Amando Pablo, Odiando Escobar

Amando Pablo, Odiando Escobar Virginia Vallejo

Resenhas - Amando Pablo, Odiando Escobar

Geórgea 27/06/2017

Amando Pablo, odiando Escobar
Em 1982, Virginia Vallejo, era uma famosa apresentadora de televisão. Muito conhecida e admirada, principalmente pela sua beleza. Juntamente com o seu namorado na época, Aníbal, ela vai conhecer a fazenda de Nápoles de alguém que está adquirindo muita fama e dinheiro. Essa pessoa é Pablo Escobar. Em meio a uma extravagância sem fim, em um lugar gigantesco e cheio de atrativos, Virginia conhece Pablo pela primeira vez. Comum e agradável à primeira vista, mas com uma forte presença e liderança.

Após um incidente, ele acaba salvando a sua vida e conquistando ainda mais a sua admiração. Envolvida em um relacionamento conturbado com Aníbal e vivendo ainda à sombra do ex-marido, Virginia não percebe o caminho que está tomando e no quanto a presença de Escobar será constante na sua vida. Juntos formam uma parceria onde ele faz de tudo para protegê-la e ela acaba ensinando muito para ele, promovendo os seus feitos e o ensinando como se portar em entrevistas e com os demais.

“E já não me importam nem o fedor, nem o susto que tive ao ver as mil e uma formas de magia que alcança com elas. E a sua presença junto a mim apaga, como por encanto, a lembrança de cada homem que amei até então, e apenas ele existe, e ele é meu presente e meu passado e meu futuro, meu todo único.”

Pablo passa a cortejá-la, enche-la de mimos, carinhos e proteção. Nessa troca mútua de favores, ele passa a compartilhar com ela seus segredo e intimidades. Mostra a sua face mais verdadeira e abre seu coração para ela. Revelando seus sonhos e desejos. Essa paixão obsessiva está pronta para mudar completamente a vida de Virginia. Ela apenas não sabe o quanto.

Minha Opinião

Narrado pela própria Virginia, esse é um livro carregado de sentimentos. Desde o princípio notamos a dualidade existente entre o que ela sente por Pablo. Esse amor que, percebemos desde o começo, é algo que beira o doentio. Observamos Pablo pelos olhos da mulher que o ama incondicionalmente e que ignora suas barbáries. Ela descreve Pablo como bem humorado, muito seguro de si e dado a fazer diversas brincadeiras com aqueles que o rodeiam. Não sabemos se é tão querido e respeitado por mérito próprio, por medo ou se por uma mistura dos dois.

O que é fato e que já ouvimos por diversas vezes é que ele realmente é bom para as pessoas mais necessitadas. Talvez pelas dificuldades que também já passou. Descobrimos aqui um homem ambicioso e apaixonado pelas suas causas. Um conflito entre homem explosivo que é capaz de eliminar sem pestanejar todos que atravessam o seu caminho e atrapalham os seus planos, unido ao contraste de alguém apaixonado e dedicado a ajudar os mais pobres. Pablo é um homem muito intenso.

Todos possuem muito medo dele, ele consegue tudo o que quer, tem uma maneira única de controlar tudo e todos, é ousado, não tem medo, move mundos pelo o que quer, nada escapa dele. Em Virginia ele encontra a amante perfeita: elegante, bonita, inteligente e acima de tudo, também não tem medo da morte. Eles se completam de diversas formas. Assim como eles têm bons momentos, também sentimos Escobar como uma bomba relógio. Quando sabemos das suas atrocidades, contadas por ela, e percebemos no quanto ele está se abrindo para ela, ficamos esperando a qualquer momento uma explosão da sua parte. E quando ela vem, é algo realmente perturbador.

“Para minha sorte, não é bonito nem educado, nem um homem do mundo: Pablo é, simples e claramente, fascinante.”

Virginia é o seu braço direito por muitas vezes e está presente em diversos momentos decisivos da sua vida e que foram marcantes na história. É notável a confiança que Pablo deposita nela. Isso gerou motivos para diversas especulações. Uma pessoa famosa na mídia envolvida com um suspeito de tráfico? E pior, um suspeito casado? O fato é que ela ama ele de uma maneira incondicional e quer proteger o seu amado. Mesmo que por muita vezes não acate tudo o que ele diz. Ela o confronta e, creio eu, esse foi mais um dos motivos para que ele tivesse tanto respeito e amor por ela.

Quando passam a surgir os confrontos entre os dois a real faceta de Escobar começa a aparecer. Ele aspira muito mais e nada parece ser empecilho, ela narra com detalhes as suas peripécias para chegar ao governo e o real motivo para ele almejar tudo isso. Quando ela explode a calma que ele a trata é quase assustadora. Por causa desse amor, Virginia passa a correr perigo. Diversas figuras entram na história e são uma ameaça para a sua segurança. Ele pode ter muitos amigos, mas tem o dobro de inimigos. Ela até tenta fugir de Pablo, mas parece que sempre tem algo que a faz voltar para ele. Existe uma tensão quase palpável entre eles.

“Já estou por aqui que te humilhem e te persigam por minha culpa. O que eles querem é te tirar da minha vida para sempre… e você é minha única amiga de alma… a única mulher que nunca me pediu nada… a única com que se pode falar de coisas que não falamos com a mãe ou a esposa, mas com outros homens…”

Em muitos momentos questionei a veracidade dos fatos expostos por Virginia. Apesar de saber que não podemos duvidar de nada quando o assunto é Pablo Escobar, também penso até que ponto tudo isso é real. Por não se tratar de uma obra ficcional, e por ouvirmos apenas o seu lado da história, nos pegamos com aquela dúvida: será que foi realmente assim? A veracidade dos fatos entra em julgamento, assim como até que ponto ela nos conta o que realmente aconteceu e se as situações expostas não foram distorcidas por alguém que sofreu tanto nas mãos de Escobar. Sem termos ele aqui para se defender, embora ele também não seja dos mais confiáveis, fica difícil entendermos se ela realmente foi transparente conosco e não omitiu nenhum detalhe.

Entre diversos percalços e situações inusitadas vemos todo o amor e admiração virarem ódio na mesma proporção. Conhecemos o lado violento e altruísta dessa figura que marcou a história. Não duvido de forma alguma do amor que ela alegou sentir por ele, e creio que realmente foi algo forte, talvez mais doença do que amor (dos dois lados), mas acredito também que o maior motivador dessa relação foi a sensação de adrenalina e poder que ela sentia ao estar com ele. E de certa forma ela foi sua cúmplice em diversas situações. Ela vê sua vida ser destruída por alegar amar alguém. De estrela famosa e desejada ela passa a ser alvo de perseguições e difamações. Em um relacionamento cheio de altos e baixos ela só vê a sua redenção com a morte de seu amado.

site: http://resenhandosonhos.com/amando-pablo-odiando-escobar-virginia-vallejo/
Ramon. 27/06/2017minha estante
Muito boa resenha ! Fiquei até curioso com o livro. Sempre tem aquela dúvida mesmo: será se isso é verdade ? hahah. Parabéns !

Geórgea 28/06/2017minha estante
Exatamente! Fico feliz em saber que você gostou. Muito obrigada! :)

Gian 29/11/2021

Livro interessante, porém cansativo!
Mas foi legal conhecer uma parte da história onde não havia sido contada anteriormente!

Danielle.Duca 09/11/2021

Leitura envolvente e empolgante! Tudo em torno da história de Pablo gera curiosidade, perplexidade e angústia. Gostei da narrativa e me despertou o desejo de conhecer ainda mais a história dessa figura que marcou anos de violência na Colômbia.

Fabíola Lins 02/02/2023

Não foi o que eu esperava.
Queria muito ler esse livro porq acho as histórias sobre narcotráfico bem instigantes e o filme inspirado no livro por mais que seja glamuroso e romantizando, não deixa de ser bom.
Porém, achei o livro difícil de ler e entender. Narrativa não é nada fluída e me fez demorar 3 longos meses pra terminar. Fala muito sobre política e coisas muito mas muito específicas da Colômbia que eu até precisei pesquisar pra entender a história e o contexto. A história interna da Colômbia é uma teia de aranha complexa que não envolve somente tráfico mas muuuuita política então tenha paciência e veja alguns vídeos para ter melhor aproveitamento do livro.
Tentei gostar da Virginia mas não consegui pelo fato dela ser gordofobica e narcisista (igual ao Pablo). Senti que ela falava toda hora sobre o como ela era bonita e desejada pelos homens mais ricos da Terra e como ela era esperta e preciosa (aff).
Fiquei com dó dela no final sim porq ela entrou numa roubada tendo um relacionamento com o Pablo que até parecia ela e amava ter o ego inflado como tal.
Algumas coisas gostei de ver no livro mas a maior parte é desnecessária e o final bem corrido e mal explicado. Não leria novamente.

Mylene 25/01/2022

Amando Pablo, odiando Escobar
O título faz todo o sentido com o avançar da leitura. Conhecemos primeiro Pablo, o homem que vai muito além de chefe de um cartel; o homem por quem Virgínia se apaixonou. Com o tempo, resta apenas Escobar, um homem cruel, poderoso, chefe do narcotráfico, sétimo homem mais rico do planeta e que usa todos os seus recursos para fazer o que quiser ? e deixa um rastro de vidas ceifadas e destruídas pelo caminho, inclusive a da autora.

Em certo momento no livro, é atribuída a Pablo Escobar a seguinte fala: ?Sou o maior criminoso da América Latina, e penso, falo e ajo como tal?. Acho que essa é a síntese perfeita. Aquele homem que conhecemos no início do livro não passa de uma lembrança distante.

Por fim, para alguém que não conhece a história da Colômbia e sua elite interna como eu, a leitura pode ser um pouco mais desafiadora. Fiquei perdida várias vezes com o tanto de nome que é citado. Acho que pelo fato de a Virgínia ter vivido tudo isso, ela não se dá muito ao trabalho de distinguir com detalhes cada pessoa, meio que partindo do pressuposto de que nós também sabemos. Mas, no final, eu já não sabia quem era quem.

Báh 25/02/2024

Uma leitura cansativa...
Adoro pesquisar sobre narcotráfico e sobre a política da época, então estava com a expectativa lá no alto!
Em diversos momentos me senti escutando uma fofoca quentíssima, mas na maior parte do tempo parecia que a leitura não fluía...confesso que revirei os olhos diversas vezes durante a leitura (ok, Virginia, já entendemos que você é linda!).
O livro pode ser interessante para quem se interessa pelo assunto, mas requer um pouco de paciência!