Crooked Kingdom - Vingança e Redenção

Crooked Kingdom - Vingança e Redenção Leigh Bardugo

Resenhas - Crooked Kingdom

alice.zanqui 11/04/2024

Sem luto, sem funerais
Não consigo acreditar que terminei esse universo, que nunca mais vou ler sobre os crows como se fosse tudo pela primeira vez, esse mundo tão complexo e bem escrito que entrei, cada raça, cultura e características criadas, literalmente um novo mundo que consegui me familiarizar tão bem! Não tenho palavras para descrever tudo q senti nesse livro, com certeza um dos meus universos literários favoritos.
Enfim o segundo livro de six of crows só consegue perder pro primeiro, é muito bom, muito bem pensado e executado, cada ponto de vista l, cada personagem, vc consegue desenvolver carinho por cada um, por cada casal, sério as vezes me surpreendia enquanto lia em como aquilo tudo não era real, não eram pessoas reais, muito bem escrito, muito humano! sem dúvida o livro que mais chorei, sinceramente não sei quando vou supera-lo de vdd, não sei como vou começar a ler outro livro sem pensar no Kaz e na Inej, Whylan e Jasper e Nina e Mattias.
Consigo entender o motivo por trás pelo qual a autora quis matar Mattias, mostrando como os crows podiam ser vencidos e morrer, mas mesmo assim não gostei desse final, tanto ele como Nina não mereciam esse final, sinti um final feliz para todos menos para eles, o q me deixei de fato mtt chateada, foi um final de despedidas, mas também não tinha como ser diferente no mundo que eles vivem. As vezes lendo me esforçava a lembrar que os personagens tinham minha idade, como foram forçados a crescer amadurecer decorrente de cada trauma e caso particular vivido por cada um deles, mas o amor q possuíam neles mesmos, na família que eles construíram depois de serem tirado ou perdido a deles, simplesmente magnífico tudo cada relação, cada desenvolvimento de personagem, cada risada, pq mds como eu conseguia no meio de tanto sofrimento rir tanto com um livro, extremamente divertido, uma leitura mtt gostosa, acho q era isso q a autora queria transmitir na vdd, que apesar de tudo, de toda dor, toda barreira e armadura eles só eram crianças querendo ser felizes, procurando por amor e proteção.
Mano esse livro acho mtt difícil de entender ainda mais pelo novo mundo inserido com Ravka, Shus, Fdjernos entre outros mas tbm pela complexidade de cada reflexão e cena, de cada diálogo e personagem, já estava familiarizada com o universo mas acho q para quem começa sem essa noção deve ser bem difícil, ainda mais com intertextualidade que o livro faz com personagem de outros livros da autora.
Amo todos os 6 tanto, serio parece q faço parte do grupo pela forma q me inseri e imaginei a história, tão vívida, tô muito triste de não ter mais o q ler sobre esses personagens, não conseguir mais ler como Kaz amava Inej mais que qualquer outra coisa mesmo com tanto sofrimento e como era inteligente , não ler mais seus planos, como Inej era forte e gentil, como Jesper era divertido e cativante, como Whylan era doce e corajoso, como Nina era verdadeira e engraçada e principalmente como Mattias era bom e fiel, ler como depois tanto sofrimento, traumas e dores pode ser tão importante e difícil mas ao mesmo tempo simples amar e encontrar um lar em pessoas que te apoiam e compartilhar amor e sofrimento com você, acho q falaria para sempre sobre esse livro e esse universo é um assunto que consigo falar por horas e pensar por dias, vou levar cada personagem com tanto carinho pra vida de verdade, sentimento inexplicável, mas enfim amei o fim por mais triste e nostálgico que foi acho q foi o q a autora queria passar mesmo, maravilhoso, consigo nem explicar como gosto e gostei de tudo lido! indescritível. Não sei muito sobre a autora mas o q ela conseguiu fazer com esses dois livros é indescritível!

laura_calore 10/04/2024

Crooked Kingdom: Vingança e Redenção
QUE LIVRO IMPECÁVEL!!! Todos os personagens são incríveis, a ambientação é incrível, a escrita é incrível, o mundo grisha é incrível...resumindo tudo é MUITOOOO bom! Kaz e Nina continuam sendo meus favoritos, mas depois vem o Wylan, a Inej, o Jesper e o Matthias.
Eu achava que a Leigh não tinha como chegar no nível do livro anterior, nessa questão dos planos mirabolantes do Kaz, mas ela conseguiu. Toda essa história com o Pekka e com o Van Eck foi demais! Eu preferi um pouco mais o crime do outro livro, mas esse aqui tá quaseee.
O final foi muito bom e eu não achei que foi enrolado. Demorou um pouco pra chegar na ação mesmo, mas foi necessário e não é cansativo.
Fiquei feliz e triste com o fim :(
Não queria esse fim para um dos personagens e também não queria que o livro acabasse, mas é assim que a vida funciona...
Recomendo DEMAIS SoC pra qualquer um!

VitAria1181 10/04/2024

Sem luto, sem funerais.
Muito bom, eu estava com altas expectativas depois de ler o primeiro livro, e superou todas elas. Foi genial, muitas reviravoltas incríveis, personagens espetaculares, principalmente KAZ E INEJ??????. Gostei muito de ler e vou ficar com saudades.

booksabelly 07/04/2024

PQP
Mds do céu, que livro foi esse? Eu já tinha começado a ler ele meses atrás, mas peguei um spoiler que me desmotivou a ler (msm sendo um dos meus livros favs). E agr que eu comprei fui ler de novo e q final meus amores, boa parte do livro eu lembrava pq já tinha lido, mas eu gostei msm assim e esse final foi incrível! Amei dms, essa última cena de Kanej? Perfeição. Leigo Bardugo sempre se superando. Te amo diva

David 07/04/2024

O fim da jornada em Ketterdam
Parando de onde o primeiro livro terminou, os Six se encontram em uma situação complicada (como de costume), e agora precisam arquitetar um novo plano para salvar Inej. Conforme a história avança o tom de despedida vai criando forma, com o grupo tendo de lidar com os seus demônios internos, confrontando aquilo que tanto temem: o futuro.

Temos muitos flashbacks mostrando mais sobre o passado de cada um deles, o que geralmente é um recurso que aprecio. Mas aqui, achei que foi usado em excesso. A autora interrompe a história em momentos importantes para explicar algum aspecto de suas personalidades. Com isso, o ritmo se torna massante e cansativo. Algo que no primeiro livro não tinha e trazia o dinamismo necessário para a narrativa.

Mas no fim, eu seus momentos finais, somos compensados com um fechamento de arco respeitável para todos eles. E devo dizer que me emocionei em algumas partes. A morte de um dos Six para mim não era necessário, mas trouxe uma carga dramática forte e deixou um gosto agridoce, afinal de contas: SEM LUTO, SEM FUNERAL.

scwry 06/04/2024

Casa comigo Kaz Brekker ?
?Mas se você não consegue abrir uma porta, você precisa criar uma nova.?

Simplesmente MARAVILHOSO!

Nos primeiros momentos de livro, não estava muito engajada e só comecei a pegar firme no final em que as coisas foram realmente acontecendo e era tensão o tempo todo, mas o começo também tem ação e nervosismo, o livro não tem um momento de paz kkkkkk.

Em primeiro lugar, eu só tenho elogios a fazer quando se trata dos Dregs, do universo Grisha, da escrita da autora e todo o resto, simplesmente não consigo achar defeitos! Eu estava um tanto perdida, já que li sem ler a trilogia principal e não conhecia os povos da fantasia, mas não ler a trilogia não influencia em nada, mas vê os povos pela primeira vez e começa a entender a partir dali, mas nesse segundo volume eu já estava mais dentro do universo e habituada com os personagens.

Os Dregs são meus amorzinhos, não tenho defeitos pra colocar em nenhum, e ouso dizer que tenho meus favoritos sim: Kaz, Wylan, Nina, Jesper, Inej e Matthias (nesta ordem!). Eu estive o tempo todo querendo colocar meu menino Wylan no colo, sério mesmo! E eu acho genial a forma que a autora coloca mesmo essa questão da discriminação, do tráfico de pessoas, prostituição no livro e trata de assuntos tão reais em um livro de fantasia, e é simplesmente INCRÍVEL.

A forma como ela trabalha o preconceito com os Grishas, a diferença de culturas, homossexualidade, a exploração de crianças e os abusos sexuais que ocorrem nas ruas de Ketterdam, trabalha os assuntos do dia a dia de uma forma como realmente acontece, eu vi muito do mundo real ali, e é triste de pensar em como isso é mais comum do que a gente acha.

A ambientação, a história, as reviravoltas tudo me encantou do começo ao fim, eu super recomendo esses livros pois merecem TODA A FAMA QUE TEM MESMO!

TE AMO KAZ BREKKER???????

"Eu já levei facadas, tiros e tantos socos que nem dá para contar, tudo por um pequeno pedaço desta cidade", Kaz disse. "Esta é a cidade pela qual sangrei. E se Ketterdam me ensinou alguma coisa, é que você sempre pode sangrar um pouco mais."

Não é favoritado pois gostaria que algumas coisas fossem diferentes, mas vale muito a pena!

alividal 04/04/2024

O corvo.
Assim como o primeiro livro da duologia, acho que uma parte é meio devagar mas do meio pro fim é impossível de parar de ler. adoro o jeito como a autora não abraça aquela narrativa de que todo mundo se transforma em seres perfeitos, tudo dá 100% certo no fim e arco íris e unicórnios aparecem no céu.

os personagens tem seus defeitos e suas qualidades e torna eles mais reais e mais fácil de criar empatia. o Kaz é simplesmente genial e o jeito que ela retrata os traumas e medos de cada um é incrível.

gostei muito da duologia no geral e com certeza leria mais desse universo

gionaoesta 03/04/2024

Uma das melhores fantasias que já li
Eu leria mais uns dez livros com esses mesmos personagens de tão apegada que eu fiquei a eles pfv Leigh Bardugo queremos mais dos corvos

juju 01/04/2024

Simplesmente amei, me fez sentir tantas emoções ao mesmo tempo e me prendeu TANTO, acho que nunca fiz tantas marcações como nesse livro, com certeza melhor que o primeiro, vale super a pena e me deixou ansiosa p ler king of scars!

glen. 31/03/2024

Cebolinha e sua gangue atacam novamente
Nesse livro voltamos para Ketterdam e para um nosso grupo de baderneiros favorito. Após o final de six of crows, nossos queridos criminosos voltam a tona em busca de um prato frio de vingança. Tendo que lidar com antigos e novos rivais, se preocupar em deixar os grishas longe da mira da jurda parem, os jovens apostam tudo para saírem ricos - e com vida (se der certo). Com o triplo de traição e reviravoltas que vivenciamos no livro anterior, Crooked Kingdom nos joga em um mar de emoções, um conflito sentimental que nos acompanha até após a leitura.

Não consegui resumir bem a história na introdução, pois aconteceu MUITA COISA. Esse livro é bomba atrás de bomba ? as vezes literalmente ?, se você achava que Six of Crows era uma trama inesperada, garanto que Crooked Kingdom te surpreenderá ainda mais nesse quesito. Quando eu achava que algo ia dar certo, determinada coisa acontecia e tudo ia por água abaixo, fui enganada diversas vezes. Na obra, sabemos mais sobre a história dos personagens, meu coração foi partido em diversos pedaços, mas preciso aplaudir a autora pela abordagem minuciosa e cuidadosa. Diferente da leitura anterior, não tive muita dificuldade para ler esse, fluiu super bem. Adoro o modo que a Leigh administra os cortes de tempo, um capítulo termina com um final completamente absurdo, porém no próximo não temos a conclusão do anterior, oq instiga a ansiedade e curiosidade de saber oq irá por vir. Isso estimulou muito a minha leitura.

Enfim, não sei mais oq falar, por mais que eu tenha surtado horrores com ele, não consigo por em palavras oq senti, só sei que vai ficar no meu coração por muito tempo, tanto que favoritei. Me apeguei aos personagens, me apaguei aos seus modos, suas histórias, seus sonhos, sentimentos, absolutamente tudo. A sensação de irmandade e amor, que é mais notada em um grupo de assassinos e ladrões do que na família de um velho rico e respeitado ? cof cof Van Eck. Foi uma conclusão perfeita. Da mesma forma que recomendei o anterior, venho deixar mais claro ainda que vale SUPER a pena ler essa duologia.

Evilly 29/03/2024

Chorei
Chorei de alegria e de tristeza mds eu pensei que não tinha como esse superar o primeiro, mas eu me enganei, pq tinha e ele fez isso mds eu fiquei feliz triste e aflita a única parte ruim desse livro todo é que ele acaba e não tem mais livro deles pra ele ler.

Eu sinceramente queria poder apagar tudo desse livro da minha cabeça só pra eu poder ter a sensação de ler tudo de novo pela primeira vez. Conhecer todos esse universo lindo e doido que é a cidade de Kerch e todos esses personagens complexos e os pensamentos deles até os idiotas, mds eu queria mesmo isso.