Estrada Aberta

Estrada Aberta Sávio Brayner

Resenhas - Estrada Aberta

Evandro.Atraentemente 07/05/2017

Estrada Aberta
Tudo que acontece conosco tem início naquilo que somos.
Comigo, foi num sábado de agosto, numa tarde nublada.

Estrada Aberta, publicado pela Chiado Editora é o primeiro livro de Sávio Brayner. Nascido no Rio de Janeiro, filho de pernambucanos, Sávio cresceu em Brasília. Escritor e jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB), estudou no Santa Barbara College (Califórnia, EUA) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Acredita que as lições mais valiosas são aquelas que ensinamos a nós mesmos, e que histórias se fazem sozinhas, sendo a função do escritor transcrevê‑las como memórias inventadas.

Mudanças talvez não significassem recomeços.

Quem nunca sonhou em viajar sozinho, conhecer novas pessoas e culturas? Aquilo que, a primeira vista, pode parecer loucura para alguns, para outros pode ser uma oportunidade de descobrir-se ou mesmo reinventar-se. Geralmente nessas aventuras, nem é preciso muito dinheiro no bolso, pois a luta pela sobrevivência diária é um instrumento importante e fundamental para despertar sua verdadeira essência. Talvez a necessidade de sentir-se responsável pela própria vida e a luta pela felicidade a cada dia, sejam partes do tempero imprescindível para encontrar seus valores.

Minha maior vontade é me manter onde estou, em estágio primário, imbuído de paixão e coragem, desprezando estados de falsa consciência e sabedoria. Não pretendo me acobertar com instrumentos de segurança. Temo advertências, precauções, sonhos represados. Receio conviver com quem pretende impor limites e temores.

Em Estrada Aberta, acompanhamos Daniel Brant, ou simplesmente Dan, um jovem garoto como tantos outros. Aos vinte anos, diante do sonho de se tornar escritor, sem experiências para amadurecer seu estilo, Brant encontra-se em meio ao tédio e frustrações, buscando uma forma de simplificar seus planos e fazer a vida acontecer. Sem boas perspectivas no Brasil, parte em uma viagem aos Estados Unidos, sem destino certo, procurando nas vivências e aventuras uma forma de adquirir bagagem para estruturar suas ideias.

Ledo engano. Lugares não mudam as pessoas. Pessoas mudam a si próprias.

O enredo acompanha cada passo do jovem aventureiro, seus romances, aventuras e a luta para inserir-se em uma nova cultura e sentir-se parte de lugares até então desconhecidos. A cada página presenciamos suas paixões, conhecemos amigos (ou simplesmente colegas) que ao longo da estrada, muitas vezes, ficam para trás. Posso dizer que mesmo com inúmeros personagens essa é uma viagem solitária, uma jornada que mudará toda a sua vida, diante de tantas experiências.

Sonhos não terminam, sonhos mudam.

Claro que nem tudo será perfeito para Daniel Brant e muitos sacrifícios serão exigidos. Ele enfrentará muitas situações difíceis onde terá que lidar com seus medos e frustrações e perceberá que cada decisão será vital para seu futuro. Aos poucos, veremos o personagem mergulhar em busca do real sentido para sua vida.

Tome cuidado com sua liberdade.

O autor desenvolve a narrativa de forma extremamente natural, mesmo com o enredo se passando em outro país, incluindo personagens americanos ou de outras nacionalidades. Em nenhum momento parece forçado ou caricato, e sabemos o quanto isso acontece com frequência.

Uns enriqueciam. Outros definhavam. Eu me mantinha vivo.

Narrado em primeira pessoa, com frases curtas, linguajar descontraído e ágil, o enredo de Sávio Brayner poderia se resumir na própria descrição que Dan faz ao seu jeito de escrever : "Meu estilo sempre foi simples, direto, profundo. Escrevia como pensava. Pensava como vivia." Aliás, em muitos detalhes, cheguei a pensar até que ponto autor e personagem compartilham as mesmas experiências? Ou ainda, o que há de real ou invenção nessa aventura?

Existia para mim uma linha tênue entre a satisfação de achar o que tanto procurava e o medo de não saber o que fazer com essa preciosa descoberta. A linha tênue era invisível. Estendia-se entre o absoluto e o nada. Entre o encontro e a perda. Entre o otimismo e a desilusão.

site: http://www.atraentemente.com.br

#PandS 21/07/2017

Aos 20 anos de idade, Daniel Brant encontra-se entediado com a vida adulta e resolve comprar uma passagem só de ida para os EUA.
O rapaz sempre teve o grande sonho de ser um escritor famoso mas, por no Brasil ser uma profissão praticamente inviável, ele sai em busca de aventuras e autoconhecimento.
O enredo poderia ser descrito como as desventuras de Brant, kkk pois nunca vi um cara mais propício a se meter em situações complicadas, constrangedoras, e também divertidas. O jovem possui uma personalidade descontraída e adaptável, vive sua vida um dia de cada vez, aproveitando cada momento e adquirindo experiências por cada cidade que passa, conhecendo ótimas pessoas que o ajudam em sua jornada.
Estrada aberta é um livro de 400 páginas , mas a escrita é tão fluida que logo logo você termina. Possui frases bem reflexivas vindas de Dan e nos implanta uma enorme vontade de largar tudo e cair na estrada,também.. Amantes de viagens irão adorar os relatos de Daniel, pois ele descreve com exatidão suas dificuldades e superações até porque, largar o conforto de casa e se aventurar em um país de cultura bem diferente não é nada fácil. -

"Ninguém pode retirar aquilo que carrego na cabeça, pois é onde reside minha força e indestrutibilidade." Daniel Brant.

Resenhados por: Larissa

Mais informações no site estradaaberta.com

E-book disponível na Amazon:

site: https://www.instagram.com/p/BWzqZE-Fazk/?taken-by=pagesandseasons

Pedro 05/09/2017

Daniel Brant, 20 anos, é um rapaz esforçado, que mora com os pais e que sonhava em ser escritor, mas resolveu estudar Jornalismo. Começou na área profissional estagiando nos arquivos de um jornal.

Recentemente ele terminou seu namoro com uma moça e conseguiu um emprego numa agência de notícias, o que lhe rendia muito cansaço e sono na hora das aulas na faculdade. Como se não bastasse, Daniel vivia uma fase cheia de frustrações e reflexões sobre a vida. Ele não se sentia completo. A vida dele precisava de mais gás.

Até que um dia ele recebeu um panfleto sobre uma viagem. De imediato ele não deu atenção, mas depois leu, refletiu e decidiu partir - somente com passagem de ida - rumo ao que a vida lhe reservava, mas por caminhos distante do Brasil, mais precisamente, pela América do Norte.

Confira a RESENHA COMPLETA `+ FOTOS no link abaixo!

site: http://www.blogpedrogabriel.com/2017/09/resenha-estrada-aberta-de-savio-brayner.html

@mundodos_sonhos10 02/02/2019

Resenha Mundo dos Sonhos!
No livro ?Estrada Aberta? de @saviobrayner , Daniel Brant está cansado e se sentindo perdido no seu cotidiano chato de estudos no Brasil, então, com isso ele decide ir atrás do novo. Após sua decisão de mudança de vida, Brant desembarca em território americano para correr atrás de quem ele realmente é. Ao chegar nos EUA como imigrante ele começa a sentir o peso das muitas dificuldades que irá encontrar no caminho. Brant encherga tudo como aprendizado e para poder conquistar cada vez mais ele sai desbravando as cidades americanas coletando lembranças, pessoas e histórias para seu tão sonhado livro. Ele sonha ser um grande escritor, mas no meio de tanta euforia e acontecimentos ele não consegue reunir todas as informações. No livro Brant corre atrás das verdades da vida e descobre o verdadeiro significado de liberdade após perdê-la momentâneamente. Para ele a liberdade consiste em muito mais e a na sua visão ela é conquistada ao não viver uma vida pacata. Nada de tédio e monotonia! Nas estradas da sua caminhada ele conhece pessoas das quais guardará memórias boas, engraçadas, loucas e ruins.
O livro é cheio de reflexões, filosofias e ideias além de palavras ricas e pensamentos de grandes pessoas pelo mundo. Durante a leitura, as conclusões que Brant tem nos faz refletir sobre como nós somos e como vivemos nossas vidas. É um livro muito bom e eu recomendo para todos aqueles que querem se aventurar por um livro diferente. Um livro que retrata a mente de jovens que sempre precisam de novidades e que não aguentam esperarem parados pelas coisas. ?Meu plano não era claro, se é que existia. Minha perspectiva, porém, era ampla: eu estava no vórtice da liberdade, superando o caos em direção a um cosmo emancipatório.? ?Eu não seria mais um prisioneiro agonizante, acorrentado à ignorância de mim mesmo.? ?A Estrada fora Aberta. Restava-me percorrê-la com destemor.? ?Tinha tudo em mente: manteria na memória quem fez parte daquele meu importante pedaço de história.