Ania

Ania Leno Lugas

Resenhas - Ania

Marcos Antonio 22/10/2021

Ania
O que falar sobre o livro Ania a vampira? Este livro me fez lembrar de Chico Anysio e o seu vampiro brasileiro que nada dava certo. Essa história se passa no ano de 1986 e 1987, porém a característica da época é um disco de vinil e o walkman.
Porém para mim os vampiros tem regras já a serem seguidas e essas regras foi bem colocada por Bram Stoker , então quando penso em vampiros penso no caçador da noite que também foi muito bem colocado nos livros Tempo de Sangue com Eduardo Kasse e da mesma forma que Elfos, anões tem suas regras com J. R. R. Tolkien e a mudança dos elfos para semi elfos de Licia Troisi.
Algo que eu achava que ficaria melhor no livro é que poderia falar o nomes das cidades onde ela ficava, para onde ela ia.
Porém valeu a pena ler.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 17/06/2022

Quem nunca pensou em algum momento da vida de leitor, que o gênero fantasia é melhor escrito por autores de outros países não é mesmo? Porém hoje em dia esse conceito está extremamente ultrapassado, apesar de termos ícones que idolatramos na categoria internacional, temos muitas coisas extraordinárias na literatura atual de nosso país, é o caso de Ania do autor Leno Lugas, livro pelo qual estou apaixonada.

Nos anos 80 uma garota de 17 anos, luta para proteger sua filha, viajando de cidade em cidade sem poder ficar muito tempo em cada destino, ambas enfrentam um grande desafio,pois Ania é uma vampira recém transformada, e mal sabe ainda como lidar com suas novas habilidades, e o pior de sua condição: Sua sede por sangue.
Entre remorsos, medos e mortes, Ania tenta manter um pouco de sua humanidade,sacrificando o que for preciso para criar sua menina nesse mundo insano em que ela foi colocada.

O Livro tem uma pegada de mistério, pois de início não sabemos como ela foi transformada, bem como desconhecemos sua família e o pai de sua filha. Porém ao mesmo tempo que nos enchemos de curiosidade e tensão, acabamos dando boas risadas com os "fantasmas" das vítimas da protagonista.

Cheio de boas referências, a obra difere muito das outras do gênero, realmente nos identificamos com Ania, e suas lutas interiores para fazer o que é certo, mesmo quando parece impossível.

Gostei muito da leitura, e o universo criado pelo autor, recomendo muito a todos vocês.
#ania #fantasianacional #lenolugas