Inteligência humilhada

Inteligência humilhada Jonas Madureira

Resenhas - Inteligência humilhada

Ruth Diniz 22/04/2024

Este livro é sensacional! Vários conceitos que nos ensina que nossa inteligência deve ser submetida a Deus e como a busca pelo conhecimento não deve deixar de lado a piedade.
Eu amei a oração final : Tua palavra feriu meu coração e por isso te louvo.

Beatriz1789 12/04/2024

"Quantas pessoas você conhece que dizem que amam a Deus, mas, ao mesmo tempo, estão decepcionadas com ele? Ora, Deus decepcionou mesmo essas pessoas ou será que Deus jamais correspondeu às expectativas delas? Quando um pastor recebe em seu gabinete alguém que diz estar decepcionado com Deus, ele deveria sempre fazer uma pergunta: 'Você está mesmo decepcionado com Deus, ou com as imagens que fez dele?'."

Invasor de mentes 29/02/2024

Ótimo livro
O quão pequeno somos ó senhor ! Nossa inteligência não é nada diante da infinitude que é Deus. Sabendo da pequenez, que somos, a mente se abre para um novo conhecimento. O conhecer a Deus é conhecer a si mesmo. É entender o mundo ao seu redor.

Guilherme Moreira 07/02/2024

Razão que ora e Fé que pensa
Jonas Madureira é um alienígena!

Uma obra que me ajudou no início da minha jornada na doutrina reformada, uma indicação do meu pastor que levarei para toda vida.

É possível conciliar fé e razão? Fatos históricos, teológicos, bíblicos e muita filosofia (tinha que ter, né Seu Jonas Madureira?!)

VERDADES SOBRE UMA FÉ PENSANTE.

Danielle.Bevilaqua 04/02/2024

Uma leitura que humilha
Não sabia o quanto ler este livro mudaria a minha cosmovisão até de fato lê-lo. Ele me humilhou tanto, tanto, tanto, mas como eu precisava disso!

?Diante de Deus, toda inteligência criada está sob a condição da humilhação.?

Percebi o estado deplorável em que estava caminhando, e reconheci a minha miserabilidade diante de um Deus que vai além da minha concepção.

?Deus não fala a teólogos, filósofos e cientistas, mas a tolos perdidos em si mesmos.?

Sempre questionei a relação entre razão e fé, e agora compreendi que o cristão deve ter uma fé que pensa e uma razão que crê.

?A inteligência humilhada é a fé que não tem medo de pensar, duvidar ou questionar.
A fé não precisa morrer, só precisa pensar. Uma fé assim percebe a racionalidade e a ordem divina nas coisas criadas sem, de forma alguma, anular-se ou destruir-se. É possível ser piedoso e, ao mesmo tempo, inteligente.?

Não podemos nos ver sem mediações; somente o Senhor nos conhece verdadeiramente. Conhecer a Deus é conhecer a nós mesmos.

?Que eu te conheça, ó conhecedor de mim, que eu te conheça, tal como sou conhecido por ti.? (Confissões, Agostinho)

O homem humilde reconhece sua insignificância diante de Deus; diante do eterno, toda razão se dissipa.

?O homem humilde se ajoelha perante toda verdade.?

rafael.rocha 31/01/2024

Começar o ano assim é demais...
O livro "Inteligência Humilhada" é uma excelente obra do pastor e teólogo Jonas Madureira, que nos faz refletir sobre como se relacionam o conhecimento de Deus e os limites da razão humana. O autor dialoga com filósofos e teólogos de todas as épocas, analisando e refutando os argumentos de cristãos e não cristãos, em busca da verdade. O livro é dividido em quatro partes: a primeira trata da origem e do propósito da vida, a segunda aborda a natureza da alma e do corpo, a terceira discute a relação entre Deus e o mundo, e a quarta explora o caminho da libertação espiritual.

Terminei esse livro querendo relê-lo, pois ele me mostrou que fé e razão não são inimigas, mas aliadas na busca pelo conhecimento de Deus. O autor nos ensina que a inteligência humilhada é o caminho bíblico para quem deseja manter uma mente informada e uma fé robusta em Jesus Cristo. Ele também nos desafia a viver uma vida de oração e devoção, reconhecendo a nossa dependência e fragilidade diante do Criador.

Eu recomendo esse livro para todo aquele que é cristão e principalmente para os que ainda têm dúvidas da sua própria fé. Esse livro vai te ajudar a fortalecer a sua confiança em Deus e a responder aos questionamentos dos céticos e dos críticos.

Lucas1429 15/01/2024

Será que a Fé e a razão podem andar juntas?
Quando comecei a ler esse livro,alguns pensamentos foram quebrados sobre a fé,em alguns aspectos,caminhar lado a lado com a razão. Tive muitas dúvidas sanadas. Uma boa leitura. Vale a pena!

Henrique.Erico 05/01/2024

Necessário e
Um livro que coloca muitos pingos nos is.
Nesta obra o Pr. Jonas Madureira trata de muitas questões relacionadas à teologia e à filosofia. Apoiado em alguns filósofos de peso como Agostinho, C.S. Lewis e Anselmo de Cantuária,o autor discorre sobre fragilidade humana e suas limitações.

Questões relevantes como antropologia bíblica , Deus (onipotência e bondade), o problema do mal , dualismo , liberalismo teológico entre outras... São colocadas
em pauta aqui.

Fiz muitas anotações e marcações no próprio livro. Riquíssimo em conteúdo , com leitura fluida e cativante.

Eu diria que é daqueles livros que não podemos passar dessa vida sem ler.

Deus abençoe a vida do Pr. Jonas Madureira, e a sua também, amigo leitor.

gabi942 31/12/2023

Inteligência Humilhada
Livro que todos os que buscam conhecer a Deus deveriam ler.
"Minha mente está sujeita a ti, Senhor, e não me envergonho por isso."
- Jonas Madureira, Inteligência Humilhada.

Pedro Barreto 30/12/2023

Problemas resolvidos com classe
Aqui encontrei todos os dilemas que a teologia encontra em enfrentar, alguns respondidos em súbito, outros com processo extremamente longo para chegar a lugar nenhum. Contudo, termino com grande satisfação essa obra prima de manual do teólogo baseado em grande parte no Calvinismo, se é que sirva de alerta para algo que não é perigoso. Confesso que achei que seria possível abordar temas de forma mais simples para alcançar pessoas dispersas na teologia atual, alcançando talvez os mais jovens. Nao sei, só sei que amei o livro. Amém

Matheus Cordeiro 15/12/2023

A maravilhosa dependência de Deus
Esse livro me fez refletir do quão pequenos somos, do quão miseráveis somos, apesar de na maioria das vezes acharmos que somos algo.
Se Cristo pelo Santo Espírito não trabalhar no homem, esse jamais conhecerá a Deus e em hipótese alguma se autoconhecerá.
Livro de valor preciosissímo.
Soli Deo Gloria!

Rangel88 30/11/2023

Precisamos nos humilhar
Na Era da Infomação, mas não da sabedoria, nos inclinamos a nos acharmos sábios, habilidosos e convictos de quem somos iludindo a nós mesmos.

Tive o prazer enorme de ter tido algumas aulas com o Jonas Madureira e até fiz um curso inteiro dele sobre Teologia Reformada.

Por isso, não consigo de fato descrever o quanto ter escrito esse livro pode, também, ter mergulhado ainda mais o Jonas sobre como precisamos da graça de Deus na nossa vida para humilhar a nossa inteligência.

Anna Bowen 15/09/2023

Como continuar vivendo pra mim mesma quando um Deus bondoso entregou tudo no meu lugar? Como continuar a mesma com a redenção pulsando em mim, inteligência humilhada trata-se de um processo interno antes de tudo de saber que pra que ele cresça certamente eu preciso diminuir, apra que ele apareça eu necessito sumir!