Exorcismo

Exorcismo Thomas B. Allen

Resenhas - Exorcismo

Vitória 18/06/2020

O livro em si é bem interessante. Contém inúmeros relatos sobre o verdadeiro caso do exorcismo, -que inspirou o livro escrito pelo autor William Peter Blatty e posteriormente ao filme- mas mantendo a verdadeira identidade do caso real, como o nome do menino que foi possuído, o lugar onde morou, etc.

Ju 24/10/2021

Esse livro é incrivelmente rico em detalhes sobre o exorcismo de " Robbie ", o autor toma o devido cuidado em nos situar sobre como foi difícil e trabalhoso a realização deste exorcismo.
É um livro bem difícil de ler pois a leitura acaba sendo bem arrastada/enrolada em alguns momentos, mas acredito que este fato se deve também pela temática ser difícil.
Para mim, o último capítulo foi de longe o melhor pois faz o leitor questionar a veracidade deste exorcismo, levantando pautas sobre doenças psíquicas.

Ana 17/08/2022

Muito melhor do que eu esperava! É até que bem descritivo e a leitura prende bastante. O diário no final é um ótimo bônus complementar.

Anthony 20/01/2021

Pretensioso
Promete muito, no entanto, se quer chega causar algum efeito que não seja tédio. Repetitivo, previsível e mal elaborado (não sei se pela tradução ou pelas mãos do autor). Tantos problemas na narrativa (concepção e execução) que gera mal estar. Uma decepção completa.
O livro, como objeto e bonito e bem feito. Embalem linda, conteúdo péssimo.

chris 11/01/2021

Interessante, mas razoável
Apesar de ser a história real que inspirou Blatty em O Exorcista, creio que gostei mais da fictícia do que do orginial.

O livro não é ruim... Porém, por ele ser um caso mais cru, detalhado e sem fantasias (como tinha no filme de Blatty) de uma possessão real registrada, fez com que muitas cenas e comportamentos do garoto Robbie se repetissem inúmeras vezes ao longo do livro, deixando uma leitura lenta e arrastada (pois antes mesmo de ler a segunda linha de uma das crises do possesso, você já sabia o que viria adiante). Sei que a intenção do autor era fazer um registro minuncioso dos fatos daquele caso, mas sinto que algumas passagens poderiam ter sido resumidas para que facilitasse a experiência do leitor.

De toda forma, ainda recomendo o livro para quem é curioso nesse assunto. Você consegue acompanhar a terrível jornada do menino até o esconjuro dos demônios. Sem falar que o diário datilografado do padre Bishop, anexado no fim do livro, reforça ainda mais a veracidade (ou boa parte dela) de todo o pesadelo da criança. Por isso as 3 estrelas.

Eduardo.Schiavetti 19/03/2022

Um livro para estudos, peculiar.
Muito menos do que eu esperava, confesso que o começo me prendeu bastante, mas o livro não é uma história como eu imaginava e sim um livro para estudos, para quem realmente gosta do assunto de Exorcismos e Padres, na minha opinião, não gostei do livro e achei muito repetitivo, sempre voltavam ao mesmo lugar e faziam a mesma coisa, sem contar que os nomes são difíceis de pronunciar.
O que salvou foi no final o ?Diário do Exorcista?, onde ele conta toda a história do livro resumido em 30 páginas de forma bem resumida e mais centralizada.

bluesargent 26/10/2020

Bem apurado porém extremamente cansativo
Não me agradou. Demorei MUITO pra terminar a leitura e só consegui essa proeza tendo que forçar muito. É um estudo muito bem apurado sobre o caso específico de exorcismo que inspirou o livro e o filme 'O Exorcista' mas a narrativa é extremamente lenta.

Senti que na busca de entregar um texto completo e abrangente sobre o assunto, o autor pecou no excesso de informações, e isso deixou minha leitura MUITO arrastada.

Uma coisa que achei desnecessária foi o aprofundamento em questões de fora, que não necessariamente faziam parte do caso em si. É bom pra contextualização mas o autor gastava bastante tempo (e páginas) com questões como a vida de determinado jesuíta que teve contato com o Robbie.

Me incomodou também uma certa repetição de trechos já abordados anteriormente. Por diversas vezes eu começava um novo capítulo pensando "ele já falou sobre isso", e realmente tinha falado, algumas páginas atrás.

Apesar da minha insatisfação com a leitura como um todo, o trabalho de apuração e neutralidade do autor que também é jornalista foi impecável. A adição do diário oficial do padre Bishop também é um ponto positivo.

Wally.Mota 02/06/2020

O CASO REAL DO FAMOSO FILME DE 1973!
Famoso na década de 70 e referência no terror até os dias atuais, O Exorcista foi adaptado do livro homônimo de William P. Blatty, o qual baseou-se no caso real ocorrido nos Estados Unidos no fim da década de 40 relatado neste livro!
~
Como sempre gostou de jogos de tabuleiro, Robbie ganhou de sua tia espiritualista o famoso tabuleiro Ouija, o qual foi apontado como pivô de todo o caso. A partir de então, arranhões e pancadas começaram a ser ouvidos no piso e nas paredes, e objetos começaram a se mover sozinhos! Ninguém imaginava que era apenas o começo de algo assustador!
~
Em Exorcismo, acompanhamos toda a luta e angústias do menino Robbie e de sua família durante os seus quase quatro meses sofrendo de ataques que a medicina não pôde explicar e que a Igreja não conseguia caracterizar como sendo uma possessão. Tudo isto baseado em um diário escrito por um dos padres que participou do exorcismo do garoto!
~
Apesar de perturbador, o livro abrange várias curiosidades, desde a formação dos padres e a ordem de responsabilidade de cada membro dentro do clero, como também as manifestações de espíritos e os estágios até chegar na possessão em si! Além disso, desmistifica muita coisa que foi mostrada de forma exagerada no famoso filme e conta um pouco do surgimento do livro homônimo!
~
Exorcismo é uma ótima leitura para quem deseja conhecer um dos primeiros casos ?registrados? de exorcismo da Igreja Católica, mas que se torna um pouco cansativo em algumas partes! Apesar disso, não é uma leitura indicada para pessoas de pouca fé!

Até a próxima!

tracy 01/07/2020

Não sei o que dizer, apenas sentir! Que livro, meu Deus!!! Eu ainda estou me recuperando
É forte?

tracy 01/07/2020minha estante
Ele tem partes bem explícitas do que acontecia com o menino

Entendi.

Marcus Vinicius 01/07/2020minha estante
Tem que estar mentalmente bem pra ler.

E recomendado kkkkk

Marcus Vinicius 01/07/2020minha estante
Kkkkk pela sua resenha dá pra perceber

tracy 01/07/2020minha estante
Eu sou péssima em resenhas, então sempre sou direta e reta kkkkkkkkkkkkkk

Marcus Vinicius 01/07/2020minha estante
Não achei ruim a resenha. É melhor assim, ser simples na opinião. Deu pra perceber que no mínimo o livro é bem impactante.

Marcus Vinicius 01/07/2020minha estante
Gosto de fazer resenhas curtas também. Não gosto de pensar muito no que escrever. Tento passar a ideia principal.

tracy 01/07/2020minha estante
Exato! As vezes eu me alongo e escrevo um tanto mais, mas no geral, é papi reto kkkkkkk eu nem usava esse recurso das resenhas, mas como pra cumprir desafio Skoob precisa delas, eu me esforço kkk

Marcus Vinicius 01/07/2020minha estante
Kkkkk não me a longo nas resenhas pois penso que ninguém vai ficar lendo um negócio gigante. É é mais fácil escrever pouco ?kkkkkkk

Marcus Vinicius 01/07/2020minha estante
Eu sou novo no skoob,nem sei usar tudo ainda.

tracy 01/07/2020minha estante
Eu uso faz uns anos kkkkk mas tem muita coisa que nunca explorei

Marcus Vinicius 01/07/2020minha estante
Kkkk vou parar agora senão vou me alongar e não vou deixar você ler hoje kkkkkkkkk

Tamirez | @resenhandosonhos 12/08/2016

Exorcismo - Thomas B. Allen
Em 1971, William Peter Blatty lançou O Exorcista e viu seu romance se tornar um grande sucesso, ganhando um filme logo na sequência. O livro que seria baseado em uma situação real conta a história de uma menina que foi possuída e depois exorcizada por um padre católico. Duas décadas depois Thomas B. Allen lança Exorcismo, a história real que inspirou a obra de Blatty, levando em consideração os diários a pouco tempo descobertos, e que retratam mais detalhadamente a jornada do membro da igreja responsável pelo ritual.

“Um exorcista tem que tocar o mal, respira-lo, se concentrar nele. Um padre se vê como um ser vivo trabalhando ao lado de Deus. Para agir contra o diabo, um exorcista penetra nas sombras profundas e tateantes do mal. Quando ele aparece, os demônios focam o mal nele.”

Segundo o que é contado por Allen, em 1949 um menino de 13/14 anos, Robert Mannhein (nome fictício), começou a apresentar um comportamento estranho, tendo traços de sua personalidade mudados drasticamente, além de eventos inexplicáveis acontecendo na casa da família. Objetos desapareciam e se moviam, luzes piscavam e o menino apresentava lesões no corpo, além de atitudes estranhas sempre que era posto para dormir. Tudo isso começa a se manifestar algum tempo depois da morte da tia de Robert, que gostava de brincar com tabuas ouija e ensinava o garoto. A família, que era dividida entre luteranos e católicos procura primeiro um cuidado médico e não encontra explicações plausíveis para o que está acontecendo, buscando então no âmbito religioso ajuda para combater o mal que caiu sobre a família.

É quando eles vão para outra cidade, algumas semanas depois a pedido do garoto, para ficar na casa de outra tia, que ele entrará em contato pela primeira vez com o padre Baudern, e um estudo mais aprofundado e religioso sobre o que está acontecendo começa. Se atentando para os “sintomas” do que seria uma possessão, o padre acaba por acreditar realmente que há algo de errado com o menino e pede autorização para realizar um exorcismo. É ai que começa a rotina em que, noite após noite, Baudern visita a casa da família para realizar a cerimônia.

ORDEM CRONOLÓGICA DOS FATOS

1949 – O padre William S. Baudern realiza exorcismo em um garoto
1968 – William Peter Blatty escreve ao padre pedindo informações sobre o que aconteceu, mas recebe negativa em resposta. Os diários ainda era privados e o padre não tinha permissão da igreja para falar sobre o assunto.
1971- Blatty lança O Exorcista, uma novelização da história vivida em 1949, baseada nos poucos relatos que conseguiu e nas notícias que saíram na imprensa.
1973 – O filme O Exorcista é lançado e bomba nos cinemas
1993 – Thomas B. Allen lança Exorcismo, contando a história real por trás do que aconteceu, incluindo o diário do padre na íntegra.

MINHA OPINIÃO

A primeira coisa que se pensa a olhar pra um livro desses, seja pela capa, edição ou título é que será uma história que causará medo. Mas não se engane, o tom que autor usa para conduzir a narrativa é quase jornalístico, como se estivéssemos lendo um documentário. Somente as primeiras cenas causam algum desconforto no leitor e mesmo assim não servem para o livro ser considerado amedrontador. Portanto, se você não gosta de livros de terror porque sente medo, acho que Exorcismo pode ser uma boa pedida pra você começar a tentar driblar essa situação.

Tirando isso da frente, acho que o tópico seguinte é a credulidade do relato. Pra mim algumas coisas soaram bastante falsas e isso não ajudou com que eu tomasse isso como uma história real. O primeiro fator é que o menino passa uns quatro meses possuído e, só manifesta os problemas a noite, sendo de dia um menino completamente normal e os pais o tratando como se nada estivesse acontecendo.

É difícil questionar esse tipo de coisa, assim como as muitas decisões estranhas que a família toma (como se mudar de cidade porque a entidade pediu), porque são tempos diferentes. Estamos falando dos anos 40 e de um enorme conflito religioso, já que temos uma família dividida entre as próprias crenças.

“A família de protestantes e católicos se reuniu para decidir o que fazer em seguida. Entre os parentes havia também aqueles que seguiam o espiritualismo de tia Harriet e aqueles que acreditavam em parapsicologia. Eles insistiam que outras alternativas além do exorcismo fossem experimentadas.”

Mesmo assim, todo o contexto de demora, dos múltiplos exorcismos até a história se resolver, da forma como a família trata aquilo de forma corriqueira e até da falta de “personalidade” desse demônio, não me convenceu. Mas, somado a isso temos o fator de repetição. A história se repete em idas e vindas e explicações complementares. Tudo podendo ser evitado, por exemplo, se você ler diretamente o diário na íntegra contido no fim do livro.

Parece que o autor precisava encher páginas para ter um livro e acabou colocando coisas desnecessárias e tendo situações muito repetitivas, o que cansa e entedia o leitor. Pra mim, algo que solucionaria isso seria o livro ser apresentando como um diário comentado, ao invés de termos Allen reescrevendo tudo o que já é mostrado no diário. Podíamos ter o diário e na sequencia as anotações ou conclusões do autor sobre o que tinha sido contado ali, com complementos exploratórios aos textos mais diretos do padre.

É claro que não teríamos o antes e talvez o começo da história, mas nada que não pudesse ser resolvido com um prefácio ou uma pequena introdução.

“Um jornal noticiou que quando o garoto esteve na cidade não identificada do Meio-Oeste, três exorcismos foram realizados, um por um pastor luterano, outro por um padre episcopal e um terceiro por um padre católico romando. (Não há registros de um exorcismo episcopal e não existe ritual luterano de exorcismo.)”

Exorcismo foi a leitura do mês de junho do Vórtice Fantástico POA e posso dizer que rendeu várias discussões. As vertentes religiosas, a forma como os médicos e psicólogos lidaram com a situação, a postura da família, dos padres e, claro, dos padres que se envolveram no processo.

Não há bem como comparar as duas obras. Allen escreve um relato documental com o anexo de informações, enquanto Blatty transformou os fragmentos de sua investigação em um romance, trocando inclusive o sexo do personagem principal para causar mais empatia com o público. Como eu ainda não li O Exorcista, não posso traçar muito mais paralelos aqui, mas pelo filme dá pra notar que “a possuída” do livro e filme sofreu muito mais do que o garoto em termos de mudanças corporais ou até mesmo de personalidade. Acho que a forma como o livro é escrito, mais seu conteúdo em geral, não colaborou para que eu tivesse uma experiência plena e satisfatória.

É inegável dizer, porém, que a edição desse livro não está muito bonita. Há todo um cuidado com todos os detalhes, como já é um padrão da editora Darkside. A tábua ouija que está na folha de guarda tem tudo a ver com a história e ajuda a dar aquele toque mais sombrio pro livro. E, quem compra o livro lacrado ainda leva o marcador em forma de ponteiro, para poder ter suas próprias experiências de conversa com o outro lado (se assim desejar).

O livro é sim interessante e cheio de referências e novas informações sobre como o ritual funciona ou como a igreja se posicionava na época, mas peca em ser repetitivo e seco demais, não aproximando o leitor da trama e, portanto, não causando o devido amedrontamento que deveria vir junto com a história. Me parece que acreditamos em coisas que nos causam pavor ou medo, e isso tira nosso foco do que é crível ou palpável, deixando o leitor e até o espectador mais imerso, evitando tanto questionamento. Acho que é certo dizer que o medo serve como uma fator de credibilidade, mas infelizmente ele não está presente aqui. Mesmo assim, para quem é fã de terror ou curte estudar e saber mais sobre esses rituais ou questões de possessão, que são sempre assuntos delicados,devido a falta de registros reais sobre os acontecimentos, vai encontrar em Exorcismo um acréscimo valioso à sua estante.

site: http://resenhandosonhos.com/exorcismo-thomas-b-allen/
Naldinh o/ 12/08/2016minha estante
Só 3 estrelinhas !!

Janaína 17/12/2016minha estante
Muito boa sua resenha. Achei também os fatos bem repetitivos e só pela leitura do diário, dispensa-se a obra em si.

ClAudia.Rivelli 05/06/2017minha estante

Minha dica: Uma resenha não precisa ser necessariamente um calhamaço de 500 linhas.

Arthur 18/08/2017minha estante
Resenha crítica, criteriosa, profunda e bem estruturada.
Adorei!!

Sávio 24/10/2022

Eis a dúvida, foi real ou não?
Foi bem interessante conhecer a história original que o filme se inspirou, vemos que muita coisa mudou de um pra outro, sendo para cobrir a identidade dos personagens ou para enfeitar mais

Aqui está bem mais detalhada do o que aconteceu.

OS-LIVROS-NA-VIDA 12/05/2021

E interessante mais e muito cansativo, Meu Deus e tanto LATIN e as mesmas coisas / orações se repetindo toda noite e dia nesse livro .

Mila 14/10/2020

Bom, mas repetitivo
Foi legal conhecer a história (a real história) mais famosa de exorcismo, mas achei as informações repetitivas. Em diversos momentos o autor retomava pontos que já tinham sido muito comentados e explorados.

Pra quem tem interesse pelo assunto, é uma leitura agradável
Diano 09/08/2021minha estante
comecei esse livro duas vezes mas nunca o terminei. A rotina atrapalhou, porém, achei bem interessante,

Camirota 28/07/2021

História real de "O Exorcista"
Como amante de histórias/filmes de terror, amei o livro e conhecer a história real de "O Exorcista", a edição é lindíssima e completa, conta com anotações dos padres que atuaram no caso, o que é muito interessante.

É um dos meus livros favoritos, hoje me entristece um pouco lembrar dele pois emprestei para uma pessoa exatamente 1 semana antes de começar a pandemia e até hoje estou sem por não poder pegá-lo. Saudades meu livrinho, seu lugar de sempre na minha estante te espera...