Física em 12 Lições

Física em 12 Lições Richard Feynman

Resenhas - Física em 12 lições

LGjs 08/08/2023

Um jeito único de ver a física
Um livro muito bem estruturado, com uma complexidade crescente, mas bem possível de acompanhar. Não fica devendo em nada pra fama que tem: Feynman tem um jeito único de ver a física, e dá um excelente professor.

A primeira parte realmente é bem mais fácil que a segunda. Não foi só meu semestre pesado que atrapalhou minha leitura kkkk ele é realmente mais puxado na segunda metade. Gostei da primeira, ele explica coisas complicadas de jeitos bem simples. Acho que tem sim que ter uma base de ensino médio, mas não mais do que isso. Ele chega a explicar alguns conceitos de mecânica quântica e ainda assim não é difícil de acompanhar.

Já a segunda parte requer aí, no mínimo, além da base de EM, uma boa dose de paciência pra reler um mesmo parágrafo várias vezes. Não acho que precise de cálculo propriamente dito, mas tem que ter uma noção e estar afiado na álgebra linear. Além de uma mente aberta e uma boa capacidade de imaginação para as partes de relatividade. Mas eu ADOREI essas partes, já estudei bem pouquinho a restrita, mas nunca a geral, e esse livro me deixou satisfeito com o que eu entendi disso. Gostei muito

luizfsricardo 29/08/2022

Física de uma forma mais intelectual
Neste livro Feynman apresenta os conceitos da física de uma forma muito diferente do que costumamos ver na escola/universidade. Sem muita fórmula e com mais raciocínio, a física é bem mais gostosa de se aprender.

No entanto, na segunda parte do livro, os conceitos não são tão triviais assim e requer mais paciência para terminar e entender a leitura. De fato, como o sumário mesmo diz, são 6 lições não tão fáceis.

Para quem gosta do assunto, vale a pena a leitura.

WilliamAssis 02/12/2020

A física
Nessa obra composta ppr lições fáceis e não tão fáceis é possível entender a grandeza r a facilidade com o conteúdo apresentado de forma tão simples e de fácil interpretação.

bruno quintino 14/02/2019

Física em 12 lições.
Esse foi o meu primeiro livro voltado a minha área de formação, e confesso que me surpreendi com a leitura, pois pensei que seria algo maçante, por mas que o autor Richard P. Feynman tenha uma incrível fama de ser um ótimo professor e que as suas palestras são divertidíssimas, e de fato lendo este livro eu concordo plenamente com o que se fala. A linguagem que ele usa, os exemplos e comparações para explicar fenômenos e leis da física são de uma leveza, e olha que esse cara foi ganhador do Nobel de 65. Enfim, o livro é dividido em duas partes, as lições fáceis e as não tão faceis. As lições fáceis abordam temas como constituição da matéria (átomos), a física atômica, a física nuclear e a física de partículas, também aborda uma parte da termodinâmica, mas a parte mais interessante nesse bloco, principalmente para quem não é da área dessa ciência, é parte na qual se fala da relação da física com as outras ciências (química, biologia, geologia, astronomia e psicologia). Na segunda parte é abordado as leis de simetria da física e principalmete é trabalhado as leis da relatividade de Einstein, a restrita e a geral, nessa parte para quem não curte matemática fica um pouco chato, mas se atento a explicação do texto acredito que a mensagem possa ser entendida numa boa. Na minha opinião esse livro supera e muito algumas aulas que tive na Universidade. Super recomendo para as pessoas que gostam desse ciência. Enfim uma boa leitura.

Leo M 17/09/2017

Paradoxalmente próximo de Deus
Não me considero religioso, mas de certa forma Feynman é um dos poucos que me aproxima d'Aquilo que é controverso e superior ao nosso entendimento. Pela física ele me faz pensar no incognoscível, a realidade última, no Motor imóvel de Aristóteles... Não que ele tenha isso como objetivo, nunca teve, mas ele descasca a cebola do universo com tana genialidade que me transmite o sentimento de que é possível ir muito mais fundo na forma de se ver a natureza...
Grande personagem do século XX, no sentido que é não convencional e revela com uma inteligência singular a beleza do Universo, seja ele criação, manifestação ou acaso... Sinto muita tristeza pela forma como nossa sociedade trata o conhecimento e a cultura, e mais tristeza ainda ao observar como estamos distantes do que Feynman representa para a humanidade.
Esse livro é uma pequena jóia, não tão simples de ser compreendida, mas como na fala que fora atribuída a Einstein: "As coisas tem que ser fáceis, mas não tão fáceis"
Feynman em suas ideias, exposições, inteligência e sensibilidade, faz o 'Religare' com algo que está completamente além da compreensão mediana.
Oxalá mais Seres humanos dessa altura se apresentem e nos ajudem a superar a escuridão que atravessamos...

Oscar 20/03/2015

Aulas do professor Feynman
As aulas de física de Richard Feynman são clássicas para os estudantes de ciência exata. As aulas podem ser apreciadas na série de livros “The Feynman lectures on physics” ou até no site da internet www.youtube.com onde o próprio Feynman dá aulas de física. Ele era um amante da percussão tanto que num ano sabático ele veio morar aqui no Brasil, especificamente no Rio de Janeiro, ele lecionou e orientou vários alunos brasileiros, além de lógico se empolgar nas noites cariocas tocando tambores com a baterias de várias escolas de samba. Um dos trabalhos de Feynman na física foi na eletrodinâmica quântica especialmente com seus diagramas de Feynman, ele ficou tão orgulhoso por seus diagramas que nas suas férias viajou por terras mexicanas com sua família numa camioneta com estes diagramas pintados na camioneta. Um dos capítulos mais empolgantes neste livro é “A relação da física com outras ciências” tornando a física amena para os leitores que não gostam da ciência exata.

João Carlos 19/09/2010

Perfeito
Neste livro, o professor Richard P. Feynman apresenta uma introdução ao mundo da Física. As aulas de Feynman, que revolucionaram o ensino dessa ciência, compõem a base desse livro. São 12 lições transmitidas com informalidade, entusiasmo e humor.

Moitta 08/07/2009

Aulas
Ainda não terminei, mas é bem fiel ao título. Richarf Feynman foi um fisico teórico exepcional e exêntrico em diversos aspectos, além de ter ganho premio Nobel; suas aulas eram famosas pela qualidade e facilidade de compreensão mesmo ao público leigo ou iniciante, e o livro são algumas dessas aulas manuscritas. Posso nunca ter assistido suas aulas originais, mas o livro definitivamente aborda as questões com grande clareza do quanto se sabe hoje em dia, de qual a situação da fisica e como chegamos a ela. Fala sem prepotencia e sem ar de superioridade, simplesmente explica como e porque a fisica evoluiu dessa forma, quais pesquisa levaram a quais resultados e etc. Tem um certo humor, mas tb algumas fórmulas (nada inviavel).