Na minha pele

Na minha pele Lázaro Ramos

Resenhas - Na Minha Pele

Rosangela Max 09/07/2021

Sabe quando a leitura é tão boa que faltam palavras?
Adorei viajar pelas memórias e pensamentos do Autor.
Escrita fácil e bem construída.
A mensagem passada no livro, de forma leve e assertiva, me tocou muito mais do que outros livros que falam do mesmo tema.
Aqui, comigo, o alcance ocorreu pelo uso da empatia.
Não existe melhor maneira de conscientização do que se colocar no lugar do outro? na ?Pele? do outro .
Felipe.Camargo 09/07/2021minha estante
Tenho muita curiosidade!

Vic Moro 09/07/2021minha estante
Ahh, esse livro é maravilhoso!!!!

Rosangela Max 09/07/2021minha estante
Sim! Recomendo muito! ??

Bianca537 02/02/2023minha estante
Quanto mais você ler mais você quer.Super te prende.Recomendo até mesmo para que as pessoas aprendam a se colocar no lugar dos outros,pensar no próximo,ter empatia,precisamos.?

milygds 11/01/2024

Gostei bastante do livro. Apesar de ser tratado assuntos bem pesados o Lázaro escreveu de uma maneira bem fluida.
Marcelx.books 11/01/2024minha estante
??ele ia morar na minha frente, mas ele desistiu. Pelo menos foi oq o porteiro do condomínio q disse. N e nem piada, ele ia morar na monha frente msm

GERMANNA 11/04/2021

Todo mundo deveria ler
Um livro riquíssimo de informações e relatos sobre o racismo. Fala sobre o que é ser negro no Brasil pela ótica de Lázaro Ramos.
Conta relatos de sua vida e de seus estudos. De como não foi fácil escrever este livro por ter que mexer em suas feridas e dores.
Um livro apaixonante e que já estou com vontade de lê-lo novamente.

Santos.1 17/09/2021

Necessário
Esse livro pra mim foi uma chave para o aceitamento da minha negritude, o livro retrata questões muito necessárias e que devem ser discutidas. Essa obra conversa realmente com o leitor, mostrando, que somos capazes de estar onde nós quisermos, nos encorajando a acreditar no nosso próprio potencial, ensinando a importância de aceitar a nossa origem e ancestralidade, com um diálogo aberto, firme concreto e descontraído.

Nati 02/04/2021

Meu Deus
Que livro maravilhoso, eu quero morar dentro dele, quero dormir e acordar todos os dias com Lázaro e tais. Quero chorar copiosamente por tudo que está engasgado, quero respirar aliviada por ter lido muitas coisas que sempre estiveram em mim. Que complexo é viver, que simples é a leitura!

nanahxis 17/11/2022

Que livro bom!
Cada vez que eu pausava a leitura, era essa frase que vinha na minha mente.

O Lázaro Ramos é uma pessoa admirável, daquelas que a gente gostaria de ter por perto para conversar os mais variados assuntos. E esse livro foi isso: uma conversa franca com um amigo.

Os primeiros 40% iniciais do livro foram de uma leitura leve e poética, de amor e respeito por suas origens. Depois, ele precisou tocar nos assuntos difíceis e o fez com maestria.

?Na minha pele? me fez sentir na pele dele.

sosodecampos 25/01/2024

A potência e a grandiosidade da literatura brasileira ?
O quão potente e grande nosso excelente ator/autor/artista Lázaro Ramos pode ser. é de uma grandeza e uma arte, que não existem palavras mais bonitas para elogiá-lo. sou extremamente fã e grata por ter a responsabilidade e oportunidade de ler um livro desses. que coisa linda.

Tinho Silva (@cafecomlivrossp) 09/04/2020

Na minha pele – Lázaro Ramos
Inicialmente peguei esse livro com uma visão de pré-conceito, acreditando que o fator principal para o seu sucesso, se dava ao fato de ter sido escrito por uma pessoa famosa, carismática, popular, consequentemente, muito conhecida pelo público em geral. Me enganei. Lázaro Ramos, com força e de forma direta, coloca o dedo em uma das maiores feridas do Brasil, o Racismo. O livro vem repleto de verdades, recorrendo sempre ao passado, seja histórico ou o seu particular, para apontar comportamentos racistas e como esses ainda hoje, impactam na vida da população negra. Então, vamos aos destaques.

“Esses somos nós, reflexos de um espelho quebrado que, como um mosaico, apresenta um pedacinho de nossa história.” (p. 67).

Não definir o texto como como uma autobiografia e sim um registro de experiências. Acredito, esse ter sido um dos fatores que influenciaram o grande êxito do livro. O autor consegue transformar, usando as suas experiências, a obra em um “papo reto” com o leitor. Essa característica vai sendo apresentada sutilmente; e ao mesmo tempo que o autor nos conta as suas histórias, consegue nos fazer refletir e pensar em diversas questões presentes em nossa sociedade.

A franqueza ao tratar sobre o Racismo. O debate é mostrado de forma objetiva, o autor não está preocupado em expor de onde o Racismo veio, e sim mostrar que ele existe, que está presente em nosso dia a dia, as vezes de forma velada, outras vezes nem tanto, e que é preciso combate-lo sempre. Isso nos revela também, que a escolha do título “Na minha pele” foi feita de forma muito consciente, o que para alguns parece “mimimi”, nas vivências de Lázaro Ramos transparece as violações sofridas diariamente pela população negra.

“Mas quem é negro como eu sabe que a cor é motivo de discriminação diária, sim.” (p. 49).

Utilizar como referência o programa de TV “Espelho”, apresentado por ele, no qual, entrevista diversas personalidades, abordando os temas mais diversos possíveis. Citar algumas dessas entrevistas, apresenta ao leitor outros pontos de vista, e concomitante a isso, tomadas de consciência que ele só tivera nessas trocas frequentes, sinalizando que os posicionamentos não nascem com a gente, são nos ensinados no decorrer da vida. Afora isso, podemos citar também referências a outras personalidades e livros que vão ajudar no entendimento e na ampliação do debate sobre o Racismo.

“Resistir é preciso, assim como reexistir. Novas formas, caminhos, caras e vozes.” (p. 129).

Por fim, temos aqui um livro muito bacana, que por meio de experiências pessoais, Lázaro Ramos nos conta um pouco da sua história, refletindo sobre ser negro no Brasil e como isso vai influenciar em sua trajetória. O debate sobre Racismo é feito de forma direta, porém muito natural e coerente, acredito que o texto atinge o seu objetivo central e contribui para a continuidade dessa discussão. Indico como leitura a todos, creio que valha a pena perder algumas horinhas do seu dia para essa leitura.

site: https://www.instagram.com/cafecomlivrossp/

Ricarda Caiafa 10/09/2021

Que leitura!
Uma mistura de autobiografia, reflexões do cotidiano do negro, paternidade e maternidade, relacionamentos, o negro na televisão. Encontrei um pouco de tudo isso no livro Na Minha Pele, de Lázaro Ramos, e pude refletir bastante.

A começar pelos papéis interpretados por negros na teledramaturgia brasileira: Normalmente ocupam o núcleo de escravizados, empregadas domésticas, ou o núcleo daqueles que são bandidos. Isso é muito relevante, sempre são corpos que raramente são protagonistas. E sim, isso reforça e muito o racismo, onde o branco se “acha” sempre o superior sobre o corpo negro.

Outro ponto que me marcou muito no livro foi a questão de como Lázaro e Taís conduzem a criação de seus filhos. Sempre buscando leituras infantis com personagens negros protagonistas, brinquedos que possam empoderá-los e mais que isso, ao presentear os/ as amigas das crianças eles se utilizam dos mesmo livros, sim! É muito importante mostrar para outras crianças sobre a diversidade, e ensina-las sobre não ser racista. Penso como mãe branca de uma criança branca que preciso com urgência trazer mais leituras de autores negros infantis pra ele. Isso ficou de lição pra mim.

Muitos outros pontos me marcaram, como um passeio de Lázaro Ramos com seu filho pela Lago Rodrigo de Freitas, no qual se deparam com dois jovens negros deitados sobre a grama se divertindo felizes como eles. Na volta, se depararam com a cena de dois policiais abordando esses jovens de forma truculenta. O filho de Lázaro, uma criança, se assustou e Lázaro naquele momento, ficou sem resposta para seu filho.

Enfim, Na Minha Pele me trouxe muitos, muitos aprendizados, e embora eu não esteja nessa pele, sinto que posso fazer muito para melhorar nem que seja um pouco esse mundo. Seja indicando leituras para fazer outras pessoas saírem da caixinha, seja ensinando meu filho a ser uma criança não racista e que lute ao sempre por um mundo justo e igualitário.
Wynny0 10/09/2021minha estante
adorei a resenha! tenho muita vontade de ler esse ?

Ingrid 11/09/2021minha estante
Vai pra lista dos que quero ler! Obrigada por essa resenha

Estante Atípica 31/12/2021

Confesso que não imaginei como essa leitura seria importante pra mim. Esse é o tipo de livro que você vai lendo e se perguntando como não o tinha lido antes. Lázaro através de sua escrita talvez não sabia o quanto está contribuindo para a população no geral, é claro que o negro se sentirá representado em algumas falas, mas todos que lerem esse livro terão novas lentes para situações que muitas vezes passam despercebidas.

Ricardo Tavares 11/03/2023

Na minha pele Ser negro no Brasil é viver em resistência!
Como homem branco, casado com uma mulher negra, sinto o racismo, o preconceito e a discriminação rondarem minha existência. Como brasileiro, preciso sempre ter uma atitude antirracista. Como pessoa, pai de filhos descendentes de negros, necessito conhecer a gênese afro desse Brasil e entender que também faço parte da solução e , portanto, a luta contra o racismo é um imperativo.
Foi muito bom ler esse livro que representa um pouco das memórias de Lázaro Ramos, mas também é um grito contra o racismo e um chamado para despertar cada um de nós para essa dura realidade que nos cerca e nos envolve, pois enquanto somos um povo com imensa diversidade, também possuímos uma imensa representatividade negra com sua herança cultura que precisa ser valorizada e respeitada. Apesar da branquitude estar presente em minha pele, ao casar-me com uma pessoa negra, abracei essa diversidade e tenho orgulho da minha escolha.

Resenha da Editora Objetiva

"Movido pelo desejo de viver num mundo em que a pluralidade cultural, racial, étnica e social seja vista como um valor positivo, e não uma ameaça, Lázaro Ramos divide com o leitor suas reflexões sobre temas como ações afirmativas, gênero, família, empoderamento, afetividade e discriminação.

Ainda que não seja uma biografia, em Na minha pele Lázaro compartilha episódios íntimos de sua vida e também suas dúvidas, descobertas e conquistas. Ao rejeitar qualquer tipo de segregação, Lázaro nos fala da importância do diálogo. Não se pode abraçar a diferença pela diferença, mas lutar pela sua aceitação num mundo ainda tão cheio de preconceitos. Um livro sincero e revelador, que propõe uma mudança de conduta e nos convoca a ser mais vigilantes e atentos ao outro."

romulorocha 23/06/2021

Na minha pele, de Lázaro Ramos - Nota 8,5/10
Lázaro Ramos é um ator, diretor e produtor brasileiro, nacional e internacionalmente reconhecido por suas interpretações e produções como, por exemplo, em Cidade de Deus (2002) e Topo da montanha (2019).

Em Na minha pele, Lázaro descreve de forma autobiográfica e analítica sua trajetória de vida até os dias de hoje e compartilha como em suas vivências o racismo esteve presente, seja de forma explícita quando implícita, em todo este tempo. O autor usa de várias referências e experiências com seu programa Espelho (2012- ), no qual o autor entrevista diversas personalidades sobre temas de relevância nacional. Como homem negro e nordestino, o autor, ainda que de forma leve e descontraída, toca em temas profundos, mas necessários, como o racismo e o preconceito regionalista.

A leitura é super agradável. Narrado em primeira pessoa e com pausas para diálogo com o leitor, Lázaro, ao mesmo tempo que nos deixa à vontade, nos chama para o diálogo e para a luta, que deveria ser de todos, a luta pela liberdade e equidade.

#resenhasdoromulo
#naminhapele
#lazaroramos

Jannine1 19/04/2022

Não sei o que falar sobre esse livro, me tirou todas as palavras que poderiam explicar essa obra prima. E é importante vestir a pele do outro, nunca tinha pensado nisso!
Só sei que esse livro é acreditavelmente incrível kkkkk nenhuma outra palavra!

Baconzitas 28/12/2021

Uma companhia deliciosa
Ler o livro é como sentar ao lado de Lázaro para bater um papo. Sabe quando você está conhecendo alguém, acha interessante e quer saber mais? Quer ouvir suas histórias, o que a pessoa gosta, o que ela pensa?

Tá aí, é esse livro!

Matheus656 06/01/2022

Essencial para um novo futuro
Lázaro Ramos prepara um grande debate e questionamento para o leitor, não importa a sua cor. Em alguma partes do livro, eu recomendaria para aquelas pessoas que mesmo em um mundo tecnológico e de repleto de informações, ainda tem atitudes babacas, e não escondendo a palavra certa, racista!. Em determinados capítulos, Lázaro abordou questões que, eu por estar conectado em redes sociais, já tinha consciência daqueles problemas enfrentados, então dessa parte do texto em diante, eu lia com um olhar de que esse livro é um baita presente para se dar para alguém que gosta de ser desinformado ou como eu disse ali em cima, babaca e racista.
Agora falando da escrita: é deliciosa, e de fácil entendimento mesmo nos momentos que ele mostra algumas pesquisas feitas. O autor parece conversar com o leitor ao mesmo tempo que ele mesmo deixa claro em alguns trechos, que ele mesmo ao escrever, cria questões que ainda precisam ser respondidas e questionadas.