O Fundamento Último da Ciência Econômica

O Fundamento Último da Ciência Econômica Ludwig Von Mises




Resenhas - O Fundamento Último da Ciência Econômica


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Romeu Felix 22/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Fundamento Último da Ciência Econômica" é um livro escrito pelo economista austríaco Ludwig Von Mises e publicado originalmente em 1949. A edição mais recente em português foi lançada em 2017 pela editora Vide Editorial. Neste livro, Mises apresenta sua teoria sobre a ação humana, a economia de mercado e o papel do Estado na economia.

O livro começa com uma introdução sobre a natureza da ciência econômica e a importância do estudo da ação humana na tomada de decisões econômicas. Mises argumenta que a economia é baseada na ação humana e que, portanto, é uma ciência a priori, isto é, uma ciência que não requer observação empírica, mas sim dedução lógica.

Em seguida, Mises discute o conceito de valor e a lei da utilidade marginal, que afirma que o valor de um bem é determinado pela utilidade marginal, isto é, pela satisfação adicional que ele proporciona. Ele também fala sobre a teoria da produção e do consumo, a teoria do dinheiro e do crédito e a teoria dos ciclos econômicos.

Mises defende que a economia de mercado é a melhor forma de organizar a produção e a distribuição de bens e serviços, pois permite que as pessoas façam escolhas livres e voluntárias, sem a interferência do Estado. Ele argumenta que o mercado é capaz de coordenar de forma eficiente a atividade econômica, desde que as pessoas possam comprar e vender livremente.

No entanto, Mises também discute o papel do Estado na economia, argumentando que a intervenção governamental na economia pode levar a distorções e ineficiências. Ele critica políticas como o controle de preços e salários, o protecionismo comercial e a expansão monetária descontrolada, argumentando que essas políticas podem levar a problemas como escassez, inflação e desemprego.

Em resumo, "O Fundamento Último da Ciência Econômica" é um livro que apresenta uma teoria abrangente sobre a economia e a ação humana. Mises argumenta que a economia é uma ciência a priori, que o mercado é a melhor forma de organizar a atividade econômica e que o Estado deve ter um papel limitado na economia. O livro é uma leitura fundamental para quem busca entender as bases da teoria econômica austríaca e suas implicações políticas e sociais.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



Valério 26/12/2017

Por trás da economia
Este é o último livro escrito por Mises.
Não vi a mesma força avassaladora dos outros livros. Mas uma análise profunda de questões que ultrapassam a análise econômica padrão.
Assim, para verificar a validade dos fundamentos econômicos, e seu grau de sua subjetividade, vai à uma análise da mente humana (capítulo 1), abordando sua estrutura lógica, a base ativista do conhecimento (capítulo 2), o que nos move (capitulo 3), explorando temas como livre-arbítrio, inevitabilidade e estatística, entre outros.
Como é de se esperar, há a crítica ao ao pensamento positivista e ao materialismo, ao que credita a incompreensão do natureza científica da economia.
Não recomendado aos que engatinham em filosofia e economia. Há que já possuir alguma bagagem nessas áreas para não se ver perdido na leitura, embora seja um livro pequeno (162 páginas) e bem escrito.
comentários(0)comente



Matheus 10/09/2019

Uma cruzada contra o empirismo radical que impregna a ciência econômica desde o século passado
Não obstante os inúmeros estudos empíricos dentro da ciência econômica, os economistas continuam errando e a economia dos países sufocam em meio à ciclos de boom e crash, destruindo riquezas e estagnando o crescimento econômico de várias gerações.

Mises constrói uma verdadeira"cruzada" contra o positivismo e a sua incessante busca por fazer com que a economia, uma ciência da ação humana, trabalhe a partir do método das ciências naturais - tais como a física e a química. O autor argumenta que a Economia deve funcionar como a Matemática e a Lógica, partindo de um raciocínio dedutivo e chegando a conclusões irrefutáveis. Uma verdadeira construção de uma teoria pura, i.e., a priori.

O livro não é leitura fácil caso o leitor não esteja familiarizado com alguns conceitos epistemológicos (especialmente kanteanos) e praxeologicos - não precisando, contudo, que esse conhecimento seja profundo. Tendo noção sobre esses temas, pode prosseguir na leitura sem problema algum.

Uma recomendação de leitura para quem finalizar O Fundamento Último da Ciência Econômica, é a Ciência Econômica e o Método Austríaco, de Hans-Hermann Hoppe.
comentários(0)comente



Johny Cash 14/08/2021

Mises avassalador
Mais uma vez o autor não entregou menos do que já se espera dele, como vai muito além do que se espera dele. Surpreendente a cada página. Confesso que neste ensaio ficou claro um lado mais filosófico e que exige do leitor um pouco mais atenção, o livro é sensacional.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR