Graça e Maldição Laure Eve

Resenhas - Graça e Maldição

Mirelli 08/01/2023

Graça e Maldição
É um livro intenso, mas fiquei com muito pena da River. Acho que a angústia de estar na mente dela foi algo que me acompanhou o tempo todo. Eu queria gritar com ela o tempo inteiro, mas me prendeu. E a sensação final foi: que bom que acabou. Mas não de forma ruim, a leitura foi boa, só consome demais a mente.

Fernanda631 05/01/2023

Graça e Maldição
Graça e Maldição foi escrito por Laura Eve e foi publicado em 2 maio 2017.
Graça e Maldição é um livro que começa com um aparente clichê: River é uma garota nova na cidade, que acaba de se mudar para uma pequena cidade junto com a mãe. River é muito reservada, adora ficar na companhia de seus livros e faz o possível para levar uma vida tranquila e guarda alguns segredos a sete chaves. Ela quer desesperadamente se encaixar em algum lugar.
Assim que ela chega na cidade, é bombardeada com informações misteriosas sobre a família Grace, uma família que todos no colégio conhecem e querem fazer parte do seleto grupo de amizade que eles mantém, mas que tem toda uma aura de mistério, já como nunca deixam ninguém se aproximar completamente deles – apesar de terem sempre pessoas na volta, implorando por atenção e amizade, mesmo que essas amizades acabem e sejam trocadas por novas a todo momento.
Ao chegar à cidade River começa a saber da fama da família Grace e ao começar a frequentar a escola ela logo fica encantada com Ferin Grace, aquele típico garoto de filme adolescente norte americano que todas as garotas do colégio querem.
A família Grace é muito rica e poderosa, e por onde ela passa deixa pessoas morrendo de inveja e admiração. Há uma história na cidade de que eles são feiticeiros e que uma maldição ronda a família, e claro, isso deixa River bem interessada no assunto.
Os Grace são venerados por toda a cidade, praticamente toda a população os ama, na mesma medida em que os temem e parecem sempre estarem prontos a fazer o que a família deseja pelo simples fato de que querem ser parte deles. Devido ao poder que possuem e de sua aura sombria, alguns habitantes acreditam que conseguiram todo o poder através de magia, já que, supostamente, são bruxos ou feiticeiros.
Os irmãos Grace são: a mais nova Summer e os gêmeos Thalia e Ferin. Inesperadamente (mas nem tanto assim), River chama a atenção de Summer Grace e se torna amiga da garota.
Os irmãos: Summer, Thalia e Ferin são os alunos mais populares da escola e todos querem ser seus amigos, inclusive a novata River. Aparentemente os membros da família Grace não são muito dados a terem amizades duradouras, mas a garota tem esperança de ser uma deles e por isso passa a observá-los insistentemente, tentando aprender seus hábitos e esperando pela hora certa de se aproximar. Mas o que os Grace não sabem é que a garota não está na cidade por acaso, ela sabe exatamente o que está fazendo. Ou não?
Summer é a filha caçula dos Grace, uma garota gótica que não esta nem ai para o que os outros pensam dela. Um dia do nada ela resolve aparecer na biblioteca, onde River costumava ficar lendo na hora do almoço, e a “convida” para ir até a floresta, e a partir desse momento, elas viram amigas. No começo a personagem de River demonstra que ao contrário do resto da cidade, ela não quer deixar transparecer que ela venera os Graces, mas com o decorrer da história River se mostra bem engenhosa e sempre bolando uma maneira de se aproximar deles, principalmente de Ferin, e para isso, ela conta com a ajuda de Summer.
A garota passa a ser convidada para fazer parte das atividades dos garotos, que não devem ser expostas a outras pessoas tão comuns. Com a aproximação de River da família, sua vida muda completamente e ela fica cada vez mais animada com o fato, porém, o que eles não sabem, é que ela é tão misteriosa quanto eles.
Não demora muito para ela começar a se envolver mais e mais com a família e ficar cada vez mais obcecada por eles, sempre querendo saber se os boatos que circulam pela cidade, falando que a família faz parte de uma família de feiticeiros são reais. Ela se aproxima de Thalia também e de Ferin, por quem ela tem uma paixão escondida e quando River descobre a tal “maldição” que envolve a família (que impede com que eles se relacionem amorosamente com pessoas de fora do circulo deles), ela se torna bem obcecada em quebrá-la.
E é a partir daí que a história toma um rumo completamente novo e diferente do clichê que seria se esse livro fosse um romance normal. Logo no inicio do livro, eu me peguei pensando se valia a pena continuar (e continuei porque fiquei curiosa a respeito de como iria se desenrolar) e confesso que fiquei bem surpresa mesmo com o rumo que tomou, em como as coisas são completamente diferentes do que parecem ser – principalmente os personagens. Inclusive, vi muitas pessoas compararem os Grace com os Cullen e no inicio pode até parecer, mas acreditem, eles são completamente diferentes.
O livro se passa todo no ponto de vista de River e nós podemos ver em primeira mão como ela é mesmo completamente fascinada pela família Grace e como ela se sente especial o tempo inteiro por fazer parte do grupo de amizades deles – e principalmente por chegar longe, aonde nenhuma das outras pessoas do colégio chegou. Não é difícil notar também que River não parece ser uma narradora muito confiável, já como ela sempre parece estar escondendo informações sobre ela (até mesmo o nome ela mente!), não apenas dos outros personagens como do próprio leitor.
A história narrada por River cria no leitor a sensação de já ter vivido uma experiência semelhante em outras histórias pelo fato de ela ser mais uma menina desconcertada que tenta de tudo para se enturmar, apesar de que, desta vez, ela pretende se aproximar especificamente de um grupo de pessoas, os irmãos Grace. Apesar do clichê inicial, somos levados por uma teia de fatos conectados entre si que nos fazem criar inúmeras teorias e que nos enchem de expectativa, uma vez que nada nos é entregue de bandeja.
A intensidade de sentimentos e demonstrações de pertencimento, conexão e proximidade que são estabelecidos entre a forasteira e seus tão idolatrados amigos chega a assustar, mas de uma forma boa, já que é nela que veremos refletido todo o desenrolar da narrativa e por isso a autora consegue ardilosamente nos fazer sentir parte de todos os acontecimentos. Outro fato interessante é o de que por todo o mistério, não podemos confiar em ninguém, principalmente na narradora, que parece estar sempre escondendo algo, como suas verdadeiras intenções e o que ela é capaz de fazer para conquistar o que quer.
Apesar de terem personalidades diferentes a liderança e o carisma são comuns aos três irmãos da família. Summer, a mais jovem parece sempre destemida e sempre sendo tão convincente que é capaz de fazer com que as pessoas mudem de opinião só para se sentirem parte de seu ponto de vista. Os gêmeos Thalia e Ferin tem uma ligação forte, mas são ao mesmo tempo diferentes. Enquanto Thalia se parece com a irmã, Ferin parece ter o dom de encantar a todos.
Para aqueles que já tenham lido ou visto os filmes da saga Crepúsculo os clichês vão ser bem aparentes, mas não criem a vã ilusão de que a história será igual. Com o tempo vamos percebendo que a magia desta história vai muito além de rituais e “forças ocultas”, mas vem como algo intrínseco, algo que pertence a cada personagem, como se querer fosse poder. Literalmente, poder.
Por ter um enredo tão conflitante e cheio de meias verdades e mentiras bem contadas, o leitor é levado a acreditar e desacreditar em cada uma delas, mas não se engane, cada detalhe é importante. É difícil dizer muito sobre este livro sem deixar escapar algo que estrague a experiência de leitura exatamente pelo fato de que quanto mais avançamos mais vamos deixando de ter certezas e começamos a entender aspectos importantes para o desfecho, principalmente situações que consideramos insignificantes.
É uma leitura que eu recomendo para quem gosta de livros que não são exatamente clichês ou romance, e sim com um pouco de suspense e várias reviravoltas.

Francisco 31/08/2022

É bom
Tem personagens interessantes, mas pouco construídos. E eu penso que caso a autora tivesse explorado mais o universo de possibilidades que esse livro abre, ele teria um final melhor. Ou até continuações que dessem mais destaque para o que o final nos deixou em "aberto". Recomendo o livro.

Bru 01/08/2022

Vamo lá
É legal porém sla.
A história é narrada por River, a protagonista, na qual se muda para uma nova cidade onde a família Grace é tão temida por surgir boatos de serem feiticeiros Oq fez dispersar o interesse e fascínio de River.
Todos guardam segredos, principalmente River!

?você nunca imaginaria o que estava acontecendo sob a superfície das coisas. Você não olharia para aquela garota linda e pensaria que deveria haver alguma coisa ruim na vida dela?
- River se referindo a Thalia

?- E você aceita isso de boa? (A morte)

- Não. Mas às vezes sim. E aí deixo de aceitar de novo. As vezes está tudo bem. Tipo agora. Estamos bêbados. Estamos nos sentindo bem. Mas amanhã? A vida nos enche novamente. E aí você acha um outro jeito de bloquear a verdade só para conseguir viver mais um dia. Se nós permitimos ver muito a verdade, isto nos provoca muito medo. É preciso criar um bloqueio, ou então você não consegue fazer nada. Fica só vagando por aí, se sentindo constantemente deprimido ou maravilhado. Isso não significa que não devemos procurar a verdade. É só que talvez seja melhor vê-la em etapas para que possamos compreendê-la.

- Etapas da verdade.?

- diálogo entre River e Ferin

Patrícia Roehrs 29/11/2021

Começo típico de um romance adolescente...final fora do comum.
River é normal e ao mesmo tempo diferente, em todo o livro tive dúvidas das suas reais intenções ao se aproximar dos Grace, suas ações não condiziam...sempre parecia que havia algo por traz, mas ao mesmo tempo óbvio, o que deixa o leitor meio cego para ver o que está bem debaixo do seu nariz.
O final surpreende, o que eu conseguia ver era apenas uma moça perturbada tentando se encaixar em algum lugar, mas no final não foi exatamente assim, havia algo a mais por traz.
É um livro com uma mensagem, apenas alguns vão entender, outros não. Fico feliz em ter ficado do lado do pessoal que entendeu 😊

Ellie 02/11/2021

É um livro casual, as coisas vão acontecendo devagar e de forma calma, em algumas partes são estranhas, outras bem normais, como se fosse um simples livro de descoberta de si mesmo na adolescência, mas da metade do final tem um toque a mais de algo que só posso chamar de magia.

camilebaldoni 09/08/2021

Não é ruim, mas não é bom. É típico livro mais ou menos, li a primeira vez, porém não sei se leria de novo, provavelmente não. O início é bem chato demorei mais de semana para passar da primeira fase. Da metade para o final foi que eu comecei a pegar gosto pela leitura, aí quando comecei a gostar acabou ksjsks o ponto forte é a visão de que ninguém é 100% mau ou bom que foi muito bem construída na história e modo que foi apresentado o bullying.

nat 26/07/2021

Na parte 1 a história leva como base a magia e bruxaria que é tratada com muita inconstância, uma hora existe, outra não, sendo dificil entender a construção da fantasia. Eu não consegui gostar da personagem principal - teve um arco meio bagunçado dela, mas ela entrou e saiu de formas diferentes, e sim no final é possível entender porque tudo aquilo acontece com ela, mas ainda tem algumas ações que não são justificáveis. Já na parte dois eu acho que as coisas se encaixam melhor, é possível identificar o porque o livro é classificado como thriller. Os personagens tem uma construção até boa, e a finalização do livro foi bem feita.

Heidi 12/04/2021

Apesar de, no início, parecer uma história adolescente comum, é nas entrelinhas que o livro se revela. É na forma como as personalidades são construídas balançando entre a linha do bem e mal, fazendo- nos questionar se realmente existe uma divisória, que você compreende a mensagem do livro.

Heidi 12/04/2021

Cami 18/03/2021

Envolvente ?
Ao mesmo tempo que eu entendi algumas coisas, eu não entendi nada hahaha final muito envolvente, encaixou perfeitamente com o título do livro. Quero a continuação...

Nina @vicioseliteratura 07/12/2020

Não vi graça
Livro maçante. Demora muito pra construir a história e isso fez a leitura perder a graça. (Olha o trocadilho). Ai quando algo finalmente acontece os acontecimentos se perdem. Deu a impressão de que a autora teve muitas ideias e não soube trabalha-las juntas.

Marcieli 29/05/2020

Só tem maldição
Eu achei legal, mas quando terminei de ler me senti mal, não sei o motivo, mas vida que segue.

Lorena 05/05/2020

Graça e Maldição
foi um livro que acabou me surpreendendo positivamente.
Apesar de inicialmente parecer um livro bastante clichê conseguiu ter um final inesperado e envolvente.