Passaporte

Passaporte Fernando Bonassi

Resenhas - Passaporte

Mandark 02/04/2022

Ideia fascinante...
Mas a execução nem tanto. O projeto gráfico, desde a capa, a lombada, a fonte, a diagramação... Tudo foi construído de um jeito magistral que me encheu de expectativa... A ideia de referenciar os textos com eventos históricos ligados a cada um dos lugares visitados. Tudo era por demais incrível... Mas ler esse livro virou mais um fardo do que um prazer. Não sou um grande conhecedor de história geral, então ter que buscar uma nova referência a cada parágrafo no começo era muito legal, mas depois de um tempo se tornou cansativo e repetitivo. Outro problema está na forma como o autor referencia certos grupos com um olhar bastante preconceituoso. Enfim, poderia ter sido incrível, mas ficou só na expectativa mesmo.

Kirla 04/02/2022

Um ótimo design de livro desperdiçado
Um design lindo, que faz parecer um passaporte mesmo, com cada conto numa diagramação diferente em cada página, como se fossem carimbos de entrada de países feitos de qualquer jeito. E essa é a única parte boa do livro. A ideia é de mini contos que representam lugares e que o autor conheceu e eu achei ótima! Mas já no segundo conto eu já comecei a achar ruim, mas pensei que era só aquele e fui lendo, lendo, lendo e acabei mais por birra. Todos os contos vem carregados de preconceitos com cidades e países, fora que todas as mulheres são p**** e/ou interesseiras, todos os indígenas são vagabundos, polonêses bêbados e assim vai.

Oscar8 19/02/2020

Livro 011/2020
Livro 011/2020.
07/02/2020
Bonassi, Fernando. Passaporte, Cosac & Naify.
137 mini-contos escritos em diversos países por onde Bonassi passou, entre eles: Brasil, Alemanha, Polônia, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e México.

josué 21/05/2018

a ilustração de capa faz sentido durante a leitura. Ele é afiado. Abre portas pra varias reflexões e/ou observações do cotidiano.