinto que deve ser extremamente emocionante e lindo!
Parabéns pelo excelente trabalho em resenhar tão bela obra :)

Atenciosamente,

Karen Cybelle

Thaís 11/02/2013minha estante
Otima resenha! to louca pra ler

Kelry 11/02/2013minha estante
To louca pra ler o livro, adoro os livros da autora.

Soraya14 11/02/2013minha estante
Quando eu assisti o filme eu só conseguia pensar que eu não perdoava se ele estivesse vivo... Tinha até aquela cena, acho que era num estádio... Eu jurava, não sei porque, que ele apareceria ali...
Uma coisa que tu falou e que me chamou atenção foi a perda de seus pais... Eu perdi um primo e todas as nossas conversas, vi outro dia no orkut (que eu não excluo por ser um pedacinho de nossa amizade... o registro que de fato ela existiu), eram sobre valorizar as pessoas enquanto elas estão aqui e esquecer quando elas partirem...
Fico me perguntando qual a forma menos dolorosa de superar... Porque encarar a morte como se a pessoa nunca tivesse existido dói, mas lembrar dela constantemente dói mais ainda...
Eu não sei como você tratou a sua dor,mas eu me apeguei às lembranças...
Agora,se eu estivesse na pele de Holly, sendo "obrigada" a lembrar de tudo como se ele tivesse aqui... Acho que eu não superaria, eu viveria em espera.
Não sei se tu já leu "Tem alguém aí?" da Marian Keyes (preguiça de ver na tua estante =P), mas é um livro que trata da morte de uma forma leve, sabe... E nos primeiros capítulos a confusão da personagem sobre a perda do marido/namorado acaba passando pra gente... Eu fiquei com raiva porque ele não retornava a ligação... Demorei pra entender que ele tinha morrido. (ai, acho que fui spoiler)... Enfim, falei muito!
Mesmo assim, se tu não leu, leia!
É uma leitura muito boa e tem uns troços sobre borboletas que vale muito a pena!
Morro de vontade de ler o livro... Tô só esperando o resultado de 3 sorteios pra desistir e comprar! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Beijo!

Genilda Silva 12/02/2013minha estante
Eu vi o filme e quero muito ler o livro. Deve ser até mais emocionante que o filme, por conter mais detalhes.

NESSA 12/02/2013minha estante
Emocionante a resenha,ainda não li o livro,mas assisti o filme que também foi emocionante.
Gerry e Holly pareciam o casal perfeito,até que ele morre e a vida dela vira de cabeça para baixo,como se ela não estivesse mais desejando viver e estivesse em depressão pela dor de perder seu grande amor.
Nessas horas os amigos ajudam, então acompanhamos a jornada de Holly para superar a perda,dar uma reviravolta em sua vida e tentar redescobrir o amor.

NESSA 12/02/2013minha estante

Rosiclecia 12/02/2013minha estante
Eu não assisti e nem li o livro, mas o livro me parece mais atraente, pelo menos foi o que sua resenha deixou para mim. Com um pouco de drama a narrativa atrai e ao mesmo tempo emociona.. amei...

Lua 12/02/2013minha estante
Eu já assistir o filme e por pura ignorância não sabia que era baseado em um livro. o.O então pelo o que assistir eu gostei mas depois que descobrir, sua origem rs e li a sinopse e neste momento sua resenha. percebi pq sempre nunca assisto o filme antes de ler o livro ou visse e versa é frustrante como vc mesmo falou. Porém estou louca pra ler parece tão perfeito *---*

Tarsila 13/02/2013minha estante
Todos me falam muito sobre esse livro e sobre o filme também... Quero muito ler e assistir o filme, mas por falta de oportunidade ainda não os fiz. Dizem que é muito lindo e sua resenha só reforça os comentários que ouvi. Amei a resenha, bjs.

Jairolenz 14/02/2013minha estante
Resenha valiosa! Como superar o luto com a ajuda do próprio falecido? Intrigante.

Christies 14/02/2013minha estante
Parabéns pela resenha. Foi um dos livros mais lindos que eu já li. O filme tbm foi ótimo, mas nada supera o livro. Não tenho como dizer o qt é SENSACIONAL esse livro.

Achei fantástica a história, não pela questão do amor perdido, mas por lidar de uma forma criativa para a superação da perda. A cada nova carta eu chorava mais e mais. Acredito que é mais uma forma para pensarmos em nossa fragilidade como humanos e tentarmos amenizar um dor que realmente é insuportável. E é uma dor que todos nós passamos ou passaremos.

Enfim, simplesmente lindo o livro.

ThaGi 14/02/2013minha estante
Essa resenha está maravilhosa! Li e adorei o livro, a sensibilidade é enorme.
Fico triste pelas suas perdas, com certeza você viu um espelho em Holly.

Glenda.Rodrigues 14/02/2013minha estante
assisti ao filme e fiquei encantada!!!! é tão lindo, tão triste, tão fofo, tão, tão.... Tenho curiosidade de ler o livro e rever td aquela linda história Irlandesa! Adoro a Irlanda e acho q a hist acontecer lá deu um charme a mais em td.
Gostei muito da sua resenha. Tb tiver perdas irreparáveis, mas como a Holly a gente aprende q a gente dá conta! Td é possível!

Isa 18/02/2013minha estante
Bela resenha!

Lucia Sindeaux 18/02/2013minha estante
Já assisti o filme várias vezes, e 1 semana atrás presenteei um amigo com o livro, ele me contou que é bastante diferente do filme, agora to curiosa pra ler o livro.

DomDom 19/02/2013minha estante
Tenho lido muitas resenhas positivas em relação a esse livro, e nem preciso falar o quanto estou curioso pra lê-lo. Mesmo não sendo um dos meus gêneros literários preferidos, acho que essa história vale a pena ser lida por ser bem real e comovente. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

Georgia 20/02/2013minha estante
Três artes que, somadas, são o combo perfeito: livro + filme + trilha sonora! Sua resenha deve ser lida com "Love You 'Till The End" tocando de fundo!

Claris Ribeiro 21/02/2013minha estante
Vi o filme a um bom tempo e lembro das partes gerais, quero muito rever, mas primeiro quero ler o livro, para poder fazer as comparações, já que na época, lembro que gostei muito do filme.
Gostei muito da sua resenha, saber que mesmo com esse tema o livro consegue passar um sentimento divertido e não só dramático me faz querer ler mais ainda, pra saber como é!

Louco pra Ler 25/02/2013minha estante
eu vi o filme e gostei muito agorra eu quero muito ler olivro.
adorei sua resenha
bjss

Sayonara 25/02/2013minha estante
Nossa amei sua resenha. Eu ainda não li o livro, porém já assisti o filme. Tenho certeza que vou gostar do livro, por que amei o filme, chorei assistindo, pena que você não gostou. A história é realmente linda.

Paty 28/02/2013minha estante
O Filme PS eu te amo é um dos meus romance favorito (apesar de não gostar muito da Holly do filme), e desde que assisti ao filme, queria saber mais detalhes desse romance tão lindo e isso só é possível através do livro mesmo ( e quem sabe eu não goste mais da Holly do livro).Quero muito ler.

Belle 28/02/2013minha estante
Li a resenha e gostei,eu quero muito ganhar esse livro

Thielen 02/03/2013minha estante
A resenha foi excelente. Adorei.
Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas já assisti ao filme e tenho paixão! Espero fazer a leitura do livro em breve.

Gabi l Vai um spoiler aí? 02/03/2013minha estante
Gostei muito da resenha, assistir o filme, mas uma amiga minha que leu o livro disse que não tem nada haver com o filme. Mas mesmo assim quero ler.

Leitora Viciada 03/03/2013minha estante
Agradeço a todos os comentários incríveis! Obrigada, pessoal! Sol, sinto pela perda de seu primo. Também me apego às lembranças. Sinto e relembro a cada momento antes de me levantar da cama que meus pais vivem em mim, não amigas nos genes, mas nas memórias e ensinamentos. Me apego a isso :) Beijos a todos. PS Adoro vocês!

Ether 10/03/2013minha estante
Ótima Exposição de Opniao.Estou lendo com calma para demorar acabar.

Michele 25/03/2013minha estante
Parabéns Tatinda, perfeita resenha, com detalhes, bela escrita. Assisti o filme e já havia gostado, mas confesso que você já me emocionou com a riqueza de detalhes e bela escrita o que me fez querer devorar o livro na certeza que também irei me apaixonar. Parabéns, e sinto também pelas suas perdas.

Mayra 10/05/2013minha estante
Ótima sua resenha, parabéns! Até me emocionei. Você me inspirou a ler o livro, tenho certeza que também vou me apaixonar! Beijos querida!

Sissy 13/05/2013minha estante
Não achei o filme tão interessante.Mas...lendo sua resenha, desperto para essa leitura que promete, sem dúvida alguma,grandes emoções e reflexões sobre a vida.Decidido!!Mais um livro para a minha lista!! Parabéns pela resenha.
Bjos :)

Tatiana 21/07/2013minha estante
Amei o livro, e também achei o filme muito caricato, um pouco embolado em alguns momentos. E a sua resenha é excelente, parabéns.

Leitora Viciada 21/07/2013minha estante

Fernanda R 31/01/2014minha estante
Eu vi o filme primeiro, depois de anos descobri que era livro. Achei o livro muito melhor. A adaptação só foi fiel ao fato dele ter deixado as cartas. Em comparação com a história real, o filme deixa a desejar. Se eu tivesse lido primeiro, não teria visto o filme.

Fabiana 06/07/2015minha estante
Gostei muito da sua resenha e também concordo com as observações sobre filme versus livro.

Lili 12/07/2015minha estante
Linda a sua resenha!!!!,vi um pouco do filme nao consegui me envolver com os atores,acho que escalaram errado,a Hilary nao me passou emocao e envolvimento com a personagem e o ator nao consegue me convencer como um homem apaixonado,Ja queria ler o livro depois da sua resenha mais ainda.

caiosantos 31/01/2017minha estante
Comigo foi o contrário.

tata 13/07/2021minha estante
eu assistir o filme e adorei agr li o livro e amei muito , eu chorei muito

Fernanda.Taborda 02/11/2021minha estante
Só eu que queria que o Daniel ficasse com a Holly, fiquei frustada por ele ter voltado com a Laura, e o personagem Daniel é MT diferente do que é no livro p/ filme, ele é bem mais sério do que um babaca que fizeram ele no filme, no livro ele é sério e o dono do Hogan

Jullia 09/01/2023minha estante
Chorei muito com esse livro...mas esperava um final mais emocionante...confesso

Urso polo 27/05/2023minha estante
Alguém me explica como funciona esse aplicativo e Como ler o livro no aplicativo

Ravena mihawk 06/01/2022

Mds hollyyyy
Cara esse livro simplesmente me fez chorar horrores, holly e gerry sao perfeitos, mesmo que o final nao foi como eu esperava, mas msm assim achei incrivel....
Fran Baltazar 06/01/2022minha estante
Chorei tanto com livro e o filme

Ravena mihawk 06/01/2022minha estante
Eu n vi o filme, pq na minha mente a holly era totalmente diferente e o gerry tbm, ent quando via aqueles atores, eu so falei: Não mesmo kkkkk

Gi 19/08/2021

O mesmo livro que deu início à minha ressaca literária 3 meses (q vergonha) depois conseguiu acabar com a mesma. O começo é meio maçante de ir lendo, mas depois de um tempo vc vai embora e nem percebe o tanto q leu até terminar o livro. Na real é o terceiro livro que leio dessa autora (mais obrigada msm pq eu tinha comprado o combo) e se eu puder nunca mais leio nenhum dela, a história é ótima, o tema é bom, eu gostei de verdade, mas não me identifiquei nem um pouco cm o estilo de escrita dela, achei extremamente cansativo. Mas a história em si é incrível, trata principalmente a respeito da superação e de que apesar de tudo e qualquer coisa a vida vai e deve seguir, e você tem que dar o melhor de si para se adaptar e aprender a voltar a viver, mesmo que aos poucos, a felicidade existe porque os momentos tristes também existem, um acaba sendo consequência do outro, e saber passar por tudo isso da melhor maneira que puder/conseguir é o que realmente importa.
Luiza2286 19/08/2021minha estante
Até hoje não consegui terminar esse livro! Também achei cansativo, mas "Simplesmente Acontece" (da mesma autora) eu devorei! Li rápido e super amei!

Márcia 28/06/2009

muito bom.
É um daqueles livros quase fossa sabe? Te Deixa suspirando por dias.....
O filme também é legal...
Mas sabe como é que é... Para agente que gosta de DEVORAR livros, o filme nunca vai ser completo

Eu gosto mesmo no filme é do Gerard Butler. Achei a escolha do elenco maravilhosa
Craig 15/08/2009minha estante
p.s eu te amo, um livro que eu gostaria de ler

Tata 31/08/2009minha estante
O livro é muito melhor que o filme, como acontece com a maioria das adaptações. Mas o livro é um barato, vale muito a pena mesmo! E como vc bem disse, o bom do filme sem dúvida é o Gerard Butler ;D

Juliana Kita 26/04/2011minha estante
Concordo plenamente com você, o Gerard Butler passa exatamente o tipo de cara que ele parece ser no livro..ele está apaixonante nessa atuação. E esse eu achei um dos raros casos em que o filme não ficou tão ruim comparado ao livro, mesmo que o livro seja 100000 vezes melhor.

Debora696 15/08/2011minha estante
A Holly do filme é imatura e histérica, nada a ver com a Holly do livro. Só o Gerard Butler mesmo, pra fazer o filme valer a pena.

Guilherme M 04/09/2012minha estante
Ainda não li.Só assisti ao filme.

Gislaine 26/01/2014minha estante
Amei o livro, enrolei horrores pra ler, achando que o livro era sem graça igual ao filme, mas o livro é fantástico, me emocionei muito.

Bianca.Rafaele 24/04/2022

PS: eu te amo
é um bom livro, no começo demorei pra pegar o ritmo mas depois foi só amor! esse livro nos mostra o desafio de seguir em frente diante da perda de quem amamos.. é muito bonito ver que a Holly vai refazendo sua vida de pouquinho em pouquinho, e o quanto Gerry mesmo distante fisicamente permanece em sua vida e coração! só queria que o final fosse diferente mas é um livro muito lindo ?

karen.carolineofc 24/09/2020

P. S. Eu te amo
? O que você faria se após a morte de seu marido você começasse a receber cartas com indicações do que fazer nos meses seguintes após à morte? Seguiria tudo à risca ou simplesmente ignoraria?
Esse é o grande dilema que Holly se encontra. Ela e seu marido, Gerry, se conheceram na infância, foram grandes amigos antes de serem namorados. Conseguiam saber tudo o que o outro pensava, se divertiam e compartilhavam os seus maiores segredos. Era impossível alguém imaginá-los separados, mas quando a doença apareceu, essa alegria que transbordava o casal apaixonado foi dissipando.
?????????
Gerry começou a sentir fortes dores na cabeça e decidiu procurar um médico. Quando finalmente o fez, foi diagnosticado com um tumor e não restava muitos meses de vida ? talvez um ano. E era tudo que Holly e Gerry tinham de sua vida de casados. Como passar os dias seguintes após essa terrível notícia? Holly fazia de tudo para que Gerry aproveitasse todos os últimos meses de sua vida. Após sua terrível morte e uma Holly completamente despedaçada e prestes a completar 30 anos, ela descobre um pacote de carta deixado por Gerry. Mesmo prestes a morrer, ele se preocupou e pensou em todos os passos que Holly precisaria dar em sua vida após esse trágico acontecimento. Quem, além dele, era capaz de imaginar como ela conseguiria seguir a vida?
?????????
Era uma carta por mês e cada uma ditava o que ela precisava fazer. Mas eram apenas até dezembro, em torno de 9 meses, depois disso ela teria que seguir com a sua vida. Essas cartas irão ajudar uma Holly completamente devastada a sorrir um pouco, dançar, ser corajosa e até mesmo deixar a tristeza sair e mostrar ao mundo que ela está tentando sua vida sem o seu melhor amigo; seu verdadeiro amor.
?????????
Leiam " P.S. Eu Te Amo". Se encantem com essa emocionante estória e vivenciam uma montanha-russa de sentimentos junto com a personagem.

10/01/2012

^ 2 estrelas ^
Antes de qualquer coisa é importante reconhecer. O livro tem uma proposta autêntica e trabalha sobre certos pontos bastante originais!

Poderia render um ótimo livro...

Mas infelizmente não rendeu.

Reconheço que o livro não é ruim, de jeito algum. Mas também não sou uma crítica em absoluto por dizer que ele não é tão bom quanto deveria. Aliás, todo livro deveria ser muito bom. Eu sempre espero que seja, mas com P.S Eu te amo simplesmente não deu e provavelmente nunca dará.

A obra tem passagens louváveis e, como já falei, bastante originais. A premissa de uma viúva que recebe cartões póstumos de seu amado e falecido marido poderia render um enredo divertido, sagaz e igualmente original. Mas não é bem o que acontece.

Primeiro porque Holly tem uma semi-vida que só se transforma lá pelo final do livro, quando ela finalmente recebe “ordens” pra parar de vegetar. Segundo porque muitos dos cartões deixados por Gerry expressam coisas muito sem-graça (ao menos para minha expectativa). Sempre esperava que a cada novo cartão houvesse especificações de coisas pra fazer o mês inteiro ou até mesmo aventuras sensatas que levariam Holly a um caminho chamado superação e felicidade, porém há algumas coisas muito bobas e que comprometem o ritmo do romance.

A protagonista tem momentos de oscilações até o fim e chora em muitas páginas, e isso é entendível, porém não é exatamente o esperado.
Como momentos bons destaco o final bastante surpreendente. Achei que seria algo clichê e me surpreendi! O epílogo é realmente ótimo. Bem como o começo do livro. O meio é que compromete um pouco. Como eu disse, as coisas podiam ser melhores se os cartões também fossem.

P.S eu te amo é recomendável para: quem perdeu alguém muito amado, quem não tenha muita expectativas sobre o livro, quem não espera grandes lições de vida e, por fim, para quem gosta de uma água com açúcar mais parecida com soro caseiro (pela quantidade de lágrimas salgadas derramadas, não suas, mas da personagem).

P.S: não espere molhar as páginas ou se sentir uma nova pessoa. Esse é o caminho pra amar o livro mais do que eu!!

Amanda 03/01/2013minha estante
Nossa, você conseguiu sintetizar quase tudo o que eu senti. Ótima resenha.

Ana Luiza 06/05/2014minha estante
Exatamente tudo o que pensei. Acho que o fato de eu ter visto o filme antes e criado certas expectativas piorou a situação. Se tivesse lido ele antes, teria odiado o filme. Acho que o filme deixou o livro muito melhor!!ps: chorei horrores no filme, e nenhuma sequer no livro...

Lice 27/04/2021

Fui fazer a burrice de ler no trabalho e chorei na minha mesa, acho que o pessoal ficou um pouco incômodos, desculpa pessoal...foco e vamos pro livro, o que falar do Gerry ? Deus esse homem era perfeito, sou apaixonada por ele, imagina ele amava e conhecia tanto a Holly que sabia como ela ia ficar apos a morte dele, mesmo morrendo ele escreveu as cartas e se preocupou tanto com ela, meu coração doí um pouco só de lembrar. Foi um marido incrível, carinhoso, amava ler as brincadeiras deles. E a Holly que mulher forte, não tem outra palavra para descrever ela a não ser forte, sem palavras, ela perdeu o tudo dela, o futuro foi roubado e a dor e a saudade foi deixado no lugar, e mesmo assim ela conseguiu se reerguer.
Confesso que mais que esperava que no final Holly ficasse com Daniel, porque achei que só ele iria estar a altura dela depois de Gerry, e Daniel realmente a entendia, mas tirando isso o livro é mais que perfeito.

Maria.Manuele 06/01/2021

Essa foi o primeiro livro que consegui comprar, e também foi o meu primeiro romance. É uma história linda, fascinante. Simplesmente amo! ???

Bart 03/12/2020

PS. Eu Te Amo
*Cecelia Ahern*
Editora Novo Conceito
400 pág, 2012
O filme chegou aos cinemas em 2007, foi nessa época que assisti e gostei muito, acho até que minha irmã @Vívian  e @Emanuelle gostaram ainda mais. Porém, sempre fiquei na curiosidade de, "como seria o livro?"... você não tem idéia do quanto o filme é pequeno perto do livro ?.
??
A trama é basicamente aquela que já conhecemos, Holly enterrou seu marido à pouco tempo, Gerry, um cara que ela amou muito... eles tinham um casamento feliz, com brigas, com altos e baixos, mas sempre se resolviam (esse seria o ideal p/todos)... mas um tumor no cérebro fez com que Gerry demonstrasse o seu amor por Holly, tomando conta dela após sua morte, e escrevendo cartas para ajudá-la  a voltar a sua vida, e seguir em frente!! Só que o filme, claro é uma adaptação, eu sei... não chega aos pés do livro, no que tange aos acontecimentos. Tem muito mais coisas, toda trama se passa na Irlanda, com uma escapadinha p/Espanha! Se vc gostou do que foi p/filme (acho que 40% da história), vai gostar muito mais do livro!! Não É meu gênero literário, mas gostei muito desse livro, já vi que tem uma continuação (O Clube do Ps. Eu Te Amo)... quem sabe mais p/frente ?????.
??
Vale muito a leitura ?? ?? ?? ?? ?? é como se filme ficasse só no raso e o livro... você mergulha na quantidade de acontecimentos!! Livro trata melhor a dor de Holly, e como ela interage com os amigos, e a família, um ponto que ficou show!!
Quer saber mais?
Ps. Vai ler ?????!! Kkkkkkkkk
??
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

Teté 28/07/2021

Muito fofo!
Ai gente que história linda! Ao contrário da capa, diga-se de passagem kkkkk

Esse livro me fez refletir muito sobre os pequenos prazeres da vida. Me identifiquei com Holly, ri muito, me emocionei...
Gostei bastante do final, apesar de ser um balde de água fria para quem gosta de uma clichê, como eu. Eu gostei porque é diferente, não segue aquele padrão que deixa o final meio previsível.
Agora só queria dizer que se você viu o filme e achou meio 'nhe' ou até gostou, LEIA ESTE LIVRO porque é mil vezes melhor.

Júlia 17/03/2021

Sem palavras
Já tinha ouvido falar do livro ?P.S eu te amo? há muito, logo depois de ver adaptação. Resolvi comprar o livro que ficou guardado na estante por anos até que por conta de uma LC resolvi finalmente ler. Eu tinha apenas a memória do filme e teria sido melhor permanecer dessa forma.
Holly é chata e egoísta o tempo todo, até quando ela tenta ser legal, ela não consegue. Eu sei que cada um vive o luto de uma maneira mas não consegui demonstrar a felicidade quando as amigas conquistam objetivos foi a gota d?água pra mim.
As melhores cenas pra mim, foi quando ela tinha alguma lembrança do Gery ou as poucas interações com o irmão Richard.
Pra mim, é um livro esquecível e achei a adaptação mil vezes melhor.
Julia.Silva 22/04/2021minha estante
A adaptação e um erro e totalmente mal feita

Júlia 26/04/2021minha estante
Eu gostei muito mais da adaptação do que do livro