It

It's Not All About "Me" Robin Dreeke

Resenhas - It's Not All About "Me"

Cristian 23/08/2019

Psicologia aplicada às relações e diálogos
Não é ruim. Estava desconfiado quando me indicaram essa leitura. Pensei "lá vem mais um auto-ajuda que não ajuda ou se ajuda é somente pra passar o tempo". Mas não, este é um livro com linguagem muito clara - objetivo na exposição para ser preciso -, e traz uma síntese do que a psicologia comportamental sabe sobre interação de seres humanos; especificamente interações que se iniciam entre desconhecidos.

Daí que o autor, com experiência em análise do comportamento, traz esses elementos da psicologia para nos dar dicas de como ter um diálogo em que seu interlocutor sinta-se bem em sua companhia. Não é um livro com ideias inovadoras ou que a gente não tenha entrado em contato de algum modo anteriormente, se não no todo talvez em parte, com seu conteúdo. As dicas são baseadas em um conhecimento acumulado da psicologia comportamental, por isso já vimos essas ideais em livros que tratam de comunicação não violenta, comunicação em relações amorosas, profissionais, e até livros sobre negociação e vendas.

Mas, então, por que alguém que já passou por livros assim leria mais esse? Penso que esse livro conseguiu fazer uma boa síntese dessas ideias psicológicas em uma linguagem muito acessível, sem muitas referências acadêmicas explícitas (embora elas estão lá, de fundo, sem poluir o texto para o leitor) e quem as conhece, reconhece no texto. Outro atrativo, talvez para alguns - não para mim -, é o estilo do texto ser voltado para aplicação no modo mais auto-ajuda possível. Quero dizer, essa fórmula americana de sintetizar conhecimentos científicos em acrônimos e "passos eficazes" ou, no caso aqui, em um conjunto de "técnicas" para aplicar o conhecimento apresentado.

Sei que meu tom aqui possui uma nota acre, mas é por conta desse estilo de transformar conhecimentos em receitas aplicáveis e supostamente eficazes. Tirando isso, que é um incômodo que poucos têm, o livro reúne aquelas qualidades que descrevi acima. Não achei versão em português, mas creio que logo deve surgir, pois o autor segue escrevendo sobre o assunto. Tive em mãos dois outros livros dele, mais recentes; mas, como é comum nesses autores de auto-ajuda, escrevem vários livros que, em suma, são o mesmo conteúdo retrabalhado. Os dois que pude folhear são as ideias deste que li, só com mais texto e parecendo ampliar o escopo de aplicação. Quem quiser conferir (seja pelo motivo que for) são o "The People Formula Workbook" e o "The Code of Trust: An American Counterintelligence Expert's Five Rules to Lead and Succeed".
Andrea 24/08/2019minha estante
"Dreeke not endorse or condone the malicious use of these skills." XD

Eu não sou uma das poucas pessoas que se incomodam com essa transformação do conhecimento em receitas aplicáveis, como você disse, e como não li muito do assunto, talvez gostasse do livro. Ultimamente tenho gostado bastante dessa coisa de cultivar bons relacionamentos, como conviver, conversar, atender bem...

Cristian 25/08/2019minha estante
:) espero que meu tom ranzinza com o estilo do livro não tenha soado arrogância de minha parte, kkkkkk! O livro é honesto em seu conteúdo, não vai de vender promessas inatingíveis. Vale a leitura, eu que sou ranzinza mesmo com esse estilo, hahaha!

Elô 02/03/2023

Lido por indicação de uma pessoa mt querida..
Título maior do que a resenha, mas enfim, eu amei essa indicação, conheci o autor do livro através dessa pessoa. E amei a escrita, é bem direta e ?prática?, as histórias chegam a ser interessantes na forma como ele conta, algumas gostaria de saber nais o que aconteceu?