Filha das Trevas

Filha das Trevas Kiersten White

Resenhas - And I Darken - Filha das Trevas

Heloísa 16/05/2020

Filha de Vlad Dracul
Lada é filha de Vlad Dracul e irmã de Radu. Aqui, a personagem histórica que inspirou o Conde Dracula deixa de ser Vlad, o Impalador, para dar voz à sua filha, Lada, e seu irmão, Radu, narrando sua história desde a infância. Lada é uma personagem forte e fria, mas sem a monstruosidade que tornou seu pai famoso. Gostei bastante, pois a autora criou uma personagem na qual acreditamos, com erros e acertos, e não ter a crueldade do verdadeiro Vlad Dracul ajuda a lhe conferir simpatia. A autora também ousou na personalidade de Radu. Não é uma fantasia para crianças, é mais para o público um pouco mais crescido, o que é ótimo para quem curte fantasia histórica.

Leitora.de.Sonhos 09/11/2022

Intrigante
É um livro muito bom, traz uma história de romance, mas que envolve sonhos e política e é extremamente interessante pra quem gosta do tema.

Van Siqueira 19/02/2022

Vi esse livro num vídeo do Victor Almeida, Geefe, e ele recomendava muito a leitura. Aproveitei uma promoção boa e já comprei logo a trilogia inteira.

Já começo dizendo que achei que era um livro de fantasia, mas é um romance histórico. Demorei 10 dias para ler o livro 1. São 461 páginas e eu levei muito mais tempo do que o normal pra ler. A leitura não rendeu, não fluiu como eu achei que fluiria. Em diversos momentos eu me vi dispersa, longe, bem longe da narrativa. Mas as últimas 100 páginas foram mais fáceis de ler.

Bom, sobre os personagens. Eu gostei da Lada, mas esperava mais dela. Achei que ela despejou ódio gratuito no irmão e isso me incomodou demais. Também achei que ela seria menos dependente de homem, mas ela tomou muitas ações baseadas no Mehmed. Tirando isso, acho que a personagem é foda sim, e tem muito a oferecer pra trama, só precisa ser melhor trabalhada. Já o Mehmed, achei um personagem muito raso, não consegui me apegar de jeito algum. Na minha humilde opinião, faltou um maior desenvolvimento dele. Eu espero muito que isso aconteça no próximo livro, pq ele ainda é uma incógnita pra mim.

Agora vou falar do Radu, irmão de Lada. Radu é o oposto de Lada, extremamente sentimental, dependente, tímido, busca ao máximo não se expor. Mas com o tempo ele aprende a se defender, e ao seu modo passa a ter algum tipo de controle. Gosto dele e da forma como ele lida com as coisas, ele é muito inteligente e astuto. Ele é apaixonado por Mehmed, então, temos aqui um triângulo amoroso. Achei essa paixão excessiva, me incomodou muito o fato dele ficar se lamentando o tempo todo por seu amor não correspondido. A mesma coisa a Lada, só que no caso dela o amor é correspondido mas ela tem “n” problemas com ele.

A parte histórica e política da trama é muito legal. Ainda bem que há um glossário no final do livro, dessa forma é bem mais fácil entender os termos usados. Só acho que as coisas aconteciam muito rápido, por exemplo, uma batalha era tratada bem superficialmente, bem mesmo. Os acontecimentos não são descritos com mais profundidade.

Apesar de tudo isso que falei, eu quero sim continuar lendo a trilogia, quero muito saber o que vai acontecer. O final do livro 1 me deixou muito instigada e ansiosa para saber o que vai rolar a partir dali.

Eu recomendo, mas não vá com tanta sede ao pote. Leia sem grandes expectativas. Apesar de tudo, eu gostei do livro.

Emiliane.Yamada 31/03/2022

Vale tudo pelo poder?
Lada, Radu e Mehmed, um triângulo que deu forma a essa magnífica estória.

Não posso deixar de colocar em primeiro lugar a ferocidade, a sede de Lada ,filha de Vlad Dracul, em conseguir se vista, ser amada pelo seu cruel pai. Isso faz da jovem menina, uma guerreira , pronta para desafiar a tudo e a todos, não importando o que estivesse em seu caminho.

Lada foi a voz da mulher reprimida em uma época onde a mulher era apenas um objeto de baganha para se obter poder e isso fez dela a protagonista mais incrível, forte, rebelde e incrivelmente perseverante que conheci.

Enquanto Radu usava de sua aparente inviabilidade por ser um menino dócil e dispor da facilidade de se dar bem em todos os círculos, Lada teve que abrir caminhos com sua ferocidade e força de vontade, o que provocou mudanças no irmão também, fazendo com que ele procurasse ter coragem para agir.

Kiersten soube criar uma interação envolvente e extremamente dinâmica entre os três jovens, deixando cada linha mais instigante e o leitor com uma sede de devorar o livro para saber o que acontece a seguir e o destino de Lada, Radu e Mehmed.

Jessica692 12/09/2020

Toda a ambientação do livro é muito interessante, com os personagens cercados e afetados por uma teia de questões políticas. Por esse motivo, Lada, a filha das Trevas, não me agradou. Entendo a intenção da autora ao criá-la para ser o oposto do que se esperava das mulheres na época e região em que se passa o livro, no entanto, terminamos com uma personagem unidimensional. Ela sabia lutar e é isso. No meio de tantas intrigas políticas, a solução "vamos matar alguém" não é suficiente em boa parte das vezes. Senti que a personagem evoluiu pouquíssimo e as evoluções que ocorreram foram devidas a personagens literalmente contando para Lada o que ela deveria ter deduzido. Ela tem poucos momentos de lucidez que logo são afogados pela teimosia.
Já o irmão, Radu, foi meu personagem favorito. No início, considerado fraco e sentimental demais, ele cresce e aprende a usar os recursos que tem à disposição para lidar com a teia de intrigas.

Livia.Oliveira 03/09/2020

Romance histórico incrível
Confesso que esse livro já se encontrava há um bom tempo na minha estante e tinha certa relutância em lê-lo, já que imaginava se tratar de um livro bem maçante por ser uma ficção histórica. A ambientação do livro foi bem confusa já que não conhecia a história do Império Otomano. Para ser bem breve nessa resenha e falar um pouco dos personagens principais, mais uma vez me surpreendi com a nossa protagonista feminina Lada, ela superou todas as minhas expectativas. Forte, destemida, uma verdadeira líder, lutou contra tudo e todos para poder voltar e tentar conquistar sua terra natal que ama incondicionalmente; a famosa Valáquia. Também temos Radu, o irmão de Lada, que por outro lado, é um cara sensível, humano, e que tem um coração gigante. Em alguns momentos da leitura, me enfureci um pouco com esse personagem porque ele sempre se fazia de coitado, de incompreendido, solitário e queria que ele fosse um pouco mais destemido e deixasse a auto piedade de lado. A relação de amor e ódio dos irmãos é muito realista, mostra que embora sejam bem distintos, ambos são importantes um para o outro. E por último, outro protagonista que quero destacar é Mehemed, o possível sultão do Império Otomano. No começo, gostei desse personagem e depois comecei a adorar o romance que estava sendo desenvolvido, mas quando a leitura estava chegando ao fim, odiei por acha-lo muito manipulador com os dois irmãos. Espero que o segundo livro da trilogia seja tão desbravador como foi esse e que aconteçam coisas surpreendentes que possam mudar o rumo de toda história. Nota: 4.5

bookslynne 20/11/2021

O início da leitura foi muito lenta pra mim, a partir de um certo ponto que a história ficou melhor.

E também pelo fato de saber que Lada foi baseada no Vlad Dracul deu um certo charme a história.

Bianca 12/10/2022

Filha das trevas
Personagens bem construídos, mas a narrativa deixou a desejar.
Filha das trevas é o primeiro volume de uma trilogia. Comecei bastante animada com leitura, só que com o passar de alguns capítulos, a história esfriou e eu senti me arrastando. Pra mim, só se tornou eletrizante de verdade nos últimos 20%, onde plots, revelações, traições e outros pontos interessantes foram constantes.
O contexto histórico e a construção do ambiente merecem um mérito. Radu roubou minha atenção como melhor personagem.
Enfim, ao pesar minha experiência no geral, eu achei um livro bem OK. Ainda estou refletindo se lerei as sequências.

alicia 04/10/2021

???
Fiquei puro suco de choque com esse livro, definitivamente não era o que eu estava esperando quando peguei pra ler: era melhor. DEVOREI o livro, comecei ontem e fiquei hoje o dia inteiro lendo (obrigada mark zuckerberg por fazer mal seu trabalho e deixar as redes cairem). Ria alto com algumas coisas às vezes e a Lada era 100% ?não tenho preconceito, odeio todos igualmente?.
Rafa.Toma 12/10/2021minha estante
Ami, tem romance?

Aline 18/08/2021

Achei incrível isso te tornar Vlad o empalador em Lada, louca pra ver como vai desenrolar da história.

Letícia Stohler 22/08/2020

Lada Dragwlya e Radu, seu irmão mais novo, foram ainda pequenos retirados de sua terra natal e levados a viver na corte Otomana, lugar que Lada despreza e pretende, um dia, deixar para trás, voltando a reivindicar o que é seu. Lá eles conhecem Mehmed, o filho do sultão.

Ao longo do enredo, vamos acompanhando o crescimento da amizade do trio, os conhecendo intimamente, desde de suas paixões aos seus medos.

Lada é a personagem feminina mais forte que já vi. Ela tem certeza do que quer e faz o que for preciso para conseguir. Em todo o livro percebemos sua luta para permanecer fiel a sua essência e a si mesma, e em diversos momentos vemos ela voltada para seu próprio interior, em busca de entender o que estava mudando durante seu amadurecimento. Sonha grande e não se contenta com pouco, compreende que se quiser um futuro brilhante, deve fazer acontecer.

Mesmo a admirando imensamente, em alguns momentos sua determinação a afasta de pessoas que a querem bem. Isso nos deixa possessos, atingindo principalmente aos leitores que só querem ver um bom final feliz.

Nos deparamos, em diversos momentos, com os preconceitos ainda existentes naquela época, principalmente se tratando de mulheres incluídas na sociedade. Lada não se sente confortável por ser uma mulher, porque sabe que isso a atrapalha a atingir seu maior potencial. Acompanhamos o princípio de seu crescimento e de sua aceitação com ela mesma. Se ela quer algo, ela simplesmente faz acontecer.

Ainda falando sobre os preconceitos da época, a sexualidade, e a existência de homens e mulheres homossexuais era um verdadeiro tabu. É um livro que aborda esse tema com bastante naturalidade, e nos deixa extremamente nervosos, já que há um triângulo amoroso totalmente platônico e não correspondido. A autora consegue dosar com maestria o romance e essa paixão de cunho tão intenso, com a áurea de luta e estratégia que flutua sofre o enredo.

Radu, é com certeza o completo oposto de sua irmã mais velha. Enquanto vemos Lada como uma personalidade forte que não tem muito a temer, nos deparamos com o caçula, que em sua infância era extremamente chorão, temedor de sua própria sombra e era, ao contrário de sua irmã, amável.

A autora consegue fazer o crescimento dos protagonistas parecer natural, em aspectos de personalidade e exterioridade. É um livro que possui personagens palpáveis, sinceros e verdadeiros, que tem sentimentos, medos e principalmente... determinação. É uma das primeiras vezes que me sinto assim lendo um livro. Talvez isso se deva ao fato de os acompanharmos desde seu nascimento, e por termos a oportunidade de entender todas as suas motivações, sejam elas a coisas ruins ou boas. Compreendemos também, sua essência, e que é de natureza humana ser cruel em alguns momentos.

Acompanhamos uma paixão avassaladora e vemos também o autocontrole e força de vontade.

O que mais me comoveu nessa história, nem foi o enredo, mas os personagens. É uma leitura que tem um ritmo lento e interessante.

É um livro que fala sobre determinação, força de vontade e autocontrole diante de seus próprios sentimentos. Para quem gosta de um pouco de história, guerra e estratégia esse é o livro certo. E claro, aos românticos que estão sempre à espreita, espere paixões intensas, platônicas e muitas vezes não correspondidas.

Rafa Escudeiro 10/04/2020

Cansativo
Tentei gostar deste livro. Amei sim a ficção envolvida com fatos históricos reais.
Mas, o temperamento da personagem principal e os desenrolar dos sentimentos dos três personagens principais me deixaram com uma pulga na orelha.
Não tenho certeza se vou dar seguimento a essa história. Ao meu ver, esperava muito mais.

Ana 15/06/2021

Adorei ?
Achei que o livro fosse de fantasia, mas me enganei completamente. É mais uma ficção histórica, mas não me decepcionei de jeito nenhum com a história. Não costumo ler livros baseados em fatos reais, mas esse realmente me surpreendeu.

Andressa 22/07/2021

Fios de poder
Essa história não é separada por vilões e mocinhos. Cada personagem tem a mão suja de sangue, seja direta ou indiretamente. O poder sobre o outro e a egoísmo anda de mãos dadas nessa história, por mais que caminhas se cruzem, por mais que juras sejam feitas, as vontades próprias são sempre colocadas em primeiro lugar.
Eu espera algo completamente diferente do que eu li. A história não tem a mocinha bonita que se deixa levar por seis sentimentos, não tem um herói que usa a razão além de tudo.