Cinco Semanas em Balão

Resenhas - Cinco Semanas em Balão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Herivelton.Costa 17/02/2024

Um clássico de Julio Verne
Este é o primeiro livro que leio de Júlio Verne e fiquei impressionado com a fluidez do texto. Júlio Verne nos conta uma história muito interessante e que apesar de fictícia, parece de certa forma muito verossímil hoje talvez muito mais em seu tempo. É uma leitura prazerosa que nos faz ficar imaginando as descrições que o autor faz de muitos lugares no continente africano.

Karin 14/10/2023

Uma amostra de Julio Verne
Eu comprei um box no Kindle com as 50 obras de Júlio Verne por um valor irrisório. Comecei a ler de forma despretensiosa, já tinha lido na escola a volta ao mundo em 80 dias, mas não lembrava exatamente da leitura. Muitas obras de Júlio Verne foram adaptadas ao cinema, livros didáticos com figuras. Essa obra foi a primeira publicada e fiquei completamente impressionada com as descrições. De tão real, não parece ficção. Oa conhecimentos pormenorizadas de física, química, geografia, biologia, são tão precisos que em muitos momentos fiquei com a impressão de que ele está descrevendo a realidade e não uma ficção. Nessa obra, o personagem fica 5 semanas em um balão, no qual apresenta-se várias desventuras. O autor consegue entrelaçar comédia, aventura e drama com muita facilidade. A leitura é muito gostosa, por ser um livro bem descritivo, facilitando a criação de cenários inteiros no nosso imaginário. É um livro, ao meu ver, obrigatório na educação infantojuvenil, pois poderia acarretar em comparações e análises integrando várias matérias e áreas do conhecimento. Recomendo fortemente a leitura.

Juliandreson 01/09/2023

Verne nunca decepciona. Narrativa cativante, com reviravoltas interessantes, recheada de termos técnico-científicos e apresentando, despudoradamente, protagonistas que exalam, por todos os poros, aquele sentimento europeu de superioridade intelectual e racial - tão presente nos séculos XVIII e XIX e que a gente odeia tanto... Excelente aventura.

Isabella1360 13/08/2023

?Aqui termina a assombrosa viagem do Dr. Fergusson.?
Julio verne realmente foi um grande escritor. Ele era sábio, um grande geógrafo e matemático.

Sobre a história, eu a achei simplesmente incrível! Os detalhes, as descrições sempre surpreendentes. O enredo não se perde, mesmo tendo muita informação. Ele sabia muito bem explicar tudo o que se sucedia com a história.

Os personagens:
Joe: é um homem leal e bondoso que sempre vê o lado bom e natural das coisas. Poucas vezes se desespera e quando tinha algum problema, ainda conseguia rir da situação ( menos quando se jogou do balão ) ele sempre esta disposto a se sacrificar pelos seus amigos, principalmente pelo seu amo.
Dr. Fergusson: um homem inteligente e conhecedor das expedições que ocorreram antes da dele. Ele que cria o balão e faz todos os cálculos matemáticos com extrema precisão. Se cobra e se culpa pelos momentos difíceis que acabou passando com os seus companheiros, mesmo eles não se importando.
Kennedy: um ótimo caçador com a mira perfeita e que não erra um único tiro, mesmo que este seja dificil. Sempre quer matar todos os animais que vê, mesmo que não tenho feito nada. No começo não queria ir junto de seus amigos, porém ao longo da viagem mostra que não se arrepende de ter cedido aos pedidos recorrentes do doutor.

Eu achei esse livro maravilhoso, mesmo ele não sendo para todo mundo. Porém se você gosta do Júlio verne ou de geografia, não perca a chance de ler esse livro.

Sofia.Eternal 26/07/2023

Mais um clássico
Ler Júlio Verne é fantástico. Ele não perdeu atualidade devido a seu estilo narrativo.
Esse livro é uma viagem pela África que conheciam os europeus no século XIX.

BiaVasc 07/07/2023

Conta a história do Dr. Ferguson que, em 1862, se propõe a atravessar o continente africano por uma rota ainda não explorada, usando um balão de hidrogênio. Para essa façanha louca, considerada por muitos impossível, irão com ele seu fiel criado José e seu grande amigo Ricado Kennedy.

ana julia 04/03/2023

Ao final desse livro percebi que sou muito grata pela existência do SI (sistema internacional de unidades).

Thiago352 25/02/2023

Divertido
Apesar das diversas citações de exploradores e viagens anteriores durante o texto, que não eram nada empolgantes de se ler, foi um livro bastante divertido.

ThaisaScarpa 24/02/2023

Julio Verne em sua essência! Não sei porquê demorei tanto para ler suas histórias, achava que seria uma leitura cansativa, depois do primeiro fiquei viciada, não era nada do que eu esperava e esse não foi diferente, muita aventura, coisas absurdas e diversão! Adorei!

Lobinha Sincera 18/02/2023

Bom, lembra muito o viagem ao redor do mundo em 80 dias, com muitos preconceitos da época mas tirando isso bem divertido

JP_Felix 09/02/2023

Bom livro
Um retrato de sua época, para quem unica e exclusivamente critica a questão racial do tipo. Tratando-se de uma escrita ambientada em 1860 e feita na mesma época, é fácil entender que a visão da época era o que hoje vemos como preconceituosa, mas tratar como se fosse um livro escrito e ambientado nos dias de hoje? É a definição pura de anacronismo.

Dito isto, vou destacar que não, a representação dos africanos no livro, em uma época barbara imperialista, independente de ser preconceituosa, não condiz com toda a raiva que vejo as pessoas terem. Era uma outra época, onde recém tinha sido abolida a escravidão na Europa, e considerando que até hoje ainda se tenha racismo e preconceito, não era de se esperar que a representação fosse ser positiva.

Em resumo, a obra é um retrato de sua época, e isso e positivo para vermos com mais fidedignidade como era a visão cultura e social desse periodo (ou vocês preferem que o livro minta e finja que a questão étnica era uma fofura?).

Quanto a história, é bem simples, três aventureiros atravessando a África em um balão pelo que entendi ser a primeira grande jornada a fazê-lo. Os personagens são interessantes, um médico, um caçador e um rapaz que é como um faz-tudo. A dinâmica entre eles é bem orgânica e eles são interessantes o bastante para que eu me importasse com eles ao decorrer da história, achando criativa a forma como sempre havia algo a se fazer sobre os problemas que o balão enfrentava, chegando ao ponto de na cena final sempre haver mais algo a fazer que eu simplesmente não conseguia prever, ponto pro livro.

É um clássico britânico, e como tal, a leitura é meio densa, com muita reflexão e narrativa pouco dinâmica. Apesar disso, não sei se e porque estou me acostumando com esse tipo de linguagem ou se este livro é menos arrastado que os outros, mas até que tudo fluiu bem pra mim, sem parecer ter o dobro de páginas que de fato tem, como acontece algumas vezes.

É uma história que tem literais 160 anos, mas que consegue se manter curiosa e interessante até hoje para um cerro público, e essa é a questão. Se você não tem prazer em leituras com uma narrativa mais densa, se não consegue lidar com anacronismo ou se quer mais diversão que conhecer um clássico, dificilmente este livro vá te dar algum prazer, mas, caso contrário, é um livro muito bom a se conhecer.

anne.deby 05/02/2023

Impecável
Como sempre, a escrita de Julio Verne me surpreende mais uma vez, com uma riqueza de detalhes! O livro é cheio de experiências que acredito eu, não puderam apenas ser escritas, mas com certeza de alguma forma elas foram vividas. Não duvidando da capacidade da imaginação do autor, mas com toda minha curiosidade eu pergunto, será mesmo apenas livros de ficção?
E deixo aqui minhas admirações pelas obras de Verne

Lara07 23/11/2022

Diário de uma viajem
Não foi nada fácil ler esse livro, em muitas vezes há uma linguagem técnica, o que claro enriquece a obra, de tal maneira que voce acredita que o Júlio Verne esteve realmente na África em um balão. Um livro visionário para o ano de 1863, nada menos que isso.

Georgeton.Leal 19/11/2022

A viagem inaugural de Verne
Romance de estreia de Jules Verne, "Cinco Semanas em um Balão" demorou três anos para ser concluído, sendo lançado em 1863. Naquele tempo, havia uma grande empolgação dos estudiosos e do público em torno das viagens feitas a lugares até então pouco explorados, o que trazia ares de curiosidade ímpar a esse que seria o primeiro volume da série "Viagens Extraordinárias". No caso desta aventura, especificamente, temos uma excursão com o intuito de se descobrir a nascente do grande Rio Nilo e esquadrinhar a região central da África. Verne usa seu grande conhecimento em geografia para descrever os vários desafios que o audaz Dr. Samuel Fergusson e seus amigos irão enfrentar durante essa travessia pelo continente africano, onde encontrarão tribos nativas, animais selvagens e muitas paisagens exóticas.
Certos trechos podem causar repulsa imediata a alguns leitores modernos que não compreendem o fato de que a obra reflete a realidade de seu tempo, ou seja, uma época em que o racismo e a caça desenfreada de animais selvagens ainda eram considerados normais. Examinando com calma esses aspectos, não corremos o risco de cair no pecado do anacronismo e julgar a obra sob uma ótica equivocada.
Pois bem, Dr. Fergusson e sua trupe seguem sua rota aérea já munidos de todas as ferramentas necessárias para a viagem. Nessa parte, Verne é bastante minucioso nos detalhes técnicos, dando explicações plausíveis do funcionamento de cada instrumento e do próprio balão em si. Dessa forma, não há espaço para resoluções toscas e sem base científica. Ao longo da jornada há várias referências a respeito das diversas explorações europeias no continente africano durante o século XIX, fatos que ratificam as observações feitas por Samuel Fergusson em seus apontamentos. Tudo isso é bem balanceado com incríveis momentos de tensão e riscos mortais que vão desde a savana até o deserto do Saara.
A estreia de Júlio Verne não poderia ter sido melhor. Todos os elementos que fariam parte de seu estilo já estavam presentes nessa obra, a qual inaugurou uma carreira de sucesso pro autor, que desfrutou dessa fama ainda em vida.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2023/03/a-viagem-inaugural-de-verne.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5