Exorcismo Thomas B. Allen

Resenhas - Exorcismo

Alexandre 03/01/2021

Fenomenal.
Livro muito bem documentado. Que conta a história real que inspirou o filme o Exorcista. Tem quem não goste, pois está acostumado a ler livrinhos de florzinhas e Iphone. Esse livro tem um alto nível de detalhes e a Darkside acertou ao trazer essa edição.

Agnys 28/12/2020

O exorcismo nos apresenta a história do menino Robbie Mannheim (todos as pessoas tiveram seus nomes substituídos para preservar sua identidade). Por volta de seus 13-14 anos coisas inexplicáveis começaram a acontecer em sua casa, pouco depois do falecimento da sua Tia Harriet, médium espiritualista que ensinou o sobrinho a usar a Tábua Ouija como forma de comunicação com o outro mundo

Ale Giannini 11/12/2020

O verdadeiro exorcismo
Thomas B. Allen
Editora DarkSide
254 páginas
???

Livro que conta a história do exorcismo real que deu origem ao filme "O Exorcista" lançado em 1973.

A história original aconteceu em janeiro de 1949 com um garoto de 14 anos e começou com pequenos fenômenos na casa da família Mannheim, que foram evoluindo em intensidade e variação: pequenos barulhos, arranhões, frutas voando, móveis se mexendo, até chegar ao ápice de atingir fisicamente o garoto possuído.

O fenômeno durou 16 meses e o autor faz uma narrativa minuciosa dos fenômenos e do trabalho de exorcismo realizado por padres católicos. Nomes foram alterados para preservar a identidade dos envolvidos.

Em virtude do ritual romano seguir uma liturgia insistente, a leitura acaba se tornando cansativa por ser repetitiva. Leva três corações.

?LIVRAI-NOS DE TODO O MAL, AMÉM.?Um fenômeno quase paranormal atingiu o mundo em 1973. Multidões sofreram de náuseas,
desmaios, alucinações e calafrios, numa histeria coletiva sem precedentes. Todos aparentemente possuídos por um filme: o já clássico O Exorcista, dirigido por William Friedkin e adaptado do romance que o roteirista Willian Peter Blatty lançara dois anos antes e que completará 50 anos em 2021.

Se a ficção consegue ser tão assustadora, imagine o poder contido na história real? Muitos não sabem, mas a obra-prima de W. Peter Blatty não se trata de uma invenção. Ela foi inspirada num fenômeno ainda mais sombrio, desses que a ciência não consegue explicar: um exorcismo de verdade.

Ana Letícia 04/12/2020

Achei o livro bom
Costumo ficar apavorada lendo livros de terror, ainda mais que eu escolho sempre a madrugada pra ler hhaah mas em geral, gostei bastante!

Alessandra @euamolivrosnovos 10/11/2020

Instagram @euamolivrosnovos
Objetos se movendo sozinhos, passos sem dono e pancadas ritmadas nas paredes, tudo isso pode parecer coisa de filme de terror. Mas nada pareceu tão fictício assim para um menino de treze anos e sua família, no final da década de quarenta.

Atormentado por um suposto espírito maligno, o garoto e seus responsáveis buscam ajuda de todos os tipos para encerrar um tormento que só se agrava a cada dia.

A igreja católica é chamada para proceder com um exorcismo, mas o padre responsável por essa façanha precisará, também, de forças sobrenaturais para sobreviver à provação junto com o garoto.

Thomas B. Allen traz nesse livro sombrio o relato desse ritual que deu origem ao livro e, posteriormente, ao filme "O exorcista", sucesso e referência mundiais, com algumas adaptações da história real.

Utilizando como fonte um diário de um padre, acompanhamos ao longo das páginas momento a momento de todo o processo, dando a impressão de estarmos presentes no ritual, o que torna a leitura um pouco cansativa, mas de forma alguma menos interessante.

Ainda que muita coisa esteja documentada, o caso foi abafado pelas autoridades eclesiásticas e outros pontos cruciais do ocorrido ficaram sem explicação por parte dos envolvidos. O que torna o caso ainda mais misterioso.

Se tudo o que é contado foi de fato verdadeiro, só mesmo os presentes na época podem dizer. Porém, você também pode fazer seu próprio julgamento depois de conhecer essa narrativa bizarra.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Aline ig @escape.abacharel 29/10/2020

Exorcismo é o livro que conta a história real de "O Exorcista", o filme de 1973 que foi baseado no livro de William Blatty. Thomas B. Allen, autor de Exorcismo, conta com detalhes a história de Robbie, o garoto que foi possuído e teve sua identidade e gênero trocados no filme e na obra de Blatty.

A história de possessão de Robbie começa quando sua tia espiritualista mostra para todos os parentes como se comunicar com o além através do tabuleiro Ouija. Mesmo depois que sua tia vai embora (tanto da casa como meses mais tarde ela iria embora deste mundo), Robbie continua jogando com o tabuleiro Ouija e os pais não fazem nada, por achar tudo normal.

É então que arranhões na cama começam a aparecer, objetos que começam a flutuar, até mesmo arranhões no corpo de Robbie, mesmo que não haja motivos aparentes para tais arranhões. Depois de um tempo, todos esses sinais da possessão começam a ficar cada vez piores e a família passa da ajuda do pastor luterano para um padre católico, a fim de que se realizasse o exorcismo.

Robbie passa por estados de crise e calmaria. Durante a crise, vinha a violência contra o exorcista e os outros padres. Já no estado de calmaria não acontecia nada e Robbie sequer se lembrava do que ele havia feito e falado nos estados de crise.

Já vi outras resenhas e não achei a narrativa arrastada como muitos acharam. O livro não é uma ficção como a obra de Blatty e sim um relato, com base em entrevistas e em um estudo do caso, que é um diário feito pelo padre exorcista. O teor jornalístico do livro pode até ter enfadado alguns leitores, mas já eu achei tudo muito interessante. E ainda digo que muitas partes me deram medo, já que eu ficava pensando: será que isso tudo foi real?

Josy 28/10/2020

Bom, porém esperava mais...
É um livro bem legal, porém eu achei muito denso e teve muitas coisas repetitivas (principalmente nas partes do exorcismo). Demorei um pouco mais para terminar o livro, mesmo assim é um livro bom, para quem gosta do gênero eu recomendo!

sigma 27/10/2020

O livro que serviu de base para "O Exorcista".
Cada história que se lê pode ficar marcada de alguma forma ou ser simplesmente esquecida. Como dito em algumas páginas deste, a obra serviu de base/inspiração para O Exorcista. O mesmo conta com o mesmo clichê dessa linha: alguém que fica possuído, a igreja que avalia o caso, os padres que atendem a vítima.
Não vou jogar informação da história, mas falar como um todo, sobre o que vale e não vale.
Ao tratar sobre possessão demoníaca, um livro não deve temer o que colocar em suas linhas. A impressão que tive é de que o autor se preocupou bastante nesse quesito, o contrário do que se lê em sua obra que usou esta como inspiração. Ao ler, esperava mais, em vários momentos, mas os acontecimentos passam muito rapidamente. Há quem diga que a história chega a causar sonhos desagradáveis, mas não. A história é melhor do que algumas outras, mas, ainda sim, rasa. Poderia ser melhor.
Confiram e julguem se o que está escrito aqui confere.
Edição da Darkside books é ótima, arte maravilhosa.

bluesargent 26/10/2020

Bem apurado porém extremamente cansativo
Não me agradou. Demorei MUITO pra terminar a leitura e só consegui essa proeza tendo que forçar muito. É um estudo muito bem apurado sobre o caso específico de exorcismo que inspirou o livro e o filme 'O Exorcista' mas a narrativa é extremamente lenta.

Senti que na busca de entregar um texto completo e abrangente sobre o assunto, o autor pecou no excesso de informações, e isso deixou minha leitura MUITO arrastada.

Uma coisa que achei desnecessária foi o aprofundamento em questões de fora, que não necessariamente faziam parte do caso em si. É bom pra contextualização mas o autor gastava bastante tempo (e páginas) com questões como a vida de determinado jesuíta que teve contato com o Robbie.

Me incomodou também uma certa repetição de trechos já abordados anteriormente. Por diversas vezes eu começava um novo capítulo pensando "ele já falou sobre isso", e realmente tinha falado, algumas páginas atrás.

Apesar da minha insatisfação com a leitura como um todo, o trabalho de apuração e neutralidade do autor que também é jornalista foi impecável. A adição do diário oficial do padre Bishop também é um ponto positivo.

Faria 26/10/2020

Não me prendeu
Tentei ler mais de 3 vezes esse livro. É lindo, de fato, mas não é uma leitura que prende, não tive uma experiência legal.

Mila 14/10/2020

Bom, mas repetitivo
Foi legal conhecer a história (a real história) mais famosa de exorcismo, mas achei as informações repetitivas. Em diversos momentos o autor retomava pontos que já tinham sido muito comentados e explorados.

Pra quem tem interesse pelo assunto, é uma leitura agradável
Diano 09/08/2021minha estante
comecei esse livro duas vezes mas nunca o terminei. A rotina atrapalhou, porém, achei bem interessante,

Mauricio 12/10/2020

O livro é uma boa leitura, mas a linguagem não empolga e acabei levando muito tempo pra conseguir ler. Zero envolvimento

Mariani.Felisbino 02/10/2020

Detalhista e imparcial
Livro bem detalhado e completamente imparcial com relação a crenças religiosas.
Adorei a leitura e recomendo! Edição incrível da DarkSide.

Bart 30/09/2020

*Thomas B. Allen*
Editora DarkSide Books
254 pág, 2016
Se você já assistiu ao filme "O Exorcista" ou teve a chance de se provar lendo o livro (sim, o livro realmente assusta, ele entrega o que promete!!), então sabe o quanto o negócio é bom, e mesmo sendo uma obra fictícia W. Peter Blatty - O Exorcista -, se baseou em um caso real, e a pedido da igreja (termos de sigilo, p/evitar uma correlação com a família real), o autor foi obrigado a mudar várias coisas, nome da cidade, sexo da criança... na realidade a vítima foi um menino de 13 anos, Robert Mannheim, 1949, o autor deste nosso livro teve acesso ao diário do padre que auxiliou no processo de exorcismo de Robert, o padre Bowdern.
Thomas B. Allen, é jornalista e escritor,  ele conta os detalhes (claro, depois de muito tempo ele conseguiu que a igreja católica liberasse p/que ele pudesse escrever a respeito do caso) de todo o processo, desde de como começou as manifestações até o fim de tudo... assusta viu!! Algumas coisas foram p/filme,  mas o caso em si, é muito macabro, a família de Robert era protestante e tudo começou com uma brincadeira no tabuleiro de Ouija (num brinca dessa p?wrra!!).
Eu acabei me acostumando a ler o livro de dia, kkkkkkkkkk ... nem sei como tô escrevendo isso agora!! O livro não decepciona... logo... lê aí, e me diz! ? Kkkkkkkkkk não é terror... É uma... comédia romântica, acredita em mim!!

Vou ler uns livros de super herói ou ficção, só porque eu quero mesmo!!
?? ? ?? não tem nada a ver com esse livro!!

?? ?? ?? ?? ?? ?? ??
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!
.Skoob. 30/09/2020minha estante
Se for mobi, me manda kkk, procurei e não achei.

Bart 01/10/2020minha estante
Mando sim!!
Sem stress!!
????

Simone 22/02/2022minha estante
Esse livro deve ser bom...tb vi o filme

Bart 26/02/2022minha estante
Tem o filme dele?
Simoooooooone mha filha, o título é o mesmo?

Simone 26/02/2022minha estante
O filme ja vi...acho terrivel...da medo

Simone 26/02/2022minha estante
Tem o o exorcista...so que no filme é uma menina ...