Crooked Kingdom - Vingança e Redenção

Crooked Kingdom - Vingança e Redenção Leigh Bardugo

Resenhas - Crooked Kingdom

Queria Estar Lendo 09/08/2017

Resenha: Crooked Kingdom
Crooked Kingdom, a mais do que aguardada sequência de Six of Crows, da minha rainha e salvadora Leigh Bardugo, chegou até as minhas mãos. Foram 536 páginas de surtos, gritos e lágrimas, e foi absolutamente o melhor final que essa história poderia ter. Que me desculpe Sarah J. Maas, mas essa obra ganhou o pódio de Melhor Livro do Ano.

Estamos de volta a Ketterdam, alguns dias depois do fim de Six of Crows. As consequências da traição estão sobre o grupo, com um dos membros feito de refém e os outros lutando contra o tempo para que o resgate aconteça - e nenhum deles termine morto nesse processo. Do outro lado da moeda, eles se escondem nas sombras para que aqueles que os perseguem não os encontrem - cada um dos membros respectivamente assombrados por seus próprios pesadelos - em uma guerra pela fórmula de uma droga que pode transformar o mundo e a magia que existe nele.

Você sabe que um livro é um bom quando ele destrói a sua vida. Podemos dizer que Crooked Kingdom fez isso com o meu espírito, então imaginem o nível dessa leitura.

O que eu venero nessa duologia são os personagens. Uma história é ótima quando seus personagens são bem construídos, e se tem uma coisa que a Leigh Bardugo sabe fazer é desenvolver personagem. Os seis protagonistas têm os melhores arcos, os melhores diálogos e absolutamente a melhor presença em cena. Eu costumo amar muito os personagens de histórias que acompanho, mas aqui a situação é quase extrema. Colocaria minha mão no fogo por todos os seis. Eu enfrentaria um exército por eles. Esse é o poder dessa duologia; você ama e se importa com cada nome que aparece do lado dos mocinhos, e isso torna a história uma espiral de emoções.

E falando em espiral de emoções, que tal começarmos pelo meu favorito, meu filho, meu protegido mais precioso? Kaz Brekker, o líder do grupo, definitivamente um dos mais complexados - se não o mais - dentro dele. Kaz é um garoto sombrio, marcado por traumas e por uma perda grandiosa demais. Eu me apaixonei perdidamente por ele logo nos primeiros capítulos de Six of Crows, e aqui a situação se estendeu para o básico de toda fangirl: cair de cara no chão e ficar rolando e chorando porque a vida é muito injusta para alguém que merecia tanta felicidade.

Kaz é muito metódico. E, por metódico, eu quero dizer: faz as coisas do jeito dele, porque é o melhor jeito, e paciência se você não concordar. A porta é a serventia da casa. A maneira com que ele lidou com as situações de tensão e reviravoltas absurdas nesse livro mostra muito de sua personalidade contida e o peso que o passado tem em seu presente. Kaz é vítima de um trauma gigantesco, e esse trauma pontua suas decisões, os riscos que aceita, as cartas que coloca na mesa. Ele está lidando com pessoas, sim, mas para sua consciência todos os esquemas são parte de um jogo. E o prêmio é grandioso demais para Kaz aceitar qualquer possibilidade de derrota.
"Eu voltaria por você. E mesmo que não pudesse andar, eu me arrastaria por você, e não importa quão quebrados estivéssemos, nós lutaríamos juntos. Porque é isso que fazemos. Nós nunca paramos de lutar."

Aí vem sua relação com os outros personagens: esse grupo improvável divide muita confiança. Mesmo com a postura arredia e soturna, Kaz vê nos seus companheiros de vigarice tudo o que ele procura em aliados, mas tem aquela coisa além. A convivência trouxe amizade, a sensação de família que salta das páginas e ganha o coração do leitor. Apesar de Kaz virar as costas para o emocional, de trancá-lo em um lugar sombrio dentro do próprio coração, dá para notar o quanto ele se importa. O quanto ele gostaria de demonstrar que se importa. E isso é o que mais me machuca; Kaz é um garoto quebrado, e ainda que os membros do grupo entendam sua frieza e indiferença, poucos são os que conseguem compreender de onde isso vem.

E aí passamos para a Inej. A temível Espectro, presa por causa de uma traição. Eu já comecei essa leitura sofrendo por essa garota e pelos medos dela; a ideia de que não era tão valiosa a ponto de ser salva, o temor de ser deixada para trás para que o grupo pudesse continuar a guerra civil em que se enfiaram sem se preocupar com um membro descartável. O fato de a Inej se ver como um peão tem relação com seu psicológico, com a ideia de que tudo para Kaz não passa de um jogo. Porém, todavia, entretanto, ela é aquela pessoa que compreende as motivações de Kaz mais do que ninguém, que vê os fantasmas do passado dele assombrando seu olhar. O livro mantém esse suspense na relação dos dois, dos pontos até onde estão dispostos a ir um pelo outro - e eu digo que os dois se jogariam no inferno um pelo outro, apenas - e o quanto toda essa vida de crimes e sombras os marcou.

"Era um sorriso que ele morreria para merecer de novo."

Inej e Kaz são o tipo de casal que vai arrancar teu coração do peito e assistir com um sorriso enquanto você grita por eles. Porque é tanta emoção não dita, tantos olhares furtivos e sorrisos discretos. É aquele tipo de ship slow burn que literalmente queima teus pensamentos porque você só quer paz e quietude e eles juntos, pelo amor da deusa! Eu não vou comentar qualquer spoiler, mas como fiz com Liberta-me, digo o seguinte: capítulo 20. Preparem seus espíritos.

Outro lado importante da Inej nesse volume final é sua determinação a encontrar a tão sonhada liberdade. Não que ela seja escrava em toda a situação com o grupo, mas ela ainda tem um contrato e ela ainda serve um propósito que não o seu próprio. E com o avanço da guerra pela droga jurda parem, as intrigas e traições políticas e a certeza de que Kaz e seus aliados não deixarão tudo o que foi feito contra eles sem punição, Inej tem mais e mais certeza de que o preço da liberdade pode ser mais caro do que ela imaginava. E, mesmo assim, vale a pena lutar por ela.

Nina, a Grisha do grupo, carrega as consequências da jurda parem em seu corpo. A desintoxicação ainda está acontecendo, mas Nina já tem mais controle sobre si mesma - ainda que os poderes lhe sejam estranhos. Algo está acontecendo, e parece resultado da droga. Uma coisa inédita para pessoas com poderes como os dela. Nina vivencia essa experiência com medo e receio, uma vez que o grupo já tem problemas suficientes para ter que lidar com uma experiência mágica nunca antes vista. E, ainda assim, ela encontra apoio em todos eles. Principalmente em Matthias. E ainda assim ela é tão poderosa, tão independente e segura de si. Nina é, assim como Inej, uma força a ser exaltada.

"Zoya costumava dizer dizer que o medo é como uma fênix. Você o assiste queimar mil vezes e ainda assim ele vai retornar."

As relações entre os personagens foram muito bem apresentadas e desenvolvidas no primeiro volume, então Crooked Kingdom traz a sensação de familiaridade, de saudade. Nós sentimos falta desses relacionamentos, e vê-los ganhando novos ares, novas dúvidas e provações é emocionante. Nina e Matthias eram completos opostos um do outro; ele era o caçador, ela a caça. Confiança e amor os trouxeram para o mesmo lado, e nessa parte da história entendemos o quanto um é importante para o outro. O quanto Nina se tornou a causa de Matthias, e o quanto ela se deixou levar pelo coração grandioso e pelo espírito cheio de coragem do Fjerdano.

Eis, obviamente, outro ship que me destroçou emocionalmente. Enquanto Kaz e Inej eram aquela eletricidade discreta, a confiança cega e a ideia de que, mesmo quebrados, eles poderiam se apoiar um no outro, Nina e Matthias eram muito mais de proteger um ao outro, de estender a mão para os momentos difíceis e aceitar os erros e demônios que ambos esconderam tão bem até então.

E Matthias, meu querido exilado precioso que escolheu o lado justo da luta, que decidiu virar as costas para tudo o que fora treinado para acreditar, que decidiu olhar para as coisas que o assustavam e entender que o diferente não merecia ser tratado como monstruoso. Matthias teve tantas cenas incríveis neste livro que fica difícil decidir minha favorita; eu ri e chorei com seus momentos, com o quanto ele se entregou a Nina e aceitou tudo o que ela tinha a lhe dedicar, com o tamanho do seu amor e das suas emoções. Matthias era um guerreiro do gelo, treinado para matar e causar dor, e se mostrou um dos personagens mais doces e gentis de toda a história.

Por fim, para fechar esse grupo espetacular que roubou tanto o meu coração, temos Jesper e Wylan. Jesper, sem farpas na língua, e Wylan, que caiu de paraquedas no grupo e acabou se tornando uma peça indispensável dele. O atirador e o químico. A aproximação deles em Six of Crows foi bem sutil, mas aqui ela é indispensável para ambos os arcos.

Jesper vive um período instável da sua vida; ele foi responsável por um problema gigantesco no fim do primeiro volume e as consequências o perseguem ali. E também tem o lado familiar; vamos conhecer bastante de quem era o Jesper antes de se tornar um exímio atirador, como seu passado reflete em seu presente. Em sua personalidade, principalmente, e nos medos que ainda brecam determinadas decisões. Apesar de ser uma figura cheia de coragem, todo disposto a aceitar qualquer risco, Jesper é um garoto bem assustado, com medo do que suas escolhas podem resultar para aqueles com quem ele se importa.

E Wylan que foi uma grata surpresa para mim. Eu tinha afeição por ele e terminei Crooked Kingdom querendo edificar um palácio para esse menino. Ele é filho do maior inimigo de Kaz, e juntou forças com o criminoso depois de ver e entender a maldade do pai; ainda tem esperança como todo filho teria, mas mais e mais Wylan percebe que às vezes algumas pessoas não têm salvação, não importa o quanto você tente. E, claro, tudo o que o pai fez com ele espelha em muito do que Wylan faz dentro da história.

E o relacionamento entre Wylan e Jesper, ah minha deusa me abraça e leva pros céus. Que casal lindo e importante. Eles são os mais estáveis entre os três ships da história, eu diria, e nem por isso menos dolorosos. A relação entre eles vai mais de se entender com o tempo, construindo aquele início de convivência que se prova tão essencial para um relacionamento saudável. Jesper vê Wylan e o Wylan vê Jesper, eles veem seus medos e terrores, seus sonhos impossíveis, e eles começam a perceber seus sentimentos com uma lentidão arrepiante.

São tantos personagens quebrados que não me admira que ter gritado contra um travesseiro em determinados momentos desse livro, veja bem.

Além dos relacionamentos amorosos, a amizade é o ponto chave dentro da duologia. Companheirismo e a ideia de que mesmo nas horas mais sombrias, cada um deles lutaria pelos outros, independente do inimigo à sua frente. Eles são criminosos, mas não trabalham para o caos. Lutam para impedir que o caos domine tudo o que eles amam, os sonhos que almejam tornar realidade. Crooked Kingdom vem para mostrar a força da união entre esses personagens, e como a confiança que dividem pode significar a vitória que tanto desejam.

Também preciso falar sobre a genialidade dessa obra. Cada arco, cada capítulo vem pautado por uma corrida contra o tempo. Seja contra um inimigo pequeno, contra um mal que paira sobre todos eles, seja até contra um dos muitos medos que os personagens têm. O timing da história é perfeito; tem suspense, ação e desespero na medida certa. Leigh Bardugo consegue construir uma jornada de tensão do início ao fim, e intercala a história principal com pequenas ou grandiosas reviravoltas de te fazer gritar. Nunca dá pra saber o que está vindo, não importa quão bem você ache que está lendo as ações dos personagens. A surpresa intercalada ao suspense faz os momentos finais de Crooked Kingdom valerem tanto a pena quanto os primeiros capítulos.

É uma obra de arte, impecável do início ao fim.

Mais uma vez, Leigh Bardugo entrega uma história além do que a expectativa prometia. Crooked Kingdom é um livro sombrio sobre jovens criminosos, sobre sonhos inalcançáveis e sobre como um pouco de caos pode garantir a tão desejada ordem.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2017/08/resenha-crooked-kingdom.html
David 09/08/2017minha estante
PRECISO T.T

Puri Morais (@nocasoumabookaholic) 10/08/2017minha estante
Não vou ler sua análise ainda. Pq To no CaP 4 e quero tá limpa kkkk mais janto morrendo!!!!!!!! Gente que saudades tava do Kaz ?????

Bia 11/08/2017minha estante
Resenha fantástica!!!

Thay 10/09/2017minha estante
TÔ URRANDO COM A SUA RESENHA

Queria Estar Lendo 03/10/2017minha estante
Obrigada pelos surtos, gente! Obrigada por compartilharem KJASNFUOASBASGO

Puri Morais (@nocasoumabookaholic) 04/10/2017minha estante
A pessoa já leu, e fica caçando gente pra comentar, eu mesma, melhor do ano sem dúvida, e olha que eu já lê o Senhor das Sombras.

Rubens 22/07/2020minha estante
Que resenha perfeita!!!!

isa 06/03/2021minha estante
MEU DEUS SIM!!!!!!! chorando

Lisley Felix 07/03/2021minha estante
Resenha maravilhosa eu acabei o livro agora e estou sem palavras, com o coração partido e feliz ao mesmo tempo.

teodora3 30/06/2021

Crooked Kingdom e Duologia Six of Crows (contem spoilers ??)
Primeiro queria dizer que mesmo dando 4 estrelas eu amei muito o livro, só não achei melhor que o primeiro em questão de plot, e não de desenvolvimento dos personagens. Os detalhes, as descrições dos lugares e também os planos me deixava confusa (que as vezes eu só entendia quando eles estavam o executando), e que em comparação ao primeiro livro não me deixou eufórica e nervosa com o que estava acontecendo.

Fiquei incomodada com o jeito que foi tratada a dificuldade da Nina em controlar os poderes depois da parem, na minha opinião não foi muito bem explicado como ela se adaptou aos novos poderes, achei meio apressado (já em questão do vício achei que foi bem elaborado). Outro coisa que me incomodou foi o foco pequeno da vingança do Kaz ao Pekka, mesmo que tenha juntado ele e o Jan Van Eck no plano final, acho que teria sido melhor se tivesse mostrado mais pontos de vista do Kaz montando seus planos contra ele também.
Não foram coisas que realmente desvalorizaram minha leitura mas se tivesse sido mais aprofundado eu teria achado melhor.

Tirando esses dois pontos, eles passaram por muita coisa nesse livro que ajudou a fortalecer a amizade e confiança um no outro, e que fez eu me conectar ainda mais aos personagens, principalmente com o Wylan que virou meu protegido. Eu senti muito com a história dele e peguei um amor enorme pelo personagem, fiquei triste, feliz e com mais um turbilhão de emoções durante a trajetória dele no livro, os capítulos dele era o que mais ficava ansiosa pra ler e os que eu devorava mais rápido.
E pelo amor de deus gente, mesmo com o ponto da vingança que eu citei, o Pekka se humilhando na frente do Kaz foi PERFEITO!!

A morte do Matthias foi uma surpresa pra mim, foi doloroso demais ver a Nina ter que aceitar ele partir. Eu achei muito ousado da Leigh Bardugo fazer isso, principalmente com um personagem que teve um desenvolvimento tão bom, com um membro de um casal que passou por tanta coisa pra no final ter os planos destruídos assim.

A partir desse momento tudo no livro me deixou emotiva. Foi um misto de emoções. Chorei quando todos se reuniram em volta do corpo do Matthias e com a Nina indo embora; fiquei feliz com o Kaz dando o barco pra Inej; com ele.ter conseguido tocar nela sem as luvas e com o reencontrando da mesma com os pais.
Com o Wylan finalmente feliz e o Jesper aceitando treinar seus poderes de fabricador e por último a cena incrível da Inej aparecendo na casa do Pekka para o ameaçar e o mandar pra bem longe de vez.

Não fiz resenha de primeiro livro mas acho que essa é o suficiente pra deixar claro o quanto eu amo essa duologia e como ela entrou no meu coração. Vou sentir muita falta dos crows ??
MEU DEUS MEU AMOR QUE RESENHA LINDA

CONCORDO COM TUDO QUE VC FALOU

A RESENHA MAIS LINDA QUE EU JA VI

teodora3 30/06/2021minha estante
GOSTOU VIDA

EU AMEI

Nat 30/06/2021minha estante
Lendo a resenha da até vontade de ler ?

teodora3 30/06/2021minha estante
lê menina é incrível

bymypsa 01/07/2021minha estante
pensando agora e realmente sobre os novos poderes da nina ficou muitas dúvidas sobre

teodora3 01/07/2021minha estante
simm deveria ter sido mais explorado

-Koraline 05/04/2021

Incrível- parte 2
Com muitas, mas muitas reviravoltas e maquinações geniais, Crooked Kingdom mantém a qualidade de Six of Crows, e consegue ser ainda mais empolgante e angustiante que o primeiro. Por não ter muitas páginas, a história toda acontece em um ritmo bem acelerado, mas sem deixar faltar informações para o leitor, tornando essa duologia uma das melhores criações de ficção fantástica que já li, tanto em termos de enredo quanto de narrativa.
nataly.dyck 07/04/2021minha estante
AAAAAAAAAAAAA to ansiosa pra ser esses tambem, minha lista ta mt grande mds

-Koraline 07/04/2021minha estante
Sério, faça desse sua prioridade, é maravilhosoooooo

Sonia.Finha 20/05/2021minha estante
São quantos livros? Já tem final?

nataly.dyck 21/05/2021minha estante
Sofia são esse do six of crows é uma duologia, dai tem o Sombra e osso que tem tres e tem mais dois que n lembro o nome

Sonia.Finha 24/05/2021minha estante
Obrigada

anamoriarte 06/06/2021minha estante
os que ela não lembra o nome são o King of Scar e Rule of Wolves... mas acho que esses dois não saiu a edição em português ainda

Lavínia Hanna 08/06/2021minha estante
Já estava desistindo de ler eles por o tamanho da decepção que sombra e ossos foi para mim!

Duda 29/09/2021minha estante
Motivo da minha depressão. Amei perfeito melhor livro que já li

nataly.dyck 04/10/2021minha estante
Eu não diria o melhor kkkkk mas é mt bom

AHHAGDHAGSDHAGA Q BOM Q VC GOSTOU LENINHA

brekkervale 30/12/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKa pobi coitada indo ler kos achando q vai ser feliz!

Thay 30/12/2021minha estante
AMG KOS É OUTRA DEPRESSÃO!

GIOVANNA COMO ASISM NÃO VOU SER FELIZ LENDO KOS EXPLCJA ISSO SUA PUTON

THAY COMO ASISM EMUDUES CHEGAAAAAA

Thay 30/12/2021minha estante
SÓ VAI LADEIRA A BAIXO, NÃO DAA, LEIGH NÃO GOSTA DA GENTE!

EU VOU CAÇAR ESSA MULHERRRRR

brekkervale 30/12/2021minha estante
mona entenda q leila bauducco desconhece a palavra felicidade ou lado de fãs

Kah_Corvere 22/07/2021minha estante
Amg, essa duologia se passa só dois anos após os acontecimentos da trilogia inicial

Sim, se passa 2/3 anos depois de Sombra e Ossos

Nai 23/07/2021minha estante
Como que Nina descreve Zoya como líder do segundo exército e professora dela?

Dessa 23/07/2021minha estante
Pq a Zoya ficou como lider do exército depois do final de Ruína e Ascensão, e provavelmente a Nina era uma das meninas mais novas que não tinha experiência o suficiente pra ter ido pra guerra contra o Darkling

Nai 23/07/2021minha estante
Certo! Na época de Crooked Kingdom Nina tem 17 anos, quando conheceu Mattias tinha 15/16, começou a trabalhar como espiã aos 13/14? Mesmo que ela não tenha idade para ir à guerra pq que ela nunca citou Baghra ou aquele outro professor Shu como outros mentores, sendo que eles eram Grishas mais fortes que Zoya?

Dessa 23/07/2021minha estante
Eles começavam mto cedo mesmo, tanto que a gente vê que a Inej tem 15/16 anos.. E isso do pq não citou eles, eu realmente não sei. Vai ver a autora não quis colocar na história, ou ela não achou importante, tanto que a Nina deixa de citar mta gente que aparece em S&B. Eu acho que ainda vai ter mais livros de SoC

Nai 24/07/2021minha estante
Tem a trilogia de Nikolai em inglês.

Vitória 10/08/2021

Antes de eu ler as obras da Bardugo Leigh me falaram para insistir na trilogia Gisha pq a duologia era o que importava e valia a pena. Foi sinceramente muito, mas muito difícil seguir esse conselho pq a trilogia possui algumas partes muito ruins, quase desisti diversas vezes, mas hoje eu não me arrependo. Eu não sei o que aconteceu com a escrita da autora entre a trilogia e a duologia, mas as obras dela foram de livros esquecíveis para um dos meus favoritos. Six of crows e crooked kingdom juntam TUDO o que eu gosto em uma boa história de fantasia com algo que eu sinto que ainda falta em muitas histórias famosas pelos leitores: Representatividade.
Falando agora devidamente sobre croocked kingdom, eu nunca li um livro com tantas reviravoltas e planos mirabolantes quanto esse, sempre com desfechos que me faziam querer devorar o livro pra saber o que diabos tava acontecendo e o que diabos ia acontecer. Foi uma leitura fácil, instigante. O que mais me deixou impressionada com a escrita da autora foi a delicadeza, respeito e seriedade com que ela escreveu sobre o passado e traumas dos personagens, principalmente do Kaz e da Inej. Além de doloroso, é lindo. Em várias partes me pegava relendo e admirando o que tinha acabado de ler. A história foi muito bem escrita e o final não poderia ser melhor, ressalvas para o capítulo final bem curto de um personagem que eu não achei que fez muito sentido estar ali (não quero dar spoiler mas imagino que quem leu entendeu). Eu esperava que esse livro fosse bom mas não esperava que fosse se tornar um dos meus favoritos, com certeza a autora ganhou muito o meu respeito ao longo dos livros e a partir de hoje vou ler tudo o que for publicado dela.
Ariki 10/08/2021minha estante
Moça vc acha que precisa ler sombra e ossos pra depois ler esse? acho a história do outro chato

Stefani 10/08/2021minha estante
eu li Six of Crows e agora tô nesse dilema de me arrastar pra ler a trilogia (tô terminando Sombra & Ossos ainda ?) e só então começar Crooked Kingdom. a diferença entre as obras é absurda!! Six of Crows me deixou passando mal e completamente obcecada, enquanto Sombra & Ossos eu só consegui engatar na terceira tentativa

Vitória 10/08/2021minha estante
Acho que precisa saber pelo menos o mínimo do universo gisha pra entender já que a autora, com outros três livros publicados sobre isso, não se deu o trabalho de explicar. Mas acho que a série da netflix cumpre esse papel até melhor do que os livros rsrs

Stefani 10/08/2021minha estante
não acho que a série explique tanto pq eu só entendi melhor sobre o universo quando assisti um vídeo explicando tudo, até o mapa de Ravka e adjacências kkkkk mas a série é mais legal mesmo. de repente, eu teria achado o livro menos chato se não tivesse assistido a série antes

Vitória 10/08/2021minha estante
Faz sentido, eu assisti primeiro a série mas consegui entender pq salvei um mapa que a própria netflix disponibilizou antes da série sair. Realmente assistir um vídeo no yt pode ser melhor!

Ariki 10/08/2021minha estante
nossa ainda bem que tem vídeo explicando tudo? eu tentei ler sombra e ossos mas realmente não deu!!! obrigado gente ?

Samia 03/01/2021

AMEI A HISTÓRIA
A narrativa é incrível, a escrita da Leigh melhorou demais desde Shadow and Bone, a evolução é nítida e isso é maravilhoso. O livro está cheio de marcadores aqui kkkkkkk, trechos cheios de significado e muito crescimento individual e coletivo dos personagens que conhecemos em Six of Crows. Vemos cada um superar seus próprios obstáculos e algozes e enfrentar suas sombras (quem leu vai entender). Amei mesmo, de verdade, mas a morte (no meu ver, desnecessária ou, no mínimo, mal escolhida) de certo alguém me fez diminuir uma estrela. Era o/a personagem com quem eu mais me identificava e tinha um futuro muito produtivo pela frente, chorei igual uma louca lendo a cena e até agora tô mal (já faz horas isso). Depois de muita reflexão, até que eu entendi a "mensagem" por trás ou o "motivo" da morte, mas isso não diminui o quanto dói kkkkrying.
Lêh 04/01/2021minha estante
Eu estou de luto, chorei horrores, e ainda não entendi o motivo dessa morte, depois de tudo o que passaram, morrer daquela forma...

Samia 04/01/2021minha estante
e eu, Lêh, tô inconformada e inconsolável até agora. Toda vez q lembro dá uma tristeza kkkkk. Vai ser muito doloroso ler King Of Scars sem elx lá. Acho que o pior é que foi apresentada muita esperança pra gente sobre o futuro do/da personagem, né? Sonhamos tanto para elx, literalmente, virar a esquina e morrer. Seria cômico se não fosse trágico :(

Larissa 05/01/2021minha estante
VOCÊ DEU 4 ESTRELAS MEU DEUS QUE ALEGRIA, AMIGA

Larissa 05/01/2021minha estante
QUE DIA LINDO PARA SE VIVER

Samia 07/01/2021minha estante
deeeei kkkk amei demais a história e fiz até o lucas querer assistir a série hihi

Larissa 07/01/2021minha estante
TUDOOOO

euindy 21/01/2022

"TIJOLO POR TIJOLO"
nem acredito que essa duologia acabou, estou devastada e com um aperto no coração *eu realmente não queria q tivesse acabado

assim como o primeiro livro Crooked Kingdom é sensacional!!

acho que o primeiro livro deu um foco mais pro Kaz e pra Inej enquanto neste conseguimos acompanhar mais da história do Wylan e do Jesper

o primeiro livro não para um segundo e Crooked Kingdom tbm não, mds muita coisa acontece ao msm tempo, os vários planos do Kaz são surreais

eu realmente não tava preparada p final e acabei chorando, me apeguei demais a essa duologia, é muito triste dizer tchau sabe!?

King of Scars tá vindo ai eu realmente tô muito ansiosa p rever alguns personagens

?? SPOILERS LEVES??

eu realmente surtei quando alguns dos personagens de Sombra e Ossos apareceram, o livro já tava bom mas isso foi o ápice
--------------

eu amei cada personagem, amei tudo, vou guardar p vida todos eles

enfim, não canso de dizer q essa duologia é uma OBRA-PRIMA, obrigada Leigh Bardugo por isso

acho que vou demorar pra superar - é isso

"O mundo era feito de milagres, terremotos inesperados, tempestades que vinham do nada e podiam remodelar um continente. O garoto ao lado dela. O futuro além dela. Tudo era possível.?

marjo 21/01/2022minha estante
MNAO EU QUERO MUITO ESSA DUOLOGIA!!

Aycha 21/01/2022minha estante
Aaaaaaaaa quero tanto ler essa duologia aaaaa

Bruu 22/01/2022minha estante
NÃO SUPEREI ATÉ HJ!!

euindy 23/01/2022minha estante
@marjo e @Yy.cha aa é muito bomm

euindy 23/01/2022minha estante
@Bru :) tô até vendo eu

Lala 24/01/2022minha estante
Amg, sua resenha ficou maravilhosa! Definiu exatamente tudo o que eu senti com esse livro?

bibis 06/09/2021

que livro perfeito minha gente, PERFEITO

eu amei TUDO, não tem nem o que dizer direito. Me fez rir tantas vezes e chorar tanto quanto.

Os personagens são maravilhosos, todos eles, a história deles é bem construída, cada um é completamente diferente do outro. Os casais são ?? e acho que não tem muita briga sobre eles entre o fandom pq todo mundo concorda que os canons já são perfeitos JSMSKSM

Eu entrei de verdade no universo, era como estar ali com os personagens e vivendo tudo aquilo. Teve uma hora que nem acontecia nada demais e eu já tava chorando.

Se vc tá pensando em ler, eu indico MUITO. Chorei que nem bebê e até agora choro se pensar sobre o final, ou seja 5? favoritado.
cecília 06/09/2021minha estante
amei a resenha!

camii 06/09/2021minha estante
Resenha perfeitaa

bibis 06/09/2021minha estante
obggg ?

Sabrina 06/09/2021minha estante
Resenha perfeita, assim como o livro ???

Ka Vieira 06/09/2021minha estante
esse livro e perfeito em todos os aspectos

Geovana with an E 25/01/2022

Me prendeu ainda mais que o primeiro!
Por favor, leiam essa duologia. Ela é perfeita, apenas. Inej perfeita, Wylan reizinho e o Kaz tem todo o meu coração???
Carol 25/01/2022minha estante
Li há umas duas semanas e ainda estou com ressaca literária.

Geovana with an E 25/01/2022minha estante
Eu li há alguns meses e já to planejando a releitura hahahah amo amo esses livros! Achei melhores que a Trilogia Grisha

Carol 25/01/2022minha estante
Tbm amei mas confesso q só fui ler por causa de Kazinej da série, ?. N li a Trilogia Grisha mas acho que terei q ler p entender a próxima dualogia.

Geovana with an E 25/01/2022minha estante
Kaz e a Inej são tudo pra mim??

Siiiim ??

Natiele Soares 21/08/2021minha estante
Ah, eu amei esse livro, mas a morte desse personagem foi totalmente boba e sem sentido. Fiquei muito triste pelo destina da Nina. Gostei muito do fim da Inej e o Kaz, principalmente aquele finalzinho do Pekka.

beca 21/08/2021minha estante
amg, concordo com vc que ck não tem mt o aspecto "mágico" (acho que soc tbm n), mas eu o amo por isso KKKKKKKKK amo intriga política e que as coisas nem sempre são "100% bem × 100% mal".

sobre a morte do personagem, eu tbm não chorei imediatamente, precisei de um tempo pra processar e só chorei bem dps vendo fanart KKKKKKKKKK porém, falam mais sobre ela em "rule of wolves" (2°do nikolai). não sei se sou mt fã do desenvolvimento que deram a isso lá, mas pelo menos não foi tão jogado, sabe?

Natiele Soares 21/08/2021minha estante
Achei tão sentido o jeito que foi, se tivesse sido o comandante, ou sei lá fosse no meio de uma luta, mas foi triste porque eu fiquei apaixonada pelo personagem, e foi triste porque não fez sentido nenhum. Agora sobre Rules Of Wolves, eu quero ler ele, mas infelizmente ainda não t traduzido e eu não consigo ler em inglês :(

beca 21/08/2021minha estante
entendo, amg. tbm queria que a morte del* tivesse mais destaque... king of scars e rule of wolves são bem legais, mas tenho variaaass opiniões sobre eles KKKKKKKK (vou te chamar na dm pra falar sobre ele em pt)

Natiele Soares 22/08/2021minha estante
Me chama la então

nina379 29/12/2023

Não gostei do livro, achei q a história e a escrita são cansativas e mesmo com muita ação parecia q nada ia pra lugar nenhum. comparado com o primeiro, achei esse fraco e fiquei chateada de não ter gostado, já q a duologia é diferente de tudo q já li. achei q nenhum dos casais tinha muito química e a maioria dos personagens eram depressivos (a única q eu realmente gostei foi a nina e parecia q ela era a única q produzia serotonina). entendo q muita gente gosta mas definitivamente não é pra mim
giulia¡ 31/12/2023minha estante
amg, vc sabe a classificação?? qual a ordem??

nina379 31/12/2023minha estante
é +14 (não tem hot, só os passados dos personagens q são mais pesados) e é six of crows e crooked kingdom

giulia¡ 31/12/2023minha estante
valeuu!!

.dalle 04/02/2024minha estante
?? vim aqui deixar minha humilde opinião e me deparo com isso ??

nina379 04/02/2024minha estante
melissa cada um com seus gostos ?

Kiara25 25/06/2020

Mati en sheva yelu. Esta ação não terá um eco.
Para os suli, a palavra "desculpa" não existe. Quando alguém pisa no pé de outra pessoa, sabe-se que foi sem a intenção de fazê-lo, as ruas estão sempre muito lotadas. Mas, caso alguém cometa um erro que atinja outra pessoa, e este ato pudesse ser evitado, diz-se "Mati en sheva yelu". Esta ação não terá um eco. Eu não tornarei a lhe machucar dessa forma.
Uma promessa de que não se cometerá os mesmos erros.

Pra mim, esse ditado Suli, poderia ter sido até o título do livro. A frase é dita por Inej para um único outro personagem, mas podemos ver o significado dela em todos os personagens, em todos os detalhes da história. Até mesmo, na própria autora.

Leigh Bardugo de fato, evoluiu tanto entre a escrita da Trilogia Grisha até aqui, que me causa até choque. Estou lendo de fato um livro da mesma autora? É surreal como ela se superou, apresentou-nos personagens tão diferentes entre si, mas que funcionaram perfeitamente bem e nada desconexo. Impressionante também como ela vêm com um proposta muito mais elaborada e complexa que antes e dessa vez não pude enxergar absolutamente NENHUMA falha. Impressionante também, é ver tudo que havia criticado na coleção anterior desaparecer nessa aqui. De fato, não cometeu os mesmos erros. Nunca havia visto uma melhora tão grande em ume escritore antes.

Definitivamente, apesar de ainda amar muitos personagens da trilogia original e a história em si que foi a base pra tudo, essa aqui me pegou de jeito. Se antes não estava apaixonada ainda, agora não consigo mais desgrudar de Leigh Bardugo e acompanhar CADA DETALHE desse universo.

Mais uma vez, narrativa única, personagens únicos. Todos me emocionaram bastante. Essa amizade foi uma das mais incríveis que já li.

Só não agradeço pelo tanto que sofri ou chorei determinadas cenas. Maldade isso aí.

100% recomendado. Definitivamente, no topo da minha lista de recomendados desse ano.
Leitura e . 25/06/2020minha estante
Oii... Boa tardee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Kiara25 25/06/2020minha estante
Segui lá ?

Amanda.Carla 25/06/2020minha estante
socorro, que profundo, dá pra sentir o quanto foi boa a leitura (agora tbm quero ler).

Kiara25 25/06/2020minha estante
Aeeeeee \o/ vai lá! Não vai se arrepender nem um pouco, certeza.

Ana 16/04/2021

Aqui jaz meu coraçãozinho.
Aconteceram coisas demais nesse livro.
SÉRIO. Coisas DEMAIS. Foram tantas reviravoltas que eu fiquei tonta.
Porém, demorei MUITO pra concluir a leitura. E eu nãoo costumo demorar tanto assim.
Me peguei com medo de sofrer por meus amados Personagens.
E COM CERTEZA eu sofri.
A Leigh Bardugo com certeza melhorou muito na escrita e na construção de Personagens dela. É incrível de se ver. Em comparação com Grisha, é o paraíso.
Só tive um probleminha com o livro:
Algumas pontas soltas que ficaram. Em alguns momentos finais, eu sentia que aquele era um livro "intermediário" de uma trilogia. Que haveria um Próximo para explicar o que faltou.
Talvez eu seja o problema.. E isso não seja visível para outras pessoas.

Agora vamos falar de algo IMPORTANTE:
Ana, eu preciso ler a trilogia Grisha, para ler SoC?

Do fundo do coração?
Precisar é uma palavra muito forte.
Eu não gostei de grisha, mas AMEI todas as referências aos personagens que foram apresentados lá. Acho que depende da vontade da pessoa.
Se não ler, você vai ficar perdido em diversos momentos, isso é um fato. Pois a Leigh não explica com profundidade coisas de Grisha.
Mas se quiser mesmo assim. Tudo bem também! Você vai se encontrar. Alguma hora.
(Ps: Eu achei SoC melhor que CK)

É isso.
?Sem luto, Sem funerais.?
Juliete 17/04/2021minha estante
Mana tive a mesma sensação que vc de livro intermediário e fui atrás e parece que a Leigh un tempo atrás no twitter disse que pretendia voltar a escrever sobre esses personagens mais a frente no futuro deles mas que ela ainda não sabia quando alguma coisa assim

Ana 17/04/2021minha estante
Que ódio ?. Mas se ela tava poderia ter amarrado as pontas soltas e escrito sobre as coisas novas da vida deles.
Faltou um quê de encerramento pra eles ??
Será que ela retoma algum desses assuntos no livro do Nikolai?

Juliete 17/04/2021minha estante
no livro do nikolai eu sei que a nina esta ela tem ponto de vista e tudo

Lia 30/04/2021minha estante
EU AMO SUAS RESENHAS, VOCE SOFRE, PIRA E AMA INTENSAMENTE, ADORO ISSO KKK