Rio dos Ventos

Resenhas - Rio dos Ventos

Morgana Brunner 17/08/2017

Rio dos Ventos - Fabiano Alexandria
Oiii gente tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha do livro que recebi em parceria com a Editora Autografia, logo quando me propuseram a oportunidade de ler, não pensei duas vezes e tive que aceitar de tanta vontade que a obra me trouxe, por ser um suspense e ter a igreja envolvida, com freis.

Tudo começa quando um frei é encontrado morto, não aquela ironia de destino que deve ser encontrado, mas sim por coincidência. Um menino que estava a pescar no rio, ao içar sua linha acabou enroscando em algo, e para não perder seu anzol pensou que a alternativa seria puxar e ao realizar tal ato, encontrou um corpo.

"O frade tinha em constante conflito com um dos pecados capitais, "a gula", mas viver como um religioso em qualquer que seja a ordem não é fácil: deixar a família e estar sempre à frente das tentações e fraquezas humanas." Pág. 34

Sua mãe não dera atenção, porque qualquer coisa o menino sempre queria chamar, ao deparar-se com o corpo, resolveu que seria o momento de pedir ajuda a policiais, pois não tinha culpa de nada, apenas a má sorte de estar perto de onde moravam. Bernard fora colocado no caso para investigar a morte, saber de porque o corpo estar ali e quais as circunstâncias que levaram ao assassinato.

Vanessa estava começando nesse ramo de investigação e estava precisando de alguém, Bernard, o homem aceitou-a e colocou-a junto do caso, seria um novo caso a ser desvendado que poderia mudar a todos, pois ao certo ninguém sabe porque um frei estava morto e qual seria o motivo, afinal sempre são os bonzinhos e amáveis por todos.

"De repente veio em sua mente: o que ela mesma faria se soubesse que este seria o último dia em que veria o sol nascer? Despedir-se dos amigos? Rezaria? Passaria o dia com as pessoas que acha mais importante na face da Terra? Ou simplesmente esperaria chegar a hora?" Pág. 86
Ao deparar-se com o estado em que o corpo estava, Bernard encontra algo em sua boca, um certo símbolo. Desse modo, entra em uma busca incessante para saber o motivo e quais as situações que todos se encontravam. Fica perplexo por saber o mundo e as pessoas que estão a sua volta que possa encontrar, sem esquecer do seu braço direito que está sempre a acompanhar nessa jornada, Vanessa.

"Interessante como as pessoas não mudam." Pág. 122

Teriam que enfrentar qualquer tipo de gente, ir contra a igreja que todos sempre frequentavam e ver se teriam mesmo caráter de realizar tais atos, afinal seria um pecador. Um livro cheio de suspense, aqueles de tirar o fôlego e levar qualquer leitor a leitura, para saber quem é o culpado, afinal é sempre quem menos esperamos.

Foi a minha primeira experiência com algum livro de suspense da Editora Autografia e fiquei bem contente pelo resultado, conseguiu me deixar animada e o livro não enrola perante a quantidade de detalhes que a cada cena possui. O autor soube usar certas palavras e até medir seu lado detalhista para não irritar ou fazer com que a leitura se torne chata.

O que desperta nossa atenção é a quantidade de fatos e lugares que o autor nos revela durante a leitura, no qual existem na sua cidade e podem ser visitados e apreciados, para quem é de João Pessoa é uma boa pedida de turismo e leitura.

Não percebi nenhum erro de ortografia, o que despertou meu espanto foi ver que os capítulos eram pequenos, de certo modo isso facilitou a leitura, porque assim podia ler rapidinho e não me comprometer em deixar o capítulo pela metade. Foi uma leitura prazerosa que recomendo a quem gosta de um bom suspense e um desfecho relevador.

site: https://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2017/07/rio-dos-ventos-fabiano-alexandria.html

Alyssa @culpadoslivros 26/07/2017

Rio dos Ventos é o livro de estreia de Fabiano Alexandria e, como apoiadora da literatura nacional, fiquei muito contente quando o próprio autor me enviou este exemplar.

No centro da trama temos os frades do Convento de Santo Antônio, localizado na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba. Frei Antônio descobre a existência de um túnel que passa por baixo do monastério, cuja entrada está escondida no piso da capela. Movido por uma grande curiosidade investigativa, ele resolve visitar o túnel e acaba sendo assassinado. Um misterioso segredo que envolve pessoas poderosas, não pode ser revelado! Desta forma, mesmo sem querer, as descobertas de Frei Antônio colocam também a vida do seu pupilo, Frei Ângelo, e outras pessoas em risco.

Os policiais Bernard e Vanessa, ao conduzirem as investigações, percorrem vários pontos da cidade; assim, o leitor tem a oportunidade de conhecer um pouco mais desta antiga e bela capital. O autor também teve o cuidado de contar alguns fatos históricos, o que enriquece ainda mais esta leitura.

Este é o primeiro livro policial totalmente ambientado no Brasil que eu tenho a oportunidade de ler e, posso garantir, adorei a experiência. Vamos acompanhando todas as etapas da investigação e, contando com a inteligência e sagacidade do detetive Bernard, torcemos o tempo todo para que a sucessão de crimes que se iniciou com o assassinato do Frei Antônio, não fique sem solução.

Rio dos Ventos é um livro de fácil leitura, recomendado para jovens e adultos. Li suas 220 páginas em apenas um dia. Aproveito para comentar que a edição está caprichada: a capa é linda, atrativa, combina muito bem com o enredo e o papel amarelado facilita a leitura.

Um suspense policial criativo e bem desenvolvido, que vai despertar ainda mais seu gosto pela literatura nacional!

site: http://www.instagram.com/culpadoslivros/

Mel Trabach 18/01/2018

Um dos meus nacionais favoritos
A história tem início com Antônio um frade do Convento Santo Antônio, localizado na Paraíba, logo de cara sabemos que Antonio descobriu algo importante e também muito perigoso, algo que está relacionado a antigas histórias contadas sobre um possível túnel localizado em baixo do convento que estaria ali desde a época das invasões holandesas.

Após descobrir que o túnel é real e que o segredo ali escondido é extremamente complexo Antônio se vê em perigo assim como seu colega de quarto Frei Ângelo, com quem compartilhou parte de suas descobertas e medos.

Após alguns acontecimentos preocupantes dois detetives dão início a uma investigação que tem como objetivo seguir todas as pistas deixadas por António e Ângelo, para assim desvendar todos os segredos que rondam o convento.
Esses detetives são Bernard e Vanessa que se vê em cada vez mais submersos nessa incógnita.

Além de personagens muito bem construídos e uma trama muito bem amarrada o livro vai nos dar uma super aula de história, que vai nos fazer perceber o quanto a história de nosso país é rica.

A narrativa é super ágil e prende o leitor a cada página, tudo acontece de maneira a te deixar cada vez mais envolvido e intrigado com a história (criando mil e uma teorias para o desfecho do caso).

O final vai te surpreender e também te assustar, pois te fará ver o quanto a cobiça pode afetar até mesmo o "melhor" dos homens.

GraAa18 17/09/2018

Instigante
Uma história de ficção policial, narrativa leve, cujo cenário é real, a capital João Pessoa/PB, em que no decorrer da narrativa se descreve a exploração holandesa nas capitanias da PB e PE e a influência religiosa cristã neste contexto. Gostei muito e recomendo.

micaela 03/04/2019

Rio dos Ventos
Um corpo no rio. Uma mensagem oculta sobre o barco onde se encontrara o mesmo. Algo estranho naquela cena de crime. O que será que morto queria tanto avisar?

Bernard e Vanessa fazem parte da equipe policial, dois investigadores incumbidos de um caso um tanto quanto intrigante. .

De escrita fácil e fluida, o autor nivela um bom romance policial com todos os encantos que a Paraíba (e um pouquinho de Pernambuco) pudesse proporcionar. Esse de fato é um dos grandes pontos altos da obra. Foi simplesmente estonteante ler sobre os mais famigerados pontos turísticos da PB (fiquei com vontade de conhecer pessoalmente todos eles, pra falar a verdade)

Após o primeiro corpo ser encontrado, um rastro de novos assassinatos é deixado a cargo do casal de investigadores para ser solucionados. Pistas ligam o caso ao complexo de São Francisco, fazendo renascer antigas lendas sobre sua estrutura e a finalidade de tais.

A narrativa é gostosa, gostei do Bernard e seu jeito enigmático e também da alegria jovial da Vanessa, de fato fazem uma boa dupla. Confesso ter me apaixonado pelo livro definitivamente ao constatar que um dos pontos turísticos de Recife também era cenário da trama. .

O final deixa tudo bem amarrado e só nas últimas páginas o significado do título do livro, Rio dos Ventos, é decifrado. Um romance policial brasileiro intrigante, cheio de curiosidades dos encantos mil do nordeste e que não deixa o mistério de lado.

site: https://www.instagram.com/p/BbF4GxhDQA7/

Leitora Apaixonada 27/12/2017

O livro tem um enredo rico de conhecimento histórico e bem criativo.
Começa com um assassinato com um homem com roupas de frade, sem identificação, com um crucifixo e quatro letras " F L O R ".
Os investigadores Bernad e Vanessa irão ter que resolver tal caso que envolve uma lenda da região e uma grande riqueza, e todos que tenham conhecimento disso, acaba sendo assassinado.
Durante a leitura, conhecemos bastante sobre a história de João Pessoa, me vi retornando para minhas aulas de história, mas bem mais envolvente!
Desde o começo do livro sabemos quem está por trás dessa série de assassinatos, mas como as coisas foram resolvidas e descoberta fez a história ficar muito envolvente! E com um final surpreendente! (Acho que merece continuação!)
E o livro foi capaz de mostrar até onde os humanos vão pela cobiça, deixando até de lado o que tanto crêem! .
Fazia muito tempo que não li um livro nesse gênero, que até me deu vontade de ler mais! Adoro ficar curiosa! .
Parabéns Fabiano! O livro é incrível e me cativou muito! Sua escrita e a forma que desenvolveu tudo contribuiu para ficar viciada na história kkk! ?

@bardoriano 10/12/2017

Excelente com um mistério que te prende.
Frei Antônio é um frade que descobre um segredo que coloca sua vida e a de outras pessoas em risco. Mas ele precisa expor isso pra todos antes que seja tarde demais.

Não aguentando o peso desse segredo dividi com seu pupilo Frei Ângelo e deixa um aviso, se acontecer algo com ele, Ângelo poderia contar tudo.

Pessoas que sabem sobre o segredo começam morrer, o assassino fará de tudo, mas o segredo não pode ser revelado.

Bernard e Vanessa são investidores, vão perscrutar atrás de pistas para desvendar essas mortes. As mortes têm ligações estranhas, muito mistério, terão que percorrer vários pontos históricos e turísticos da cidade e juntar esse quebra-cabeça.

Que segredo é esse? Por que estão matando os frades? Só lendo esse suspense policial para descobrir.

Opinião

Escrita leve e fácil de entendimento, capítulos pequenos que você não consegue parar de ler.

Personagens excelentes, mas o destaque foi Bernard, amei ele, achei que Vanessa ficou em segundo plano. O bromance que gira ao redor ficou ótimo.

A trama é excelente, tanto que quase não largo o livro, bem envolvente e cheia de mistério. O mais interessante foi que mesmo no meio do livro você já conhecendo o assassino isso não tirou a adrenalina do livro, mesmo assim a curiosidade só aumentava para saber como ia terminar.

E o ponto alto foi sem dúvida o conhecimento histórico que esse livro trás. Que por sinal a parte histórica é toda verdadeira. Se passa no Nordeste, João Pessoa, Paraíba, cita Recife. Conta sobre as invasões Holandesas - eu já ouvi falar mas não conhecia muito - e aqui você tem uma aula de história magnífica.

Se todo livro de história fosse nessa vibe confesso que aprenderia muito melhor. Kkkkkkkk

Livro bem planejado, você ver que o autor pesquisou sobre a parte histórica, fez um trabalho excelente juntando suspense policial, uma ordem religiosa - que ele abordou isso muito bem - e a parte histórica.

Mostra que a ambição não escapa de NINGUÉM. E que os ambiciosos são capazes de fazer de tudo pra ter o que deseja, sem pensar nas consequências.

Fiz a leitura junto com Fábio @omeninoquele passa lá e confere também.

taina 22/07/2021

Obra nacional muito boa. Vale a pena lar. Recomendo!!!!
Livro muito bom de ler, linguagem muito boa e de fácil entendimento. História que se passa em território nacional, no nordeste. Romance policial, cheio de aventuras que vale a pena ler.

Taize @viagemliteral 11/09/2023

O que acha de começar a semana com um thriller nacional, permeado de intrigas, conspirações, mistérios, adrenalina e um bocado de fatos históricos?

Muito bom, não é? E ainda fica melhor: o autor tem uma escrita impecável, que deixa qualquer leitor imerso na leitura de forma ímpar.

A história aqui contada já começa cheia de tensão, pois logo no início é apresentada a fuga do frade Antônio após ser ferido por alguém que supostamente é de seu convívio.

Quando o c0rpo do frade é encontrado num pequeno barco, algo estranho é notado pelas autoridades: um crucifixo de extrema beleza e valor no interior de sua boca.

Diante desse fato, os agentes de investigação da polícia Bernard e Vanessa começam a trabalhar no caso, e nesse ínterim, outras m0rt3s semelhantes começam a acontecer.

O que estará por detrás da morte de pessoas que vivem num lugar onde deveria reinar a paz e a benevolência?

Pistas são deixadas, e muitas camadas são desenterradas, principalmente a lenda que ronda o túnel do Complexo Religioso Santo Antônio, em João Pessoa, na Paraíba, que sempre foi motivo de curiosidade; no entanto, é exatamente isso que põe em risco a vida de todos que por ali passam.

? Gosto muito de História, então de cara me envolvi com a narrativa, pois o autor, com grande maestria, mostrou muitos fatos que envolvem o Brasil colonial, desde a arquitetura até a cultura, tudo isso num thriller extremamente interessante e envolvente.

Desde o início sabemos quem é a pessoa que está causando reboliço na vida dos frades e das pessoas envolvidas no caso, porém isso não é problema, afinal o autor traz assuntos que causa-nos curiosidade e desperta nosso interesse em saber o desfecho.

Todos os detalhes inseridos na história são magníficos e instigam muito, fazendo, inclusive, com que a gente saia pesquisando sobre alguns fatos narrados, afinal, temos aqui uma fusão de ficção e realidade muito bem elaboradas.

A soma de todas as páginas 20/10/2023

Que história minha gente....
E qual foi minha surpresa quando iniciei a leitura. Pois esse livro foi além de minhas expectativas. Foi uma leitura surpreendente maravilhosa.

Vi uma construção de cenários e personagens muito bem trabalhados e pesquisados. E isso por si só já encanta o leitor, não é mesmo?

O autor desenvolveu todo enredo e narrativa dessa trama em fatos históricos na região da Paraíba. E que descrição maravilhosa. Uma verdadeira aula de história.

Nessa trama você vai se deparar com o assassinato do frade Antônio, que leva a outro e mais outro assassinato subsequente, nos deixando no suspense e mistério sobre quem é o assassino. Tendo como investigadores Bernard e Vanessa, que correm contra o tempo para desvendar esses crimes.

E o mais interessante é que, enquanto as investigações acontecem é aí que vamos descobrindo a parte histórica que pode parecer estar como pano de fundo, mas é o fechamento fundamental da trama. Amei cada detalhe, principalmente o uso de mirra.

E o plot minha gente?!
Esse vem com força total no epílogo.
Sabe aquela narrativa que as vezes imaginamos ser apenas uma colocação histórica?
Ledo engano, ele chega chegando e nos deixa de boca aberta, com um fechamento perfeito.

Ah, mas a história não acaba por aí não.
Já vi que tem o segundo livro e com certeza realizarei a leitura. Pois virei fã de carteirinha do autor.

E só digo quê: LEIAM ESSE LIVRO!!!

Muito além de uma leitura, temos um aprendizado inimaginável nessas páginas.

Trabach0 19/11/2023

Um dos meus nacionais favoritos

Após descobrir que o túnel é real e que o segredo ali escondido é extremamente complexo, Antônio se vê em perigo assim como seu colega de quarto Frei Ângelo, com quem compartilhou parte de suas descobertas e medos.

Após alguns acontecimentos preocupantes, dois detetives dão início a uma investigação que tem como objetivo seguir todas as pistas deixadas por António e Ângelo, para assim desvendar todos os segredos que rondam o convento.
Esses detetives são Bernard e Vanessa que se veem cada vez mais submersos nessa incógnita.

Além de personagens muito bem construídos e uma trama muito bem amarrada, o livro vai nos dar uma super aula de história, que vai nos fazer perceber o quanto a história de nosso país é rica.