Exorcismo Thomas B. Allen

Resenhas - Exorcismo

Jorge 15/08/2020

" Livra-nos do mal, amém."
Que livro! Que história! Fantástico! Simplesmente tudo que eu esperava.
Com a promessa de narrar um exorcismo em detalhes, o livro cumpre com excelência o prometido, ao ponto de causar vários arrepios durante toda a narrativa.
No decorrer da narrativa podemos perceber como a pesquisa foi profunda e como autor tentou trazer o máximo de detalhes possível, e conseguiu.
Vale destacar como o autor descreveu bem todo o trabalho árduo que foi feito pelos padres durante todo o processo.
Enfim, a narrativa é fantástica e se vc está a procura de um livro para saber mais sobre exorcismo pode entrar de cabeça nesse, pois até as orações do ritual romano que foram feitas o autor traz.
Para conclui recomendo o livro, mas já deixando o alerta que é preciso ter estômago e principalmente está em um bom estado de espírito, pois a história é pesada.

Obs: Como a cereja no topo do bolo, o livro termina com o diário que foi feito por um dos padres durante todo o exorcismo.
Edison.Eduarddo 15/08/2020minha estante
Pela sua resenha, a leitura deve ter sido excitante feito uma montanha-russa, apesar de eu não crer muito em espíritos que invadem o corpo de outra pessoa... Deu vontade de ler...

Mirella 15/08/2020minha estante
Já quero ler!!!

Eu, Juno 15/08/2020minha estante
Eu amei

Jorge 15/08/2020minha estante
Recomendadissimo! Só tem que se preparar, pq ele é pesado.
Só de lembrar de algumas partes da um arrepio kkk

Jorge 15/08/2020minha estante
Edilson até isso o autor traz no livro, explica em detalhes o que a possessão, obsessão e etc, além de todos os relatos do que aconteceu, a partir daí decidimos se o que foi feito era necessário ou não.

Dani 16/08/2020minha estante
Nossa Deus me defenda kkkkk tenho medo kkkk

Jorge 17/08/2020minha estante
Kkk Dani e eu que cheguei a sonhar com os acontecimentos do livro. Até hj estou me recuperando ???

Ludmila.Avelar 18/08/2020minha estante
Ótima sua resenha. Fiquei curiosa para ler.

Jorge 19/08/2020minha estante
Obrigado Ludmila. Eu recomendo que vc faça a leitura, vale a pena.

Aninha 11/03/2021minha estante
Achei excelente, não conseguia desgrudar, foi um livro que me prendeu, eu ficava olhando ao meu redor com medo de algum demônio aparecesse como... muito bom, recomendo.

Giovanni.Pelegrini 25/06/2021minha estante
Vou começar a ler hoje , omg kkkkk

Marlonbsan 08/09/2020

Exorcismo
Em 1949, algo estranho começa a rodear Robbie Mannheim após brincar com uma tábua ouija, presente de sua tia. Apenas durante a madrugada os fenômenos passam a acontecer e, com o aumento da frequência, padres são chamados para averiguar o caso. Com base nos diários do padre Bowdern, Thomas escreve seu livro.

O livro é narrado em terceira pessoa, de forma documental e relata os acontecimentos a partir dos diários de Bowdern e outras fontes ligadas ao caso. A linguagem é simples, mas a leitura não é fluída. O foco principal é desviado várias vezes para trazer informações da época ou sobre as pessoas envolvidas, além de contar com a escrita em latim e sua posterior tradução.

Inicialmente, a leitura pareceu instigante e até deu um arrepio na espinha de imaginar o que estava sendo narrado, mas tudo se perdeu ainda nas primeiras 40 páginas. Tudo é muito arrastado, o livro apresenta muitas informações que, para mim, não eram interessantes, eu não precisava saber de certos detalhes, nem da forma física de padres envolvidos ou que eles fumam cigarros. Sei que muitas dessas informações servem para dar contexto histórico, mas prefiro algo mais direto e objetivo.

O ritmo da leitura é muito prejudicado ao intercalar o que de fato é importante, que é o caso em si, com informações e contextos. Além de contar com muitas repetições de ideias ao relembrar o que já foi dito. O livro poderia ter sido resumido em 100 páginas facilmente e ter trazido, de forma mais concisa o que era relevante. O autor escreve no final “que tenta contar uma história da maneira mais direta e minuciosa possível”, para isso deveria seguir uma progressão mais gradual.

Com relação ao caso em si, o que era verdade nisso tudo? Temos os relatos de pessoas que viram a cena, mas as coisas que foram descritas, aconteceram assim mesmo? Fica complicado levar à sério o livro quando antes de várias frases é colocado “é provável que”, passa a vigorar os achismos em detrimento do factual. Não duvido que Robbie tenha sofrido algum tipo de trauma mental, mas afirmar que foi uma possessão? Não cabe a mim...

Foto e resenha no meu IG @marlonbsan
Rosy 08/09/2020minha estante
Eitaaaa!

Sambook 07/11/2021

"??????-??? ?? ???, ?????"
Pairando sobre a personagem fictícia de Regan Macneil havia o garoto que inspirou o livro e o filme. A camada superficial de ficção encobria uma realidade terrível. Um menino foi possuído. Um exorcismo de verdade foi feito. Uma criança real vivenciou o terror verdadeiro. A história de sua possessão nunca fora contada até a primeira edição do livro ?????????, ter sido publicada em 1993. Agora, nesta nova edição, foi acrescentado o diário do padre Bowdern, que nunca fora publicado antes.
O livro é rico em detalhes e te faz questionar se o menino R realmente estava possuído ou se tratava de alguma doença psiquiátrica. Vai dividir opiniões e a verdade nunca saberemos. Só dá para saber que um menino sofreu muito, e pessoas ao seu redor também. Não posso imaginar a aflição dos pais ao verem o filho em situação deplorável.
Para saber se ele teve um final feliz, apenas lendo e levando um pouco de fé no que pode ou não ter realmente acontecido.
A verdade é que o livro é bom pra caramba e vale a leitura, independente da opinião e posicionamento religioso ou científico da coisa.

?? ? ???????? ??????????? ???? ?? ?????? ????????? ?????:

??????????????, ??? ???? ???? ????????? ?? ?????????? ??? ??? ?????? ?????? ????????? ??? ?? ????????? ???????; ?????, ???? ????????? ?? ?????? ????? ????? ??? ?????? ?????????? ???? ??? ???????????? ?? ??? ??? ?????? ???????? ?? ?????????? ?? ?? ?????? ????? ???????. ?? ?????? ?? ?????????? ???? ?? ?????????: ?????????? ?? ????? ??? ?????? ?????????? ?? ??? ??????? ???????? ?? ????????-?? ?????? ?????? ??? ?????, ? ?????????? ?? ?????? ? ?????? ? ??????? ????????, ?????????????? ?? ??????? ??? ??????? ????? ?? ????? ? ??????????? ???????? ?? ?????????? ? ???????? ?????? ???????????? ???, ?????? ???????????? ??????, ???????? ??????. ??

Rubens.Memari 07/05/2023

Relato imparcial
São páginas sem caráter sensacionalista. Também não se identifica algum tom de emoção. Ou ainda uma opinião que seja.
Assim, a leitura leva a entender que é um relatório de caráter objetivo ou científico.
Senso assim, deve ter sido uma decepção para quem decidiu pela obra pensando se tratar de um gênero mais picante...
A história é narrada com muitos detalhes, desde os primeiros acontecimentos estranhos na família, envolvendo um menino (o sexo mudou no filme).
Meus destaques: em primeiro lugar, achei estranho que a família se despedia da criança e ela sempre ia dormir sozinha, apesar das manifestações que já estavam acontecendo. Acho que nosso sangue latino não consegue admitir essa situação, por aqui os pais vão acabar indo dormir junto com o filho, haja o que houver...
Também achei interessante que muitas cenas do filme, aquelas do momento de possessão, são inspiradas em fatos reais, que de fato constam no livro. Mas sem o fundo musical e a edição de arrepiar...
As últimas páginas também são muito interessantes, foram acrescentadas recentemente e relatam que fim levou o hospital e a sala onde o menino foi transferido quando as manifestações pioraram.
Enfim, vale pelo conhecimento adquirido, nunca pela emoção.

Ayan_lucca 26/05/2021

Eu esperei um pouco mais desse livro. Porem só me.fez peder tempo que é algo que não.tenho kkkk
chris 26/05/2021minha estante
pensei o mesmo kkkkk uma perda de tempo total...

Ayan_lucca 27/05/2021minha estante
Affs eu esperava tanto desse livro sabe kkkkk

Caroline.Martins 27/05/2021minha estante
Aiai e quem que indicou ele né

Ayan_lucca 27/05/2021minha estante
Amiga nem vem kkkkk livros tem que ser lidos.

Bart 30/09/2020

*Thomas B. Allen*
Editora DarkSide Books
254 pág, 2016
Se você já assistiu ao filme "O Exorcista" ou teve a chance de se provar lendo o livro (sim, o livro realmente assusta, ele entrega o que promete!!), então sabe o quanto o negócio é bom, e mesmo sendo uma obra fictícia W. Peter Blatty - O Exorcista -, se baseou em um caso real, e a pedido da igreja (termos de sigilo, p/evitar uma correlação com a família real), o autor foi obrigado a mudar várias coisas, nome da cidade, sexo da criança... na realidade a vítima foi um menino de 13 anos, Robert Mannheim, 1949, o autor deste nosso livro teve acesso ao diário do padre que auxiliou no processo de exorcismo de Robert, o padre Bowdern.
Thomas B. Allen, é jornalista e escritor,  ele conta os detalhes (claro, depois de muito tempo ele conseguiu que a igreja católica liberasse p/que ele pudesse escrever a respeito do caso) de todo o processo, desde de como começou as manifestações até o fim de tudo... assusta viu!! Algumas coisas foram p/filme,  mas o caso em si, é muito macabro, a família de Robert era protestante e tudo começou com uma brincadeira no tabuleiro de Ouija (num brinca dessa p?wrra!!).
Eu acabei me acostumando a ler o livro de dia, kkkkkkkkkk ... nem sei como tô escrevendo isso agora!! O livro não decepciona... logo... lê aí, e me diz! ? Kkkkkkkkkk não é terror... É uma... comédia romântica, acredita em mim!!

Vou ler uns livros de super herói ou ficção, só porque eu quero mesmo!!
?? ? ?? não tem nada a ver com esse livro!!

?? ?? ?? ?? ?? ?? ??
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!
.Skoob. 30/09/2020minha estante
Se for mobi, me manda kkk, procurei e não achei.

Bart 01/10/2020minha estante
Mando sim!!
Sem stress!!
????

Simone 22/02/2022minha estante
Esse livro deve ser bom...tb vi o filme

Bart 26/02/2022minha estante
Tem o filme dele?
Simoooooooone mha filha, o título é o mesmo?

Simone 26/02/2022minha estante
O filme ja vi...acho terrivel...da medo

Simone 26/02/2022minha estante
Tem o o exorcista...so que no filme é uma menina ...

Dudu 04/08/2020

Aterrorizante! Sempre me deixou cheio de medo. Só o lia a noite, mas logo fechava o livro e ia dormir, ou ler outra coisa mais ligth. Arrepiante e tão assutador quanto o filme, ou pior.

Tori 08/09/2020

Uma família que não desistiu de lutar
Eu achei esse livro muito,muito,muito cansativo mesmo.
Para mim as melhores partes foram o início,e o finalzinho.
Porém, entendo que, Thomas B.Allen, o escreveu como um jornalista que tenta contar uma história da maneira mais minuciosa,segundo o próprio.
Apesar disso, foi uma leitura que valeu a pena.Me trouxe muito conhecimento,supriu curiosidades, e me fez refletir.
Quanto ao caso, creio que apenas as pessoas que vivenciaram tem propriedade para dizer oque houve, e com oque estavam lidando. Eu respeito isto imensamente.
Por algumas vezes penso ser possível a ideia de possessão do garoto Robbie, e por outras acredito que haveria uma explicação parapsicologica ou psiquiátrica.
O importante foi que a família não desistiu de tentar ajudar aquela pobre criança atormentada.
Não simplesmente o abandonaram em um hospital psiquiátrico pelo resto da vida. Foram além! Quando a medicina convencional não supriu mais suas expectativas, por mais absurdo que parecesse ser aos olhos dos outros, que observavam, mas de fora, buscaram ajuda em todos os âmbitos.
Buscaram livrar o garoto do que quer que seja o atormentando.
Seja possessão, neurose ou psicose, a sugestão foi a cura.
Ademais, assim como o autor que ao final do livro se declara agnóstico, eu compartilho de seu pensamento, e faço parte dos que acreditam mesmo no bem e acreditam muito, muito mesmo no mal.
Obs.(No meu ponto de vista, tiveram lacunas que não foram respondidas.
Por exemplo a da tábua Ouija, que em poucos momentos foi mencionada e explorada. Ora, este fora o objeto que serviu de ponto inicial para toda a narrativa dos fatos.)

Leandro 28/07/2022

Entediante
No começo estava legal, porém na metade começou a se mostrar bem cansativo e entediante. Li até o final para ver se melhorava, mas terminou da mesma forma. Para quem gosta de história de terror, não recomendo!

Nefelibata 30/06/2015

Um dossiê
Embora não se trate de uma historia de terror feita para assustar, a simplicidade com que são narrados os fatos causam espanto. Baseado em testemunhas oculares e diários de jesuítas, este é o relato do suposto caso real de exorcismo que inspirou o filme de William Peter Blatty, "O Exorcista". Leitura obrigatória a todos que se interessam pelo assunto.
Patrícia 18/03/2016minha estante
Quero ler!

Jossi 20/09/2019minha estante
Já estou com o livro para ler. Estou curiosa!

iammoremylrds 13/11/2021

achei o livro muito chato, a história é mt arrastada, enrolada, cansativa e até repetitiva dms, sem falar de encher mt linguiça, prometeu mt mas entregou pouco(ou nada), uma completa decepção, inclusive

Jessicalpfzn 31/03/2021

Um livro que prende o leitor.
Coisas estranhas começam a acontecer com Robbie (os nomes verdadeiros foram trocados) logo após a morte de sua tia. Depois de um imenso esforço e muitas orações, tudo fica bem.
O legal do livro é que tem partes do documento do padre exorcista no final.

Eduarda 10/08/2020

Robbie, é um menino franzino de 14 anos e de poucos amigos, sua única diversão são os jogos de tabuleiro. Ribbie depende muito dos adultos para brincar e um desses adultos é a tia Harriet, uma mulher excêntrica e adepta ao espiritismo que apresenta para seu sobrinho o tabuleiro de Ouija.
O tabuleiro é formado pelas letras do alfabeto, números de 0 a 9 e as palavras sim e não, e é usado principalmente para entrar em contato com espíritos deslizando a planchette por ele. Robbie ficou encantado pelo tabuleito, usava-o todos os dias junto ou não de sua tia. Mas os eventos que se sucederam com o jovem foram aterrorizantes e marcaram a família Mannheim e os envolvidos para sempre. "Livrai-nos de todo mal, amém."

PedroHarpy 10/05/2021

Medo
O livro "Exorcismo", é um relato em forma quase jornalístico de Thomas B. Allen sobre o caso ?real? de 1949, onde um menino de 14 anos, Robert Mannhein (nome falso), começou a apresentar comportamentos estranhos, tendo sua personalidade mudando drasticamente, além de eventos inexplicáveis acontecendo dentro na casa da família, sendo que, muitos objetos desapareciam e se moviam sozinhos, luzes piscavam, arranhões na parede e além do menino apresentava lesões no corpo, e também começou apresentar atitudes estranhas sempre que era posto para dormir. Tudo isso começa a se manifestar algum tempo depois da morte da tia de Robert, que gostava de brincar com o tabuleiro ouija junto com o menino. A família, que era dividida entre luteranos e católicos procura primeiro um cuidado médico e não encontra explicações para o que está acontecendo, buscando então ajuda com os religiosos. Após irem a outra cidade, algumas semanas depois a pedido do garoto, para ficar na casa de outra tia, ele entrará em contato pela primeira vez com o padre Baudern, e um estudo mais aprofundado e religioso sobre o que está acontecendo começará. Se atentando para os ?sintomas? do que seria uma possessão, o padre acaba por acreditar realmente que há algo de errado com o menino e pede autorização para realizar um exorcismo. É ai que começa a rotina em que, noite após noite, Baudern visita a casa da família para realizar a cerimônia de exorcismo. No livro, temos o diário do padre falando sobre as cerimônias, causando ainda mais desconforto no leitor, simplesmente maravilhoso.

Amanda2515 02/05/2021

Terror
Um livro aterrorizante de ler, porém gostoso. Cheio de suspense, medo, bem daqueles estilo filme de terror mesmo. Amei