Alice no Fim do Mundo

Alice no Fim do Mundo Soraya Coelho

Resenhas - Alice no Fim do Mundo

Paulo 29/07/2018

Gente, esse ebook eu não vou contar muito sobre o que é a história. Porque o conto é pequeno e cada detalhe dele importa para ele te dar o impacto necessário. O que se destaca na escrita da Soraya é a capacidade que ela tem de te fazer imaginar a cena a partir de poucas palavras. Além disso, cada frase possui muitos significados. Isso porque há um forte simbolismo em tudo o que está acontecendo. Se um personagem está conversando com outro, esta cena não é apenas uma conversa. Existem outras sensações perpassando o ambiente... seja uma folha caindo, uma gota de orvalho atingindo o chão. Toda a descrição feita pela autora compõe o todo e caso você perca algum detalhe, retorne o parágrafo, leia novamente, para entender o todo.

Esse conto fala sobre o que acreditamos que vai acontecer conosco após deixarmo este mundo. Iremos para o céu? Para o inferno? Para algum lugar além? Quem encontraremos no fim do mundo? Essa é uma discussão antiga e que nos aflige quanto mais vamos ficando velhos. O temor da morte e do que vem a seguir cria um medo naqueles que percebem que sua existência neste mundo é efêmera. Já parou para pensar em quanto somos insignificantes diante da longevidade do universo? O que somos diante da criação? Talvez sejam estas as perguntas feitas pelo personagem quando se depara com o inevitável. Alice seria o inevitável. Para ele.

Outro tema explorado por Soraya é como imaginamos ser aquilo que vem depois. O pós-morte é igual para todos ou é apenas uma interpretação individual de uma realidade transcendental. Muitos artistas, entre pintores, escritores e escultores, já tentaram representar o que seria esse mundo edênico que viria no fim da vida. Talvez a versão final seja algo mais simples e intimista para cada um de nós. Ou talvez nem haja nada no fim de tudo e sejamos apenas adubo para gerar novas vidas. Sei que este conto foi aquela pílula rápida e reflexiva de felicidade que às vezes é necessário para todos.

site: www.ficcoeshumanas.com