Assim na terra como embaixo da terra

Assim na terra como embaixo da terra Ana Paula Maia

Resenhas - Assim na Terra Como Embaixo da Terra

babi 17/04/2024

INCRÍVEL
"No fim, somos todos livres, porque, no fim, estaremos mortos."

Assim na Terra como embaixo da Terra é um mergulho profundo nas entranhas do sistema carcerário brasileiro. Ana Paula Maia não nos poupa dos horrores e da desumanidade presentes nas prisões, mostrando como a punição muitas vezes se sobrepõe à ideia de ressocialização. A história é crua e realista, destacando a violência, o abuso de poder e a falta de esperança que permeiam esses ambientes.

Ao longo das páginas, somos confrontados com a indiferença da sociedade em relação aos presos, que entram nesses espaços para nunca mais sair. A narrativa não busca enfeitar a realidade, mas sim expô-la de forma brutal e impactante. Os personagens, mesmo diante de suas falhas e crimes, despertam em nós um misto de repulsa e compaixão, evidenciando a complexidade do ser humano mesmo em condições extremas.

O livro me fez refletir sobre a falência do sistema penitenciário e sobre a urgência de repensarmos nossas abordagens em relação à justiça e à punição. A escrita de Ana Paula Maia é direta e envolvente, nos conduzindo por um cenário sombrio e perturbador. Assim na Terra como embaixo da Terra não é apenas uma leitura, é um convite para olharmos de frente para uma realidade que muitas vezes preferimos ignorar.

andy_Pendiuk 15/04/2024

Assim na Terra como Embaixo da Terra
O livro, apesar de curto, trata de problemas profundos em nossa sociedade. As prisões, usadas como forma de punição ao invés de uma ferramenta para a reinserção do presidiário na sociedade, a violência, o abuso de poder e a decadência mental em decorrência da reclusão são alguns dos pontos mais importantes.

A constatação final, de que as pessoas fora da colônia penal sabiam que os presos entravam lá para nunca sair, é de cortar o coração, a indiferença humana é tão dolorosa quanto seu ódio e violência.

Camila.Longa 24/03/2024

Final eletrizante
Leitura rápida e fluida.
Bem escrito. Entrega suspense do início ao fim.
Final surpreendente, dando brecha pra muitas discussões e críticas sociais.

Lulugamer 23/03/2024

Em busca da liberdade
O livro "Assim na terra como debaixo da terra" conta a história de uma colônia penal isolada da sociedade que está prestes a ser cancelada, a obra escrita por Ana Paula Maia demonstra a precariedade e condições insalubridade impostas aos prisoneiros e crítica a situação atual dos mesmos no país, fazendo analogia também aos escravizados do passado que ali viviam. No decorrer da dramaturgia, o livro mostra a insanidade do local e como cada um dos 42 presos começam a "desaparecer", apesar disso, é um livro com uma grande narração, detalhamento, convencendo realmente o leitor de sua autencisade. Desse modo, recomenda-se o livro para a leitura.

Rodrigo 16/03/2024

Agreste
Uma leitura crua, nua e repleta de sensações diversas.
Sensorialmente entramos na história, ouvimos os sons, sentimos os odores, vemos as imagens descritas, tamanha é a força da narrativa da autora.
Já quero conhecer mais obras e estou na expectativa das futuras adaptações audiovisuais que, com certeza, virão.

Renato Klisman 14/03/2024

Incrível
Um livro com uma narrativa muito cativante e uma atmosfera extremamente bem feita.
Nos leva em uma viagem pela psique humana e até onde o bicho homem é capaz de ir quando seu senso de justiça é deturpado.

Mila 07/03/2024

Muito bom!
Leitura profunda, que nos faz refletir sobre a crueldade do sistema penal.

Livro curtinho com leitura fluida. Não tive dificuldade com a questão temporal mas talvez porque já estivesse preparada para isso.

analimajp 05/03/2024

Impactada!
Uma colônia penal construída em um terreno com histórico de tortura de escravos e assassinatos.
Um lugar onde ninguém sai, esquecido por deus e pelos homens.
A loucura e a falta de humanidade andam tranquilamente pelos corredores do lugar.
Nos últimos dias de funcionamento, com poucos apenados que diminuem a cada dia e Melquíades, o superior do local é o algoz daquelas vidas.

Um livro para ser sentido em todas as linhas, cada palavra te rasga de uma forma surreal.
Entenda, esse livro não te entregará um super plot Twist, não te apresentará uma escrita rebuscada, é uma história sendo contada de maneira simplista e SENSACIONAL!

Eu sabia que iria me apaixonar pela escrita da Ana Paula, afinal pessoas que eu admiro e confio no olhar crítico @chimpliterata e @andre.l.braga já haviam me indicado uma pá de vezes.
Um livro que escancara as deficiências do sistema penitenciário, mostrando a loucura que vai aos poucos adentrando as mentes que vivem por trás de muros altos e cercas elétricas.
Não tem como não recomendar esse livro.
Sensacional em tantos níveis que fica difícil definir.
Histórias são o que são e não precisa de muito para serem perfeitas.

"No fim, somos todos livres, porque, no fim, estaremos mortos."
Bronco Gil ??

FlavioHenrique23 04/03/2024

O livro "Assim na Terra como Embaixo da Terra" é um dos seus melhores da Ana Paula Maia. Nele, ela cria um mundo sombrio e misterioso, com personagens que prendem a nossa atenção.
A autora escreve de um jeito que faz a gente pensar sobre a vida, a morte e o que é ser humano. Recomendo fortemente!

Isabelle333 03/03/2024

?Ele parece estar sorrindo? reparou??
Simplesmente termino esse livro extasiada. Comecei a leitura ontem antes de dormir e já acordei pensando em terminá-lo logo.
A autora tem uma escrita super fluida e de fácil entendimento, tornando tudo ainda mais prazeroso.

As primeiras páginas não me prenderam tanto, mas a partir de um momento do livro eu só queria continuar e continuar pra saber o que aconteceria com os personagens, que inclusive me conectei incrivelmente (principalmente com Bronco Gil).

A crítica feita sobre o sistema carcerário do Brasil foi muito precisa, mesmo que ficcional, porque pra mim facilmente é uma história que poderia ser vista na vida real, isso se não já não foi inspirada em algo do tipo.

Senti todos os sentimentos ruins possíveis por um Melquiades, o policial chefe da Colônia, e uma certa misericórdia por Taborda, o seu ajudante. E cada cena que vai explorando um pouco mais da carnificina cometida vai te deixando ainda com mais ódio. É realmente de embrulhar o estômago. Você sente como se estivesse lendo sobre animais se digladiando em uma selva, porque, no final, foi isso o que as ?medidas socioeducativas? aplicadas ali causaram.

Enfim, recomendo muito a leitura, principalmente se for ler de uma vez só.

Cristian Monteiro 26/02/2024

Extremamente brutal, violento e gráfico, é de deixar sem fôlego, as imagens da barbárie que a autora constrói, a dor, o sistema cíclico e crescente que vai corroendo os personagens, a selvageria.

E, em nenhum paragrafo nada disso soa como gratuito, é chocante pq o que inspirou o é.

Apesar da escrita não dar pausa para contemplação, é impossível ler sem refletir sobre nossos julgamentos, sobre como violência potencializa violência, sobre quem é caça e caçador e sobre toda a incompetência que cerca o sistema carcerário.

lytarium 22/02/2024

Já quero ler tudo dessa mulher!
Esse livro tem TANTAS camadas.

O mix de sentimentos causados, a tensão, a empatia, tudo ao mesmo tempo.

A forma cruel como os presos são julgados, a justiça do homem, crimes menores com motivos quase que "altruistas" sendo tratados com a mesma brutalidade de crimes imperdoáveis.

A crítica sobre a população carcerária é muito certeira. A ressocialização negada e a tortura dessas pessoas que, em tese, estão na Colônia para se redimirem e se ressocializar, quando que, na prática, são levadas para serem abatidas como javalis.

Extremamente bem escrito, intrigante e envolvente. Minha revolta, é não tê-lo lido antes.

PauloLeal 21/02/2024

Livro rápido e direto
Livro conta algo ficcional, mas que se me contassem, não duvidaria muito de ter acontecido.
Conta sobre a decadência do sistema carcerário.