As Garotas

Emma Cline

Resenhas -

sasapotter 08/03/2024

Carência e solidão feminina
As garotas é uma obra imprescindível na vida de todo apreciador da melancolia feminina. Este livro é selvagem, cru e solitário.

Evie Boyd é a mais límpida e realista representação da moça detentora de uma necessidade assombrosa em pertencer a algo ou a alguém. É densamente desconfortável a forma como Emma Cline, autora da obra, consegue alcançar e lançar-nos para um constante estado de identificação. A carência monstruosa que persegue nossa protagonista é grotesca, seu domínio sobre Evie é temível e penoso.

A relação de Boyd com Suzanne - interesse amoroso de Evie - é rodeada de nuances intrigantes, principalmente pelo fato de que há uma névoa acinzentada e duvidosa que perdura constantemente em Suzanne. Quais seriam seus verídicos sentimentos por Evie? Ela a amava, e por isso recusou-a na participação dos crimes hediondos? De qualquer maneira, ambas estavam intrincadas; enraizadas em solo infértil; enganadas por juramentos vazios; hipnotizadas pelo anseio primitivo de preencher a lacuna infindável de suas almas.

Pobre Evie e pobre Suzanne. Pobres garotas. Pobres nós, mulheres, fadadas a deparar-se com um mundo cruel, instigadas pelas delícias ilusórias de um amor diáfano e insolúvel

emileysz 23/01/2024

Há séculos na minha lista de leitura
Finalmente em 2024 pude ler esse livro que tá na minha lista há anos. achei a leitura legal e eu acho esses livros que se passam no período da contracultura estadunidense muito interessantes porque gosto bastante dessa época. ao contrário das resenhas que li, minha indignação não se dá devido a pouca e rápida descrição sobre o crime (pra mim, ele é o de menos na história sinceramente e, pra quem junta 2+2, já é óbvio que é um copia e cola da história da família Manson) mas sim pelo pouco desenvolvimento da sexualidade da evie, que foi o ponto crucial que fez ela entrar nessa situação toda.

otessadeath 05/01/2024

Me identifiquei com a impulsividade e inconsequência adolescente de Evie. a necessidade de aprovação e aceitação incessante, querer ser percebida olhada.

queria saber mais das ideias de Russel. o que realmente eles estavam pregando ali? queria ter mergulhado na mesma viagem que eles.

o ?culto? em si me decepcionou um pouco por ter sido um copia e cola do caso original.

Alexandria 04/01/2024

Me tirou da ressaca literária
Vi muita gente criticando muito esse livro, o que me fez pensar que realmente cada leitura é muito única. esse livro me tirou de uma longa ressaca literária e lembro que me envolvi muito com a leitura, com as dinâmicas das personagens. é pesado, intenso, mas na época me marcou.

_estrela_literaria 21/12/2023

As Garotas - Emma Cline
Evie é uma adolescente que se encanta com um mundo muito diferente do que ela está acostumada. Um mundo que aos seus olhos, tem muito amor.

Mas ela pela vontade de ser vista e ter pessoas as seu redor, não consegue ver todos os problemas da situação que está em volta. Miséria, fome, roubo, estupro... Coisas que estão encobertas no discurso de amor e autoconhecimento da fazenda onde ela resolveu ficar, com pessoas que nunca havia visto antes. Até o dia que um assassinato ocorre e ela se questiona sobre muitas coisas, até sobre a sua capacidade de fazer o mesmo.

É um livro pesado, com uma história revoltante. Um enredo que flui mas que para ali nas últimas páginas, dificultando o encerramento da leitura. Mas um livro que traz muitas reflexões, vale a pena ler.

Barbara220 10/12/2023

Ai amores...
No começo do livro eu não entendi porque as pessoas não gostam desse livro e dão poucas estrelas, porque o início é super envolvente e faz a gente ficar intrigado com tudo, mas vai chegando pro fim e falta um tempero... e o final me deixou tão ??? eu compreendi a mensagem do livro e gostei dele, mas não amei, mesmo assim quero continuar lendo Emma Cline porque sei que a gata ama escrever um female rage e é tudo que preciso na minha vida ?

Gabj 06/12/2023

?E às vezes não era de arrependimento. Era de saudade.?
Linda escrita e uma ótima história, apesar de ter algum partes que fiquei presa e demorei alguns dias para sair de alguns capítulos. Só não vá esperando um romance lésbico logo, porque do jeito que me recomendaram achei que fosse mais cedo.

manuelaaz 03/12/2023

Manson Family...
O livro tem uma proposta muito interessante, mas depois de começar a ler eu percebo que não é nenhuma história nova. O livro muda os nomes dos personagens e é contado pela visão de uma das meninas, mas se trata basicamente da história do culto de Charles Manson.
Intercalando entre o momento atual e o momento em que Evie estava no rancho, o livro se mantém num ritmo ótimo que faz com que você não queira parar de ler.
Todos os personagens são odiosos, e principalmente a principal, a Evie. Adorei a forma como o livro abordou a relação de Evie e Susanne e como ele mostra essa obsessão nada saudável.
Confesso que esperava um final mais interessante.

isa 23/11/2023

Incrível
Esse livro é incrível. É apaixonante de uma maneira viceral.
Apesar da mudança de nome nos personagens, retrata o caso da Família Manson, e para amantes de casos criminais te da uma outra perspectiva.
Anos 60, comunidade hippie, mulheres, fragilidade, submissão, cultos? As garotas!!!!

Joyce 15/11/2023

De uma mulher, para outras mulheres. Sobre nós mesmas.
"Mais tarde eu veria isto: como nosso amor era impessoal e ávido, vasculhando o universo, na esperança de um hospedeiro que moldasse nossos desejos."

mayara.marinheiromartinelli 28/09/2023

Não foi incrível mas satisfatório, poderia ser traduzido como: garota solitária se junta à um culto maluco por conta da heteronormatividade compulsória!

carlistar 16/09/2023

?Todos nós queremos ser vistos.?
?As Garotas? estava a tempo suficiente na minha lista de leitura pra justificar minha animação primária em relação à obra, porém, me surpreendeu positivamente o caminho que foi trilhado por Emma Cline aqui. Reflexões dolorosas e marcantes sobre a descoberta da sexualidade, o comportamento masculino, e principalmente, a mente feminina. Evie se torna incômoda e digna de pena por seus pensamentos e atitudes desesperadas por amor, e isso ocorre por ser uma personagem duramente real. Assistindo a um vídeo qualquer, me deparei com a seguinte frase: ?Não consigo sentir o amor de ninguém enquanto ele me ignora?, e me perguntei se haveria uma frase que melhor descrevesse a obra como esta.