Exorcismo

Exorcismo Thomas B. Allen

Resenhas - Exorcismo

Ina 21/04/2024

Bem descritivo com tudo que o ocorreu com robbie e com aa pessoas em volta, e de como ocorreu o exorcismo dele e pq chegou a conclusão de realizar o exorcismo

Wilson.Henrique 19/02/2024

É bom pelo que propõe e não é um romance
Acho importante destacar isso: ele expande os relatos baseados nos documentos e entrevistas que o autor conduziu sobre o assunto. Ele organiza isso de uma forma que entretém, mas não é um romance; é quase uma pesquisa e por muitas vezes ele compara os relatos dos padres e familiares que acreditavam na questão espiritual da coisa, contra a visão mais cética de algumas outras figuras envolvidas no exorcismo. Ele não tenta te vender "a versão real" e nem vai te dizer no que acreditar, ele apenas expande os acontecimentos que inspiraram o livro original. Eu achei honesto e interessante pelo que ele é.

@vanessachrisostomo 08/01/2024

Bom, porém?
O autor cumpre sobre nos mostrar os detalhes sobre o exorcismo real. Porém, muitas informações são várias vezes repetidas, o que torna a leitura meio entediante.

Sheila.Staniczuk 31/12/2023

Leitura difícil
Compreendo que a história deva ser interessante para muitas pessoas que gostam do filme. Acredito que por retratar uma história "real", a leitura tornou-se maçante e repetitiva relatando mais de uma vez o mesmo fato, dificultando a fluidez da leitura.
Mas não foi de todo ruim, auxiliou muito para conhecer esse "lado b" da igreja católica não demonstrado comumente, que é o exorcismo.

Obs: A edição é belíssima, assim como os demais livros da editora Darkside.

Gus 21/11/2023

Ai sla
Decidi ler o livro por puro acaso e sinceramente, acho que não foi muito meu estilo de leitura.
Eu sempre gostei de casos paranormais e de casos de assasinos em série etc, são instigantes de ser ler e pelo menos no meu casos faz eu refletir sobre até onde a maldade humana pode chegar.
Mas por outro lado eu sou ateu/agnóstico, então esse meu lado atacava muitas vezez enquanto eu lia, achando certas coisas meio irreais e facilmente refutaveis.
Mas falando mais sobre o livro em si, a escrita é massante, me cansava e o livro xerta vez me fez ficar com sono, eu li as críticas desse livro de pessoas falando que sentiram medo lendo isso e eu fiquei muito "?" Pq em nenhum momento eu tive um resquício de medo ou algo parecido, para falar a vdd em um momento do livro eu até ri.
É interessante saber sobre o possível caso de possessão que inspirou o romance "o exorcista" mas sinceramente eu não gostei tanto assim do livro, e acho que isso se deve ao fato de como a história em si foi contada.

lunaelivros 16/11/2023

A edição é ótima, a história é interessante, mas infelizmente a leitura se torna cansativa e repetitiva.

Tomomi 13/11/2023

Muito interessante a forma como o autor pesquisou sobre o caso e buscou informações para escrever este livro, adorei a narrativa e os detalhes da história, fiquei intrigada e não conseguia parar de ler!

Deza Farias 21/10/2023

@???????????????????
?????????????????
? ????????? | Thomas B. Allen | p. 254 | 3.5/5?
???????????????????
Confesso que ainda não tenho uma opinião concreta nesse livro. Eu não sei se acredito ou não. Talvez algumas partes... Porém outras acho meio fantasiosas.

O livro é a história real de um dos filmes mais conhecidos entre os amantes do terror: Exorcismo de 1975.

O livro começa quando Robbie passa a ser atormentando por espíritos malignos, o ano é 1949 logo apois a morte de uma tia espírita que acreditava ser possível se comunicar com os mortos. É a ai que começa a via crucis de Robbie. Os acontecimentos começam de forma faceira e depois se tornam uma avalanche. Arranhões, colchões se movimentando, móveis mudando de lugares, mudanças de humor, perda dos sentidos, perda do controle fisiológico...

Depois de procurar todo o tipo de ajuda, descartando possíveis problemas psicológicos, é recomendando que eles procurem um padre pra fazer um exorcismo pois claramente é um caso de possessão. Só que não foi tão simples. A família de Robbie era dividida em denomimadas religiões. E buscaram ajuda dos dois lados.

Depois de muito pelejar um Padre Jesuíta conseguiu começar um exorcismo com efeito. Mas foi luta pra o menino se livrar do mal que estava nele. Depois de muitos dias de orações, jejuns e exorcismos seguindo o Ritual Romano finalmente Robbie se viu livre.

Eu gostei do livro, é uma espécie de documentário o gênero. Porém achei repetitivo e massante. Teve cenas que poderia ser descartada que o resultado seria o mesmo.

Segundo o autor o relato do livro é baseado em testemunhas oculares e inclusive o diário de Walter Halloran que participou do exorcismo e ele também cita várias fontes.

Eu não pretendo reler esse livro. Mesmo aprendendo tanto sobre movimentações demonistas e as vestimentas dos padres, se tiver um quiz sobre esses temas eu ganho, namoral.
Mas vou deixar na estante, afinal é uma senhora edição! Quando eu estava lendo e levava comigo aos lugares as pessoas sempre se admiravam. Principalmente por conta do tabuleiro Ouija e do marcador em forma de "planchette". Confesso que sinto um pouco de medo e não ouso brincar. Prudência sempre. ?

@sobrevivilendo 12/10/2023

Uma leitura interessantíssima e muito bem contextualizada.
Pode ser tornar cansativa, e principalmente pra quem tem interesse apenas no exorcismo em si e não em toda a história por traz das pessoas envolvidas.
Eu como sempre fui entusiasta do tema, gostei muito.

gab 03/09/2023

Tutorial de exorcismo
O livro é maçante, repetitivo, muitas vezes é descrito a mesma coisa duas vezes sendo uma em latim e uma em português e isso fica chato, consome muito até porque entendo nada de latim, que nem a maioria das pessoas. É chatinho, pulei algumas páginas que eram só a mesma coisa dos mesmos sintomas de possessão.
Mas não dá pra criticar diretamente quem escreveu, porque supondo que tudo seja real, isso é mais um guia sobre exorcismo pra outros padres que enfrentarem a mesma situação já que o Bowdern não achou nada na hora dele de pesquisar.
Mas é chato.

Thiago César 10/08/2023

Me perdeu
O primeiro capitulo até que desperta certa curiosidade, porém no segundo fica arrastado e sem emoção.

Trajano 24/06/2023

Queria sentir medo. Senti sono
Se o livro de Enfield contava a história com mais clareza e até com um tom de romance, embora tivesse claramente a intenção de documentar, esse aqui faz isso de uma forma muito mais arrastada e sem objetividade. O livro se prende absurdamente nas orações, na vida pessoal dos padres, nos dogmas católicos que, embora eu ache que deviam fazer parte, ocupam uma parte grande demais da história e que fazia com que muitas vezes parecesse mais que eu tava lendo um livro religioso em do que um livro propriamente de TERROR. Mas talvez essa tenha sido a intenção do livro em si, e minha espectativa de fato prejudicou minha experiência, embora tenha o livro tenha começado muito promissor, com a ambientação assustadora, as manifestações sobrenaturais como os passos, os arranhões, etc

Rubens.Memari 07/05/2023

Relato imparcial
São páginas sem caráter sensacionalista. Também não se identifica algum tom de emoção. Ou ainda uma opinião que seja.
Assim, a leitura leva a entender que é um relatório de caráter objetivo ou científico.
Senso assim, deve ter sido uma decepção para quem decidiu pela obra pensando se tratar de um gênero mais picante...
A história é narrada com muitos detalhes, desde os primeiros acontecimentos estranhos na família, envolvendo um menino (o sexo mudou no filme).
Meus destaques: em primeiro lugar, achei estranho que a família se despedia da criança e ela sempre ia dormir sozinha, apesar das manifestações que já estavam acontecendo. Acho que nosso sangue latino não consegue admitir essa situação, por aqui os pais vão acabar indo dormir junto com o filho, haja o que houver...
Também achei interessante que muitas cenas do filme, aquelas do momento de possessão, são inspiradas em fatos reais, que de fato constam no livro. Mas sem o fundo musical e a edição de arrepiar...
As últimas páginas também são muito interessantes, foram acrescentadas recentemente e relatam que fim levou o hospital e a sala onde o menino foi transferido quando as manifestações pioraram.
Enfim, vale pelo conhecimento adquirido, nunca pela emoção.