Dalí

Dalí GILLES NÉRET

Resenhas -

tilito 18/03/2021

Gostei muito de ler esse livro. Sempre fui fã das pinturas icônicas do Salvador Dali, mas nunca compreendi muito dos detalhes dele, o que pude entender um pouco com esse livro, apesar de ter uma escrita muito densa (o que dificulta mais ainda). Achei interessante saber sobre detalhes que se repetem nas pinturas.

Não sabia, por exemplo, sobre a importância do contraste entre o mole e o duro nos quadros. Achei interessante saber que os apoios em personagens eram a fixação dessas sensações na realidade apesar de virem de sonhos, e que os elefantes aranhas do Dali era sua saída das representações sobre temas da Terra para elevação às pinturas mais celestiais.

Dali foi realmente um gênio, meu pintor favorito. A explosão de detalhes, a subversão de expectativas e do irreal... Ele soube criar o surrealismo como ninguém, e transformar os sonhos em algo incrível.

"O palhaço não sou eu! Mas está sociedade monstruosamente cínica e tão ingenuamente inconsciente que joga ao jogo do sério para melhor esconder sua loucura"

Pinturas favoritas

Persistência da Memória

Crânio Atmosférico Sodomizando Um Piano de Cauda

Criança Geopolítica Observando o Nascimento do Homem Novo

Construção Mole com Feijões cozidos - Premonição da Guerra Civil

Rosto da Guerra

Sono causado pelo voo de uma abelha em volta de uma Romã, um segundo antes do despertar