Insaciável Eduardo Scavuzzo

Resenhas - Injustiça e Danação

Vanessa Boedermann 01/06/2018

Insaciável | Blog Corredora Literária
Olá Corredor Literário!
A resenha de hoje é do livro Insaciável do autor Eduardo Scavusso, terror nacional que vai abalar seu psicológico sem dúvida alguma!

Nosso protagonista é Iago, irmão gêmeo de Lucas, adolescentes comuns nesta difícil fase da vida.

Na primeira parte do livro a narrativa é em primeira pessoa, na segunda e terceira partes ela é mesclada com terceira pessoa alternando os pontos de vista de vários personagens, ficou interessante e se encaixou bem.

Insaciável trata de assuntos como o homossexualidade, a adoção, o bullyng, o amor, o ódio, a amizade, o sobrenatural, a esquizofrenia, o preconceito racial e cultural.

O autor conseguiu construir e desenvolver seus personagens, tive empatia até com os que ele assassinou. Por falar em assassinato há um grande banho de sangue nessas páginas e cenas bem chocantes e palavrões, portanto leitores sensíveis já sabem...

O enredo é bem interessante, sempre me chama a atenção assuntos relacionados a esquizofrenia, durante a narrativa encontrei referências muito bacanas também.

Assim que nosso protagonista começa a ter sintomas da esquizofrenia percebi a mudança de comportamento até na maneira dele tratar os pais, amigos e o irmão, me lembrei também de Bates Motel e Psicose e no como é triste e difícil ter essa visão de um psicótico, o quão desesperador é isso para a pessoa que passa por isso, não ter controle sobre si.

Um demônio está rondando pessoas para se alimentar do ódio delas, inicialmente quando isso ocorre não sabemos se isso se trata de um devaneio ou algo sobrenatural mesmo. Mas aos pouco vamos mergulhando na história e entendendo melhor essas situações.

Outros personagens importantes para a trama são André e Osório, eles são Naguais, caçadores de criaturas sobrenaturais e que me fizeram lembrar da série SuperNatural.

Este livro me deixou refletindo sobre os sentimentos que nutrimos para com as outras pessoas que nos fazem o mal. Será que vale a pena olho por olho e dente por dente? O que isso afeta em nossas vidas? Como e  para onde podemos direcionar essa maldade?

Não suspeitei do desfecho e fui surpreendida!

Gostei do acabamento do livro, capa dura, marcador de fita, único ponto a ser melhorado seria a revisão da obra.

Um livro de rápida leitura, se você gosta de terror e suspense, este livro irá te saciar!

Espero que tenha gostado da resenha, nos vemos na próxima semana.

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com/

Pedro 16/04/2018

Além do terror
Ao se deparar com a imagem da capa desse livro, a primeira coisa que vem a cabeça é um personagem atormentado por um demônio, mas se engana que pensa que é só disso que ele trata. Além do terror, Insaciável fala sobre bullying, aceitação, amor e também sofrimento.
Me identifiquei de cara com o personagem principal. Já sofri bullying na infância, então eu compartilhava do mesmo sentimento de Iago. Além disso achei bastante interessante a criação do filho de um demônio que se alimenta de ódio.
Para mim (se levarmos em conta a realidade), a criação desse demônio e suas ações, serviram como uma metáfora para as atitudes que algumas pessoas têm quando passam por um sofrimento enorme decorrente do bullying. A relação pais-filhos também é explorada no livro. Mas aqui é um pouquinho diferente já que os filhos são adotivos e um deles tem um segredo que não é bem aceito pelo pai.
Não sei se é porque sou um sádico, ou se já estou acostumado com livros desse tipo, Mas a história não me produziu medo. Aviso para as pessoas que não estão acostumadas com mortes cruéis que este livro contém esse tipo de morte. O que para mim foi o máximo, quanto mais mortes sangrentas e cruéis, melhor!
Admito que não suspeitava que o final seria daquele jeito. Na verdade, creio que todos que leram o livro não suspeitava.
No geral, gostei muito da estória pelo motivo de não se prender apenas ao menino possuído, e sim ter uma fama de assuntos que giram em torno disso. Se você quer um livro de terror que trate de vários assuntos atuais, este livro é para você.

Brena 09/04/2018

Insaciável
A partir de Iago, um adolescente recluso e que sofre bullying, Insaciável conta a história de uma família envolta em mistérios sobrenaturais. A história não é a mais original, porém foi bem trabalhada para acender a curiosidade do leitor; a despeito da temática clichê, o final me surpreendeu. Adorei o final, exceto pela última linha… heheh, achei um término brusco e incompleto: não aberto, mas como se tivesse saído “do nada”.
A narrativa alterna entre terceira pessoa e primeira pessoa, e apesar de dar dinamismo à obra, achei mal trabalhada, com passagens bruscas – foi um risco que o autor iniciante quis correr. Eu devia me sentir mais próxima do protagonista, porém me senti mais afeiçoada aos coadjuvantes, devido a isso acho que a narrativa em primeira pessoa deixou a desejar. Já a capacidade descritiva do autor é muito boa, com descrições suficientes e sem informações desnecessárias. O racismo e a homossexualidade são retratados de forma natural, no entanto, o bullying é o fator-chave do enredo.
O acabamento do livro é impecável, capa dura, folha de boa qualidade, marcador de fita encorpado ao livro… Mas…. Infelizmente o texto não teve o mesmo tratamento. O livro contém vários erros de ortografia, concordância nominal e verbal, letras e palavras engolidas, palavras trocadas (quando você reescreve algo e esquece de mudar o tempo, a preposição, etc), e orações mal construídas… em algumas partes fiquei confusa, noutras realmente não entendi o que estava acontecendo. Dito isso, aconselho que o autor contrate um revisor para as próximas obras, ou quem sabe, uma nova edição desta obra. Acredito que o feedback contínuo entre autor e revisor torne suas histórias mais prazerosas de se ler.

Marciano 07/03/2018

O que dizer de Insaciável?
Bom, o primeiro ponto a ser deixado claro é que o nome do livro já combina com a sensação que o livro passa - pelo seu ritmo, a maneira como é escrito e a vontade que se dá de concluir a história, - é de insaciedade, você não consegue se sentir saciado até o final do livro. Até conseguir ler o desfecho que, por sinal, não é nada do que você possa imaginar ao longo da leitura.

O segundo ponto a ser exaltado é que apesar de um primeiro livro, e acabarmos lendo com um pouco de receio, o autor consegue revelar a história de uma forma que envolve o leitor e o deixa ansioso pelas próximas páginas sem que se imagine lendo uma primeira obra, ou que sinta-se conduzido para um final pré-programado, pois é tudo tão cativante e bem arquitetado que até o que você pensaria que poderia ser clichê chega a ser de uma forma atraente.

O terceiro ponto é que o livro traz referências, mas não as impõe como algo que se você não soubesse se sentiria perdido. Traz a questão da sexualidade de forma aceitável e a questão do bulling a tona de maneira a se repensar a forma como tratamos nossos coleguinhas. Além da questão do preconceito não só étnico, mas, também, pela xenofobia.

Com este livro o Eduardo demonstrou não só talento, assim como uma narrativa fluida e continua, mas uma percepção abrangente de como se contar uma história, por vezes explorada, de uma forma inesperada. Este é um livro que precisa ser lido de forma Insaciável.

Thiago Drumond 05/03/2018

Não sou nem um pouco fã de livros de terror, mas não podia deixar de ler o livro do Eduardo, Insaciável. O que posso dizer, começando pela qualidade do material do livro, é que é muito bom. A capa é dura e as páginas também A fitinha que vem presa para marcar a página adiantou muito o meu lado. Interessante que cada capítulo é constituído de subcapítulos, o que para mim é ótimo, pois quase nunca consigo ler um capítulo inteiro direto, e depois, para "se achar" é bem mais fácil.
Apesar de histórias de terror não me atraírem, essa foi muito boa, gostei tanto que li o livro em 4 dias (sei de pessoas que leem mais de um livro por dia, mas pra mim, 4 dias é um recorde).
Ele conta a história de Iago, que é um adolescente mais "na dele", e que sofre bullying na escola. Além disso, descobre que possivelmente sofre de esquizofrenia. Algumas coisas vão acontecendo e Iago vai se achando cada vez mais doente, até que ele descobre a razão dos males que o afligem.
É um livro muito bom que recomendo de olhos fechados. Espero que tenha continuação.

Erico 01/03/2018

Insaciável, uma Obra de Eduardo Scavuzzo.
Antes de mais nada: Senti raiva, apreensão, tensão, tristeza e compaixão.
O tema Bullying aqui tratado nesta obra, e colocado de uma forma nua e crua. E eu agora estou pensativo: O que um ser humano, um igual passa interiormente e nós não sabemos? Nem sonhamos imaginar? Quais os problemas uma família pode esconder? E como superar às desavenças?
Não espere um final feliz, nem sempre uma história deverá ter um final feliz certo? Mas sangue, tortura e impotência, sim impotência, pois você vê tudo e não pode fazer nada. A obra em si refleti o nosso mundo atual, onde não há piedade nem diante do pedido de perdão. Sou suspeito a dizer que a crítica a sociedade moderna é bem explícita e visível durante a leitura.
Sobre a leitura, rápida, precisa e leve ( com resquícios de morte a qualquer momento ). Recentemente comentei com o autor, durante minha leitura a qual terminei hoje, que por ele ter 19 anos, o universo que ele está preparando é bem amplo. Baseando-se em seres sobrenaturais, assim como o retratado aqui.
Recomendo a leitura, estava ansioso desde o ano passado para ter em mãos o meu, o acabamento é lindo, a capa, o marcador que vem diretamente no miolo do livro, às páginas, tudo perfeitamente, ( tirando né Edu alguns erros e pontuação, mas dou um desconto por conta da correria quê você estava certamente pelo livro ). Gente é isso, recomendo, ao autor obrigado pela atenção e educação, vocês irão apreciar a história e seu desfecho.

Mari Pingituro 04/01/2018

Insaciável
Em Insaciável, temos a história de Iago, um jovem que sofre bullying no colégio onde estuda e que está prestes a ser diagnosticado com esquizofrenia.

Ocorre que as coisas que Iago vê e ouve não são fatores causadores da doença, e sim produtos da ação de uma criatura que se alimenta do ódio das pessoas.

Ou seja, temos um livro nacional que trata de POSSESSÃO, e isso é demais!

Na trama, somos inseridos na vida de Iago, Lucas (seu irmão gêmeo) e seus pais, Roberto e Anita. Aparentemente uma família normal, considerando que o casal adotou os irmãos gêmeos quando estes ainda eram crianças, e deram uma boa estrutura familiar e muito amor. Mas nem tudo é o que parece, não é mesmo?

A narrativa é muito fluida. Um livro curto, fácil de entender e com uma temática bem interessante.
E tem uma baita referência ao seriado Grimm (que é um dos meus favoritos).

Indico demais! ????

darkliteraria 03/01/2018

Resenha @darkliteraria
Esse é aquele tipo de livro que você sofre com o personagem. Pois foi assim, sofri junto com o Iago, onde seus colegas de escola fazem bullying com ele e da vontade de da uns socos em cada um daqueles "três mosqueteiros" como assim são chamados. Iago foi adotado por Roberto e Laura e tem um irmão chamado Lucas que é gay (que acaba falando de outro tema que hoje em dia ainda é bastante polêmico, a homossexualidade). No decorrer da história podemos sentir e entender cada dor, cada pensamento do Iago.
A partir disto, Iago começa a ouvir vozes (e passa a ter esquizofrenia, mas um assunto para ser debatido hoje em dia). No decorrer do livro podemos encontrar outros personagens, assim como seres sobrenaturais que um deles possui o corpo do Iago, chamado de Asterl.

Eduardo.Machado 14/12/2017minha estante
Obrigado pela resenha Raquel e fique feliz que tenha gostado.
Quanto aos erros, é possível que o arquivo que eu tenha enviado não fosse o revisado... pois formatei o note há um tempo e posso ter enviado o errado... Mas sua observação é valida mesmo assim.

Mais uma vez, obrigado ;)

Eduardo.Machado 29/08/2017minha estante
Obrigado Vitor por ser leitor beta de meu livro! Fico feliz que tenha gostado!