Ikigai

Ikigai Francesc Miralles
Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

Vanessa.Issa 20/05/2017

Many thanks to PENGUIN GROUP for the ARC via NetGalley!

I think the japanese culture is absolutely beautiful. We can all learn something from it, no matter where we are from. I admire the way they view life and how they deal with stress, sadness and complicated situations.

When I read books like this, I try my best to bring these lessons to my life, but it's not so easy - especially when everyone around me is living in a very crazy way, always in a hurry for something, always busy (not in a good way), always stressed, always putting too much energy in things that don't matter after all. Still, it's inspiring to learn so much from a different culture and to see how small changes can have a big impact in our lives.

"Our ikigai is hidden deep inside each of us, and finding it
requires a patient search. In Japanese, ikigai is written as 生き甲斐, combining 生き, which means “life,” with 甲斐, which means “to be worthwhile. (...) It reminds us that both mind and body are important, and that the health of one is connected to that of the other.

Very nice read. I recommend it to those who are willing to make some changes in order to have a better future.

Maria 01/02/2021

Sensacional
Sempre tive uma grande admiração pela cultura oriental asiática. Esse livro comprovou e estimulou diversas crenças minhas em relação aos costumes de tal povo. Apesar de ter gostado, não achei nada muito fora do comum. É um excelente livro para os iniciantes no gênero. Foi minha primeira experiência com audiobooks e estou bem feliz com o resultado.

Carolina 22/02/2024

Ikigai
"Ikigai: Os Segredos dos Japoneses para uma Vida Longa e Feliz" explora o conceito japonês de ikigai, que se refere à busca do propósito de vida. Os autores, Héctor García e Francesc Miralles, combinam pesquisa e reflexões pessoais para oferecer uma visão abrangente sobre como encontrar significado e felicidade. Eles destacam a importância de identificar a interseção entre o que amamos, o que somos bons em fazer, o que o mundo precisa e pelo que podemos ser remunerados. Embora seja uma introdução acessível ao ikigai, o livro pode carecer de profundidade para leitores em busca de análises mais detalhadas e técnicas específicas. No entanto, oferece inspiração e insights úteis para aqueles que procuram uma vida mais significativa.

skuser02844 04/04/2024

Livro para reler todo ano.
Lições para a vida, em todas as áreas. O capítulo de que mais gostei foi o que trata sobre anti-fragilidade. Um conceito importante do qual ainda não tinha ouvido falar a respeito.

Bianca.Rivabem 02/12/2021

Mais cultura
Mais um livro pra quem gosta de conhecer culturas, essa a oriental! Adorei tanto que li duas vezes. Ele fala sobre encontrar propósito, qualidade de vida, longevidade. Muito boa leitura!

Priscila322 15/01/2022

Maravilhoso
Começar Ikigai é como começar um livro qualquer, mas quanto mais a gente lê, mais vemos que as dicas e ínsites vão muito além da teoria.

A cultura japonesa é conhecida por evitar excessos e estresse, sendo um povo mais longevo e este livro nos dá algumas ideias do porquê.

Amei a leitura, vou tirar e já tirei muita dica útil para toda a vida.

Livro de cabeceira, com ctz.

luisa 26/12/2022

mediano
o livro traz vários insights, mas achei que muito do que foi dito faz parte do senso comum e é facilmente achado no youtube.

apesar disso, gostei, me deu uma motivada, mas não é um livro que mudou minha perspectiva de vida ou algo do tipo, como o esperado

Taty 02/09/2023

Razão de viver
Este é um livro simples que traduz o real significado desta filosofia japonesa, que tanto tem a agregar. Por meio de tantas histórias, o livro apresenta exemplos de como algumas pessoas conseguiram o seu sucesso individual (não necessariamente atrelado ao dinheiro). E desta forma, perpassou por diferentes aspectos presentes na cultura japonesa, tal como o sumô, o sushi, e o xintoísmo.
Apenas se importe com o seu caminho, ache o seu propósito nas coisas simples e seja excelente em tudo o que se propõe a fazer. Não faça por vaidade, mas por uma espécie de autossatisfação.
Também viva o presente e tenha um olhar atento para aprender com cada momento da vida, inclusive os mais difíceis. Pratique a alegria nas pequenas coisas e garanta harmonia e sustentabilidade.
Estes me parecem ser os ensinamentos para uma vida longeva encontrada na ilha de Okinawa por meio das lentes dos autores.

Tatiane495 14/02/2024

A busca por propósito
Um livro com o princípio do Ikigai, que consiste na razão de viver e de encontrar propósito naquilo que fazemos e que nos nutre.

O livro conta um pouco da experiência dos dois autores em uma pequena cidade no Japão onde seus residentes são longevos e levam a filosofia com muita seriedade.

A ideia é trazer um pouco deste conceito para a nossa vivência numa era onde tudo é urgente e nada é absorvido. Traz boas reflexões sobre viver o aqui e o agora e minimizar, através da simplicidade e do nosso propósito de vida, um pouco das mazelas que assolam nossa mente.