Exorcismo

Exorcismo Thomas B. Allen

Resenhas - Exorcismo

Deilson.Barros 26/05/2022

O Diabo em 1949
Mais uma obra-prima da DarkSide Books. Com páginas levemente amareladas, que dão conforto visual à leitura, a atual edição vem com marcador de páginas em forma de fita. A capa e a contracapa duras inclusive são texturizadas.
Escrito por um "agnóstico criado como católico", trata-se de um relato jornalístico imparcial acerca do caso real de possessão e de exorcismo bem-sucedido mais bem documentado do século XX, ocorrido nos idos de janeiro e abril de 1949, entre Maryland (Washington D.C.) e Saint Louis (Missouri), EUA. Apesar da 1ª edição do livro datar de 1993, foi este caso que influenciou o clássico literário de William Peter Blatty, "O Exorcista" (1971), que por sua vez inspirou o premiado e célebre filme de terror homômino de 1973. Apesar de não ser redigido em forma de thriller nem me causar sobressaltos de susto, a obra de Allen não perde sua dramaticidade e espantosidade ao detalhar os eventos sinistros, espantosos e sobrenaturais que vitimaram um garoto de 13 anos após se envolver com tabuleiro Ouija. O possesso só foi liberto penosamente das garras do diabo após mais de duas dezenas de sessões de exorcimos comandadas por padres da região e a intervenção última, triunfante e milagrosa do arcanjo Miguel. Nos bastidores, o infortunado contou ainda com o auxílio discreto de uma corrente de orações fevorosas e constantes da família e da comunidade católica local, envolvendo desde a recitação do rosário até a adoração ao Santíssimo Sacramento.
Saio da leitura ainda mais convicto das realidades do inferno, da existência dos demônios, do poder da Igreja Católica como a igreja de Cristo e da eficácia dos sacramentos e da interecessão dos Santos frente ao mal diabólico atuante neste mundo. Como diz a jaculatória do terço: "Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno...".
"São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!"
Recomendo a leitura.
Nota 10 de 10.

Fabio.Chagas 10/07/2021

SOMBRIO e PERTURBADOR ??
Exorcismo é um daqueles livros que você começa a amar já na capa, um livro lançado pela DarkSide, com ótimo acabamento em capa dura, com detalhes do Tabuleiro OUIJA em sua parte interna. É sem dúvidas, um livro perfeito para quem gosta do tema exorcismo; e sim, ele é baseado em fatos reais. O livro foi escrito com base no diário que o autor Thomas B. Allen adquiriu com o padre Walter Halloran, um dos padres que participou desse exorcismo, para manter a vítima e sua família em segurança, os nomes foram modificados no livro. A história desse exorcismo deu origem ao filme O Exorcista de 1974, no filme quem sofre o exorcismo é uma menina, interpretada pela atriz Linda Blair, já na história real, assim como consta no livro quem sofreu o exorcismo foi um garoto

No livro conhecemos o jovem Robert Mannheim nascido em 1935; em janeiro de 1949 o jovem Robbie (apelido de Robert) estava quase completando seus 14 anos, sua vida era como de um adolescente qualquer daquela época, ele não tinha nenhum problema mental ou físico, era um garoto saudável e muito educado. Sendo filho único, ele tinha que brincar com os adultos e um dos adultos que ficavam com ele era a tia Harriet, Robbie amava jogos de tabuleiro e para nutrir o interesse do menino Harriet apresentou o tabuleiro Ouija, ensinando o mesmo a manusear planchette, dizendo ao menino que aquele tabuleiro era um meio de se comunicar com o outro mundo.

Harriet que dedicava bastante de seu tempo para falar com os espíritos, disse a Robbie que se os espíritos não se comunicarem pelo tabuleiro Ouija, eles poderiam se comunicar com batidas nas paredes. Forças poderosas começam a se concentrar na casa de Robbie, por conta da tia Harriet, mas todos sabem que nem todos os espíritos são amigos e muitas das vezes os espiritas não sabem com quem estão mexendo, afinal um espírito maldoso, sabe enganar muito bem.

No dia 15 de janeiro de 1949 barulhos estranhos começaram na casa de Robbie, como pingos e arranhões, sendo que não havia nenhuma torneira pingando ou nem se quer tinha alguém arranhando algo. Tia Harriet morreu no dia 26 de janeiro, onze dias depois dos acontecimentos na casa; devastado e triste com a morte da tia Harriet, Robbie volta a usar o tabuleiro Ouija para se comunicar com a tia.

A partir daí coisas estranhas começam a acontecer com o garoto enquanto ele dorme, os pais vão atrás de ajuda, mas ninguém se dispõem em ajudar; o hospital não pode fazer nada, afinal, o que estava acontecendo com o garoto era algo que ninguém poderia explicar. Até que essa história chega nas mãos dos padres Bishop e Bowdern, que após vários dias analisando os acontecimentos que estava ocorrendo na casa de Robbie e com o próprio garoto, chegam a conclusão de que aquilo é sim um caso de possessão, mas que os dois não estão qualificados para lidar com a situação. Ao pedirem ajuda para outro padre, os dois escutaram um não, e assim, decidiram tomar a providência de fazer o exorcismo eles mesmos, com a autorização de seu superior e com a promessa de que tudo que acontecesse naquela casa ia ficar entre as pessoas de lá e nada seria divulgado para mais ninguém. E assim o exorcismo começou.

O exorcismo durou meses, os padres sofreram demais, assim como seus ajudantes, o próprio Robbie e sua família, todos acontecimentos foram anotados em um diário, diário esse que consta no fim do livro. Um livro repleto de dor e sofrimento, com acontecimentos que muitos dizem não ser real, mas que só os padres que presenciaram sabem como é enfrentar o mal real, hoje os padres já não estão mais entre nós, mas sua história assim como a de Robbie estará eterna em nossas memórias por conta desse livro fantástico de Thomas B. Allen.

crfbroflovski 14/11/2022

Pior livro do ano.
Comecei achando que seria daora, muito "uau" porém foi um blé muito chato, não gostei de NEHUMA parte, nada salva aqui.

Caroline 12/07/2020

Não é tão assustador quanto o filme, mas é rico em detalhes bem interessantes.

Ju.Carvalho 20/06/2016

Livrai-nos de todo mal, amém!
Tai um livro (diário!?) que não indico para quem tem coração fraca e medo do capiroto! Se tiver medo de possessão recomento parar de ler a resenha e ir ler um livro clássico de romance porque a coisa é pesada nesse livro. Depois dessa leitura barulhos estranhos (gatos no telhado, carro passando na rua, uma colher caindo na cozinha) não serão como antigamente, tudo fará você sobressaltar (fez a mim que sou uma profunda assombrada quando o assunto são as obras do devil).

?LIVRAI-NOS DE TODO O MAL, AMÉM.?

Como dito na discrição do livro, ele é a história real que inspirou o filme mais assombroso de todos os tempos, que fez as pessoas desmaiarem, saírem vomitando do cinema, daí já sente o naipe do conteúdo.
O livro narra uma história real, de possessão, que aconteceu em 1949. Robert era um menino normal de 14 anos vivendo com a família até que ganhou uma tabua de ouija (a sobrecapa do livro replica essa tábua e o marcador de páginas é o planchette) da tia, essa tia morre e então começa a saga para livrar o Robert de um espírito, que inicialmente acreditava-se ser sua tia e depois comprova-se que não. O livro descreve, com maestria, todo o trajeto do personagem, tem o timer perfeito. Mostra com precisão os feitos do mau em todo. Do desgaste do Robert, o desespero da família ao estado de exaustão por aqueles envolvidos no exorcismo.
A abordagem do livro é muito sutil, sem o personagem descendo da escada de ponta cabeça, como no filme, e talvez por isso passa a ser mais assustador pois passa a ideia de que aquilo que está acontecendo no interior do menino é real, plausível, palpável e sujeito a acontecer com qualquer um. Me peguei, em diversos momentos, angustiada, tendo que dar uma pausa, e pela ?opressão? que o livro exerceu sobre mim optei por lê-lo apenas durante o dia.
Thomas B. Allen tem o meu respeito pois cada página do livro foi escrito com sensibilidade e conseguiu transmitir, com exatidão, as emoções de cada pessoa envolvida na história.
Patricia 28/06/2016minha estante
Adorei a sua descrição do livro!
Adoro livros de suspense e terror, mas confesso que este livro eu tenho medo de ler!! rsrs...

Ju.Carvalho 28/06/2016minha estante
Olha, admito que fiquei sobressaltada por uns dias. Mas sou bem assustada com essa temática.

Patricia 28/06/2016minha estante
Estou curiosa pra ler, mas morro de medo!! rsrsr...

Ed Goularth 03/09/2016minha estante
Caramba, é esse tipo de resenha que vc querer ler um livro. To namorando ele faz tempo. Vou comprar agora. obrigado ju

Eu 26/09/2016minha estante
Eu li o Demonologista e me decepcionei. Pensei em comprar o exorcista e estou com medo de ocorrer o mesmo. O livro é forte mesmo?

Laize.Bozetti 24/01/2023

Maravilhoso
Se vc assim como eu ama terror e ama possessão vai amar a história desse livro, muito bem escrito, te prende do inicio ao fim. E o relato no final é perfeito apenas, logo logo terá resenha la no Instagram @/adorolivrosesagas

luadepaginas 04/01/2023

O livro é formado por depoimentos, notícias e recortes de diversas fontes conseguidos pelo autor sobre o famoso caso de ex0rci$mo que ocorreu em 1949 e foi a inspiração para o livro e o filme O Ex0rci$ta. É um livro denso, repetitivo e que não apresenta nenhum novo argumento que comprove ou negue a p0ss&ssão d&moníac@. Demorei muito para finalizar e não consegui absorver nenhum conteúdo novo no que diz respeito a d&monologi@.

Livia1042 14/10/2021

Exorcismo - Thomas B. Allen
n sou muito de fazer resenha, mas achei o livro beeem enrolado. a história em si é boa, todavia contém muitos detalhes desnecessário, o que faz com que a leitura se torne enjoativa, tanto é que dropei o livro 2 vezes. compensa mais pelo diário do padre exorcista, que é mais direto e, mesmo tendo detalhes, não é maçante.
ju! 14/10/2021minha estante
amei a resenha

Josy 28/10/2020

Bom, porém esperava mais...
É um livro bem legal, porém eu achei muito denso e teve muitas coisas repetitivas (principalmente nas partes do exorcismo). Demorei um pouco mais para terminar o livro, mesmo assim é um livro bom, para quem gosta do gênero eu recomendo!

Vinny Britto 24/07/2018

Ruim
Leitura chata, terror praticamente nulo, parece mais uma reportagem/documentário.

Pulem direto pro final para a parte do diário do exorcista. Não estarão perdendo nada importante.
Ane Bispo 25/07/2018minha estante
Poxa até desanimei!

Lorran SM 09/08/2018minha estante
Mas é exatamente isso, uma reportagem/documentário.

Vinny Britto 11/08/2018minha estante
Sim Lorran, no fim das contas é sim, porém não é vendido como tal.

Monise Nunes 16/10/2018minha estante
Esse livro é relatando o que foi escrito em diários sobre o fato real. O livro de ficção que é baseado nesse fato é O Exorcista

Luisa 20/11/2018minha estante
Mais o intuito não e ser um documentário mesmo??

Ioneide 04/05/2021

Livro assustador
A história verdadeira de possessão de um menino na qual foi baseado o filme 'O Exorcista'. O sofrimento de uma criança, de uma família e de um Padre em uma luta terrível contra as forças do mal. O relato é feito atraves de um diario escrito por um dos padres que participaram do exorcismo. Um dos maiores trunfos do demônio é crer que ele não existe.Tive muito medo lendo esse livro, só lia durante o dia.

maria 10/10/2022

enjoativo, terminei na glória do senhor.
A história é boa, mas é entediante e enrolada, não muito assustadora quanto eu pensei que fosse, sinto em dizer que eu prefiro o filme.

Lacrimosa 19/10/2021

Chato
chato, parece um livro didático sobre a igreja católica e os jesuítas. Teve momentos que senti que queria me evangelizar. Fala bastante sobre como funciona ser um jesuíta e as hierarquias, como se tornar um e blá blá blá. Eu sinceramente pouco me importo, foda-seeeee que chatooooo. Porém foi suficientemente interessante para me fazer ler até o final. Teve também uma oração que eu achei tão bonita que fui pesquisar e salvei, a "ladainha de todos os santos".