Belinda & Em Cammie McGovern

Resenhas - Belinda & Em

André 05/06/2021

Um amorzinho ??
Aquele livro que te ensina o valor de amar o próximo e ajudar independente de como a pessoa é, Em & Lucas nos ajudam com isso, todos erramos mas podemos aprender com os erros e fazer totalmente diferente na próxima oportunidade!
Leiam que não irão se arrepender :)

thaissdl 02/06/2021

livros bem gostosinho de ler, com romance clichê e traz muitas reflexões para a gente, perfeito

Neliz 05/04/2021

Gostei muito!
O livro me levou pra uma história que era totalmente diferente do que eu esperava. De início é agonizante o sentimento de querer ter feito ou querer fazer algo pela Belinda.

É muito interessante a maneira que ele aborda as questões das pessoas com deficiência e a diferença entre elas.

Achei incrível ver a Belinda superar vários medos, e aprender várias coisas novas, tentar novas relações? O livro inteiro só esperava pra que desse tudo certo pra ela.

Quanto a Em, queria que ela tivesse crescido um pouco mais com relação aos seus ciclos de amizade e seus aprendizados com as situações, ela parecia apenas uma daquelas pessoas que faz/fala primeiro e pensa depois sabe?

Gostei muito da história, muito divertida em algumas partes e ao mesmo tempo desconcertante em outras?
O principal segue a frase ?A pior coisa que você pode fazer é não fazer nada?

Aline Araujo 04/03/2021

Bonitinho
É um livro young adult, com uma linguagem simples e uma trama adolescente. O que me chamou atenção foi a frase na capa: ?a pior coisa que você pode fazer é não fazer nada?. A história se desenvolve em torno da culpa que dois adolescentes sentem ao não fazer nada quando uma colega da escola é vítima de violência. O tempo que eles passam prestando serviço comunitário serve para aumentar a vontade de ajudar Belinda de alguma forma. É bonitinho ver como eles tentam fazer algo que possa deixar ela feliz, é um assunto delicado, mas não abordado de forma muito clara ao longo do livro.
Mariah 05/03/2021minha estante
kkkkk nota: bonitinho/10 kkk amei o conceito da categoria parece ate o "livros 'hm kkk bjs' daquela booktuber la"

Mariah 05/03/2021minha estante
rankeando todos os livros lidos em 2020 :) - helena sanchez

Aline Araujo 05/03/2021minha estante
Kkkk bonitinho porque eu esperava mais, mas é bonitinho

morfeu 29/01/2021

Belinda
ler isso deixou meu coração quentinho
assuntos tão delicados tratados tão bem

Evelyn Soares 26/01/2021

Passei a maior parte da leitura querendo dar um abraço apertado na Belinda e parabeniza-la por ser tão corajosa apesar de todas as dificuldades pelas quais ela passou. É impossível não ser sensível às suas dificuldades e superações. Que bom que ela tinha o Anthony sempre disposto a abraça-la mesmo quando ela não tinha certeza de que queria. Rs

Já Emily e o Lucas são personagens que realmente precisavam de uma “sacudida”. A impressão que eu tive foi de que eles deixaram de agir não só no momento em que era mais necessário, mas também com relação a qualquer coisa na vida e simplesmente seguiam fazendo somente o que era “esperado” deles.
Com o Lucas o problema era menor, já que ele mesmo reconhece que as pessoas com quem andava não eram seus amigos de verdade e não eram boas pessoas. Já a Emily...as cenas de interação com os “amigos” dela me deixavam muito frustrada, por claramente não mostrar uma relação de amizade sincera, mas ainda assim ela sempre dar muita importância pro que eles pensavam.

Enfim, é um livro muito necessário. Desses que talvez devessem ser indicados como paradidáticos nas escolas pra incentivar o diálogo a respeito de vários temas importantes que deviam ser mais discutidos.

isabeuly 03/01/2021

Belinda & Em
Trata de temas como a deficiência de forma brilhante.
A importância do trabalho voluntário ganha destaque.
Problemas típicos adolescentes tratados em personagens diferentes do clichê dão ao livro um toque excêntrico.

Marinatm 07/11/2020

Resenha: Belinda e Em
Belinda e Em é um livro que eu descreveria como importante. Abordar um tema como assédio sexual é bem difícil, imagina então juntar isso e mais os sentimentos de uma jovem de 22 anos com necessidades especiais que não conhece quase nada sobre a vida.

No intervalo de um jogo de futebol Emily e Lucas presenciam uma cena em que sua colega de classe com necessidades especiais, Belinda, está sendo atacada embaixo das arquibancadas, e eles não fazem absolutamente nada.

Com esse livro podemos ver que a frase "a pior coisa que você pode fazer é não fazer nada" é totalmente verdadeira. A autora nós mostra claramente as dificuldades que as pessoas com necessidades especiais enfrentam diariamente,  mas também nos mostra que essas mesmas pessoas conseguem passar por tudo isso e ainda serem felizes.

Esse livro apresenta muitos pontos positivos, mas tem um ponto negativo que me incomodou e atrapalhou muito no rendimento da leitura, pelo fato da história ser na visão de dois personagens (Belinda e Emily) os capítulos são enormes e isso os torna cansativos. Pensei em abandonar esse livro em dois momentos em que a leitura não estava fluindo mas acabei dando mais uma chance e não me arrependi. Uma das coisas que eu gostei bastante nesse livro foi que a autora aborda muitas coisas referentes ao filme orgulho e preconceito, que eu particularmente adoro.

Recomendo o livro Belinda e Em para quem está procurando uma história leve e ao mesmo tempo emocionante, que traga à tona vários ensinamentos necessários.

-> "O amor não é uma questão de parecer perfeito aos olhos da outra pessoa.  É uma questão de poder mostrar suas imperfeições"

-> "Escolha cuidadosamente as pessoas cuja aprovação você busca"

Micha 23/08/2019

Belinda é especial (não foi dito, mas aparentemente tem um retardo mental), mora com a mãe e a avó, e é apaixonada pela minissérie Orgulho e Preconceito, com Colin Firth, que assiste todos os dias, além de amar atuar.

Emily preside o Coalizão para Ação Jovem da escola, junto com seu amigo Richard, além de Weiling, Barry e Candance. .
Lucas é jogador de futebol, popular e vive na mesa do refeitório rodeado de outros jogadores, cheerleaders e Debbie, sua namorada.
Belinda & Em narram a história, alternadamente. Ambas estudam na mesma escola e, no intervalo do jogo de futebol, Belinda é atacada, Em vê e fica em pânico e foge sem prestar ajuda. Lucas também vê o ataque ao sair do vestiário no intervalo do jogo, e nada fez também. "A pior coisa que você pode fazer é não fazer nada".

A direção da escola coloca Emily e Lucas para prestar serviço comunitário no Centro de aprendizado para a vida, para pessoas especiais , onde vão semanalmente como voluntários e, aos poucos, acabam se aproximando e se conhecendo de verdade e se envolvendo emocionalmente.

Gostei bastante das questões emocionais dos personagens, o modo como cada um foi amadurecendo e se redescobrindo ao longo da história e como tiveram suas vidas transformadas pelo programa e o modo que se dedicaram fazer algo bom para Belinda, com a montagem da peça. Vale mencionar o Anthony, que sempre foi apaixonado por Belinda, e também foi beneficiado com essa montagem.

Apesar do título em português só mencionar as duas (acredito para 'padronizar' a autora, já que o livro anterior dela publicado aqui foi o 'Amy & Matthew'), Lucas também tem seu destaque, já que está diretamente envolvido em todo o 'caso' e apesar de não ter o ponto de vista dele narrando a história. Gostei muito do livro.

site: https://www.instagram.com/estantedamicha/

Abby 06/09/2018

O livro conta a história de três pessoas: Emily, Lucas e Belinda. Belinda é uma garota com uma deficiência (agora me fugiu qual... na verdade, não tenho plena certeza de que o livro sequer cita qual a sua deficiência) que frequenta a mesma escola que Lucas e Emily. Lucas é um astro do futebol, um cara enorme e popular que está no último ano. Emily é uma garota nerd, a típica toda protagonista de livro que conhecemos, com um melhor amigo gay e tudo o mais. Nossa história começa quando, durante um jogo de futebol, Belinda é atacada por um dos alunos e Lucas e Emily são testemunhas do ocorrido, mas não fazem nada a respeito. A direção fica sabendo e os dois passam a prestar serviço comunitário em um centro de pessoas especiais, assim como Belinda.

Ele é um livro cansativo, preciso dizer. A história leva um tempo pra evoluir e depois de um certo tempo você fica cansado de tanto ler. Ele é narrado por Belinda e por Emily, então podemos ver dois pontos de vista diferentes sobre a vida delas e sobre a escola onde estudam. O livro flui muito devagar e só lá na metade da história que descobrimos exatamente o que aconteceu de tão grave com Belinda. Claro que podemos tirar uma conclusão a primeiro momento, mas a história em si só nos conta lá na frente. Mas, gostei muito das partes narradas por Belinda. Nunca li nada sob o ponto de vista de uma pessoa especial, então ter um acesso, mesmo que fictício, sobre como essa pessoa vive e como ela enxerga o mundo é muito interessante, e a autora tem muita propriedade nisso.

O que me deixou chateada é que Lucas, mesmo sendo um dos protagonistas da história, meio que foi deixado de lado e não podemos ver muito de sua essência, exceto pelo ponto de vista de Emily. Mas isso também podemos culpar a editora pela tradução, por que como que "Um Passo em Direção a Queda" (tradução livre) vira Belinda & Em? É como se a história se resumisse na relação entre as duas, o que não é verdade.

Outro ponto também que me deixou meio ?? foi a relação de "amizade" (será que posso chamar assim?) entre Emily e seu seleto grupo de amigos. Pessoas que mais se importam com os próprios interesses do que apoiar um amigo, por exemplo. Quase todas as cenas em que Emily está com eles você sente um certo incômodo, não parece uma amizade real ali.
As coisas começam a andar no livro quando Lucas e Emily procuram uma forma de se redimir com Belinda, e isso acaba aproximando eles dois. Mostra a evolução deles comparado ao início da história, onde tudo está confuso e ninguém sabe exatamente o que está acontecendo.

Não posso dizer que o livro foi uma grande decepção, nem nada do gênero, porque de fato eu não esperava nada dele, mas a leitura cansativa e demora a acontecer algo na história fez com que minha experiência com o livro fosse lá pra baixo. O que me deixou muito triste, pois a história é sim muito bonita e passa uma mensagem mais bonita ainda. Espero um dia ter um tempo livre maior e ler novamente a história, talvez com outros olhos e com uma mente mais aguçada eu possa notar melhor o que a autora quis passar, coisa que não consegui agora num primeiro momento.

site: http://linhastortasb.blogspot.com/2018/06/resenha-belinda-em-cammie-mcgovern.html

Raquelzinha.Vales 16/08/2018

Amei
Simplesmente lindo. Dei ataques de fofuras várias vezes. Um doa melhores que ja li na vida. Se eu pudesse fazer os personagens ganharem vida, com certeza seria Belinda e os as amiguinhos.

Fernanda 11/04/2018

Resenha no blog:

site: http://modoliterario.blogspot.com/2017/12/resenha-belinda-em-cammie-mcgovern.html

Caverna 02/04/2018

Emily é uma garota solidária que gosta bastante de conversar, mas quando se trata de amizades, ela reconhece ter tido sorte em conhecer Richard e desde então entrado no seu círculo de amizades. Antes disso, ela era bem solitária, por mais que sempre se esforçasse para participar dos grupos. Agora, junto de seu melhor amigo, eles organizavam campanhas de conscientização e também de ajuda ao próximo, mas quando Belinda precisou agir e colocar em prática tudo o que defendia, ela travou.

Lucas é um dos grandes astros do time da escola, possui uma namorada linda e se senta na mesa dos populares. Ele aparenta ser o estereótipo perfeito de jogador que pouco se preocupa com os estudos e só liga pra fama, mas a verdade passa longe disso. Ainda assim, quando ele teve a oportunidade de mostrar como era diferente de todos seus colegas babacas, ele se acovardou.

Belinda é apaixonada pelo filme Orgulho e Preconceito e pelo Sr. Darcy. Já enviou cartas ao ator e acredita que ele realmente se comunique com ela através do filme. Ela também mora com a mãe e a avó, e frequenta as aulas, embora sempre temesse sofrer ataques de pânico na escola. Num baile, Ron, um dos jogadores do time do colégio, a convida para dançar, e é então que ela imagina que possa estar se apaixonando por ele também, mas na verdade, esse encontro traria consequências desastrosas.

Emily, Lucas e Belinda se conheciam por estudarem na mesma escola, mas nunca haviam conversado, e uma única noite trágica os conecta de uma forma arrasadora.

Belinda possui deficiência visual além de mental, e todos sabem disso. Ainda assim, quando Emily a vê sendo atacada no dia do jogo, ela congela e não consegue ter forças para procurar ajuda. Lucas passa pelo mesmo local logo em seguida e encontra a mesma cena, e tampouco toma alguma atitude a não ser lamentar e torcer para que alguém apareça.

Belinda conseguiu se virar sozinha, mas o trauma a faz passar dias trancada em casa, emagrecendo e assistindo freneticamente ao seu filme favorito. Ali, ela estava em paz. Fora, ela não sabia que decepções e humilhações teria de enfrentar, e nem estava preparada para isso.

Quando souberam que Emily e Lucas também estiveram no local e não fizeram nada, eles foram punidos. Foram dadas duas opções: participar como voluntários de sessões com pessoas que possuíam as mais diversas deficiências, ou participar da dança de salão ministrada logo após as sessões. Coincidentemente, os dois escolhem as sessões, e lá conhecem pessoas incríveis. As conhecem além de suas deficiências e limitações.

Como tudo é mais complexo do que parece ser, tanto Emily quanto Lucas lamentam o ocorrido e se sentem culpados. Sabem que deveriam ter feito algo, e por mais que se sintam bem auxiliando as pessoas nas sessões e criando um vínculo com elas, eles querem fazer algo por Belinda. Querem se desculpar, querem ajudá-la a esquecer aquela noite, e quanto mais eles tentam bolar algo relacionado à Belinda, mais eles se aproximam, e Emily começa a perceber como Lucas é completamente o oposto do que ela esperava.

A razão que me levou a conferir a obra além da premissa ótima é que eu já havia lido outro livro da autora, chamado Amy & Matthew, e adorado. As capas dos dois livros inclusive são parecidas, assim como os títulos traduzidos, o que não concordo muito. Amy & Matthew fazia sentido, mas Belinda & Em, não. As duas são as únicas narradoras, isso é verdade, mas Lucas faz tão parte da história inteira quanto elas. Na verdade, sem ele, talvez a história tivesse um rumo bem diferente.

A escrita da Cammie é incrível. Doce, leve e objetiva. Desde o início sabemos o que aconteceu com Belinda e que Emily e Lucas estavam presentes, mas os detalhes vão sendo contados ao longo da trama, de forma que vamos juntando as peças aos poucos. A autora nos entrega o principal, o tema central, o evento que uniu nossos personagens, mas como eles chegaram ali e o porquê vai sendo contado vagarosamente, uma estratégia que caiu super bem.

Com os personagens, no entanto, tenho algumas ressalvas, principalmente quanto à Emily. Ela de fato se mostrava preocupada e com uma intuição genuína de ajudar os deficientes, assim como mudar o mundo num geral para melhor, mas muitas de suas atitudes e pensamentos eram egoístas e prepotentes, o que não combinava com seu lado solidário. Esses momentos arrogantes dava raiva, ainda mais quando ela demorou tanto para admitir sua parcela de culpa para os amigos. Sentir vergonha é compreensível, mas botar a culpa no outro é mais vergonhoso ainda. No fim, a conclusão que chegamos é que Lucas é um dos melhores personagens da história, carismático e altruísta, demonstrando essas características nas horas certas, que pega o leitor desprevenido. Belinda é forte e corajosa, e acompanhar sua narração e suas reflexões é uma experiência única.

Minhas partes favoritas do livro foram as sessões, onde a professora passava tarefas que levava tanto os alunos e os voluntários como nós leitores a pensar sobre o assunto. Os temas levantados por Cammie são pertinentes, questões principalmente sobre relacionamentos e empregos, mostrando como essas pessoas também podem e tem direito de se divertir, namorar e trabalhar como qualquer um.

Belinda & Em é um drama adolescente que, graças à escrita leve da autora, consegue tratar de assuntos sérios de forma descontraída e ainda traz um mar de lições e emoções que vai te fazer esquecer da vida fora das páginas do livro por um tempo.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2018/04/belinda-em.html