Contos de Terror, de Mistério e de Morte

Contos de Terror, de Mistério e de Morte Edgar Allan Poe

Resenhas - Contos de Terror, de Mistério e de Morte

Vivianne19 14/04/2024

Uma leitura complicada
Por mais que não demorei com a leitura, foi bastante desgastante e muitas das vezes me senti analfabeta com os contos rs, fora quando eu começava a ler e caía no sono. Os contos são bastante difíceis, pedantes, e de todos, gostei apenas de 4: A morte rubra, O gato preto, O caso do Sr. Valdemar e o Amontilado. Esperava mais terror, não sei se tentarei novamente ler algo do Poe, até para entender o porque de ser tão aclamado (ou as vezes ele é assim e eu que não tenho tanta inteligência para entendê-lo kkk)

Rafael.Fires 22/01/2024

Disse o corvo, "Nunca mais".
Se existe algo que eu tenho que admitir sem sombra de dúvidas é: não tenho intelecto suficiente para entender a profundidade da maravilhosa escrita de Poe.
Não há de negar sua influência no horror, da fonte que autores célebres bebem deste autor, ainda preciso comer muito arroz com feijão pra fazer uma crítica, por menor que seja a este grande nome da literatura.

Bea 05/01/2024

Nevermore
Sem dúvida, Edgar Allan Poe é incrível. O conto do Corvo, tanto original, quanto traduzido, é maravilhoso.
Os contos que habitam no livro também são maravilhosos, logo de cara tem o da Berenice, que foi um dos que mais gostei.
Estudei muito o Poe em literatura. Uma leitura que não é muito fácil, mas os finais são incríveis.

Camijuv 30/12/2023

Um livro de contos do mestre do terror.
Apesar de eu não gostar muito de contos, este me cativou.
Recomendo.

Kit 03/11/2023

Coletânea muito boa, com vários clássicos e algumas histórias que nunca havia lido, peca um pouco na tradução de algumas histórias, mas no geral é mto bom.

Emilly 16/09/2023

Adoro livros de contos, de qualquer tipo.
ja conhecia várias dessas histórias de outras leituras, mas nem por isso deixei de apreciar o livro. gosto muito da escrita do edgar allan poe e vale muito a pena a leitura.

levy.franco.5 16/08/2023

Vale a pena
Esse livro é composto por contos do Edgar Allan Poe, alguns são enfadonhos mas a maioria são instigantes e bem envolventes, no entanto alguns finais poderiam ser melhores. Estas observações minhas estão longe de afetar negativamente a recomendação de leitura desta obra. A leitura vale a pena.

Ana Monique Souza 02/07/2023

Interessante
Passei muito tempo pra terminar esta coletânea. É muito interessante como se pensava no tempo de Poe, a diferença que se construiu entre os períodos. Valeu a pena.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Cansativo
Muito cansativo e entediante demais , algo que li por curiosidade mas é até legal mas cansativo as histórias

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Lala 27/05/2023

O mestre do terror psicológico diz: somos todos surtados
Tenho que admitir uma coisa: eu tinha preconceito com literatura de terror. E aí eu conheci Poe e esse preconceito foi embora. Se antes eu achava que horror era apenas algo apelativo, clichê, com o intuito de apenas assustar o leitor; depois de ler Poe essa minha visão mudou completamente. Poe me mostrou que não há melhor lugar para falar sobre os medos e as angústias humanas do que na literatura de horror, afinal, quando um sentimento é tão abstrato, o insólito é mais eficaz do que o real para representá-lo. E foi a partir disso que eu comecei a ler outros autores maravilhosos que trabalham com esses temas.
O que eu mais gosto em Poe é que em seus contos o horror é interno e não externo. Não são monstros que assustam, e sim a monstruosidade do ser humano. Na maioria das vezes, não são fantasmas literais que assustam, mas fantasmas internos: o luto que não vai embora, os medos que agonizam, os sentimentos conflitantes. As vezes temos sim elementos do sobrenatural, mas eles sempre vem atrelados a um aspecto do psicológico do protagonista e dialoga com os grandes temas da história.
Muitos contos me marcaram. Berenice e a Queda de Solar Usher me aterrorizaram kkkk, eu li em noites de chuva e fiquei morrendo de medo da Lady Madeleine Usher e do cara de Berenice vir arrancar meus dentes.
O Gato Preto é uma obra de arte em todos os aspectos e eu amo a incerteza, o aspecto dual dessa história: o segundo gato existiu mesmo ou isso era tudo fruto da mente perturbada do protagonista?O mesmo com William Wilson, que é absolutamente fascinante. A relação com o duplo é sensacional aqui, e você acompanha um conflito interno muito forte entre impulso e consciência, que representa a nossa mente humana: somos um eterno conflito entre duplos e contradições que formam quem nós somos. Quando William Wilson mata seu duplo, ele também morre, pois as duas partes compunham quem ele era no fim das contas. E isso é genial.
Por incrível que pareça, eu consegui lidar melhor com medos que eu tenho por conta desse livro, especialmente o medo da passagem de tempo e da morte, que tanto aparecem na obra de Poe. Eu gosto muito do como ele explora esses temas como parte natural da vida humana, e sobre o como tentar impedir a morte e o tempo, sempre acaba em tragédia, pois eles são parte da ordem natural das coisas. É o que vemos em O Caso do Senhor Valdemar e em A Máscara da Morte Rubra.
O Enterramento Prematuro também é um conto que fala muito sobre como as vezes nosso maior inimigo é o próprio medo, a própria ansiedade e sofrimento de antecipação. Me identifiquei muito com o narrador, e ele me fez refletir muito sobre o como a minha cabeça paranóica na maioria das é minha pior inimiga.
Cara, é uma obra maravilhosa, leiam. Poucos autores conseguem desnudar os sentimentos mais viscerais dos seres humanos como Poe faz e isso é fascinante. Recomendo até pra quem não curte literatura de horror, pois vai muito além disso.
Eu gostei da maioria dos contos e achei que fechar com O Corvo uma decisão certeira. O poema é excelente e muito icônico, cheio de profundidade e força, tanto na narrativa como nas rimas. Enfim, tenho que agradecer a leitura conjunta na qual eu me enfiei por puro impulso em 2020, ou eu não teria saído da minha zona de conforto e conhecido o Poe, que acabou se tornando um dos meus autores favoritos.

Lohan 20/01/2023

O pioneiro dos contos.
01/20
Começo a primeira resenha do ano com a leitura desses contos incríveis escritos por Edgar Allan Poe.
Uma escrita totalmente autêntica e envolvente, a maioria dos contos me deixaram com medo e alguns com uma angústia que só a literatura é capaz de proporcionar, mas não dei 5 estrelas porque teve alguns contos que não gostei e outros que a leitura foi bastante cansativa.
Fico muito feliz que uma das minhas primeiras experiências com livros de terror tenha sido com Edgar Allan Poe, considerado pela grande maioria da comunidade literária como sendo o pioneiro nessa prática.
Fica minha indicação para todos, contos de terror, de mistério e de morte vale muito a pena.

Raíssa Robles 02/01/2023

O poço e o pêndulo 4/10
O barril de amontillado 3/10
O Visionário 3/10

Déborah Tesser 25/12/2022

Um compilado com os melhores contos de terror, mistério e morte do aclamado Edgar Allan Poe.
Impossível não se apaixonar pela escrita desse autor tão controverso.
Recomendo muito!