Na minha pele

Na minha pele Lázaro Ramos

Resenhas - Na Minha Pele

FerP 10/04/2024

Admiração
Lázaro ramos é admirável, esse livro só concretizou esse meu pensamento, incrível a história dele, conseguiu transparecer seus pensamentos de forma clara e objetiva nesse livro

Marcela 01/04/2024

Demorei muito mais do que o planejado para finalizar essa leitura, mas acredito que seja por ser uma escrita não ficcional e com muitas referências.

Desde novinha eu já tinha Lázaro Ramos e Taís Araújo como inspiração e esse foi um dos motivos para ter curiosidade sobre esse livro.

Foi interessante saber sobre a vida e a origem do Lázaro, me identifiquei em vários momentos com a postura dele e algumas das suas indagações.

cristophxavier 26/03/2024

Leitura obrigatória
O autor compartilha fatos da sua vida, assim como, descobertas, conquistas e dúvidas. O livro deve ser lido por todos, independente de cor, para que possamos aprender a lutar pela aceitação num mundo tão cheio de preconceitos.

Irineu 19/03/2024

“O seu lugar é onde você sonha estar”
Eu já tinha ouvido amigos falarem sobre esse livro do Lázaro Ramos e, por causa disso, sabia que ele levantava questões relevantes sobre o racismo e a sociedade. Só não imaginava que seria de uma forma tão leve e objetiva.

Ao compartilhar suas experiências pessoais e de carreira, onde por muitas vezes foi único negro no elenco ou sentado em um restaurante, Lázaro mostra, através da sua pele, que existem muitas realidades que permaneceram escanteadas por muito tempo pela falta de representação e identificação.

Como comunicador, pessoa e protagonista da minha própria história, me senti tocado. É incrível o impacto que a cultura e a comunicação exercem no imaginário das pessoas.

Gabriel.Almeida 17/03/2024

É bom ser negro no Brasil?
Sempre fui fã e admirei o trabalho do Lázaro Ramos (quando mais novo já fui chamado de foguinho) e neste livro passei a admirá-lo ainda mais.

Uma biografia para quem não gosta de biografias, aqui além de contar um pouco da sua história, Lázaro chama o leitor para uma conversa e reflexão sobre a questão racional no país, aborda temas como empoderamento e resistência.

Amei a forma como ela fala da Taís Araújo no livro, a forma que ele exalta ela é linda. E por fim fica a questão:

É bom ser negro no Brasil?

Rafaela1367 13/03/2024

Que leitura necessária, rica em referências e sentimentos, e parece que estamos em um diálogo com um amigo, a escrita dele é simplesmente impecável, é sincera e tocante. É um livro que trás tantas reflexões e informações que são importante termos e levarmos para a vida, o livro não tinha como terminar melhor com o último capitulo, eu fiquei emocionada e da pra sentir as dores em cada palavra. A leitura é um exercício de empatia, sentir tudo o que esta escrito e fazer parte da solução contra o racismo. Eu já admirava o profissional do Lazaro, depois desse livro, ler sua história e suas dores, não tem como não admirar o pessoal dele.

Rayznha 06/03/2024

Como uma pessoa não tão adepta a leitura de livros biográficos, eu amei esse aqui.
Apesar de já ter ouvido falar sobre o ator e ter assistido poucas cenas na tv em que ele participou, achei a leitura fantástica.
É uma leitura leve e - ao meu gosto - bem cativante. Eu particularmente não achei que gostaria do livro, mas ganhei de presente.
Pretendo recomendar ele para algumas pessoas, pois achei ele relativamente essencial.
É possível terminar a leitura em 1 ou 2 dias. Levei mais tempo para finalizar por ter "julgado o livro pela capa". Valeu a pena ter lido.

Isabella2101 06/03/2024

Tive a sensação de conhecer intimamente o Lázaro há anos, como se fossemos amigos de longa data e estivéssemos batendo um papo em uma mesa de bar. Consegui visualizar as cenas de todas as histórias que ele contou, desde a cidade natal na infância, vivências sendo ator de teatro, no cinema e na televisão. A leitura com certeza traz muita reflexão sobre a questão racial, além disso terminei a leitura com pelo menos umas 15 referências de textos que preciso ler e conhecer. Fico feliz por ter tido acesso a essa biografia nesse momento e com certeza recomendaria a leitura pra quem me perguntasse.

Vitória Pereira 26/02/2024

Leitura fluida, reflexiva e necessária!
No início da leitura foi ótimo conhecer um pouco mais da história do Lázaro, como seus costumes, de onde veio, sua trajetória.

Sem contar que é um ótimo instrumento de conhecimento. Conheci pessoas, obras, dados, livros, toda uma cultura que não conhecia.

Se você acha que o racismo é um assunto só dos Negros, sinto muito, pois você ainda precisa acordar e evoluir. Claro, as vivências, o que eles passam, são só deles... Eles que passam por tudo e quando gritam, falam que é militância.
Esse livro é um grito de atenção que não só Lázaro, mas todos os Negros pedem atenção.
Os dados são chocantes, mas não surpreende totalmente. Mas é triste percebermos que evoluímos tão pouco em relação ao passado. É uma coisa enraizada! Tanto que vem aos pensamentos as vezes com "naturalidade".

O que precisamos fazer? Tomar a causa também para si e mudar o olhar!
Você não passa por isso, seu filho também não... Mas alguém já passou e seu filho também.
Reconhecer que ainda existe e que continua forte, é um começo!
Pais, reeducação é uma medida. Quebre a crença preconceituosa que um dia lhe foi ensinada.
Nenhuma criança nasce racista. Ela é ensinada. E se ela também não reconhecer o padrão, ela vai passar essa educação.

Poderia passar horas falando sobre esse e minhas reflexões a partir do mesmo.

Esse livro desperta um lado humanitário!
Todo mundo deveria lê-lo pelo menos uma vez.

Viviane 25/02/2024

Uma conversa necessária?
Desde que soube da existência desse livro, quis muito lê-lo. Isso porque sempre admirei muito o Lázaro Ramos, não apenas por ser um bom ator, mas pelo seu posicionamento extra-câmeras, na luta sobre a questão racial no Brasil.
Fato é que a leitura superou minhas expectativas. Escrito de forma envolvente e espirituosa, o livro é tão fluído que nos dá a sensação de que estamos sentados frente ao seu autor, batendo um papo delicioso. Apesar da leveza, as palavras perpassam pelas vielas íngremes e sinuosas da denúncia ao racismo, inerente às vivências de todo negro no Brasil. Mas não espere nada panfletário. O tom confessional e a maestria com que as palavras são colocadas trazem a questão com muita autenticidade e nos fazem refletir uma e outra vez sobre a necessidade de nos debruçarmos sobre essa que ainda é uma ferida aberta e pulsante em nosso mundo.
Recomendo muito a leitura!

yanca 14/02/2024

Leitura fluída e gostosa de fazer! fiquei vidradas nas histórias e nas palavras do Lázaro!

obs: quase morri de amor roda vez que ele falava, de uma forma muito linda e atenta, sobre a tais.

Karinnaalves_ 13/02/2024

Necessário
O Lázaro me ajudou a conhecer mais da cultura negra e a me conscientizar do meu papel como pessoa branca no combate ao racismo. Ao longo do livro, pude conhecer um pouco mais da história pessoal dele e navegar por reflexões importantes. Saí dessa leitura cheia de referências e com a lição de casa de aprender ainda mais sobre a luta racial.

Dalila Ribeiro 12/02/2024

Leitura interessante
Gostei bastante de conhecer um pouco mais da vida do Lázaro Ramos. Também fui positivamente surpreendida por algumas reflexões sobre racismo, indicações de leituras e vídeos para assistir. Não dei 5 estrelas porque em certos momentos há perda da linha de raciocínio, dificultando o leitor compreender a mudança repentina de tema ou os motivos de estar se falando de uma situação que aparentemente não estava linkada com o assunto anterior. Em vários momentos parece uma conversa, sem que haja o aprofundamento que o tema merece. Como pessoa branca, reverencio o trabalho de Lázaro e me coloco no lugar de aprendiz.

sosodecampos 25/01/2024

A potência e a grandiosidade da literatura brasileira ?
O quão potente e grande nosso excelente ator/autor/artista Lázaro Ramos pode ser. é de uma grandeza e uma arte, que não existem palavras mais bonitas para elogiá-lo. sou extremamente fã e grata por ter a responsabilidade e oportunidade de ler um livro desses. que coisa linda.