As Garotas

Emma Cline

Resenhas -

Lizia.Yohanna 18/04/2021

História cansativa
Tinha muita expectativa nesse livro mais achei a história cansativa e até um pouco repetitiva em certos momentos. O culto foi interessante mais nada sobre ele foi bem explicado o que fez a história ficar um pouco sem rumo, mais até que o desenrolar final foi satisfatório.
Tzem 19/04/2021minha estante
Pelo que você contou; a sua descrição desse livro curiosamente se encaixa em algumas pessoas

RobertaToussaint 21/05/2021

Grupie love - Lana Del Rey.
A qualidade mais notável deste romance é a capacidade da autora de articular as ansiedades da adolescência em uma linguagem maravilhosamente poética sem mutilar a autenticidade da consciência de um adolescente.
O reflexo melancólico do adulto e a impetuosidade crescente da adolescência são perfeitamente trançados juntos ...

A história que trafega na notoriedade lúgubre dos assassinatos de Manson, As garotas é um extraordinário ato de contenção. É um romance sábio que nunca é ostensivo: uma confissão silenciosa e fervilhante de anseio e terror.

Eu não leio resenhas, sinopses, ou levo em consideração notas, quando quero ler um livro eu, simplesmente, o leio. Minha opinião sempre tem que vim da neutralidade. Essa atitude me favoreceu muito, tenho livros favoritos da vida que tem notas abaixo de 3,5 e resenhas negativas em demasia.

Cami 03/10/2021

Um livro que retrata a juventude feminina, relacionamentos superficiais, amizade tóxica, problemas com os pais, seitas e alguns assassinatos.

Que livro intenso.
A premissa é incrível, acho que autora teve algumas falhas, mas no geral foi um livro tão bom.
Os capítulos são bem grandes, mas como a escrita da autora é ótima, foi uma leitura bem fluída.
Achei o final corrido, a história nos prepara o livro todo pra aquele momento e quando chega dura meia página, decepcionante.
O livro basicamente narra o cotidiano de uma adolescente, então em algumas momentos a história se torna repetitiva, mas em momento algum eu achei chato, o que foi surpreendente.
A relação da Evie e Suzanne é o ponto mais importante da história e também o ponto mais legal de todo o livro.
Eu gostei bastante, mas é só um livro bom sabe, não tem nada demais.
A ideia é genial, mas faltou alguma coisa pra ser perfeito.

Bel 03/07/2017

3,5 ★

Meu único e maior problema com esse livro: a absurda falta de originalidade.
Mergulhei de cabeça na leitura porque sabia que a história seria inspirada, de alguma forma, no caso Tate-LaBianca e na Família Manson. E foi aí que eu errei: já comecei esperando muito de uma autora que eu até então não conhecia; Emma Cline não pecou na escrita, nem na construção de cenários e personagens, inclusive eu considero "As Garotas" um dos livros mais bem escritos que já li. Como eu disse no início, o problema ficou na falta de um ineditismo que fosse, qualquer coisa que pudesse pelo menos desvencilhar um pouco da cabeça do leitor o rosto, trejeitos e personalidade dos membros reais da Família Manson.
Pra quem não tá entendendo muita coisa, a Família Manson foi uma espécie de grupo/seita liderada por Charles Manson que, ao final dos anos 60, cometeu uma série de assassinatos; um em específico é conhecido mundialmente como o caso Tate-LaBianca, no qual a atriz Sharon Tate foi uma das vítimas (ela estava grávida de 8 meses e levou mais de dezesseis facadas). É importante fazer esse recorte e destacar que o livro NÃO é sobre o(s) crime(s). O livro é, de fato, sobre as garotas, já que elas eram maioria na Família Manson.
Só pra não dizer que não gostei de nada, volto a elogiar a escrita da autora. Este foi o primeiro livro dela(!) e eu nunca acreditaria nessa informação sem antes checar no Google, juro. O fato de ela ter abordado sutil e naturalmente a sexualidade feminina foi um amor à parte, achei que a Emma soube fazer a coisa certa ao tratar de um assunto tão delicado. Ter falado sobre misoginia, machismo e autoaceitação feminina também foi um prato cheio para os leitores que, como eu, se interessam pelo tema e querem ver ele sendo cada vez mais abordado em livros/filmes/etc. Esses foram os pontos negativos pra esse livro, que infelizmente me decepcionou.

(Teve #PamDeBel sobre ele, inclusive: https://www.youtube.com/watch?v=1tP0Y...) ♥︎

helesnar 14/04/2021

escrita muito bonita, e as coisas que são escritas também (me lembrou um pouco elena ferrante até), mas eu não me conectei com a história em si

Aline.Rodrigues 07/10/2021

Esperava mais desse livro devo confessar
Esse é o livro de estreia da autora Emma Cline e confesso que esperava bem mais da autora,porque lendo a sinopse dar pra perceber claramente que a autora se inspirou nos crimes de Charles Manson pra escrever o romance.
Bom a escrita da autora não é de todo ruim.Aqui temos a protagonista Evie,uma adolescente típica de 14 anos,que como a maioria das adolescentes de qualquer época tem suas inseguranças e dúvidas.
A relação dela com seus pais é péssimas,a mãe é extremamente inresponsavel e o pai desinteressado da menina.Ela tem uma melhor amiga,porém um dia acaba brigando com ela e aí ela vê pela primeira vez as garotas.
Evie é totalmente insegura e ao ver aquelas garotas tão diferentes,exóticas,livres e desocupadas ela deseja ser como elas,por causa desse desejo ela tenta se aproximar dela,mas principalmente por causa de Suzanne.
Evie vai parar junto com as meninas em uma comunidade tipo Woodstock ou Jeanstonw ( do Jim Jones )só que extremamente suja ( e coloque sujeira nisso aí,eca) e com pessoas muito estranhas ali ( vendo tanta sujeira naquele lugar eu teria pulado fora na hora )
A princípio ela se incomoda com tanta porquice,mas o seu desejo é tanto de agradar Suzanne que ela acaba aceitando as circunstâncias do lugar.
Ela conhece Russel ( que seria o Charles Manson) o líder da seita e acaba se encantando com ele assim,como as meninas eram fanáticas por ele.
A história do livro é legal,porém achei que a autora enrolou muito até chegar no grande clímax da história.
Os flashback de Evie no presente,adulta não ajudou e não trouxe de significante a história.
O final é bom.Mas parece que ela deu mil voltas pra chegar a um desfecho que claramente uma leitora de thue crime como eu conheço.
Claramente a história é inspirada no culto de Charles Manson,com um toque aqui e outro lá diferente.
No fim terminei a leitura esperando algo mais,um diferencial,uma originalidade,uma audácia ou algo assim.
Talvez eu esteje sendo rigorosa demais com autora, porém realmente era isso que eu esperava.
Pra um romance de estréia eu gostei,tirando esse ponto de vista,e com certeza lerei outros livros dessa autora,que tem um bom potencial.
Senhorita_morland 12/10/2021minha estante
Mas o legal dos flashbacks é mostrar como ser mulher é confuso e torturante em qualquer faixa etária. Acredito ter sido esse o intuito da Autora. Mas entendo seu ponto, ela de fato rodeia muito o clímax

Aline.Rodrigues 15/10/2021minha estante
Sim Talvez tenha pegado pesado na crítica a autora.Mas eu esperava mais do flashback também.
Achei que ela fosse tentar salvar a Sasha ou algo assim,mas também deu em nada,foi outra decepção.

Stella.Arndt 29/05/2021

Gostei bastante do livro. A leitura foi fácil e consegui concluí-la rapidamente.
Acho que faltaram alguns detalhes para que a história ficasse mais completa. Mas, fora isso curti bastante a escrita da autora.

letAcia550 24/09/2022

vou confessar que no começo fiquei encantada com a escrita florida da emma cline, mas conforme a leitura foi avançando percebi que a história era super sem graça e os personagens eram super vazios.

Isa 09/07/2021

Não é um livro fofinho
Comprei esse livro por impulso numa feira de livros, porque gostei da capa. Esperava uma história leve e divertida, mas me deparei com uma narrativa pesada, densa e brutal.

Sou uma leitora que ama romances e histórias fofinhas, então essa leitura foi MUITO fora da minha zona de conforto, tipo muito mesmo, mas achei construtivo experimentar um gênero novo. Achei muito interessante a forma como a autora nos leva a enxergar e tentar entender os questionamentos e ações da protagonista.

No começo demorei para entender o enredo, além de me confundir com a dinâmica presente e lembranças, pois a autora não estabelece limites definidos. Mas com o passar dos capítulos, fui ficando curiosa pra ver o desenrolar dos acontecimentos.

Senti que a autora encheu alguns trechos de detalhes desnecessários e cansativos, e no momento que deveria dar mais detalhamentos, ela resolveu ser breve.

O livro tem vários gatilhos e cenas perturbadoras, então fica aqui um aviso.

femdrs 18/03/2021

Quando cheguei ao fim, entendi o porquê do livro se chamar "As Garotas", ainda que possam existir camadas e camadas de elementos que eu não tenha desvendado que confirmem - ou não - essa conclusão.

A razão é que o livro explora uma narrativa feminina super realista (e bem escrita. A tradução impecável também) com figuras femininas carregando, cada uma, uma excentricidade desse universo, além das situações em que a própria protagonista é colocada.

Pensando dessa forma, a trama baseada na Família Manson nem parece mais ser o foco da história (e talvez não seja mesmo), mas foi o que estimulou a minha curiosidade ao longo das primeiras 50 páginas. Mas chega um ponto do livro que você se dá conta que esses personagens (o Russell, o Mitch) não serão aprofundados além da necessidade a qual seus papéis desempenham.

Esse último trecho foi um encerramento excelente, apesar de que o livro tenha deixado para explicar a real intenção da narrativa (na minha cabeça, rs) somente nos 45 do segundo tempo. Pode deixar a impressão que foi algo solto. Pra mim, é um dos meus finais de livro favoritos.

(Agora, cá entre nós, que pais são esses que deixam a filha sumir por semanas e aceitam todas as suas desculpas esfarrapadas, além de nunca desconfiar e ir atrás de confirmar a história que ela conta? Kkkk)

Isya Ferreira 23/05/2022

Não me chamou atenção
Apesar de ser chamado de as garotas, ele só mostrar a realidade de uma garota que parecer que se sente sozinha e quer sentir em um grupo. E bem-parecido com um caso de Charlie Manson, que tem culto ou e baseado mesmo. Mas não gostei muito, a personagem principal só me fazia passar raiva, e desde momento que ela encontrou esse grupo eu já sabia ter alguma coisa errada aí.

Marcelle 05/10/2020

Tentei várias vezes terminar esse livro, tive que insistir na leitura, mas acabei gostando dele depois. Gostei do desfecho da história, mesmo sabendo o final, fiquei ansiosa pra saber sobre a percepção de Evie sobre o massacre.
Foi uma boa leitura, afinal.

Amme 07/12/2020

As garotas, de Emma Cline
? ?Olhei para aquela direção por causa das risadas, e continuei olhando por causa das garotas.?

?Uma ficção histórica avassaladora que narra, pelo ponto de vista de Evie Boyd, as tragédias e romances que ocorriam no rancho de Charles Manson.

?Publicado pela primeira vez em 14 de junho de 2016, ?As garotas? foi o romance de estreia da escritora Emma Cline.

?Em um mundo em que o movimento Hippie estava em seu auge, muitas garotas fugiam de suas casas para pregar a paz e o amor ao redor do mundo. Califórnia, verão de 1960.

?Evie Boyd era uma jovem quieta, tímida, no limiar da solidão e do tédio absolutos. A jovem Boyd tinha sérias dificuldades em se sentir parte de algo real, em meio a essa sensação de solidão ela foi arrebatada pela visão de um grupo de garotas andando juntas por um parque, cúmplices em liberdade, uma certeza e autoconfiança que Boyd jamais experimentara. Em meio aos sentimentos típicos da adolescência, ela sente uma mordaz necessidade de fazer parte daquilo.

?Umas das garotas a atrai em especial. Suzanne, um pouco mais velha, com seus cabelos pretos, longos, despenteados e suas bijuterias que brilhavam ao sol. Com sua áurea de fascínio e abandono, domina Boyd antes mesmo que a menina perceba no que está se envolvendo.

?Cada vez mais distante da própria vida, Evie passa a frequentar o rancho escondido nas colinas que serve de moradia para o grupo, uma comunidade exótica formada ao redor de um líder fanático.

?Denso, extremo e de ritmo surpreendente, o romance de Emma Cline mergulha pouco a pouco sua protagonista no frenesi de uma violência inacreditável, iminente e sem volta. Inspirada pelo impacto e pela comoção dos assassinatos cometidos pelo culto de Charles Manson nos Estados Unidos daquela mesma década, Emma Cline constrói em As garotas um retrato atemporal das turbulências, das vulnerabilidades e da força das mulheres em sua passagem á maturidade ? e de como, com apenas um passo errado, tudo pode acabar terrivelmente mal.

??NOTA PESSOAL??
?Esse livro é simplesmente um dos meus favoritos da vida, eu sou apaixonada e fascinada por ele. A história é mordaz e delicada, tudo ao mesmo.

Eu sou completamenteeeee apaixonada nesse livro, pretendo reler em 2021

Lara Kelly 29/03/2021

Achei a estória um pouco morna, faltou elementos que me prendessem ao livro, é bom, mas eu esperava mais