Uma vez

Uma vez Morris Gleitzman

Resenhas - Uma vez

EmAlia.Abolafio 17/04/2024

Ótimo livro
Você cosege enxergar as emoções que o menino é ao mesmo tempo você fica falando quanta inocência no mesmo mundo o de se vive o nazismo" enfim ,amei!

anaxsweetz 13/04/2024

Bem, peguei esse livro na biblioteca da minha escola e tipo, q livro bom

Eu li bastante rápido ele até (uns 2/3 dias) e para mim foi um outro livro q fiquei refletindo bastante

"Os nazistas não odeiam apenas os livros, eles devem odiar a gente também"
(Acho q a frase é TIPO isso, faz tempo q li)

Bem, apenas acho q o final foi muito rápido
Eles pularam do trem e dps o final foi rapidinho
E sim, eu chorei na morte da Chaya, mas ainda fiquei Feliz q Félix e Zelda saíram bem

Gostaria q tivesse passado o Félix encontrando os pais dele

Mas msm assim, livro incrível

Olivia50 22/02/2024

Neh razoável ?
Demorei bastante pra ler.
Não curti muito não, ele não flui muito e não explica muito o que aconteceu no final.
Enfim, apenas decepção.
Se quiser ler, a escolha é sua.

THALEX 17/02/2024

Não se sabe o que esperar.
Ao longo dessa leitura que apesar de rápida, foi bem intensa. Nunca soube o que deveria esperar do capítulo seguinte.

Felix teve que lidar com muita coisa em tão pouco tempo e não eram coisas simples.

Eu quis chorar, quis me correr sem rumo e chorar de novo.

Fiquei pensando muito sobre o impacto que a reclusão pode ter em nossas vidas quando finalmente somos expostos a realidade.
Pensei também sobre o quão mau o ser humano pode ser, e quanto ideologias infundadas e baseadas num medo cego podem impactar na história de tantas pessoas.

sla oq eu sou 08/02/2024

Li isso há muito tempo, mas mds, ele é tão bom

O protagonista tenta se distrair contando e inventando histórias, e percebemos em certos pontos sua criatividade sumindo, pois sua dor e seu medo estão aumentando.

Sofia136 29/01/2024

Todo mundo merece ter alguma coisa boa na vida
Comprei esse livro quando era criança e acabei esquecendo de terminar a leitura, terminando agora vejo que foi uma história simples, porém tocante. É emocionante ver a inocência e bondade de uma criança, mesmo em tempos difíceis como foi o holocausto, além disso, os laços criados por Félix com a Zelda, Barney e as demais crianças é um conforto ao leitor em meio a tanta maldade.

Amanda 28/12/2023

Cada página uma lágrima
Mesmo sabendo o período histórico em que o livro está retratado, não pensei que me emocionaria tanto! Falar sobre o Holocausto sob o olhar inocente de uma criança como o Felix definitivamente não foi uma tarefa fácil, e o autor fez isso com perfeição, sem dispensar uma escrita fluída que prende em todos os momentos.
Não pude deixar de comparar o livro com A Menina que Roubava Livros, que é uma das obras mais famosas sobre o assunto, e o que posso concluir é que o paradoxo entre os dois livros é incrível! Ao meu ver, ambos retrataram o tema com muita sensibilidade, inocência e uma boa dose de realidade, mas ao contrário de 'A Menina que Roubava Livros' , cuja personagem principal é uma criança alemã, 'Uma Vez' mostra o sofrimento direto de uma criança judia que está passando por sua infância num tempo conturbado como aquele, então é bastante interessante ter acompanhado aquele período por esses dois lados.
Apesar de ter tratado o tema com mais leveza do que o costume, o livro tem sim vários gatilhos e é simplesmente impossível não se emocionar e torcer pelo Felix, mesmo que no fundo tenhamos a consciência de que seus desejos e anseios sejam quase impossíveis. Ver as teorias dele sobre o que estava acontecendo sabendo da realidade foi a experiência literária mais soturna de todas.
Em suma, gostei muito de como o autor desenvolveu a trama e os personagens, que possuem personalidades bem marcadas e bordões inconfundíveis. Foi uma experiência única!

Love Book 01/12/2023

É tão triste a inocência de uma criança e tão lindo a imaginação.

Eu chorei muito nesse livro, principalmente ao saber que Felix tinha a esperança de encontrar os pais vivos.

Ele foi a salvação daquelas crianças, com as suas histórias.

Karol507 25/11/2023

- um livro triste que me surpreendeu
Cara, eu geralmente não leio sinopse, nesse livro, eu resolvi ler, já que eu não tinha ouvido falar dele e tava querendo um livro curto e que estivesse á minha disposição, já que é um livro da biblioteca da escola, então porque não?

Este livro trata de um tópico tão triste e cruel, pois sabemos das crueldades que se passaram no tempo da segunda guerra mundial, mais de maneira "aceitável" o autor consegue abordar este tema que é tão sensível de maneira que seja compreensível e de maneira menos pesada, se assim posso dizer.

"Uma vez" é um livro que consequentemente nos faz refletir sobre tudo que aconteceu na crueldade da segunda guerra mundial, um livro reflexivo e triste aos olhos de um garoto que através disso vemos muito sobre essa passado sombrio, além do peso de ser uma história fictícia, baseada na história real.

Recomendo? Sim, demais, tipo esse é um tipo de livro que chamou muita a minha atenção, não esperava gostar tanto, mais gostei muito, mesmo sendo uma história triste, mais boa.

Obrigada, Morris Gleitzman, por este livro, simplesmente com uma escrita fluída e por um livro tão bom e reflexivo, estou louca para ler a continuação, voltarei em breve.

- Com Carinho, uma amante de livros tristes que me surpreendem.

Jessica 13/09/2023

Pra mim ler esse livro foi todo o tempo ter um aperto no coração, é muito cruel imaginar tudo o que tantas pessoas passaram no holocausto