A Desconhecida Mary Kubica

Resenhas - A Desconhecida

Carla.Zuqueti 09/03/2024

Traumas não tratados
Já havia lido os outros dois da Mary Kubica e faltava ? A desconhecida?.

Apesar de descrito como ?suspense psicológico?, não foi isso que me prendeu. A real reflexão foi sobre como ?não lidar com seus traumas?, buscando acompanhamento médico e psicológico adequados, pode causar uma tragédia muito maior na sua vida e aos próximos a você.

O livro é escrito em primeira pessoas por três narradores: Heydi, seu marido Chris e a desconhecida Willow.

Heydi é uma mulher profundamente traumatizada que nunca deixou transparecer. Ela perdeu o pai e fez um aborto pra tratar um câncer - o que a marcou profundamente.

Chris é seu marido, trabalha com aquisições e incorporações no mercado financeiro, fica pouco em casa e com a família e vive para o trabalho.

Heydi se importa profundamente com pessoas em situação de rua e com refugiados, mais que com a família, e trabalha em uma ong.

Quando está a caminho do trabalho, ela vê uma adolescente em situação de rua na estação de trem, com um bebê no colo. Ela fica obcecada pela adolescente com o bebê e passa a procurá-la. Até que decide levá-la para sua casa, sem saber o que abrigar essa desconhecida vai trazer para sua família.

O livro trata de temas muito sensíveis, como abuso infantil, um aborto para tratamento de câncer de uma mãe que desejava desesperadamente aquele bebê e negligência em vários níveis.

Como o abuso infantil afeta uma pessoa. Como presenciar um abuso pode afetar um adolescente. Como perder um bebê afeta a vida de uma mãe. Como não tratar adequadamente seus traumas pode prejudicar seu futuro.

Apesar de ser um livro de suspense, não foi isso que me marcou, mas sim a dor dos personagens e suas formas trágicas de lidar com essa dor.

Dani 10/01/2024

A desconhecida
Uma obra eletrizante,me prendeu do início ao fim...apaixonada com a trama...
Heidi, após presenciar por dias uma adolescente com uma mala antiga e um bebê (seu suposto filho),na estação de trem sob a torrencial chuva,fica com coração doído e sua vontade de ajudar aflora...
É então que,para desgosto de Chris,seu marido e sua filha zoe, Heidi leva para casa a adolescente e seu bebê chorando descontrolado ardendo em febre e assaduras causadas por fraldas sujas á dias...
Chris se alarma e se preocupa ao perceber que a estadia da estranha jovem e seu bebê,se prolonga á dias sem que Heidi as encaminhe á um abrigo...
Willow(esse seria o nome da adolescente),no início sente-se grata pela acolhida de Heidi,e do" amor"que ela sente por sua bebê Ruby...
No entanto,as coisas começam a ficar sinistra dentro d'aquela casa,Heidi se torna um tanto que possessiva em relação á Ruby,Chris viajando á trabalho tenta a todo custo descobrir quem realmente seria Willow e Ruby,seu "sexto" sentido aflorado,Zoe se sente negligenciada em relação a sua mãe...
Chris descobre algo que o faz abandonar seu trabalho e voltar para casa o mais breve possível,no entanto ao abrir a porta,o cenário ao qual ele se depara é alarmante!!!!???
Um Thriller pra lá de bom,me deixou tensa á cada página,a autora,soube levar a trama com maestria,são capítulos curtos e instigantes narrados pela perspectiva de cada personagen,aos quais nós fazem querer sempre ler mais um pouco...??????????????

Mariana_ 26/12/2023

A Desconhecida
Vou evitar ao máximo dar spoilers aqui. Acho que esse fica em segundo lugar em favorito da autora.
A história é absolutamente surreal. Com gatilhos diversos, psicológicos e físicos. Com certeza lerei mais da autora!
Carolina165 26/12/2023minha estante
Precisoo ler esse!!!

Karine.Maco 23/10/2023

Passei raiva mas, a história é boa
Esse livro conta a história de uma garota que é acolhida juntamente com uma bebê em uma família onde a mulher trabalha com assistência social. O marido e a filha não aceitam bem a situação mas, a Heidi insiste em acolher a garota e a bebê. Um dos problemas é que eles não tem nenhuma informação sobre a identidade ou procedência da garota e isso incomoda o marido de Heidi. A trama gira em torno da garota desconhecida e da família que a acolheu. É um livro com gatilhos sobre pedofilia e surto psicótico. Nenhum dos personagens é perfeito ou totalmente digno de pena, todos tem a sua cota de erros e acertos mesmo que em proporções diferentes. Por isso, tive raiva a leitura toda de todos os personagens. É uma história caprichada de realismo que poderia ter acontecido ou estar acontecendo com qualquer pessoa.

Mari 26/08/2023

Não esperem por um mistério ou suspense de roer as unhas, mas sim por desconforto, reflexões, empatia... Demorei um pouco pra terminar o livro, talvez por justamente não ser um daqueles livros em que esperamos chegar logo ao final para descobrir algo surpreendente, mas me vi inúmeras vezes aflita pela narrativa da personagem Willow sobre seu passado, e o final da personagem Heidi também me tocou muito, apesar de que esperava outro tipo de conclusão para ela.

Rayka16 16/08/2023

Gostei um pouco
A história vai se desenrolando com o passar das páginas, mas é um pouco cansativo, é um livro mais psicológico, no final, no meu ver, a leitura fluiu bem mais rápido.

bruna2608 13/08/2023

A Desconhecida
Livro que envolve totalmente suspense, questões familiares, drama, perda de filho, depressão, abuso... muitos tópicos que é trazido nessa historia.

A história é narrada por 3 personagens mostrando seus pontos de vista diferente. A narração que mais gostei e sem dúvida a que mais me prendeu foi da Willow, que mostrava sua história do passado desde a infância até o momento da história, e o final com os mistérios revelados.

Porém eu não gostei nem um pouco da construção da narração. Tanto da Heidi e do Chris, era muita enrolação e repetitivo, e nítido que ambos tinha algum tipo de problema só tava camuflado (a da Willow não porque cada narração dela, era algo totalmente novo). Enfim, considero esse livro "ok"

Su 28/07/2023

Boa a escrita e o desenvolvimento da história, fiquei chocada com algumas coisas...
O desfecho foi ok.

babimendes 27/07/2023

Uma leitura que vai muito além do suspense
“A Desconhecida” é uma obra de leitura fácil, o que nos permite mergulhar de forma envolvente na trama. A autora aborda temáticas pesadas, tocando em assuntos profundos que nos levam a sentir empatia pelas personagens e a refletir sobre questões impactantes da vida.

Ao longo da narrativa, somos confrontados com temas sensíveis, como o abuso infantil, a perda dos pais na infância, a negligência do sistema de adoção, a realidade da vida nas ruas, a depressão e o estresse pós-traumático.

O livro nos faz refletir sobre o mundo que nos cerca, somos levados a compreender que, muitas vezes, vivemos alheios às situações que se desenrolam ao nosso redor, sem perceber a magnitude dos problemas enfrentados por outros indivíduos.

Embora o mistério revelado ao final não seja o ponto mais forte da história, acredito que a narrativa consegue compensar essa questão com a profundidade dos temas abordados, por isso, A Desconhecida é uma leitura que vai muito além do suspense, proporcionando uma experiência emocional e reflexiva.

Lu 21/07/2023

Seguindo com os suspenses de Mary Kubica, neste livro conhecemos duas personagens intrigantes: Heidi que parece um pouco chata e obsessiva em seu papel humanitário e Willow, uma jovem esquiva que causa um desconforto nos demais personagens. Porém, a autora aos poucos vai revelando fragmentos da vida das duas personagens, criando um clima de tensão na leitura. São duas histórias que se cruzam e se conectam até o desfecho final quando enfim entendemos o por quê de suas atitudes.

Andréa 29/05/2023

Bom?.
Espera mais desse livro. Adoro essa autora mas achei esse livro muito repetitivo, o que acabou ficando cansativo

Eduardo721 21/05/2023

Para quem gosta de um bom livro que trate de temas polêmicos como a perda de um filho, abuso sexual infantil e depressão esse é super indicado. A história é super bem contada e se desenrola rapidamente. O livro gira em torno de três personagens principais, Heidi, seu marido Chris e "Willow".

O que me prendeu nesse livro não foi o "mistério" pois achei bem fraco, mas sim as problemáticas que o livro expõe, como a pedofilia, o estupro, o abuso de poder e a manipulação a qual crianças órfãos estão sujeitas, a forma como o abusador faz a vítima se culpar, retrair-se e não buscar ajuda. É um ótimo livro para refletir.

Juliana990 11/04/2023

Cada capítulo um personagem, e 3 histórias com pontos de vistas diferentes da mesma situação. Acolher uma moradora de rua por bondade ou segundas intenções? Recomendo a leitura!

Bruna 23/02/2023

Tão bom quanto o primeiro livro da autora.
Da pra perceber o amadurecimento dela como escritora.
Admito que em algumas partes achei meio arrastado. Mas de resto gostei do desenvolvimento.
Li em 1 dia! Então, diria que me prendeu.