Cinco Semanas em Balão

Resenhas - Cinco Semanas em Balão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Pedro 23/09/2022

Lixo imperialista.
Não quero me enganar ao crer que toda literatura europeia anterior ao século XX não fosse também um veículo de dominação ideológica colonial (?Robson Crusoé? e ?As Minas do Rei Salmão? vêm à mente na categoria de boas aventuras com teor maligno), mas o problema é que aqui Verne passa dos limites. É basicamente uma história sobre babacas sobrevoando a África proferindo barbaridades racistas e trucidando animais exóticos. Considerando também que a prosa em si nunca foi o forte do Verne (ele se sobressai mais na especulação científica do que nas suas aptidões narrativas, convenhamos) o resultado é só um horror.
ana julia 21/01/2023minha estante
tô lendo ele agora e tudo que consigo perceber são os pontos que você destacou, acho que nunca li algo tão eurocêntrico quanto esse livro

JP_Felix 03/02/2023minha estante
Anacronismo q chama. Daqui 500 anos tbm vai ter gente julgando a nossa sociedade de hj por criar e abater gado em vez de criar carne artificial. Vc esperava q um livro dessa época tivesse a visão q temos hj?

ana julia 06/02/2023minha estante
verdade, fiquei surpresa por já ter lido outros outros livros do Julio Verne e não ser algo tão escancarado como é nesse livro

JP_Felix 07/02/2023minha estante
Eu imagino q seja pq ele n tava pensando em um bagulho política. Acho q o último país europeu aboliu a escravidão no ano desse livro, na época as pessoas era ignorantes quando a isso, p eles n era racismo ou preconceito, era oq era. É tipo julgar histórias medievais por serem machistas por o homem sempre ser herdeiro no lugar da mulher, isso é um retrato de sua época. A gente tem q ler isso p conhecer, n p agir como se tivesse sido escrito hj e se passasse nos dias de hj.
Ja vi gente reclamando q em game of Thrones o cara foi machista pq disse q tal guerreiro lutava como uma mulher

Pedro 25/02/2023minha estante
esse felix aí é uma anta mesmo. ?anacronismo? é só pra defender imperialista né, vai falar pros povos negros aniquilados que o europeu não tem culpa porque não havia léxico pra condenar extermínio em massa antes do século XX. anacronismo é o ultimo refúgio do eurocentrismo.

Pedro 25/02/2023minha estante
?era o que era?, e o escravizado que aceitasse né fazer o que. vai ser burro na pqp

JP_Felix 26/02/2023minha estante
Como eu disse, anacronismo. E eu n estou sendo burro pq n estou defendendo nd. Claro q foi algo horrível, mas vc está realmente julgando com olhos atuais, imputando intenções convenientes. Vc queria q em uma época imperialista as coisas n fossem imperialistas? Daqui 500 anos talvez as pessoas tenham um novo modelo de sociedade e possam julgar oq vc ou eu acreditamos como certo hj. Vc ta tratando esse livro como propaganda imperialista hj em dia, sendo q é um livro de um livro da época do império. Do q vai reclamar em seguida? Do machismo da monarquia? Das execuções cruel da guilhotina? Da caça as bruxas? Mt facil p vc falar isso fora da época.

E caso vc n saiba, na época, quem mais vendia negros eram os imperios africanos. Curioso, n é? Sabe pq? Pq na época a moral n era tão humana quanto hj. Ou vc acha q meia duzia de caravelas dominaram a força todo um continente? No egito, seculos antes do colonialismo, já havia o equivalente a imperios q escravizavam o próprio povo e povos vizinhos na África. Ou vc acha q quem construiu as pirâmides do egito tinha carteira assinada?

Anacronismo, camarada, é julgar algo fora do contexto de sua época. N defendo oq aconteceu, mas n sou ignorante p imputar a moralidade de hj em outra época.

Pedro 26/02/2023minha estante
largou essa que os africanos são responsáveis pela própria escravidão já atestou que é um corno mesmo

JP_Felix 27/02/2023minha estante
Africanos n são responsáveis pela escravidão. Pessoas são. Vc n pode negar q africanos tbm escravizavam, tal qual saxões, nórdicos e todos os povos do mundo antigo, e então parte p ofensas pessoais. Buddy, o mundo era bárbaro e vil, tudo e todos eram oq hj considerando moralmente errado e condenável. Concordo com vc q a escravidão de 1500 foi uma mancha terrível na história da humanidade e q até hj vemos consequências disso na sociedade, mas é mt ingenuidade atribuir isso unicamente à Europa. Era um problema humano, n de um povo. Se vc quer viver essa ilusão q na história existe mocinho e vilão de uma forma tão maniqueísta e viver uma ideia anacrônica do mundo, vai fundo, todo mundo tem direito de ser ignorante.

É agr q vc tenta ofender minha sexualidade, minha masculinidade, minha falta de sexo (uin, incel, uin oq tu quer ta mole) ou qualquer coisa do tipo. Poupe-se disso. Eu realmente estou comentando com tranquilidade, na moral, n estou sendo ofensivo e estou conversando sobre história. Vc pode mt bem discordar e responder expondo seu ponto de vista sem se levar pela raiva. Mas cê q sabe, n posso te obrigar a conversar pacificamente

JP_Felix 27/02/2023minha estante
Se vc queria q o livro mentisse e falasse q na época o mundo era um mar de rosas com os negros em um periodo em q a escravidão tava sendo abolida ainda, aí e contigo. Prefere q o livro minta como era a visão da época, diga q os brancos consideravam negros seus iguais e os respeitavam e tudo mais.

Sério, se vc espera q o livro mostre qualquer coisa q n seja a realidade da época, errado está vc.

Matheus 13/10/2009

é uma boa historia porem com poucas climax ( maior intensidade da ação)
e muito detalhado mas é bom

AleixoItalo 13/09/2010

Julio Verne já nos levou a viajar para vários lugares! Não teve nenhum autor que explorou tanto o nosso planeta como Verne. Volta ao mundo, pelos ares ou por terra, pelo fundo dos mares, ou pelo fundo da Terra, e tudo isso com apenas os ases da imaginação! E dentre todas essas viagens uma ficou marcada, extremamente bem detalhada: a viagem ao continente africano, executada a bordo de um balão!
Cinco Semanas em Balão, conta a história do Dr. Fergusson que se propõe a atravessar o continente africano por uma rota ainda não explorada, usando um balão de hidrogênio. Para essa façanha louca, e considerada impossível por muitos, partirão com ele em sua viagem seu fiel criado Joe, e seu grande amigo Dick Kennedy. Juntos eles irão passar por uma aventura inédita nas suas vidas, e vão conhecer todos os perigos do continente selvagem.
Como as outras obras do autor, tudo é construído minuciosamente e detalhadamente, baseado apenas na imaginação do autor, que nunca viajou realmente para os confins da Terra como suas obras propõem, portanto toda a paisagem narrada é fictícia.
Verne é um dos maiores escritores da história da literatura, e gera em suas histórias, viagens realmente fantásticas. Em Cinco Semanas em Balão, Verne consegue imergir o leitor por uma viagem extremamente perigosa ao continente negro, detalhando a paisagem exuberante, a fauna exótica, os habitantes selvagens e o clima revolto. A viagem é bem narrada, e dificuldades como altura, direção do balão – que se direciona de acordo com o vento – altitude e mantimentos, são sempre levados em conta, além dos próprios perigos da África: tempestades, animais selvagens, tribos antropófagas, e o temível deserto do Saara, são todos levados em conta no livro.
Outra grande qualidade de Verne, é construir imagens miraculosas e estupendamente belas: tempestades assistidas do ponto de vista de um balonista, vulcões em plena erupção assistidos por cima, oásis, entre outras, são algumas dessas maravilhosas cenas criadas por Verne.
Cinco Semanas em Balão, pode não ser pretensioso como 20.000 Léguas Submarinas, ou Viagem ao Centro da Terra, mas é uma das melhores obras do autor, que mais uma vez, se aproximou bastante da realidade, utilizando-se de uma ficção cinematográfica!

Resenha em: http://perimeter7.blogspot.com/

Ary 10/02/2011

"Embora passassem muito tempo sem se ver, o verdadeiro calor da amizade jamais morreu entre eles." Página 11.
"Os obstáculos existem para serem vencidos." Página 14.

Jeane 25/10/2011

Em 1862 uma expedição parte para África com a missão de descobrir as nascentes do Rio Nilo. A expedição é formada por três aventureiros: o caçador Kennedy, o médico Fergusson e seu fiel criado Joe. Várias expedições tentaram o mesmo feito, mas estes aventureiros farão algo inédito: cruzar a África em um balão! Prepare-se para conhecer desertos, animais ferozes e tribos exóticas!

Demorei a ler! Quando leio Verne sempre sinto uma canseira inicial porque a história demora a acontecer e não me prende a atenção. A narrativa é cheia de pequenos detalhes chatos mas melhora na metade do livro(talvez por ter mais ação e aventura).Fui transportada para dentro da história quando os aventureiros ficam perdidos no deserto, sem água e sofrendo com o calor, sentindo o vento quente na pele.

ianca 12/03/2014

viagem em um balÂo
eu gostei muito do livro porque ele fala em uma viagem em um balâo eu eu adoro viagem ele fala sobre uma viagem pela africa paradas em varios lugarews foi uma viagem muito iteressante cinco semanas em um balâo pode nâo ser pretecioso como 20.000 lèguas submarinas, ou viagem ao centro da terra, mais e uma das maiores obras do autor,que mais uma vez, se aproximou bastante da realidade,ultilizando-sede uma fixçâo,cinematografica.

Jaine 14/04/2014

Atravessar o continente africano de leste a oeste em um aeróstato (balão) essa é a ideia do Dr. Samuel Ferguson ele pretende partir de Zanzibar junto a seu amigo Dick Kennedy e seu criado Joe Wilson. Joe ao receber o convite de ir junto com Fergusson se alegrou muito e tinha pensamentos positivos quanto a viagem já o mesmo não ocorreu com Kennedy que a princípio estava decidido que não iria se aventurar junto aos dois, porém Fergusson o fez mudar de ideia rapidamente com seus argumentos e então ele aceitou o convite mais ainda mantinha os pensamentos negativos em relação a viagem. Depois de saber quanto pesava os três juntos e mantimentos no dia 18 de abril Fergusson, Kennedy e Joe entram no balão ao que apelidam de Victoria. A viagem começa bem mas depois começam a aparecer os obstáculos e perigos. Logo no início da viagem tiveram que atravessar uma tempestade violenta. Durante a travessia Joe e Kennedy ficam impressionados com o show que os trovões e relâmpagos, alguns dias depois ficam horrorizados com canibais que estavam lutando passam também alguns dias de agonia no deserto eles passaram tanta sede que quando encontraram agua a acham muito deliciosa depois em um momento de muita aflição Joe se joga da barquinha para que eles não caíssem na agua, Joe cai em meio a um rio onde tem muitos jacarés então ele tenta desviar mais acaba indo para onde os canibais nadam sem medo algum então ele senti algo te puxando e já acorda nos braços de um enquanto isso Kennedy e Fergusson tentam achar correntes favoráveis que os levassem até a ilha em que Joe estava. No finalzinho da história passa Joe tentando fugir dos canibais em um cavalo e seus amigos no balão tentando alcança-lo e salva-lo eles conseguem. Depois para se manterem no ar eles tem que ir aos poucos jogando tudo que estava no aeróstato, eles jogam tudo inclusive a barca em que eles ficavam em cima para atravessar um rio, ficam dependurados nas cordas e assim conseguem chegar ao final de sua viagem, mas sem o Victoria.

ianca 16/04/2014

samuel fegussom fez uma viagante no qual passou cinco semanas viajando pela africa e iglaterra etc.ele foi a uma viagem com dois amigos dele no qual passou por varios perigos mais conseguil chegar bem passou por varias tepestades mais comseguil sobreviver as esses ataques.gostei do livro pois ele e muito imteresante pois falar de desafios e vitorias polo mundo

Jeff Ettore 19/05/2014

Uma aventura clássica
Verne é um artista, a descrição que ele faz das paisagens são como filmagens na mente, algo simplesmente surreal, o carisma dos personagens, algo que eu admiro muito também é excelente. Mas, o melhor do melhor, são as aventuras... Imagine-se voando de balão com dois amigos sobre lugares da África no séc. XIX em regiões onde os tribais nunca tinha visto um homem branco muito menos um balão, agora imagine-se cair com o balão em meio a uma guera de tribos canibais... É de tirar o fôlego. SIMPLESMENTE LEIAM!!!

site: alicenascorrentes.blogspt.com.br

Rafael 09/09/2014

Cinco Semanas em Balão - Onde nasce o Nilo
Sou um grande fã deste tipo de literatura e um dos grandes responsáveis por isso foi Júlio Verne.
Neste livro, o primeiro que ele lançou, ele conta a história de três companheiros que planejam viajar de balão sobre a África para descobrir a origem do Rio Nilo.
São muito dados técnicos que, às vezes, torna a obra um pouco chata, mas de maneira geral, vale muito a pena ler.

Tauan 22/09/2015

Muito louco
Com poderosa imaginação e vasto conhecimento cientifico, Júlio Verne previu o futuro diversas vezes em seus muitos livros. Nesta obra, ele descreve a inimaginável (na época) travessia de um continente abordo de um balão.
Como a maioria de suas obras, está recheada de informações geográficas, que ao mesmo tempo a tornam complexa e mais interessante. No entanto "Cinco Semanas em Balão", assim como "A Ilha Misteriosa", também é marcada por um forte teor de conceitos de química, que dão suporte as teorias de Verne, sem enfadar o leitor.
O livro narra a viagem proposta pelo Dr. Fergusson, seu criado, Joseph, e seu amigo Richard Kennedy também participam. Tal viagem consiste na travessia do continente Africano em um balão, que (obviamente) durou cinco semanas.
Nela os viajantes vivem aventuras ímpares, como serem rebocados por um elefante, fingirem ser filhos da lua para uma tribo nativa, resgatar um missionário, entre outras, todas com suas consequências, boas ou ruins.
Está entre os livros que não pode-se deixar de ler!

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

z..... 13/07/2017

Edição Rideel (Coleção Júlio Verne, 2001)
Gostaria de ler essa obra em edição que traz o texto integral. Até hoje não tive essa oportunidade, então vou me divertindo e satisfazendo a curiosidade na coleção da Rideel, caracterizada pela adaptação resumida em direcionamento infanto-juvenil. Não é o que gostaria, mas já que só tem tu então vamos nessa!

Um atrativo em especial para esse livro é o pioneirismo nas "viagens extraordinárias" de Verne. A partir desse o autor enveredou em mais de cem obras expedicionárias, com temas diversos que brindaram o público com alguns dos maiores livros de ficção científica e aventuras de todos os tempos. E tudo começou com o Cinco Semanas...

Rapaz! O estado de espírito interfere na leitura, porque deixei de lado a antipatia com edições em resumo e procurei curtir a história, aguçando a atenção para curiosidades, aprendizagens e devaneios. Resultado: gostei muito do livro.

Opa! As viagens extraordinárias iniciaram com uma bela narrativa, que atravessa a África central em uma balão no sentido leste à oeste, de Zanzibar ao Senegal. O protagonismo é de três expedicionários britânicos, que no percurso vivenciam aventuras que envolvem tribos desconhecidas, perigos com animais, resgates e encontros inusitados (como o de um missionário francês) e a revelação de um cenário muito desconhecido, quase mítico para os leitores da época.

Pensando no contexto da publicação, a gente percebe também exageros e uma imposição politicamente incorreta em alguns momentos por parte dos aventureiros. Acho que os aspectos que se destacam nisso estão na visão de colonizadores europeus que se acham dono de tudo. reduzindo os povos nativos à uma condição de selvageria e ignorância, e também a reprodução do costume de glorificação da caça. Só observação. Isso continua se reproduzindo também por aí em muitos nos dias atuais.

Ah, dessa vez consegui detectar mais um equívoco na ciência verniana. Pera lá seu Júlio! Macacos da cauda preênsil só existem no Novo Mundo.

É uma aventura extraordinária, com vários momentos interessantes. Cito também o ato desesperado de Joe em salvar os amigos, atirando-se como peso morto do balão em um lago infestado de crocodilos; a perseguição à cavalo pelos talibas e o ataque dos abutres que danificou a estrutura do balão. Além de Joe, o protagonismo tem a liderança do explorador inglês Samuel Fergusson e o amigo escocês Ricardo Kennedy, o Dick.
Curioso também o fato do missionário falecido, que vivia no voto de pobreza, ter seu corpo enterrado em uma mina de ouro... Às vezes fico pensando se Verne não tinha uma intencionalidade velada em certas descrições... E assim, de aventura em aventura, fui curtindo uma empolgante leitura.

Observação final, a edição procura enriquecer a narrativa apoiando com notas explicativas, porém, deixou de fora uma das principais: não poderiam deixar de tecer considerações sobre Zanzibar, que nada teve citado.

Enfim, curti!

Peter L. Price 29/03/2019

A primeira Viagem Extraordinária.
Com "Cinco Semanas num Balão" Verne inicia a sua coleção "Viagens Extraordinárias" e nos entrega a sua primeira obra prima. A esplendorosa narrativa coloca o leitor dentro do cesto do balão. Tudo o que você lê, você sente, desde as flechas disparadas por nativos, até o tranco do elefante agarrado à corda do balão. Leitura "3D", sem dúvida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5