Uma vez

Uma vez Morris Gleitzman

Resenhas - Uma vez

Day 11/05/2021

Uma vez
Nesse livro vamos acompanhar a história de Felix, um menino judeu que está em um orfanato e decide fugir para procurar seus pais e salvar os livros, pois os seus pais têm uma biblioteca.
Durante a busca ele descobre que os nazistas não gosta dos judeus e das pessoas que têm livros, pois eles queimam.
Felix é uma criança que ama ler e inventar histórias.

Dressa St. James 14/12/2022

Todos merecemos algo bom na vida pelo menos uma vez
O holocausto já é por si só algo triste e pesado de se lidar, mas ver isso pela perspectiva de uma criança... A narrativa foi bem tranquila, e a forma que o Félix vai perdendo a sua inocência e vendo como as coisas realmente funcionam é de partir o coração.

Pretendo consumir mais livros com essa temática, gosto bastante do assunto.

amandafrancez 17/03/2023

A história me lembrou um pouco o filme ?a vida é bela?, não pela historia em si, mas pela incompreensão do Felix de entender o que era o nazismo, sendo uma criança judia? e com o passar da historia, a descoberta dele, sozinho, sobre os terrores do nazismo deixa a gente muito tensa.

Uma história triste mas com uma escrita facil. Um dos melhores 100 livros para jovens, segundo the guardian e bbc!

Vale muito a leitura

sofi 05/09/2021minha estante
eu tbm acho..

Pri Paiva 04/01/2021

Brutal e singelo
Uma Vez li uma história sobre o horror da guerra contado pelo olhar de uma criança inocente.

O livro é brutal, mas as descrições são feitas de uma forma tão pura que fica difícil não se emocionar.

Essa obra foi considerada como um dos melhores livros para jovens, segundo a BBC e The Guardian.

Li o livro de uma única vez. Foi impossível largar a leitura.

Já parti para o segundo volume porque é impossível terminar a leitura e não começar imediatamente a continuação da história.

Indico à todos!

Mel 02/11/2021

Acredito que se tivesse lido esse livro na minha adolescência iria me deleitar muito mais pelo enredo. A história é legal. Mas não é pra mim.

Alysson - @alyssonhp 19/03/2020

Uma vez...
Uma vez li um livro leve com uma história pesada como como pano de fundo, o holocausto. Assim como O Menino do Pijama Listrado, o autor usa o ponto de vista de uma criança, em toda sua inocência..mas nesse caso a de uma criança judia da Polônia que vai vivenciando na pele os horrores da guerra. O livro é leve e triste ao mesmo tempo e com passagens que parecem soar bobas mas se você entender o contexto de que é ponto de vista de uma criança e se atentar pro que a cerca vai aprender um pouco mais sobre como era difícil ser judeu numa época difícil como aquela. Recomendo bastante a leitura.

Liara.Brem 26/07/2021

Razoável
Gosto da temática da história, porém não me conquistou muito. Por os protagonistas serem crianças, achei a narrativa muito infantil, mas é um bom livro.
Mandy 26/07/2021minha estante
A continuação desse livro é muito boa, gostei bem mais do que do primeiro

Marianna 06/08/2021minha estante
Estou querendo muito ler o segundo livro. Faz mais de um mês que estou tentar achar na internet

Liara.Brem 06/08/2021minha estante
Se você quiser, tem no aplicativo Árvore Livros, que foi onde eu li

Carolinaaaaaaaa 07/10/2022

Bem gostosinho de ler, bem levinhho e curtinho
Trata da guerra de forma inocente, pelo olhar da criança

Joanderson 09/11/2022

Arrependo-me de não ter lido antes
Eu comprei esse livro e ele ficou apenas existindo ali na minha estante, então, eis que entro em uma baita ressaca literária.
E lá estava ele, e foi um dos livros mais rápidos que li na minha vida. Eu assumo,
estava faminto por mais e mais, cheguei a virar a madrugada lendo, e cá entre nós, me emocionado bastante, tudo descrito ali é doce, aos olhos de uma criança, mas, tão amargo, na visão adulta, automaticamente sentimos vontade de proteger os nossos pequenos de tudo que tá acontecendo ao redor deles, literalmente colocar em um potinho...
Os capítulos finais causam uma incrível impaciência e ansiedade...
E a jornada até aquele ponto,.é quase uma chamada de esperança ... Que nunca eventos como aquele voltem a acontecer para que outros Félix não sofram e possam saber o poder do amor.

Thamiris.Treigher 05/04/2021

LINDÍSSIMO!
"Uma Vez" narra a história de Felix, um menino de 10 anos que vive há quase 4 num orfanato na Polônia. Ele tem dois segredos: é judeu e seus pais estão vivos.

Ambientado durante a Segunda Guerra, Felix foge do orfanato depois de ver nazistas queimando livros judaicos. Então, sai em busca de seus pais e começa sua jornada.

Apesar de ser um tema tão triste, pesado e devastador, o olhar inocente e doce de Felix diante das atrocidades mostra como é inacreditável a crueldade humana. Seu dom de contar histórias e sua ingenuidade deixa tudo mais leve.

Cada capítulo começa com "Uma Vez...", trazendo essa magia de contar histórias. Com personagens encantadores, a amizade de Felix com a menina Zelda se destaca e é de aquecer o coração.

Morris Gleitzman, autor da obra, é neto de judeu e perdeu muitos familiares para o holocausto. Ele consegue tratar esse tema de forma sensível e arrebatadora. Me emocionei muito!

"Todo mundo merece ter alguma coisa boa na vida pelo menos uma vez".

thecia 20/11/2022

Leiam!
É um livro sobre o Holocausto, com muita tragédia e tristeza, como realmente foi, mas o autor traz o tema de uma forma sensível, pelo olhar de uma criança, o Felix, que diga-se de passagem, é um ser humano incrível! É doído ao longo do livro ver a inocência do Felix, a esperança dele a respeito de tudo, mas no fim eu terminei como ele. Além de tudo ainda traz uma reflexão acerca do poder da história, o poder do amor. Apesar de tratar de um assunto tão sério e trágico da nossa história, esse livro me deu uma esperança, ver a esperança dessas crianças e do Barney, e o amor deles. Leiam esse livro!
?Todo mundo merece ter alguma coisa boa na vida pelo menos uma vez.?

mccaveirinha 11/04/2022

Tocante
Muito lindo acompanhar toda essa inocência e esperança que o Felix tinha no amanhã, no futuro. Um livro bem curto mas muito emocionante. comecei com muitas expectativas e todas elas foram atendidas

DanS. 25/04/2022minha estante
Carain, agora que vi, parece que tem uma continuação, já quero