Exorcismo

Exorcismo Thomas B. Allen

Resenhas - Exorcismo

EuAngel004 13/02/2023

Consegui terminar finalmente!?
A luta entre o bem e o mal não será fácil, alerta o Novo Testamento. O demônio é tão forte e resoluto que ousa tentar Jesus.
Em outra parte dos evangelhos, Cristo cita o exorcismo como mais uma prova de seu poder espiritual e da sua realeza: ?Mas se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus?. O papel de Jesus como exorcista deu ao cristianismo a base para a crença solene de que Satã podia possuir um ser humano e que Deus, através do rito do exorcismo, podia expulsá-lo para fora da vítima.

E nítido pra qualquer um que leu o livro exorcista as referências que foram tiradas do exorcismo de "Robin" as batidas na parede os objetos que se movem etc..
Mais também é nítidos as mudanças que foram feitas tanto no filme quanto no livro o exorcista para impactar o público .
Mais sobre esse livro o relato e bem interessante e em alguns momentos eu senti um pouco a tensão dos padres e senti pena do menino a demora em o exorcismo acaba me deu um pouco de ansiedade, o livro é bom mais eu não diria que e um super terro.

Deza Farias 21/10/2023

@???????????????????
?????????????????
? ????????? | Thomas B. Allen | p. 254 | 3.5/5?
???????????????????
Confesso que ainda não tenho uma opinião concreta nesse livro. Eu não sei se acredito ou não. Talvez algumas partes... Porém outras acho meio fantasiosas.

O livro é a história real de um dos filmes mais conhecidos entre os amantes do terror: Exorcismo de 1975.

O livro começa quando Robbie passa a ser atormentando por espíritos malignos, o ano é 1949 logo apois a morte de uma tia espírita que acreditava ser possível se comunicar com os mortos. É a ai que começa a via crucis de Robbie. Os acontecimentos começam de forma faceira e depois se tornam uma avalanche. Arranhões, colchões se movimentando, móveis mudando de lugares, mudanças de humor, perda dos sentidos, perda do controle fisiológico...

Depois de procurar todo o tipo de ajuda, descartando possíveis problemas psicológicos, é recomendando que eles procurem um padre pra fazer um exorcismo pois claramente é um caso de possessão. Só que não foi tão simples. A família de Robbie era dividida em denomimadas religiões. E buscaram ajuda dos dois lados.

Depois de muito pelejar um Padre Jesuíta conseguiu começar um exorcismo com efeito. Mas foi luta pra o menino se livrar do mal que estava nele. Depois de muitos dias de orações, jejuns e exorcismos seguindo o Ritual Romano finalmente Robbie se viu livre.

Eu gostei do livro, é uma espécie de documentário o gênero. Porém achei repetitivo e massante. Teve cenas que poderia ser descartada que o resultado seria o mesmo.

Segundo o autor o relato do livro é baseado em testemunhas oculares e inclusive o diário de Walter Halloran que participou do exorcismo e ele também cita várias fontes.

Eu não pretendo reler esse livro. Mesmo aprendendo tanto sobre movimentações demonistas e as vestimentas dos padres, se tiver um quiz sobre esses temas eu ganho, namoral.
Mas vou deixar na estante, afinal é uma senhora edição! Quando eu estava lendo e levava comigo aos lugares as pessoas sempre se admiravam. Principalmente por conta do tabuleiro Ouija e do marcador em forma de "planchette". Confesso que sinto um pouco de medo e não ouso brincar. Prudência sempre. ?

Camirota 28/07/2021

História real de "O Exorcista"
Como amante de histórias/filmes de terror, amei o livro e conhecer a história real de "O Exorcista", a edição é lindíssima e completa, conta com anotações dos padres que atuaram no caso, o que é muito interessante.

É um dos meus livros favoritos, hoje me entristece um pouco lembrar dele pois emprestei para uma pessoa exatamente 1 semana antes de começar a pandemia e até hoje estou sem por não poder pegá-lo. Saudades meu livrinho, seu lugar de sempre na minha estante te espera...

Tefy 24/03/2020

Interessante
Gostei bastante do livro, contém bastante informações sobre o Exorcismo
Que inspirou o filme O Exorcista.

Agnys 28/12/2020

O exorcismo nos apresenta a história do menino Robbie Mannheim (todos as pessoas tiveram seus nomes substituídos para preservar sua identidade). Por volta de seus 13-14 anos coisas inexplicáveis começaram a acontecer em sua casa, pouco depois do falecimento da sua Tia Harriet, médium espiritualista que ensinou o sobrinho a usar a Tábua Ouija como forma de comunicação com o outro mundo

Aline ig @escape.abacharel 29/10/2020

Exorcismo é o livro que conta a história real de "O Exorcista", o filme de 1973 que foi baseado no livro de William Blatty. Thomas B. Allen, autor de Exorcismo, conta com detalhes a história de Robbie, o garoto que foi possuído e teve sua identidade e gênero trocados no filme e na obra de Blatty.

A história de possessão de Robbie começa quando sua tia espiritualista mostra para todos os parentes como se comunicar com o além através do tabuleiro Ouija. Mesmo depois que sua tia vai embora (tanto da casa como meses mais tarde ela iria embora deste mundo), Robbie continua jogando com o tabuleiro Ouija e os pais não fazem nada, por achar tudo normal.

É então que arranhões na cama começam a aparecer, objetos que começam a flutuar, até mesmo arranhões no corpo de Robbie, mesmo que não haja motivos aparentes para tais arranhões. Depois de um tempo, todos esses sinais da possessão começam a ficar cada vez piores e a família passa da ajuda do pastor luterano para um padre católico, a fim de que se realizasse o exorcismo.

Robbie passa por estados de crise e calmaria. Durante a crise, vinha a violência contra o exorcista e os outros padres. Já no estado de calmaria não acontecia nada e Robbie sequer se lembrava do que ele havia feito e falado nos estados de crise.

Já vi outras resenhas e não achei a narrativa arrastada como muitos acharam. O livro não é uma ficção como a obra de Blatty e sim um relato, com base em entrevistas e em um estudo do caso, que é um diário feito pelo padre exorcista. O teor jornalístico do livro pode até ter enfadado alguns leitores, mas já eu achei tudo muito interessante. E ainda digo que muitas partes me deram medo, já que eu ficava pensando: será que isso tudo foi real?

Wender Araújo 14/06/2021

" Livrai-nos do mal, amém "
Eu amei a leitura e bem fluída, bem detalhada e bastante aterrorizante, como eu esperava. Os momentos descritos do exorcismo e tão vivaz que parece que você está vizualizando tudo. Muito bom, um livro perfeito para fãs de terror como eu.

Armando.Roberto 02/08/2021

Excelente livro, cativante, didático e surpreendente, de uma forma muito clara e simples nos mostra a diferença entre o que se sabe de Exorcismo e o que pensamos que sabemos.

Alessandra @euamolivrosnovos 10/11/2020

Instagram @euamolivrosnovos
Objetos se movendo sozinhos, passos sem dono e pancadas ritmadas nas paredes, tudo isso pode parecer coisa de filme de terror. Mas nada pareceu tão fictício assim para um menino de treze anos e sua família, no final da década de quarenta.

Atormentado por um suposto espírito maligno, o garoto e seus responsáveis buscam ajuda de todos os tipos para encerrar um tormento que só se agrava a cada dia.

A igreja católica é chamada para proceder com um exorcismo, mas o padre responsável por essa façanha precisará, também, de forças sobrenaturais para sobreviver à provação junto com o garoto.

Thomas B. Allen traz nesse livro sombrio o relato desse ritual que deu origem ao livro e, posteriormente, ao filme "O exorcista", sucesso e referência mundiais, com algumas adaptações da história real.

Utilizando como fonte um diário de um padre, acompanhamos ao longo das páginas momento a momento de todo o processo, dando a impressão de estarmos presentes no ritual, o que torna a leitura um pouco cansativa, mas de forma alguma menos interessante.

Ainda que muita coisa esteja documentada, o caso foi abafado pelas autoridades eclesiásticas e outros pontos cruciais do ocorrido ficaram sem explicação por parte dos envolvidos. O que torna o caso ainda mais misterioso.

Se tudo o que é contado foi de fato verdadeiro, só mesmo os presentes na época podem dizer. Porém, você também pode fazer seu próprio julgamento depois de conhecer essa narrativa bizarra.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

annacarolina.leoncini 09/10/2022

Sem emoção
O livro é basicamente um resumão jornalístico do caso real de exorcismo que inspirou o outro livro e filme.
Páginas e mais páginas falando da hierarquia e procedimentos internos da igreja católica e luterana. Páginas e mais páginas de orações em latim e suas traduções. O dia a dia dos exorcistas envolvidos? hoje em dia seria um vlog. A vítima até perde o protagonismo.

David 24/02/2017

Deus nos fortaleça para terminar essa leitura.
O livro não tem nada de terror, toda a parte boa se concentra na capa e no trabalho feito pela editora que foi impecável, mas o relato deixa a desejar.
Quando peguei o livro imaginei que seria algo totalmente diferente, mas em nenhum momento fiquei desmotivado para realizar a leitura, o tom é jornalístico, os fatos são narrados de forma imparcial, o problema são as constantes repetições seja das orações usadas, seja dos fatos, seja da ladainha falando jesuítas e coisas afins.
Temos o diário real usado por um dos padres que esteve presente no exorcismo e apenas ele já bastaria, mas o autor quis explicar novamente pela quarta, quinta, sexta vez como conseguiu o material, retomou a explicação depois que as páginas originais se encerram e faz novamente isso mais algumas vezes até finalmente sermos liberados desse pesadelo.
Uma leitura que eu soube mais sobre a vida do autor do que do possuído, onde estudou, seus problemas de crença, suas amizades, a pesquisa realmente deve ter dado trabalho, mas várias páginas de coisas desnecessárias poderiam ter sido retiradas e deixado o livro mais enxuto e interessante.
Um caso real que pode ou não ter sido uma prova da existência do mal, uma leitura que pode ser feita sem problemas por qualquer pessoa, as cenas "mais fortes" são as que envolvem cusparadas na cara das pessoas a longa distância e alguns leves palavrões, camas tremendo, objetos voando, o básico de sempre pode apostar que tem, não há nada de perturbador que deixará o leitor sem dormir, serviu para decorar praticamente o Ritual Romano usado para exorcismo em latim, apenas isso.

Gabriel.Vogt 15/04/2020

Não cumpre o que vende.
A editora usa de tudo pra chamar a atenção pro livro: capa chamativa, o nome do Ed e da Loraine Warren, uso o filme "O Exorcista" para explicar a origem do filme. Só que se trata de um diário (até aí tudo ben), mas contado de forma muito lenta e pouco cativante, dando a impressão de desacelarar conforme vai lendo, tornand a leitura cansativa.
Enfim, o livro é muito bonito e um ótimo design, ótimo pra pôr na estante.

Cintia 22/04/2021

Admito que fiquei com medo em alguns momentos, o livro causa alguns arrepios, ainda mais quando você sabe qua boa parte das informações são reais. Achei bem interessante a especulação final sobre se tratar de uma possessão ou um distúrbio psicológico. No todo o livro é muito bom, não me prendeu muito na leitura por não ser exatamente o tipo de escrita que eu curto, mas realmente vale a pena ver esse relato e a história por trás do filme clássico.

John Lemon 26/04/2022

Um ótimo livro para quem se interessa :D
Gostei bastante do livro, me fez despertar alguns pensamentos. Adiante do livro você consegue entender como é feito um Exorcismo, consegue entender que esse ritual não é uma prática a apenas das igrejas católicas, muito pelo contrário, praticamente todas as religiões tem algum ritual que de alguma maneira tenta tirar o mal que possa "estar" alguém ou "algo".
Faz pensar/questionar sobre oque a ciência tem a dizer a respeito. O interessante e muito importante é que nem msm a igreja católica adota mais esse ritual, que no caso deles hoje em dia é algo muito raro, pois tem toda uma burocracia, toda uma análise se de fato o tal "possuído" está em posse de Satã ou demônios. Precisam de laudos científicos que comprovem que o paciente não tem nenhum/apresentou problema psicológico ou algo do tipo, e após esses procedimentos tem que conseguir o veredito do Vaticano.
É um livro onde o ênfase é a batalha do bem contra o mal, que se torna algo evidente e que perante nós meros humanos não compreendemos essa tal natureza maligna que assombra o nosso mundo.