Exorcismo

Exorcismo Thomas B. Allen

Resenhas - Exorcismo

Vasconcelos 01/03/2021

Prelúdio para um Exorcismo
O filme ?O Exorcista? foi o primeiro filme de possessão que assisti, que me abriu as portas para esse universo tão ?trevoso? e de verdadeira luta entre o inferno e o céu.
Vemos pontos no livro que foram levados para o filme.
Tiveram momentos que entrei tanto no livro que me senti acompanhando de perto o exorcismo do Robbie.
A escrita foi perfeita, o modo em que foi pego o caso do menino e escrito como uma história corrida.
Para finalizar ainda tivemos uma transcrição do diário do padre e isso me deixou ainda mais imersa no que eu li.

Maicon.Douglas 18/02/2021

Bom esse livro inspirou o livro "o exorcista " e o mesmo foi adaptado para filme um grande clássico do terror.
Confesso eu não sou um grande fã de terror mas esse livro foca em ser um documento de uma história real sobre um exorcismo que aconteceu em meados dos anos 50, então o que eu sentir quando estava lendo não foi medo mas sim uma tristeza pelo oque o Robert e sua família passaram.
Um baita de um livro mas recomendo a leitura em um momento que você estiver com a cabeça fria já que é uma leitura muito densa e descritiva.

Laize 15/02/2021

Allen, Allen
Livro maravilhoso, Blatty autor do Exorcista, se inspirou nesta obra denominada Exorcismo para criar sua obra prima, são 13 contos e o final contem alem de notas do autor, bibliografia, fontes, notas dos capitulos, tem 41 páginas de um diario de um caso real.
Se você assim como eu, ama terror e ama o Exorcista, Exorcismo é uma obra indispensável para sua leitura e seu deleite

comprido 04/02/2021

Bom
O livro conta a historia da origem do caso do filme do exorcismo, só que em vez de ser uma moça e um menino, acontece com garoto, e dai não para, e uma leitura fluida, não e parada, eu li em 2 dias .
para quem curte o tema e um prato cheio

Márcia 22/01/2021

O Exorcismo - Thomas B. Allen
O livro O Exorcismo serviu como inspiração para o livro e filme O Exorcista.
O livro descreve um exorcismo que aconteceu em 1949, nos Estados Unidos. Esse exorcismo foi descrito através de uma carta com aproximadamente 26 páginas.
Nesse livro o personagem a ser exorcizado é um menino comum de 13 anos.
Esse menino era muito ligado a uma tia que era espiritualista e o presenteou com um tabuleiro de Ouija , após a morte dessa tia, vários episódios estranhos começam a acontecer na vida desse adolescente que assustam a sua família.
A família procura explicação na religião e não tem retorno, até um padre católico sugerir um exorcismo.
O ritual do exorcismo leva vários meses até o garoto se vê livre da possessão.
O livro é um relato jornalístico onde mostra como os dados foram coletados, quem participou do exorcismo, como o exorcismo foi conduzido e ao final, o autor apresenta sua opinião em relação a possessão do garoto.
O autor acredita que eventos psíquicos causaram todo o acontecido.

Anthony 20/01/2021

Pretensioso
Promete muito, no entanto, se quer chega causar algum efeito que não seja tédio. Repetitivo, previsível e mal elaborado (não sei se pela tradução ou pelas mãos do autor). Tantos problemas na narrativa (concepção e execução) que gera mal estar. Uma decepção completa.
O livro, como objeto e bonito e bem feito. Embalem linda, conteúdo péssimo.

Rafa 20/01/2021

Achei que iria me interessar mais por esse livro, mas sei lá, a leitura não me prendeu muito.

Bruna 13/01/2021

O Exorcismo
Queria ter lido esse livro há anos. Tenho certeza que a Bruna de 16 anos teria amado e ficado obcecada por essa história. A Bruna de 26 achou a história legal, mas um tico repetitiva.
Ainda é assustador pensar que algo assim possa ter acontecido a alguém.

chris 11/01/2021

Interessante, mas razoável
Apesar de ser a história real que inspirou Blatty em O Exorcista, creio que gostei mais da fictícia do que do orginial.

O livro não é ruim... Porém, por ele ser um caso mais cru, detalhado e sem fantasias (como tinha no filme de Blatty) de uma possessão real registrada, fez com que muitas cenas e comportamentos do garoto Robbie se repetissem inúmeras vezes ao longo do livro, deixando uma leitura lenta e arrastada (pois antes mesmo de ler a segunda linha de uma das crises do possesso, você já sabia o que viria adiante). Sei que a intenção do autor era fazer um registro minuncioso dos fatos daquele caso, mas sinto que algumas passagens poderiam ter sido resumidas para que facilitasse a experiência do leitor.

De toda forma, ainda recomendo o livro para quem é curioso nesse assunto. Você consegue acompanhar a terrível jornada do menino até o esconjuro dos demônios. Sem falar que o diário datilografado do padre Bishop, anexado no fim do livro, reforça ainda mais a veracidade (ou boa parte dela) de todo o pesadelo da criança. Por isso as 3 estrelas.

estantedogabs 04/01/2021

Assustador
Eu sou uma pessoa medrosa, mas é MUITO difícil filmes/livros mexerem comigo. Esse foi o primeiro livro que conseguiu me deixar cismado. A coleção de informações do caso que foi inspiração para O Exorcista conta uma história sem exageros que dá arrepios.

Alexandre 03/01/2021

Fenomenal.
Livro muito bem documentado. Que conta a história real que inspirou o filme o Exorcista. Tem quem não goste, pois está acostumado a ler livrinhos de florzinhas e Iphone. Esse livro tem um alto nível de detalhes e a Darkside acertou ao trazer essa edição.

Agnys 28/12/2020

O exorcismo nos apresenta a história do menino Robbie Mannheim (todos as pessoas tiveram seus nomes substituídos para preservar sua identidade). Por volta de seus 13-14 anos coisas inexplicáveis começaram a acontecer em sua casa, pouco depois do falecimento da sua Tia Harriet, médium espiritualista que ensinou o sobrinho a usar a Tábua Ouija como forma de comunicação com o outro mundo

Ale Giannini 11/12/2020

O verdadeiro exorcismo
Exorcismo
Thomas B. Allen
Editora DarkSide
254 páginas
???

Livro que conta a história do exorcismo real que deu origem ao filme "O Exorcista" lançado em 1973.

A história original aconteceu em janeiro de 1949 com um garoto de 14 anos e começou com pequenos fenômenos na casa da família Mannheim, que foram evoluindo em intensidade e variação: pequenos barulhos, arranhões, frutas voando, móveis se mexendo, até chegar ao ápice de atingir fisicamente o garoto possuído.

O fenômeno durou 16 meses e o autor faz uma narrativa minuciosa dos fenômenos e do trabalho de exorcismo realizado por padres católicos. Nomes foram alterados para preservar a identidade dos envolvidos.

Em virtude do ritual romano seguir uma liturgia insistente, a leitura acaba se tornando cansativa por ser repetitiva. Leva três corações.

?LIVRAI-NOS DE TODO O MAL, AMÉM.?Um fenômeno quase paranormal atingiu o mundo em 1973. Multidões sofreram de náuseas,
desmaios, alucinações e calafrios, numa histeria coletiva sem precedentes. Todos aparentemente possuídos por um filme: o já clássico O Exorcista, dirigido por William Friedkin e adaptado do romance que o roteirista Willian Peter Blatty lançara dois anos antes e que completará 50 anos em 2021.

Se a ficção consegue ser tão assustadora, imagine o poder contido na história real? Muitos não sabem, mas a obra-prima de W. Peter Blatty não se trata de uma invenção. Ela foi inspirada num fenômeno ainda mais sombrio, desses que a ciência não consegue explicar: um exorcismo de verdade.

Ana Letícia 04/12/2020

Achei o livro bom
Costumo ficar apavorada lendo livros de terror, ainda mais que eu escolho sempre a madrugada pra ler hhaah mas em geral, gostei bastante!

Alessandra @euamolivrosnovos 10/11/2020

Instagram @euamolivrosnovos
Objetos se movendo sozinhos, passos sem dono e pancadas ritmadas nas paredes, tudo isso pode parecer coisa de filme de terror. Mas nada pareceu tão fictício assim para um menino de treze anos e sua família, no final da década de quarenta.

Atormentado por um suposto espírito maligno, o garoto e seus responsáveis buscam ajuda de todos os tipos para encerrar um tormento que só se agrava a cada dia.

A igreja católica é chamada para proceder com um exorcismo, mas o padre responsável por essa façanha precisará, também, de forças sobrenaturais para sobreviver à provação junto com o garoto.

Thomas B. Allen traz nesse livro sombrio o relato desse ritual que deu origem ao livro e, posteriormente, ao filme "O exorcista", sucesso e referência mundiais, com algumas adaptações da história real.

Utilizando como fonte um diário de um padre, acompanhamos ao longo das páginas momento a momento de todo o processo, dando a impressão de estarmos presentes no ritual, o que torna a leitura um pouco cansativa, mas de forma alguma menos interessante.

Ainda que muita coisa esteja documentada, o caso foi abafado pelas autoridades eclesiásticas e outros pontos cruciais do ocorrido ficaram sem explicação por parte dos envolvidos. O que torna o caso ainda mais misterioso.

Se tudo o que é contado foi de fato verdadeiro, só mesmo os presentes na época podem dizer. Porém, você também pode fazer seu próprio julgamento depois de conhecer essa narrativa bizarra.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos