E Se Fosse Verdade...

E Se Fosse Verdade... Marc Levy

Resenhas - E Se Fosse Verdade...

Rafael 28/09/2011

Lembra Daquela História?
E Se Fosse Verdade é um romance muito bem construído, com personagens marcantes, mas, antes que fale mais deles, vamos à história do livro.

Tudo começa com Lauren. É uma bela médica residente, muito dedicada e atenciosa com seus pacientes. Exausta do trabalho, planeja passar o final de semana com os amigos para espairecer e relaxar. Prepara as malas e parte... para um coma profundo. Um acidente quase fatal a deixa em estado vegetativo, sem chances de acordar.

Arthur, arquiteto, ao chegar em seu novo apartamento, enxe a banheira, liga o rádio e entra. Estalos de dedos são ouvidos de dentro do armário, no ritmo da música. Desconfiado, abre a porta e se depara com uma mulher totalmente desconhecida! Achando que é alguma brincadeira de Paul, seu sócio, discute com a mulher e tenta mandá-la embora. Era Lauren - a fantasma! O.O

Este é seu apartamento e vive lá como fantasma desde o acidente. Só Arthur é quem pode vê-la, tocá-la, e só ele pode ajudá-la a voltar ao normal. "Como? " é o que você me pergunta e eu te respondo: "Não sei! " \o/ Não há alternativas para tal.

"- Porque, enquanto se calcula, enquanto se analisam o prós e os contras é que a vida corre, e que nada ocorre. Não sei como, mas vamos tirá-la dessa situação."

Ele não acredita que possa tudo isso ser verdade, mas seu ceticismo acaba ao visitar Lauren no hospital e constatar que ela está dormindo profundamente.
Planos mirabolantes são postos em prática e a sorte é que vai lhes dar as respostas sobre como ajudá-la.

Entre discussões e trocas de ideias, os dois se apaixonam e Arthur vai fazer o impossível para evitar a eutanásia que a mãe de Lauren foi induzida a aceitar que se faça.

Leia a continuação da resenha do Book Tour, com links etc: http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/2011/06/resenha-e-se-fosse-verdade-de-marc-levy.html#ixzz1ZGs9PbS8

___
NÃO É PERMITIDA A CÓPIA DESTE CONTEÚDO INTEGRAL OU PARCIALMENTE.
-PLÁGIO É CRIME

Mari M. 15/08/2011

Com certeza, "E Se Fosse Verdade" foi um título marcante! O filme pode parecer bom, mas o livro é ótimo! Apesar de aparentarem bem completos, falta bastante coisa nos filmes. O livro é bem mais detalhado e divertido. Os personagens tem personalidades distantes e ao mesmo tempo parecidas. O que gostei,principalmente, foi que o livro ensina a Arthur,um arquiteto super responsável,que só se importa com trabalho, a se divertir. Ele descobre a felicidade que não conhecia a anos! Outro personagem que eu curti foi seu sócio. Que é exatamente o contrário de Arthur, ele se importa com diversão,principalmente, e deixa o trabalho em segundo lugar. É um conflito de personalidades que gera uma amizade um tanto... inconveniente,assim digamos! Achei ele um personagem engraçado, e que dá um ar de graça ao livro. A relação entre os dois principais me é bonita,eles são muito parecidos e muito diferentes. Acho isso interessante,e muito legal no livro. Você se envolve de uma maneira apaixonante!

Bem, vou falar sobre este livro : É um livro que tem uma ficção bem diferente do usado atualmente e ao mesmo tempo,clássica! A ficção deste livro se mistura com uma realidade existente. O enredo do livro é sobre Lauren, uma médica muito dedicada à seu trabalho. Tão dedicada, que deixa de lado sua vida pessoal. Plantão aqui, plantão ali, doença para cá,doença par lá, isso não ocupa quase nada do livro (falo sério). A vida de um médico de hospital é assim,dedicação total ao trabalho. Lauren sai um dia de seu trabalho,sem preocupação alguma, após um plantão,para no dia seguinte viajar. No dia seguinte acorda cedo e vai,arruma as coisas para sua viagem, entra em seu carro. Dirige bem,até que em uma curva, seu carro não muito novo, falha e ela sofre um acidente. A partir deste ponto, a história é contada pela visão de Arthur. Arthur alugou um apartamento mobiliado,e é arquiteto. Tem um sócio que adora fazer-lhe surpresas indesejadas. Certo dia, ouve algo incomum, e esbarra com uma mulher de cabelos loiros em seu apartamento. A partir daí, as coisas viram de cabeça para baixo. Afinal, o que você faria se apenas você visse alguém ?

Celle 11/08/2011

E Se Fosse Verdade é um livro levemente apaixonante, não no sentido de ser pouco apaixonante, mas no sentido de ser agradável. A história de Arthur e Lauren não é uma história que me faça chorar ou suspirar pelos cantos. Mas é, sim, uma história gostosa de se ler, com personagens completamente cativantes. Não apenas o casal Lauren e Arthur, mas também o Paul - melhor amigo de Arthur - e outros que aparecem ou são lembrados.

Pelo fato de o filme com mesmo nome ser mais famoso que o livro, fica muito difícil não fazer uma comparação entre os dois. Há algumas modificações na adaptação para os cinemas o que, na minha opnião, deixou a história mais cativante (esse filme é muito amor). Ainda assim, ler E Se Fosse Verdade foi muito legal porque é como se eu estivesse vendo outros lados da história deles. Como se o livro completasse alguns "buracos" do filme e ainda fosse um pouco além.

Marc Levy escreve de maneira leve mas, ao mesmo tempo, de um jeito que provoca algumas reflexões sobre como vivemos e amamos. Meu único incômodo em relação à sua escrita foi que certos diálogos faziam as cenas perecer fictícias demais. Eu quero dizer que certas falas eram filosóficas de um jeito que niguém fala. Nas cartas, tudo bem, agora essas reflexões nos diálogos não caem bem para mim.

Muito interessante, por outro lado, é que Levy conseguiu ao mesmo tempo me fazer rir. Seu humor é algo delicioso, especialmente nas cenas de Arthur andando pela rua abraçado com Lauren, invisível para o resto de mundo. Ou nas discussões de Arthur e Paul.

O livro está, então, recomdadíssimo para os românticos, ou quase isso como eu, que assistiram ou não o filme, viu?

Renata Cristina 08/08/2011

Fazia muito tempo que não me emocionava tanto com um livro!

E não importa o que eu escreva aqui, em nada meu comentário, nem qualquer outra resenha que eu já tenha lido poderá ser comparado ao livro ou poderá transmitir a emoção que a leitura do livro proporciona. Esse livro não é apenas sobre romance, é sobre cumplicidade, amizade, confiança, maternidade ... Se alguém que já viu o filme acha que por isso não precisa ler o livro não sabe o quanto está enganado.

Lauren sofre um acidente e entra em coma e por dias seu espírito vaga pelos lugares que conhece sem poder ser vista por ninguém até que vê o novo inquilino de seu apartamento ...

Arthur é surpreendido um dia saindo do banheiro quando encontra Lauren em seu armário. Toda a história que ela contava não lhe fazia sentido e Arthur não imaginava como a seguinte frase faria tanta diferença em sua vida:

"—O que vou lhe contar é difícil de entender e parece ser impossível de admitir, mas se você tiver a paciência de ouvir minha história, de acreditar em mim, então, creia, é muito importante, porque sem que você o saiba, você é a única pessoa do mundo com quem eu posso compartilhar este segredo"

O livro começa de forma bem descontraída, Arthur começa a acreditar em Lauren, difícil não acreditar já que só ele via uma mulher que ninguém mais podia ver, situação que gera vários momentos engraçados, afinal o que você pensaria se visse um homem conversar sozinho ou andar com o braço no ângulo de 90º como se estivesse envolta dos ombros de alguém ... quando não havia ninguém ao lado dele? Provavelmente pensaria o mesmo que seu melhor amigo, que Arthur não estava "jogando com todas as cartas do baralho"!!

Arthur começa a dedicar 100% de seu tempo pra encontrar um meio de Lauren voltar à vida, e essa dedicação é encantadora, assim como Arthur. Nas primeiras páginas, notamos que Arthur não é só mais um mocinho de mais um romance, acho que a melhor palavra para descrevê-lo é serenidade. Muito de seu caráter foi construído até seus 10 anos de vida por Lili, sua mãe, afinal, quem melhor para transformar um menino em um homem de caráter do que a própria mãe? Lili passou pouco tempo ao lado do filho por conta de uma enfermidade e, já sabendo que não poderia estar ao lado de seu filho por muito tempo, tratou de ensiná-lo da melhor forma que pôde a amar a vida e a dar valor à coisas que aparentemente são pequenas, mas que proporcionam belíssimos momentos de ternura. Muito se fala dessas pequenas coisas que devemos dar valor, mas poucas pessoas conseguem de fato admirá-las e reconhecê-las, mas Lili consegue, talvez por causa do conhecimento de que seus dias nesse mundo e junto à seu filho são poucos.

Em alguns capítulos somos apresentados à Lili, essas páginas são muito importantes porque nelas percebemos como Arthur se tornou o homem que é hoje e o homem que salvou a vida de Lauren de várias formas.

Me emocionei com a dedicação de Arthur à Lauren, com o amor de Lili pelo filho, com o modo como Arthur leva a vida, com o amor de Arthur por Lauren, com o sofrimento dele ao ver Lauren partindo ...

Mais em: http://milsuspiroos.blogspot.com

Murphy'sLibrary 04/07/2011

O fantasma de alguém é realmente esse alguém?

Quando a médica Lauren sofre um acidente e acaba em coma, ninguém jamais poderia imaginar que ela estaria tão presente na história, mesmo que fosse na versão de fantasma. Arthur, o insuspeito arquiteto que começa a morar, meses depois, no apartamento que Lauren ocupava, não consegue acreditar com toda essa facilidade que está diante do fantasma de Lauren quando a encontra em sua nova casa. Poderia isso ser o começo de um romance?

Poderia, e é. O livro é extremamente tocante no que diz respeito a condução do relacionamento e envolvimento entre Lauren e Arthur. A narrativa, embora tenha suas travadas e não tenha exatamente fluência, marca exatamente por isso. Os fatos são descritos como fatos, e não contatos como história, o que eu acho que ajudou o livro no sentindo de contar o impossível.

Lauren e Arthur são personagens fortes, mas são também vítimas de uma circunstância. Pessoas comuns atingidas por acontecimentos da vida, com um toque leve de paranormal marcado pela existência, mesmo em coma, de uma presente Lauren durante todo o livro. O romance é bittersweet e o clímax, quando o risco de uma eutanásia cai sobre eles, me deixou com o coração na mão.

É interessante ver essa perspectiva da eutanásia, de uma pessoa que está sofrendo em relação a realização dela. O desespero nos faz ir a lugares que nunca imaginávamos que poderíamos ir, e acho que isso é bem marcado neste livro, especialmente pela ideia de Arthur de, com a ajuda de Paul, seu sócio, roubar Lauren do hospital para impedir que ela se vá para sempre.

Acho que o livro foi tocante também no ponto de nos mostrar que não há hora pro amor. Você pode estar no fim dos seus dias, se prendendo a vida por um segundo, mas você ainda pode se apaixonar. Nada pode impedir alguém de sentir...

O livro foi bonito, uma leitura rápida, e eu gostei bastante. Diferente das outras meninas da tour, não achei a narrativa um ponto negativo, mas achei ela no tom correto do livro. Ela é forte, e talvez por isso não funcione para algumas pessoas. No meu caso, é um livro que não vou conseguir esquecer tão cedo. Lindo e marcante.

Um muito obrigada para a querida Juh Oliveto, do Livros & Bolinhos, que organizou o Book Tour desse livro!

denilson 16/06/2011

legal
um livro muito legal,com drama com risos,e óbvio prontinho para virar filme,como virou...

Tathy 16/05/2011

E se fosse verdade... de Marc Levy
Para conferir a resenha completa com links ativos e imagens, acesso o blog Eu sou assim: www.tathy.com.br

Título Original: Et si c’était vrai…
Editora: Bertrand Brasil
Número de Páginas: 256
ISBN: 8528608301
Ano: 2005
Gênero Literário: Romance Francês
Avaliação: ★★★★☆

Essa leitura faz parte do Blog Tour do Livros & Bolinhos :)

Demorei taaaanto pra fazer essa resenha, porque este é mais um daqueles livros tão “sentimentais” e que mechem com a gente de tal forma que é difícil falar dele e descrever todos os sentimentos.

Uma história sobretudo de esperança. Um lindo romance onde não existe limite entre a fantasia (ou o que chamamos de fantasia) e o real.

E se fosse verdade… conta a história de Lauren. Uma médica viciada em seu trabalho e sem vida social que sofre um acidente de carro e fica em coma. Semanas depois, o seu antigo apartamento é alugado por Arthur. Qual é a surpresa dele ao abrir o armário e descobrir que lá está uma bela mulher que também é a antiga proprietária de seu apartamento? Difícil acreditar, tanto pra gente quanto pra Arthur. Mas ele é o único que pode ver Lauren e ela não desistirá tão fácil dele. Mil coisas passam pela cabeça dele, que pensa estar louco, pensa que Lauren é uma invasora e tantas outras coisas, mas por fim ele acaba se convencendo. Mas não as pessoas ao seu redor, que pensam que ele esteja realmente louco, ao falar sozinho. No tempo em que passam juntos Lauren e Arthur acabam se apaixonando e ele fica desesperado pra encontrar uma forma de salvar Lauren, de não deixar que sua mãe desista dela e desligue os aparelhos e de tirá-la do coma. Quando nem ela mais acredita que isso seja possível e desiste, ele mergulha de cabeça em estudos e pesquisas (mesmo não entendendo bulufas, ele é apenas um arquiteto) para encontrar uma solução de trazer sua amada de volta. Será que ele consegue?

Este livro é digno de adaptação cinematográfica, que foi inclusive fiel aos pontos mais importantes do livro. E olha que eu não costumo dizer isto, rs Eu (infelizmente) vi o filme antes de ler o livro, então não pude fantasiar tanto com a leitura, minha mente racional ficava o tempo todo comparando filme/livro e muitas das vezes me via dispersa (Ok, confesso que pensar no Mark Ruffalo o tempo todo ajudava na minha distração), não desfrutando do livro como deveria, mas…

A história tem seus momentos hilários. Aqueles em que Arthur pensa estar louco. Não é pra menos né? Encontrar (no meu caso) aquele homem lindo no meu armário e ele dizer que é um fantasma, ia ser no mínimo cômico. Porém, na maior parte do tempo, o livro é monótono, o que me faz tirar uma estrelinha dele. Até que ele transformou a história no drama real e peguei ritmo, eu me cansei um pouquinho. De modo geral, é um livro muito bom pra quem gosta de um bom romance. Principalmente um romance que ultrapassa as barreiras da realidade.

Quotes que amei:

O que eu vou contar não é fácil de entender, é impossível de aceitar, mas se quiser ouvir a minha história, se quiser confiar em mim, então, talvez, acabe acreditando, e isso é muito importante porque, você não sabe, mas é a única pessoa no mundo com que eu posso compartilhar esse segredo.

Para morrer, é preciso partir, e você ainda está aí.

Renata 05/04/2011

Muito bom..
Sinceramente nem sei o que dizer li as resenhas de quem ja leu e concordo a historia é linda prende até a ultima pagina. Chorei e ri lendo, o jeito que Arthur fica quando a encontra no armario do banheiro é hilario. Como se apaixonou por alguém que nem conhecia, a luta por querer mante-la viva. simplesmente amei. Ja esta entre meus livros preferidos.Recomendo vale muito a pena ler e reler.

Aline 02/04/2011

E Se Fosse Verdade... por Marc Levy
Confesso que tinha grandes expectativas quanto a esse livro, porém não foi muito o que esperava. A estória começa bem, mas com o decorrer da narrativa acaba ficando um pouco cansativa, o autor em alguns momentos da detalhes desnecessários, entretanto tenho que ressaltar esse livro me rendeu boas risadas.

Lauren, é uma médica do hospital San Francisco Memorial. Tudo começa no verão de 1996, quando Lauren decide passar o seu final de semana de folga, em Carmel na casa de uns amigos, porém no caminho para o local, acontece um acidente, fazendo com que todos seu planos fosse por água a baixo. Imediatamente os médicos pensam que ela está morta, mas para a surpresa de todos eles, os sinais vitais de Lauren voltam, no entanto ela estava em estado de coma avançado.

Pulamos direto para o inverno de 1996, onde Arthur, um famoso arquiteto de São Francisco é o novo residente do antigo apartamento do Lauren. Depois de uma cansativo dia de mudança, resolve tomar uma banho para relaxar, e é nesse instante em que ouve estalos de dedos dentro do armário. Quando o abre leva um imenso susto, afinal tem um mulher lá dentro. Lauren leva um bom tempo para fazer com que ele acredite nela, convenhamos, não é nada fácil ter um "fantasma" no armário de seu banheiro 'Haha.

A partir desse momento Arthur passa a fazer qualquer coisa para ajudar Lauren, qualquer coisa mesmo, a forma como ambos começam a se envolver é sensacional, e o fato de Arthur literalmente se sacrificar por Lauren, um "fantasma" de uma pessoa que está em coma, e dai dessa situação nada sólida nascer um amor sincero, é o único ponto do livro que me conquistou.

Não sei se vocês vão me entender, mas quando leio um bom livro, me sinto dentro da própria estória, fato que infelizmente não aconteceu nesse. Ah, tenho que dizer que o personagem que mais gostei é o Paul, sócio e amigo de Arthur, ele é completamente engraçado e a maioria das minhas risadas foram por conta dele. Apesar de tudo a leitura não foi tão péssima assim, como já citei o livro é bom, mesmo não sendo o meu estilo preferido, e com certeza afirmo, não haveria final mais enlouquecedor que este.

Book is life

Mari 23/02/2011

A versão para os cinemas na minha opinião ficou melhor!
Na minha opinião, o autor perdeu o foco completamente quando introduziu no livro elementos desnecessários que não acrescentavam nada a história em si. Felizmente ou não, eu assisti a adaptação do livro para os cinemas e os roteiristas souberam dar uma visão própria para a história que me cativou bastante, e que se caracterizou perfeitamente como uma comédia romântica leve e divertida.
Obviamente há diferenças gritantes entre livro e filme, mas o fio condutor da história não se perdeu, a trama se desenvolveu melhor, não ficou pedante e muito menos confuso a meu ver. Os personagens foram muito bem contruídos no livro, mas seu desenvolvimento na história foi lento e de alguma forma forçado, quando muitas vezes eu fiquei irritada com a falta de otimismo da protagonista. Inicialmente, ela parecia tão cheia de vida e de repente, foi tomada por uma onda de pessimismo que não correspondia ao seu posicionamento no começo do livro. Enfim, eu estava com muitas expectativas acreditando que ficaria satisfeita, mas não foi o que aconteceu após concluir a leitura.

Resenha completa no blog: http://confissoesliterarias.blogspot.com/2011/02/resenha-e-se-fosse-verdade-por-marc.html

Paulatictic 18/01/2011

Lindo!
Sabe o que é ler um romance que faz os olhos lacrimejarem e sem querer você suspira alto? E sabe quando a gente lê um romance que os personagens são tão fofos que você fica imaginando a cena várias vezes na cabeça? Pois bem, para quem não leu, tem que ler “E se fosse verdade...”
Esse livro é lindo! Realmente livros de romance mexem comigo, esse então... é tão lindo! Rs... Na verdade toda a história sobre eu querer ler esse livro surgiu por que um dia eu li uma resenha que falava muito bem dele e dizia que era melhor que o filme e etc... E então eu fui conferir se era verdade e claro que era verdade.
Eu estou até agora com os olhos úmidos...
A história gira em torno de Arthur e Lauren. Quem já assistiu ao filme sabe que Lauren entra em estado de coma e enquanto seu corpo repousa numa cama de hospital o seu espírito sai do corpo e em determinado momento fica no seu antigo apartamento que é alugado pelo Arthur. O interessante é que só Arthur que consegue vê-la. E aí que todo o romance acontece, por que Arthur acaba tentando ajudar Lauren para que ela não seja submetida a eutanásia e aí que a história ocorre... Até esse momento o livro e o filme são parecidos.
Mas o livro é muito mais rico, com mais cenas e mais envolvimento dos personagens. E o Arthur é tudo de bom e mais um pouco, ele está entre os personagens mais fofos que eu já li, completamente perfeito.

Delouk 18/01/2011

Finais a descoberto são sempre bons finais.
O livro é envolvente e intrigante inicialmente demonstra-se totalmente irreal e desconexo, mas acaba levando ao leitor a mergulhar nessa viagem e até se imaginar nessa situação por mais ilusória que pareça.
A relação de Arthur com sua mãe foi o que mais me chamou atenção, me emocionou mais do que mesmo toda a história de amor, a forma com ele foi apresentando ao mundo é linda imagino como seria bom que ao menos 35% dos homens e até mesmo mulheres pudessem desenvolver a sensibilidade a qual Arthur desenvolveu.
E quanto ao desfecho da história e não teria como imaginar diferente nos deixar imaginar o que se deu da história no contexto em que o livro foi escrito não poderia ter sido de melhor escolha gostei muito mesmo desse livro.

Lígia Guedes 06/01/2011

E se fosse verdade / Marc Levy
E se fosse verdade, romance, de Marc Levy, jovem autor arquiteto.
O livro teve os direitos cinematográficos disputados e vendidos, traduzido em mais de vinte países, esteve na lista de best sellers da França. Tive acesso ao livro por empréstimo do caro colega Mathias na comunidade "Nós Todos Lemos". Certamente acabei por assistir o filme por influência da leitura do livro que é leve, veio em bom momento (romance , suspense, comédia) e com um tema interessante: a história de uma jovem médica que fica em coma e depende de terceiros para decidir por sua vida. Neste ambiente, um jovem (arquiteto no livro e paisagista no filme) resolve ajudar a bela jovem. Tudo isto em um clima de suspense e humor onde temas sobre vida, não somente esta relação vida x morte, mas o livro aprofunda filosoficamente o verdadeiro sentido que a vida deveria ter que vai além de trabalhar, rotinas. Faz lembrar do lado sensitivo como da sensibilidade perdida pelo homem, seja através do sentir a natureza e a relação que o homem tem perdido na construção da vida moderna, esquecendo de seus odores, sabores, sensações. Fala o livro de coragem de se viver, da vida através das emoções quando nos permitimos convivemos com o outro, compartilhar emoções.

"A solidão é um jardim onde a alma seca, e as flores que nele crescem não têm perfume."

O filme difere do livro que é mais profundo, belo.

Carol Corrêa 27/12/2010

PERFEITO!!!
O Livro é divino. Leve, doce e envolvente. Um verdadeiro aprendizado para aqueles que não sabem amar.

Fala sobre a entrega total de um homem a uma mulher e da busca de ambos pela vida e felicidade.

Fica a dica.